da minha parte estou calmissimo , não consigo é entender o que interessa esta discussão a quem não acredita minimamente na viabilidade do eléctrico...serges Escreveu:vamos lá ter calma!(...)
o design
gostaria de esclarecer que profissionalmente tenho sido bem sucedido ao fazer a "ponte" entre designers e engenheiros. eu sou engenheiro e a minha companheira é designer, pelo que só por aí também na vida privada me torno "bem sucedido" na mesma área... mas é sabido que estas duas classes têm um ódio de estimação ancestral. uns acham os outros burros e os outros acham-nos sem bom gosto. a realidade é que a virtude está no meio e mais recentemente os bons designers e bons engenheiros começam a conseguir trabalhar e respeitar-se um pouco mais, remetendo-se à sua área de especialização.
portanto queria esclarecer que quando o dito sr. disse que não entendi, eu desdigo-o pois entendi tudo perfeitamente, aliás há muito tempo que tenho ideias muito claras sobre estes dominios. o dito sr. fez-me relembrar velhas discussões com um amigo designer... durante uns anos "o design" esqueceu as origens e dominou parte desta classe mercantil como objectivo máximo de estética, descurando a técnica. esse tal amigo meu, fervoso defensor desta postura e do famoso espremedor inutil que pinga para fora, tinha alcançado um prémio qualquer na alemanha e começou a trabalhar como designer de mobiliário. dele só pude observar uma estante que tinha na sala, porém as medidas e resistências dos materiais não faziam parte das suas preocupações e claro está que rapidamente a sua estante começou a ter uma bela barriga e a empenar toda. para isso contribuiu a universidade onde não eram ensinados a fazer cálculos sobre esforços de materiais e estruturas, algo que acho incompreensível... o resultado da sua aventura durou pouco profissionalmente, mas também que outra coisa era de esperar...
interesses obscuros sobre os eléctricos
é claro que as questões das forças de bloqueio económicas são sobejamente conhecidas, nada de novo até aí, mas assumir que é desperdicio desenvolver bom design na construção do eléctrico, está a reduzir este à insignificância quando o nosso objectivo (e aquele em que acreditamos) vai exactamente no sentido oposto e quaisquer justificações com ou sem fundamento vão contra as minha convicções pelo que não as aceito porque me recuso a ter uma postura derrotista.
estou convicto de que os veiculos eléctricos serão inicialmente dirigidos àqueles que apreciam a tecnologia de vanguarda e como tal o design tem um papel crucial ao ter que estar à mesma altura das espectativas técnicas.
o escárnio do moderador
o moderador interviu com a graça e escárnio que lhe são reconhecidos quando apanha algo de que não gosta . de facto o comentário é engraçado porque coloca a ridiculo uma postura de alguém que toda a gente percebe mas que acha que não. o choque dá-se devido às velhas questões entre técnicos/engenheiros e designers, porém neste caso, a defesa da técnica sai claramente vencedora. portanto falou e acho que falou bem, pelo menos eu fartei-me de rir porque há aquelas posturas que parece que estão mesmo a pedir...
pronto e quanto ao resto nem comendo que já perdi tempo demais com parvoíces... bem haja mesu caros...