Motor elétrico de maquina de lavar

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am

Motor elétrico de maquina de lavar

Mensagem por marcoluz »

tenho uma máquina de lavar que acabou de dar o berro mas o motor está bom!

sei que a máquina fazia 1200 rotações e na descrição do motor diz 14000rpm, será de paroveitar o motor para por ex. construir uma mota de motocross elétrica por ex?
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

tgcastilho
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta fev 18, 2009 10:17 pm

Re: Motor elétrico de maquina de lavar

Mensagem por tgcastilho »

motor altamente, é mesmo uma pena acabar no lixo

ja agora, qual é a potência dele?

com as 14000 rpm (o dobro da velocidade da potencia maxima em kk motor 50cc) podes muito bem aplicar esse motor numa moto de cross, ou mesmo numa scooter. o problema talvez seja arranjares as baterias para que isso tenho uma autonimia razoavél.

força com esse projecto
Penso, logo existo.

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

deve estar havendo algum engano. pessoalmente eu ainda não ví uma máquina de lavar com um motor de tão alta rotação. motores com rotação acima de 3500 rpm só são encontrados em ferramentas de corte, esmerilhadeiras, lixadeiras e etc. e são motores de escovas, com nivel de ruído muito alto. as máquinas de lavar usam motores de indução, de baixa rotação ou de duas velocidades, que têm funcionamento silencioso. e ademais numa máquina de lavar não se precisa de rotação tão alta.
é provável que tenha lido errado o que está escrito no motor. se for possível, ponha aqui uma foto da etiqueta do motor.
agradeço.

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

josenir..as 14.000 rpm que são indicadas são as do motor..não do tambor..dada a desmultiplicação conseguida pelos diferentes diametros das polies (motor e tambor) não creio que seja tão inverosimil quanto isso..muito antes pelo contrario..

abraços
[***************]

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

[***************] Escreveu:vivam ...
josenir..as 14.000 rpm que são indicadas são as do motor..não do tambor..dada a desmultiplicação conseguida pelos diferentes diametros das polies (motor e tambor) não creio que seja tão inverosimil quanto isso..muito antes pelo contrario..
abraços
[***************]
a questão é que para trabalhar a 14000 rpm tem que ser um motor universal de escovas, e um motor desses faz o barulho de uma turbina de avião. como poderia ser usado numa máquina de lavar ? só acredito vendo !
é claro que eu sei que o mecanismo da máquina tem redução, mas o problema que eu vejo mesmo é o alto nível de ruído gerado por um motor de tão alta velocidade em um eletrodoméstico que é usado dentro de casa, e que nem precisa de alta rotação.

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Mensagem por pseudominus »

josenir Escreveu:
[***************] Escreveu:vivam ...
abraços
[***************]
a questão é que para trabalhar a 14000 rpm tem que ser um motor universal de escovas, e um motor desses faz o barulho de uma turbina de avião. como poderia ser usado numa máquina de lavar ? só acredito vendo !
é claro que eu sei que o mecanismo da máquina tem redução, mas o problema que eu vejo mesmo é o alto nível de ruído gerado por um motor de tão alta velocidade em um eletrodoméstico que é usado dentro de casa, e que nem precisa de alta rotação.

mas é assim, tal e qual como diz o torres

actualmente o que é normalissímo
- motor universal
- máxima rotação do tambor em centrifugação, seleccionávél, de 400 até valores de 1000 a 1600 rpm
- relação de transmissão de 8 a 14, em correias planas

nota: este motor não pode funcionar continuamente a estes valores, poi não tem valores dissipativos que o permitam com segurança.

cumpts

heitorf
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 22, 2008 1:49 am

Mensagem por heitorf »

olá

custa a descobrir uma utilidade para um motor com tanta rotação.

mas se por lapso de leitura ele seja de 1400 rotações posso sugerir uma aplicação útil :

fazer um transformador de 220 volt ac para 12 volt dc.

fazendo uma pequena estrutura metálica.
fixar uma poli no eixo do motor eléctrico (pequena poli para a medida de correia automóvel).
fixar um alternador de automóvel (fixação mas que permita esticar a correia).

assim consegue-se ter um gerador de 12 volt dc com uma boa quantidade de corrente (por exemplo com 50 ampere).
serve para trabalhos de oficina para se carregar a bateria do carro enquanto se está a fazer trabalhos e afinações no motor do carro e com frequentes para arranque.

eu fiz um engenho destes mas com um motor trifásico mas neste momento está desmanchado não dá muito bem para tirar a foto.
este fim de semana vou tratar de voltar a montar-lo e tirar uma foto para colocar aqui.
Ford Taunus 1.6 GPL
Opel Monterey 3.1 TD 48% (OV)

Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marcoluz »

em breve colocarei uma foto. mas nas especificações diz 220v/50hz etc e depois 500/14000 rpm e com isto deduzi que vai das 500 rotaçoes ás 14000.
a máquina é uma topo de gama da teka, já tem uns 10 anos e nessa altura maquinas a fazerem 1200 rot. de centrifugação não eram assim tantas. o motor pelo que me disseram é de escovas. e sei que quando centrifuga parece um aviao a levantar voo.

mas se calhar posso estar enganado na leitura. assim que tiver oportunidade coloco foto.
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

marcoluz Escreveu:em breve colocarei uma foto. mas nas especificações diz 220v/50hz etc e depois 500/14000 rpm e com isto deduzi que vai das 500 rotaçoes ás 14000.
a máquina é uma topo de gama da teka, já tem uns 10 anos e nessa altura maquinas a fazerem 1200 rot. de centrifugação não eram assim tantas. o motor pelo que me disseram é de escovas. e sei que quando centrifuga parece um aviao a levantar voo.
mas se calhar posso estar enganado na leitura. assim que tiver oportunidade coloco foto.
provavelmente se trata de um motor de 2 velocidades, coisa comum em máquinas de lavar, mas é pouco provável um motor com duas velocidades, sendo uma tão baixa como 500 rpm e outra tão alta como 14000 rpm. é mais provável que seja mesmo 1400 rpm.

Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marcoluz »

de 1400 não é de certeza. diz mesmo 14000.
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

paulojorgevl
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo out 05, 2008 10:24 pm

Mensagem por paulojorgevl »

uma foto do motor ajudava mas mais ajudava se coloca sse o modelo da makina

fiz uma pesquisa e encontrei este motor que faz 13600
http://www.bdbgb.com/hoover-candy-motor ... 6_1840.htm

Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marcoluz »

aqui ficam as fotos do motor e do autocolante que estava no motor.

Imagem
Imagem

o modelo em questão da teka é tkk12wd
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

só acredito porque estou vendo. então é um motor universal de escovas, com induzido bobinado. ótimo.
é possível usá-lo em um veículo elétrico, pois como possui escovas, funciona também com corrente contínua das baterias. há apenas que se encontrar as baterias com esta tensão ou usar um inversor chaveado de bom rendimento para elevar a tensão para 220v.

Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marcoluz »

e terá "força" suficiente para fazer uns bons cavalos?

estou tentado em meter-me num projecto de converter uma mota cross em elétrica, a minha questão é se o motor terá força suficiente para tal, ou algo do género para que torne o projecto viável?
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

marcoluz Escreveu:e terá "força" suficiente para fazer uns bons cavalos?

estou tentado em meter-me num projecto de converter uma mota cross em elétrica, a minha questão é se o motor terá força suficiente para tal, ou algo do género para que torne o projecto viável?
humm, esquece esse motor, e escolhe um que dê para isso, vais gastar tempo e dinheiro para fazer desse algo que se veja.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

marcoluz Escreveu:e terá "força" suficiente para fazer uns bons cavalos?
você precisa verificar qual a potência do motor em watts. um cavalo equivale a 736 watts. normalmente os motores de máquina de lavar são de 1/2 cv ou menos. se ele tiver menos de 1/2 cv não é tão má notícia, veja pelo lado bom da coisa, um motor menor significa também menor consumo de energia. se ele tiver potência de pelo menos 250w dá para uma bike elétrica. o problema é só essa tensão alta de trabalho que vai dificultar um pouco a coisa.

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

olá ,

já ha bastante tempo que não aparecia aqui no fórum algo deste género .

este motor é optimo , mas para máquina de lavar ou então acoplando-lhe uma ventoinha para ventilador e ainda por cima com duas velocidades .

esquece o motor para ve , motor não é só rpm´s , é potencia , binário e muito importante a sua estrutura fisica , capacidade de dissipação e ventilação , capacidade de uso continuo em carga .

com este tipo de motores , gasta-se um dinheirão que de outra forma seria gasto em material mais especifico para ve.

se procurares no forum verás que não és o unico a pôr esta questão e tambem verás que a resposta é : não servem .

tavares

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”