Sistema solar para aquecimento - central e banhos

Responder

Autor do tópico
DV82
Membro
Membro
Registado: quarta jun 14, 2006 5:36 pm

Sistema solar para aquecimento - central e banhos

Mensagem por DV82 »

olá a todos,

dado o novo sistema de incentivos fiscais, estou a ponderar a instalação de uma caldeira e de um sistema de paineis solares na minha habitação.

já tenho pré-instalação de aquecimento central e acho que vou investigar valores de investimento.

o que venho perguntar é: nos sistemas tradicionais de caldeiraseléctricas alimentadas por paineis solares, é possível ter uma para as duas necessidades, ou seja banhos e aquecimento central?

ouvi numa noticia, que um investimento de 2000€ em paineis solarespermite o aquecimento de águas para suportar uma familia de 4 pessoas. tendo eu uma lotaçao de apenas 2 pessoas, senhá sonhar demasiado alto que esse investimento chegue para banhos de duas pessoas e para aquecimento central no inverno? qual a capacidade de uma caldeira para tal?

o número de banhos até nem é assim tão elevado, pois a maioria deles são tomados no ginásio que frequantamos.

obrigado

M.H.
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta fev 13, 2009 3:14 pm

Re: Sistema solar para aquecimento - central e banhos

Mensagem por M.H. »

boa tarde,

é possível uma caldeira única.
o valor do investimento está dependente de diferentes aspectos, nomeadamente, tipo de painéis, tubagens, depósito, termoacumulador, etc.
para além disso, como está orientada a sua casa? apesar de se poder colocar o painel ou painéis na orientação desejada, tem que ter em consideração que a estética conta. colocar-se-á o painel com a inclinação/direcção do telhado?

relativamente a um agrgado de 2 pessoas. este número irá manter-se a longo prazo?
há muitas questões no que diz respeito ao investimento a fazer e à forma de ser feito.

posso, se isso ajudar, dar-lhe uma ideia de valor de investimento para um agregado de 3 pessoas, na próxima 2ª feira.
Cumprimentos,
M.H.

Responder

Voltar para “Energia Solar”