Os novos modelos da Teycars

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
arturaraujo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 28, 2008 11:07 am

Os novos modelos da Teycars

Mensagem por arturaraujo »

a semana passada dei um salto até milharado, a meia hora de lisboa, para experimentar os novos modelos da teycars acabados de chegar: cantábrico, atlântico e caribe. pelo que percebi da leitura de alguns sites espanhóis e da conversa com o representante, trata-se de uma empresa espanhola com capitais suíços, que tem um sócio norueguês, de nome arngren, que fornece alguma da tecnologia, e um chinês, erider, que as fabrica, sob supervisão de um engenheiro da teycars que vive lá e acompanha o processo de fabrico.

Imagem

tive a oportunidade de experimentar a cantábrico e a atlântico. a caribe (ver foto em cima) não experimentei, pois já não tinha tempo… deu apenas para me sentar em cima dela e verificar que tem uma suspensão excelente, muito macia. é uma espécie de veículo misto… metade bicicleta metade moto, com um motor eléctrico de 500 w e pedais. creio que poderá ser uma escolha para quem não tenha muito dinheiro para investir agora e viva numa cidade plana sem grandes subidas… quando lá voltar não me escapa… vou dar uma volta com ela.

os modelos cantábrico e atlântico em termos de “exoesqueleto” são iguais ao utilizado por outras marcas tais como erider, movidas, mots, verde, tbq, arngren, e-top, zap, veleco, bereco (voltio e cable). depois o fabricante inclui algumas especificidades que vão ao encontro do desejo de cada cliente…

ImagemImagem

a primeira que experimentei foi a cantabrico. existem dois modelos: um homologado como ciclomotor e outro como motociclo. gostei muito da qualidade de construção, da condução, potência (tem 4000 w e segundo o construtor pode chegar aos 8000w) e velocidade (não havia uma recta disponível por isso experimentei numa subida longa e inclinada e chegou aos 70 sem ir de punho a fundo… pelo que creio que em plano chegará aos 80/90.. segundo o construtor é 90) travagem boa (tem abs)… baterias lifepo4o, 60 v, 40 ah e uma autonomia que se situa entre os 80/100 km. o centro de gravidade é baixo e agarra-se bem à estrada e porta-se lindamente nas curvas. tem duas velocidades: passeio e velocidade, podendo-se alternar entre as duas com um toque no interrupor tipo on/off que está junto ao punho direito. o espaço debaixo do banco é grande e dá para montar lá o carregador, ficando ainda espaço para um capacete médio ou para os fatos da chuva, as luvas, ou o que quisermos… gostei mesmo muito… não tarda muito compro uma.

Imagem

a segunda foi a atlântico, também ela com duas versões ciclomotor e motociclo. o design lembra o da piaggio/vespa… o qual continua a ser imitado por muitas marcas. rodando a chave para a esquerda abre o fecho do banco. é um sistema cómodo que não obriga a tirar a chave da ignição ou a voltar a pô-la depois de abrir… o espaço debaixo do banco também é bom, dando para montar lá o carregador e guardar lá muita coisa. em frente do lado esquerdo (na zona onde “bate” o joelho tem um compartimento aberto para guardar lá uns papeis ou uma revista ou um pequeno objecto. pena que não tenha tampa pois em tempo de chuva alguns pingos devem lá ir ter. as baterias estão mais altas que na cantábrico pelo que o centro de gravidade está também mais alto… autonomia entre 80 a 100 km. potência de 3000w (podendo chegar aos 6000w, segundo o construtor) e baterias lifepo4o, 60 v, 40 ah. na mesma subida chegou aos 55 sem prego a fundo. a velocidade anunciada é 70km mas não deu para comprovar, no entanto creio que se não chega lá deve andar perto.
para a próxima levo um gps. pena que nenhuma delas tenha travagem regenerativa. também não têm bms, pelo que terei de montar um na minha.

os detalhes da atlantico e da cantábrico estão em
http://www.teycars.com/scooter.html

os da caribe em:
http://www.teycars.com/page24.html

foi um excelente passeio… a repetir… o senhor fernando é uma pessoa muito agradável e um entusiasta destas coisas. para além de ter sido provavelmente o primeiro a ter uma moto eléctrica em portugal, tem um carro e um barco eléctrico. pelo que percebi não é muito dado
à internet pelo que dificilmente o veremos por aqui...
Parapente + EVT 4000e + Teycars Cantábrico

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Os novos modelos da Teycars

Mensagem por Nunio »

boas.

essas scooters parecem-me interessantes, mas falta "só" o pormenor mais importante.

como é que a teycars está a pensar em fazer quanto à garantia? quando as baterias derem o berro?
vão substituir todas as que avariarem? não vão ganhar para baterias...

bons kms e bons comentários
nunio

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

abs, era bom era, ainda pensei se tratar de travagem regenerativa mas nem isso.

em relação à cantábrico é igual à voltio, mas sem bms, tem quase a mesma performance que a evo, mas é mais bonita e segura, também um pouco mais pesada, como tal a autonomia deve ficar muito próxima à evo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Nunio
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nunio »

parece-me que estes senhores têm a noção daquilo que estão a fazer.

a garantia da scooter é de 2 anos, mas as baterias só têm garantia de 6 meses.
e para empresas o prazo desce para 3 meses. 3 meses de garantia para as baterias lifepo4.
será que são piores que as de chumbo? pelo menos as de chumbo têm garantia de 2 anos.

nunio

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:parece-me que estes senhores têm a noção daquilo que estão a fazer.

a garantia da scooter é de 2 anos, mas as baterias só têm garantia de 6 meses.
e para empresas o prazo desce para 3 meses. 3 meses de garantia para as baterias lifepo4.
será que são piores que as de chumbo? pelo menos as de chumbo têm garantia de 2 anos.

nunio
pois claro, sem bms até é de duvidar se duram tanto tempo, se levarem uma utilização intensiva talvez não consigam lá chegar.

repara que a evo tem bms e a garantia já é de 2 anos ou 80.000 km's.
Cumps Inovadores

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

boas!

interessante de facto...ver se testo a cantabrio...

só tenho uma dúvida...como têm o mesmo modelo homologado para ciclomotor e/ou motociclo?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

htsoft
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta nov 19, 2008 11:57 am

Mensagem por htsoft »

rufus Escreveu:boas!

interessante de facto...ver se testo a cantabrio...

só tenho uma dúvida...como têm o mesmo modelo homologado para ciclomotor e/ou motociclo?

não deve ser o mesmo modelo:
existem dois modelos: um homologado como ciclomotor e outro como motociclo.
htsoft
Bereco 2500W - 6300 kms verdes

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

nesta loja há um modelo parecido por 2500€

http://www.sgshop.net/shop/item.asp?itemid=13&catid=20

Topoman
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 03, 2008 8:07 pm

Mensagem por Topoman »

apesar de tudo ainda há uma questão que me continua a fazer pensar... como é que uns fabricantes/vendedores, com a mesma mota (ou praticamente a mesma) anunciam características semelhantes (baterias,potência...) e depois anunciam autonomias e velocidades máximas diferentes? alguém está a ser enganado...

uma dúvida para aqueles que percebem disto: uma mota sem bms pode ter maior autonomia a uma mesma velocidade que outra mota com bms devido ao facto desta segunda controlar melhor a descarga e evitar uma descarga das baterias tão grande certo? porque se assim for coloca-se mais uma questão... vida útil das baterias vs autonomia prática... o cliente que escolha!
e já agora, na velocidade máxima destas motas também existem algumas grandes discrepâncias... mais uma vez eu diria que algo não bate certo...

uma coisa posso dizer: a bereco evo tem as performances anunciadas! lol

cumps
Hugo Silva
BERECO EVO 7500kms

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

topoman Escreveu:apesar de tudo ainda há uma questão que me continua a fazer pensar... como é que uns fabricantes/vendedores, com a mesma mota (ou praticamente a mesma) anunciam características semelhantes (baterias,potência...) e depois anunciam autonomias e velocidades máximas diferentes? alguém está a ser enganado...

uma dúvida para aqueles que percebem disto: uma mota sem bms pode ter maior autonomia a uma mesma velocidade que outra mota com bms devido ao facto desta segunda controlar melhor a descarga e evitar uma descarga das baterias tão grande certo? porque se assim for coloca-se mais uma questão... vida útil das baterias vs autonomia prática... o cliente que escolha!
e já agora, na velocidade máxima destas motas também existem algumas grandes discrepâncias... mais uma vez eu diria que algo não bate certo...

uma coisa posso dizer: a bereco evo tem as performances anunciadas! lol
isso acontece porque não testaram as scooters a rigor para saberem as performances e autonomia, no caso da bereco evo sabemos que foi testada em situação real antes de anunciar tais dados.

no caso de uma scooter com bms ela tem mais velocidade, mais autonomia e também maior durabilidade, a situação de terem e não terem deve-se ao custo desse equipamento e haver poucas empresas que o tenham para vender, portanto é uma questão económica a meu ver.

cumps
Última edição por jmal em sábado fev 07, 2009 2:11 pm, editado 1 vez no total.
Cumps Inovadores

Nunio
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nunio »

eu vejo a questão do bms da seguinte forma:

uma scooter sem bms, é claro que faz mais kms que uma com bms.
mas apenas na primeira descarga, porque depois começa a fazer menos kms, e cada vez menos à medida que as baterias individuais se vão danificando, comprometendo o pack.

se quiserem ter de novo a tal mais autonomia sem bms, é muito simples.
basta comprar tantas baterias individuais quantas estejam danificadas, desmontar a scooter toda, trocar as baterias individuais, não esquecer de ligar tudo de novo como estava, e voilá.
podem fazer mais uma descarga com a tal mais autonomia. com sorte porderão ser feitas mais que uma descarga com mais autonomia. mas só por sorte.

nunio

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:eu vejo a questão do bms da seguinte forma:

uma scooter sem bms, é claro que faz mais kms que uma com bms.
mas apenas na primeira descarga, porque depois começa a fazer menos kms, e cada vez menos à medida que as baterias individuais se vão danificando, comprometendo o pack.

se quiserem ter de novo a tal mais autonomia sem bms, é muito simples.
basta comprar tantas baterias individuais quantas estejam danificadas, desmontar a scooter toda, trocar as baterias individuais, não esquecer de ligar tudo de novo como estava, e voilá.
podem fazer mais uma descarga com a tal mais autonomia. com sorte porderão ser feitas mais que uma descarga com mais autonomia. mas só por sorte.

nunio
não faz não, não tem qualquer significado fazer mais, isto porque sem bms algumas células nem chegam a carregar totalmente, e essas são as primeiras a descarregar e a ficar com danos.

e com o trocar das avariadas só estão a evitar o inevitável, isto que as baterias ao longo da sua vida têm capacidades diferentes, e ao contrário daquilo que pode parecer, não é em novas que elas têm a maior capacidade, portanto, juntar baterias da mesma capacidade mas com idade diferente só vai agravar a situação.
Cumps Inovadores

Nunio
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nunio »

sim, jmal.

tens razão. eu é que estava convencido que o carregador tinha bms, e apenas as baterias não teriam.
daí a assumir que elas apenas se danificavam na descarga e não na carga.

bons comentários e bons kms
nunio

Autor do tópico
arturaraujo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 28, 2008 11:07 am

Mensagem por arturaraujo »

quanto às baterias, bms e garantias, segundo me disse o sr. fernando, a empresa vai colocar bms nas motos e oferecer uma garantia de dois anos às baterias.

quanto à pergunta que se fez sobre as versões motociclo e ciclomotor da cantábrico ou da atlântico, não percebo nada de electrónica, mas imagino que há-de haver maneira de no mesmo modelo de "moto" controlar electronicamente o motor e as prestações. deve ser apenas uma questão de programação informática do controlador... "penso eu de que..."
Parapente + EVT 4000e + Teycars Cantábrico

Nunio
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nunio »

então sendo assim parecem-me duas boas opcções.

parece que os portugas têm a pestana aberta.
importam modelos com algumas deficiências (ainda não há muita escolha), mas antes de os venderem, corrigem o que está mal.
estou a gostar...

nunio

Ecojohn08
Membro
Membro
Registado: quinta dez 04, 2008 1:39 am

Mensagem por Ecojohn08 »

caros:

estou a aprender muito convosco mas tenham atenção o seguinte:
as scooters eléctricas são um produto bom e fiável e têm que o demosntrar para conquistar o mercado.
os chineses estão a apostar dramáticamente no curto prazo, para venderem o mais breve possível. para eles é uma questão de sobrevivencia no curto prazo.
para nós, é muito mau que haja produtos aparentemente iguais mas com interiores diferentes. se a primeira impressão for de que o produto não presta, vai demorar muitos anos até se conseguir conquistar a confiança do consumidor.
não há uma segunda oportuninade para causar uma boa primeira impressão.
quem é que hoje compraria um carro chinês? claro que boa parte já é chinesa, mas o controle de qualidade é feito por uma empresa fiável e acreditada do público.
assim, penso que a opção dos importadores de mandar vir as scooters e acrescentar-lhes as bms é errada. é errada porque vai haver publicidade enganosa a dizer que tem bms e não tem.
de qualquer modo, feliz ou infelizmente, penso que neste momento quem compra uma scooter eléctrica não está a comprar a scooter própriamente dita, está a comprar o conceito, e esse só para gente fantástica, como voçês.
por favor, não deixem adulterar o conceito. abaixo as scooters de litio sem bms.

abraço para todos
Ecojohn

Nunio
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nunio »

ecojohn08 Escreveu:assim, penso que a opção dos importadores de mandar vir as scooters e acrescentar-lhes as bms é errada. é errada porque vai haver publicidade enganosa a dizer que tem bms e não tem.
agora não percebi.

se o importador compra as scooters sem bms e depois lhos põe, então vai vender a mesma com bms.
terá então toda a legitimidade de dizer que vende scooters com bms.
para o cliente final é indiferente que o bms seja colocado em portugal ou na china. desde que o tenha e funcione bem...

e não vejo mal nenhum em rectificar os defeitos das scooters antes de as colocar no mercado.

bons comentários e bons kms
nunio

Ecojohn08
Membro
Membro
Registado: quinta dez 04, 2008 1:39 am

Mensagem por Ecojohn08 »

eu explico melhor:

a relação de negociação de um bem entre comprador e vendedor baseia-se num conceito chamado "confiança". se eu compro alguma coisa confio que quem ma vende me está a transmitir o melhor produto possível para o valor que eu estou a pagar. correcto ?
ora tal como não teria sentido que a toyota portugal alterasse os hibridos da toyota pois tal seria admitir que os veículos vinham com defeito da origem, também eu, comprador de uma scooter eléctrica, fico com a confiança abalada por os fabricantes chineses, afinal estarem a fabricar um produto para durar 6 meses. perco a confiança pois começo a perguntar, se as baterias, a correr bem, vão durar 6 meses, então os amortecedores, os travões, etc. etc, tambem são fraquinhos pois a lógica é a mesma.
assim, para credibilizar, e dar estatuto a um produto, não pode vir sem bms.
alguem acharia "natural" que a vectix viesse sem bms e fosse o importador a colocar-lho ? acho que isso descridibilizaria logo o produto.
expliquei-me ?
Ecojohn

Topoman
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 03, 2008 8:07 pm

Mensagem por Topoman »

boas!
ecojohn08 Escreveu:eu explico melhor:

a relação de negociação de um bem entre comprador e vendedor baseia-se num conceito chamado "confiança". se eu compro alguma coisa confio que quem ma vende me está a transmitir o melhor produto possível para o valor que eu estou a pagar. correcto ?

assim, para credibilizar, e dar estatuto a um produto, não pode vir sem bms.

expliquei-me ?
quanto a mim explicaste-te bem... mas desculpa que eu não concorde nada com a opinião!
a relação entre um vendedor e um comprador baseia-se na confiança sim!
eu ao comprar a minha bereco evo comprei-a à ecomotores (sr. eduardo) e nele eu confio! não comprei a scooter na china, portanto que tem que oferecer a confiança no produto não são os chineses mas sim o importador! se este altera e melhora o produto, o produto fica descredibilizado? nada! muito pelo contrário, faz-me pensar que afinal os portugueses também são capazes de desenvolver coisas e melhorar as já existentes! no meu entender, importar um produto para depois o vender em melhores condições não é nada negativo nem descredibilizador, pelo contrário, se o importasse e o vendesse nas mesmas condições, provavelmente sim era descredibilizador e só enganava um ou dois compradores, pois os seguintes não cairiam mais.... um produto tem estatuto se for bom! directamente da china as scooter não são boas, depois de passarem pelos importadores passam a ser... onde é que está o estatuto, no antes ou no depois???

cumps
Hugo Silva
BERECO EVO 7500kms

RedRod
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jan 12, 2009 1:28 pm

Mensagem por RedRod »

ecojohn08 Escreveu:acho que isso descredibilizaria logo o produto. expliquei-me ?
por esse ponto de vista marcas como a amg que não produz carros mas altera-os não têm credibilidade já que agarram em carros de serie e alteram-nos.

se a toyota portugal instalar um turbo num qualquer veiculo isso vais retirar valora ao carro? o que eles estão a fazer não é alterar o produto mas sim a acrescentar uma nova funcionalidade e isso é acrescentar valor não descredibilizar o produto.

outro situação era: uma em cada 10 motas vem mal de fábrica mas se cá testarem as motas e só venderam as que funcionam bem isso também descredibiliza a marca? este tipo de alterações é muito comum chama-se controlo de qualidade porque tu compras é ao importador e não ao fabricante.

as marcas de automoveis não fabricam carros mas sim encomendam a fabricas mas para o comprador final a credibilidade não é a do fabricante mas a da marca que depois da encomenda faz um controlo de qualidade para garantir que a fabrica mantém a qualidade da marca.

a instalação posterior dos bms é uma prova da grande credibilidade do importador que garante os mais altos padrões de qualidade mesmo quando a fabrica não os tem eles querem vender um produto de qualidade.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”