Carregador Universal

Responder

Autor do tópico
apgama
Membro
Membro
Registado: terça fev 17, 2009 11:05 am

Carregador Universal

Mensagem por apgama »

boas

somos alunos do 12º ano em leiria e encontramo-nos a desenvolver este projecto. decidi partilhar com vocês para verem o que acham e darem as vossas opiniões.

http://apgama-esfrl.blogspot.com/

digam a vossa opinião. o projecto final vai ser todo montado numa caixa portátil, talvez de madeira ou tipo mochila trollei.

um abraço

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Re: Carregador Universal

Mensagem por Ferra »

em minha humilde opiniao penso que algo está mal dimensionado.
com uma bateria de 1.2a e um inversor de 400w... bom, penso que com 400w a energia que se vai retirar da bateria vai ser de 33,3 amperes, com uma bateria de 1,2 não vai durar muito..
se fosse eu com o painel disponibilizado usaria uma bateria de 10a porque a corrente de carga seria 1/10 da capacidade desta. o inversor rondaria os 120w. mas com o material que têem tambem funciona, penso é que não será da melhor maneira!
bons estudos.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

eu digo apenas que quando ligarem o inversor à bateria, matam instantaneamente a bateria. sigam o conselho do ferra, no mínimo 12v 7.2 ah.

já agora, se vocês são portugueses, se o projecto é português, porque o blog está em inglês. podiam meter em 2 línguas, mas em português devia de estar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

jmal Escreveu:
já agora, se vocês são portugueses, se o projecto é português, porque o blog está em inglês. podiam meter em 2 línguas, mas em português devia de estar.
concordo! para alguns não é problema, mas nada como conseguir chegar a todos!

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

ferra Escreveu:
jmal Escreveu:
concordo! para alguns não é problema, mas nada como conseguir chegar a todos!
é tudo muito bonito, mas acho preferível assim como está!

já por várias vezes encontrei projectos porreiros na net e quando vou a abrir o link sai-me tudo em russo, bielo-russo, polaco ou lá o que seja.

e fico "pior-que-estragado"! assim como eles devem ficar quando abrirem um projecto que achem porreiro e lhes aparecer em português...

Autor do tópico
apgama
Membro
Membro

Mensagem por apgama »

boas. então o vosso conselho seria mudar para uma bateria mais potente certo ? neste caso duas, para que o intervalo de tempo que o sistema ta a comer energia ás baterias seja maior. que aconselham em relação á capacidade de baterias ? já agora o nosso projecto inicial era para ser com um inversor de 150w. no entanto como isto foi doado, e não havia na loja o de 150w, deram-nos este. acham que seria melhor optar por uma bateria de que capacidade ?

o blog está em inglês uma vez que o projecto é para ser apresentado na holanda, todo em inglês.

já agora que dizem de colocar-mos duas destas ?

http://www.leiritronica.pt/electronica/ ... s_id=31889

sempre são á mesma de 12v e com uma capacidade de 7.2a.

abraço

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

se é apenas para uma demonstração conceptual não há problema ter a bateria de 1.2ah, só não convém é "puchar" demasiado pelo inversor, ou seja, apesar de ele ser de 400w, o que ele gasta é mais ou menos proporcional ao que vocês lá ligarem. no caso da vossa, e se for apenas para demonstrações de alguns minutos, eu não colocaria cargas muito maiores que uns 12w, assumindo uma eficiência de 85% do inversor. agora o pior é que pouco há de ligar "à tomada" que consuma tão pouco; podem ligar uns quantos carregadores de telemóvel ou uns carregadores de pilhas, e pouco mais... 12w não dá nem para alimentar um computador portátil.

se comprarem baterias maiores, têm que ter em conta que também vão demorar mais tempo a carregar.

a quantidade de baterias depende dos paineis, não se pode ligar um conjunto arbitrário de paineis a um conjunto arbitrário de baterias. pelo menos não sem ter mais electrónica pelo meio. acho que se devem ficar por apenas 1 bateria, é o ideal tendo em conta o resto do vosso sistema.

procurem ajuda de um docente na vossa escola.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
apgama
Membro
Membro

Mensagem por apgama »

hum ok.

iremos tomar em conta esse conselho. muito provavelmente iremos mudar para uma bateria de 12v de 7.2a. já agora, o nosso regulador de corrente tem corrente máxima de 3.0a. existe algum perigo, tendo nós a bateria de 7.2a, de queimar o regulador ?

um abraço

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

apgama Escreveu:hum ok.

iremos tomar em conta esse conselho. muito provavelmente iremos mudar para uma bateria de 12v de 7.2a. já agora, o nosso regulador de corrente tem corrente máxima de 3.0a. existe algum perigo, tendo nós a bateria de 7.2a, de queimar o regulador ?

um abraço
nesse caso não, o regulador serve para regular a energia que vem do painel para a bateria, como tal, irá estar em perigo se o painel der mais de 3 amp.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

jmal Escreveu:
apgama Escreveu:hum ok.

um abraço
nesse caso não, o regulador serve para regular a energia que vem do painel para a bateria, como tal, irá estar em perigo se o painel der mais de 3 amp.
com 13w a 12 volts fornece cerca de 1amp... sim, também usaria só uma bateria dessas. mais vai provocar um grande tempo de recarga e a corrente de carga é muito baixa.

só para dar uma ideia, tenho uma ups de 700va, isso dá 350w. trazia uma bateria de 7amp. tempo de uso em emergencia 15 minutos! na versão original! na actual é outra história...

Autor do tópico
apgama
Membro
Membro

Mensagem por apgama »

hum ok. para a semana iremos trocar as duas baterias que temos de 1.2a e iremos passar a ter uma única de 7.2a. pelo que dizem, não haverá problema com o regulador certo ? segundo as nossas contas o painel produz cerca de 1.2a. um dia sempre ao sol, dá perfeitamento para recarregar a bateria de 7.2a. ( digo eu )

um abraço

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

apgama Escreveu:segundo as nossas contas o painel produz cerca de 1.2a. um dia sempre ao sol, dá perfeitamento para recarregar a bateria de 7.2a. ( digo eu )
acho que dificilmente. para isso eram necessárias pelo menos umas 6 horas de sol "intenso" (7.2ah / 1.2a = 6h), e com o painel sempre muito bem virado perpendicularmente para o sol, (a acompanhá-lo).
Aprilia RS125e

Autor do tópico
apgama
Membro
Membro

Mensagem por apgama »

sim ok. mesmo que seja mais que um dia. como o objectivo do projecto é para demonstrações, não para uso diário, penso que se deixar-mos uns quantos dias ao sol, deve chegar. depois há que conservar a energia que temos. depois vamos postando mais novidades no blog.

abraço

Autor do tópico
apgama
Membro
Membro

Mensagem por apgama »

boas

actualizado e com novas fotos.

mudámos a bateria para uma de 7,2 a para uma maior autonomia.

a seguir segue-se montar todo este circuito numa caixa para ficar depois como uma mala trolei.

para a semana há mais.

http://apgama-esfrl.blogspot.com/

abraço

Autor do tópico
apgama
Membro
Membro

Mensagem por apgama »

actualizado

novas fotos 17/03/2009

abraço

Autor do tópico
apgama
Membro
Membro

Mensagem por apgama »

actualizado

quase quase terminado. faltam apenas limar algumas arestas. criticas construtivas são sempre bem-vindas.

abraço

Autor do tópico
apgama
Membro
Membro

Mensagem por apgama »

actualizado.

agora já a 95% com a trolei montada

espero que gostem

abraço

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

excelente rapazes (e rapariga ), continuem o vosso bom trabalho e a divulgá-lo!
Aprilia RS125e

Autor do tópico
apgama
Membro
Membro

Mensagem por apgama »

ora boas

o projecto encontra-se terminado. foram 5 meses de grande trabalho. espero que gostem.

abraço

Responder

Voltar para “Energia Solar”