A ultima do Socrates!!

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Pestana
Membro
Membro
Registado: sábado fev 07, 2009 6:16 pm

Re: A ultima do Socrates!!

Mensagem por Pestana »

boa noite!

mais uma vez, peço ajuda a todo o forum, para me ajudar a divulgar informações acerca deste assunto, de forma a podermos ajudar os profissionais do sector.

preparei a 'carta aberta ao sr minsitro' que anexo, para se tentar divulgar a todos os eventuais interessados ou não, para ver se chega ao ministro...

abraço a todos

pestana
Anexos
Carta aberta.pdf
(49.49 KiB) Transferido 1892 vezes

Ener
Membro
Membro
Registado: quinta fev 26, 2009 12:41 pm

Mensagem por Ener »

ok pestana siga

Ener
Membro
Membro
Registado: quinta fev 26, 2009 12:41 pm

Mensagem por Ener »

bom dia,
sugiro que envie essa carta para a apisolar. estão precisamente à procura desse tipo de documentos que possam servir de prova para a providência cautelar contra esta medida do governo.
susana

Pestana
Membro
Membro

Mensagem por Pestana »

boa tarde!

obrigado, todas as ajudas são bem vindas.

da minha parte, e como sócio da apisolar, reenvei esta carta para a associação e todos os meus contactos...

hoje às 20h, a rtp vai emitir uma reportagem sobre este assunto, incluindo uma entrevista em aveiro - podem pf gravar ou fazer o download e disponibilizar no forum?

tenho tentado fazer isso com todas as reportagens que tem sido emitidas, mas não consigo efectuar o download...

depois gostava também de disponibilizar o video no

http://mesmofartos.blogspot.com

abraço,

pestana

Pestana
Membro
Membro

Mensagem por Pestana »

afinal não apresentaram a reportagem hoje, parece que fica para amanhã...

Joaquim Gomes
Membro
Membro
Registado: domingo jun 15, 2008 4:54 pm

Mensagem por Joaquim Gomes »

boas

então na página da cgd diz que um termossifão de 300litros custa 3 648,00 ??? ...

que treta !!!!

fazendo as contas por alto...

o meu com iva e montagem incluida custou 2600€... da vulcano...
com o desconto no irs fica em 1823€ ...

se isto fosse sério e se o estado pagasse os tais 50% o meu painel custava mais ou menos 1300€ ... depois com o desconto do irs ia para os 900 e pico...

agora... através do banco custa 2 006,30 ... com os 30% do irs vai para...1404€...

bem poupava 400 euros... mas tinha que papar a marca que escolhiam e o instalador também...
tuff choice...
Cumprimentos
Joaquim Gomes

Autor do tópico
system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

não é bem assim, as contas não são essas! ainda ontem estive a confirmar com o meu contabilista:

se te custou 2600€ deduzes à coleta de irs 30% -> 780€
desses 30% não pagas imposto, ou seja se estiveres um escalão de 42% recebes 328€

ou seja 2600-328 = 2272€ e não 1823€

se atravez do banco fica em 2006€ receber do irs 252€ ou seja pagas no final 1754€

a diferença entre os dois sistemas fica em 518€.

será que compença???

joaquim gomes Escreveu:boas

então na página da cgd diz que um termossifão de 300litros custa 3 648,00 ??? ...

que treta !!!!

fazendo as contas por alto...

o meu com iva e montagem incluida custou 2600€... da vulcano...
com o desconto no irs fica em 1823€ ...

se isto fosse sério e se o estado pagasse os tais 50% o meu painel custava mais ou menos 1300€ ... depois com o desconto do irs ia para os 900 e pico...

agora... através do banco custa 2 006,30 ... com os 30% do irs vai para...1404€...

bem poupava 400 euros... mas tinha que papar a marca que escolhiam e o instalador também...
tuff choice...
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Joaquim Gomes
Membro
Membro
Registado: domingo jun 15, 2008 4:54 pm

Mensagem por Joaquim Gomes »

boas

é 30% até um máximo de 777€ se não me engano...

de irs não percebo muito.. mas mesmo entregando o irs em conjunto com a minha cara metade ??

agora o preço inicial que eles dão é que é mesmo para rir... é como algumas promoções no hipermercado.. sobem o preço para depois fazerem promoções e descontos que no final vai dar ao mesmo...

isto devia ser mesmo esposto ao publico em geral... estou à espera para ver a reportagem na tv...

mas pronto já comprei e já está... apesar da poupança que apesar de tudo iria ter ficava na mesma com o pé atrás não pondendo escolher a marca do painel ou mais importante ainda o instalador...
Cumprimentos
Joaquim Gomes

pirika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 06, 2009 5:23 pm

Mensagem por pirika »

caros amigos:

realmente este suposto apoio do socrates veio a revelar-se um negócio chorudo para alguém, sejam eles ministros, secretários de estado, antigos membros do governo, fabricantes, instaladores..., alguém está a lucrar e bastante!

como já tive ocasião de referir, um instalador da marca v (uma das q está no negócio), fazia-me (ou ainda faz - como eu queira) a instalação de um kit solar de circulação forçada de 300 litros, já com instalação e garantia, por menos 100 euros do que teria de pagar se recorresse a um dos bancos envolvidos...

será ou não isto um negócio da china para alguém???? (penso que a resposta é sim)

aconselho todos os que estiverem interessados a aguardarem mais algum tempo, pois isto ainda irá dar algumas reviravoltas (se assim não for - volte o salazar, que sempre era melhor do que estes gajos)

se por acaso alguns instaladores de outras marcas virem esta mensagem gostaria de obter contacto (por pm) para tirar dúvidas e obter preços, pois estou a ver q doutra forma não me safo

tofeliz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta fev 13, 2009 9:11 am

Mensagem por tofeliz »

uma boa reportagem do publico sobre esta vergonha.

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1367304

e uns bons comentários também :

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx ... wcomment=1

Pestana
Membro
Membro

Mensagem por Pestana »

boas

agora que a minha conta gmail foi novamente activada, já foi possível apresentar mais algumas notícias no blog, assim como os meus comentários a esta notícia.

ajudem a divulgar, pf.

http://mesmofartos.blogspot.com

pestana

Pestana
Membro
Membro

Mensagem por Pestana »

recebi agora um comunicado da apisolar, e parece que finalmente se está a ver uma luz ao fundo do tunel, pois o ministério está a considerar alterar alguns dos critérios de selecção dos fornecedores para este programa, assim como os equipamentos a considerar e a possibilidade de escolha da marca, modelo e instalador(?) por parte do cliente final.

esperemos que isto resulte, para bem da livre concorrência e do futuro da energia solar em portugal.

pestana

Abiliodinis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm

Mensagem por Abiliodinis »

boas ainda bem que os nossos governantes vão tomar em consideração abrir a outras empresas. na minha opinião sim o deconto, mas devia-mos poder escolher.
cumprimentos

miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Mensagem por miguelanjosousa »

então boa noite,

finalmente?

vamos ter a escolha nas mãos? tudo, o instalador, a marca, até.... boa!!!!!

miguel

DPM
Membro
Membro
Registado: quarta set 19, 2007 10:22 pm

Mensagem por DPM »

no comunicado que li da apisolar, so vem a hipotese de escolha do fabricante, mais uma vez o instalador fica esqucido.

mas que da a cara ao cliente e muitas vezes o acoselha e o instalador que esta no terreno.

a mim ja houve funcionarios bancarios, e possiveis clientes, que me vieram pedir espicações qual a modalidade que deveriam escolher.

mas acho que se deveria tentar proteger os equipamentos fabricados em portugal, assim como os instaladores portugueses, qualquer dia vamos ter equipas de montagem estrangeiras a fazer concorrencia, entao no interior junto a fronteira, ja vao tentando entrar. se nao nos protegermos, vai tudo para o desemprego

compro o que e nosso ------------ instalados por portugueses

Pestana
Membro
Membro

Mensagem por Pestana »

da análise que eu fiz, da proposta da apisolar, no ponto 10., o fornecedor pode, na sua rede de balcões, criar um código, que permita ao cliente final, no banco, indicar o referido código e escolher o equipamento e fornecedor.

no meu entender, se o instalador e o cliente final chegarem a entendimento, o instalador pode ir ao seu fornecedor pedir o código, entregar ao cliente final, e o fornecedor encaminha o fornecimento e a montagem para este seu cliente instalador.

cumprimentos

DPM
Membro
Membro
Registado: quarta set 19, 2007 10:22 pm

Mensagem por DPM »

mas quem vende e o banco e nao nos !

o que a apisolar propoe e o cliente escolher o fabricante.

discordo que a apisolar defenda os fabricantes ( nao nacionais ) e esquecer os instaladores.

continuo a defender se os portugueses, não se defenderem, e consumir o que e portugues, quem nos vai defender.

ja vimos nos medias em varios paises, incluindo inglaterra defederem os empregos para os seus naturais. se nos nao defender-mos o que e produzido em portugal, como vamos ter trabalho para os portugueses, e as fabricas criarem lucros para portugal.

concordo com a livre concorencia, mas os apoios do governo so para os produzidos em portugal, e instalados por portugueses, e tambem ja como alguen diz, que tenha a situação regularizada nas finanças e segurança social, nao esta correcto darmos apoio a quem nao paga as suas obrigações fiscais.

os portugueses, com portugal, so assim poderemos tentar levantar a nossa economia.

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Mensagem por pseudominus »

boas

- proteger as marcas nacionais não me parece muito fácil devido ás leis do comércio a que estamos sujeitos.
- quanto à mão de obra já é mais fácil, devido ao registo nas actividades, alvarás, etc.

cumpts.

miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Mensagem por miguelanjosousa »

mas será que é possivel haver aki um cardápio de contactos de instaladores, para as várias zonas do pais?

é que ando á procura de um para ir fazer um trabalho, sito vide, ponte da 3 entradas, oliveira do hospital e ..... nada!!!!

miguel

tofeliz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta fev 13, 2009 9:11 am

Mensagem por tofeliz »

este tópico não é bem sobre isso...mas,

porque não um faça você mesmo????
vale bem a pena ver se dá para satisfazer as suas necessidades

http://sites.google.com/site/paineissolares/

mas pode procurar aqui :