è para isso que serve o tópico
mostrar vantagens e desvantagens dos diversos sistemas.
depois quem quiser escolhe.
apesar de tudo acho que para quem vai comprar, esta pequena divergencia de opinião é útil.
QUAL O MELHOR SISTEMA DE AQUECIMENTO
-
Master
- Membro Silver

- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Re: QUAL O MELHOR SISTEMA DE AQUECIMENTO
Dos Fracos Não Reza a História...
-
tiago campos
- Membro

- Registado: sexta jan 23, 2009 5:20 pm
boas, na minha sincera opinião estão a discutir coisas sem saber o que talvez é mais importante para decidir qual aparelho optar ..... assim primeiro devemos saber qual a rotina diária de utilização da habitação em causa (permanência e duração de horas em que estamos em casa) por exemplo:
1º se chegamos habitualmente a casa por volta das 20h jantamos, vemos tv,... etc.... e vamos para a cama ás 24h e nos levantamos ás 8h ..... nº de horas em que a casa está habitada são sensivelmente 5 horas (pressupondo que estamos "quentinhos" na cama) eu talvez optasse por ar condicionado, pois este aquece rapidamente o ar envolvente que é o que nos interessa!
2º se um dos membros do casal chega habitualmente por volta das 15h com crianças, brincam etc etc....jantamos, vemos tv,... etc.... e vamos para a cama ás 24h e nos levantamos ás 8h ..... nº de horas em que a casa está habitada são sensivelmente 10 ou mais horas (pressupondo que estamos "quentinhos" na cama) eu talvez optasse por aquecimento central, pois este não aquece tão rapidamente o ar envolvente mas vai aquecendo toda a envolvente (paredes, etc......) que vai mantendo toda a envolvente quente por inércia térmica.....
acho estes os principais factores para a escolha do aquecimento
1º se chegamos habitualmente a casa por volta das 20h jantamos, vemos tv,... etc.... e vamos para a cama ás 24h e nos levantamos ás 8h ..... nº de horas em que a casa está habitada são sensivelmente 5 horas (pressupondo que estamos "quentinhos" na cama) eu talvez optasse por ar condicionado, pois este aquece rapidamente o ar envolvente que é o que nos interessa!
2º se um dos membros do casal chega habitualmente por volta das 15h com crianças, brincam etc etc....jantamos, vemos tv,... etc.... e vamos para a cama ás 24h e nos levantamos ás 8h ..... nº de horas em que a casa está habitada são sensivelmente 10 ou mais horas (pressupondo que estamos "quentinhos" na cama) eu talvez optasse por aquecimento central, pois este não aquece tão rapidamente o ar envolvente mas vai aquecendo toda a envolvente (paredes, etc......) que vai mantendo toda a envolvente quente por inércia térmica.....
acho estes os principais factores para a escolha do aquecimento
Não assim tão difícil poupar energia mantendo o conforto térmico!
-
pseudominus
- Membro Silver

- Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
.
apenas quero focar um ponto.
o facto de parte do calor ficar armazenado nas paredes, tectos , chão e recheio, não é exclusivo de sistemas lentos ou não.
sempre que se aquece o ar, este aquece o meio envolvente, ficando parte dessa energia aí acumulada.
tanto os ac´s, como outro qualquer sistema tem "esta vantagem", que assim não é vantagem nem desvantagem.
para mim, a escolha assenta numa base económica, conforto e tolerância, ponderando:
- tempo diário, semanal, mensal de utilização
- tempo em que se estima utilizar o sistema (1 ano, 10 anos, 20 anos etc.)
- tolerância a ruídos, movimentação de massas de ar, etc.
- aspecto estético
- soluções de aquecimento aplicáveis
para cada um dos sistemas aplicável
- investimento inícial
- gastos na utilização
- gastos na manutenção
- eficiência e duração do sistema
- progressão de custo de energia da fonte de energia
- progressão de tecnologia associada
cumpts
apenas quero focar um ponto.
o facto de parte do calor ficar armazenado nas paredes, tectos , chão e recheio, não é exclusivo de sistemas lentos ou não.
sempre que se aquece o ar, este aquece o meio envolvente, ficando parte dessa energia aí acumulada.
tanto os ac´s, como outro qualquer sistema tem "esta vantagem", que assim não é vantagem nem desvantagem.
para mim, a escolha assenta numa base económica, conforto e tolerância, ponderando:
- tempo diário, semanal, mensal de utilização
- tempo em que se estima utilizar o sistema (1 ano, 10 anos, 20 anos etc.)
- tolerância a ruídos, movimentação de massas de ar, etc.
- aspecto estético
- soluções de aquecimento aplicáveis
para cada um dos sistemas aplicável
- investimento inícial
- gastos na utilização
- gastos na manutenção
- eficiência e duração do sistema
- progressão de custo de energia da fonte de energia
- progressão de tecnologia associada
cumpts
-
mralvor
- Novo membro

- Registado: domingo dez 11, 2011 2:02 pm
é ´ pá, só acho aborrecido que como leitor e depois do seu alarme continue sem perceber o que é o dt. firma? produto?
Os seus comentários sobre irradiação de infravermelhos e convenção não são muito correctos se se refere aos paineis de irradiação por infravermelhos ( se é isso que dt significa).
porreiro porreiro era a malta conseguir ler paginas de produtos que nao fossem dependentes da edp ou assim. porque para a edp os acumuladores de calor sao a ultima maravilha do seculo. no entanto, quem os tem e está satisfeito, adverte logo que para uma casa que seja usada num fds só deixando ligado todo o dia e passado uma semana é que a temperatura da casa fica constante. Pra quem usa a casa de noite, se calhar nao compensa ter aquilo ligado sempre, mesmo em bi-horaria, a tarifa é mais barata mas nao é a borla.
o aquecimento por infravermelhos é comumente utilizado na restauraçao e nas esplanadas (basta ir ao h3). tem um inconveniente para uso domestico: a luz avermelhada. O raios infravermelhos aquecem as superficies (corpos, mesas, comida, etc) nos radiadores, os raios aquecem primeiramente o material e so depois os corpos, libertando assim calor para o ar.
Eu nao vi nenhum painel de infravermelhos de pedra!
Agora colocar resistencias electricas de forno em pedra, de facto, qualquer um faz.
se tiverem mais elementos sobre esses sistemas de irradiação por infra-vermelhor, publiquem as fontes, é muito mais util. cada um vai lá , lê e decide. ou publiquem a experiencia pessoal.
Nao me levem a mal mas parece que as vezes a malta quer comentar por comentar, picam-se todos uns aos outros, a coisa fica uma disputa pessoal e quem vem de fora e so quer mesmo saber a) qual é a experiencia de quem usou este ou aquele sistema , os custos, o resultado ou b) onde obter os produtos; perde-se um bocado com comentarios de quem tem radiadores a falar mal dos acumuladores e de quem tem lareira a falar mal do ar condicionado , sem os ter sequer experimentado.
para alem dum topico sobre os infravermelhos que ja existe neste forum, econtrei estes links:
http://www.infraswiss.bg/index_en.php?page_id=12
http://www.redwell.it/rounds1.html
se alguem souber quem comercialize estes sistemas em portugal, peço que envie os contactos porque tenciono experimentar.
obrigado
Os seus comentários sobre irradiação de infravermelhos e convenção não são muito correctos se se refere aos paineis de irradiação por infravermelhos ( se é isso que dt significa).
porreiro porreiro era a malta conseguir ler paginas de produtos que nao fossem dependentes da edp ou assim. porque para a edp os acumuladores de calor sao a ultima maravilha do seculo. no entanto, quem os tem e está satisfeito, adverte logo que para uma casa que seja usada num fds só deixando ligado todo o dia e passado uma semana é que a temperatura da casa fica constante. Pra quem usa a casa de noite, se calhar nao compensa ter aquilo ligado sempre, mesmo em bi-horaria, a tarifa é mais barata mas nao é a borla.
o aquecimento por infravermelhos é comumente utilizado na restauraçao e nas esplanadas (basta ir ao h3). tem um inconveniente para uso domestico: a luz avermelhada. O raios infravermelhos aquecem as superficies (corpos, mesas, comida, etc) nos radiadores, os raios aquecem primeiramente o material e so depois os corpos, libertando assim calor para o ar.
Eu nao vi nenhum painel de infravermelhos de pedra!
Agora colocar resistencias electricas de forno em pedra, de facto, qualquer um faz.
se tiverem mais elementos sobre esses sistemas de irradiação por infra-vermelhor, publiquem as fontes, é muito mais util. cada um vai lá , lê e decide. ou publiquem a experiencia pessoal.
Nao me levem a mal mas parece que as vezes a malta quer comentar por comentar, picam-se todos uns aos outros, a coisa fica uma disputa pessoal e quem vem de fora e so quer mesmo saber a) qual é a experiencia de quem usou este ou aquele sistema , os custos, o resultado ou b) onde obter os produtos; perde-se um bocado com comentarios de quem tem radiadores a falar mal dos acumuladores e de quem tem lareira a falar mal do ar condicionado , sem os ter sequer experimentado.
para alem dum topico sobre os infravermelhos que ja existe neste forum, econtrei estes links:
http://www.infraswiss.bg/index_en.php?page_id=12
http://www.redwell.it/rounds1.html
se alguem souber quem comercialize estes sistemas em portugal, peço que envie os contactos porque tenciono experimentar.
obrigado
pseudominus Escreveu:não estudei tão bem assim, porque deixei tubos, buracos para tudo e mais alguma coisa (comandos, segurança etc.), e não deixei pré instalação para ac. pensava ter tudo para não necessitar instalar os caros ac, que dois/tres anos antes custavam cerca de 1000 euros cada.evolucom Escreveu:olá novamente....
resposta para pseudominos...
vejo que estudou bem a questão do ac, e tem a situação bem controlada. acho bem, faz bem.
está satisfeito, continue. as pessoas são diferentes, e cada qual deve seguir aquilo em que
acredita e com o que se sente bem.
a chave do seu baixo consumo, está sobretudo no bom isolamento da sua casa.. isso é muito importante e decisivo.
quando tinha casa pronta descobri um local onde adquirir ac a um preço da chuva, vi que era a melhor solução económica.
depois foi começar a esburacar as paredes. valeu a casa ter boas condições para colocar as máquinas exteriores sem grandes "conflitos" visuais, perto das unidades interiores.
evolucom Escreveu:
quanto à dt é q de facto é quase tudo incorrecto o q escreve, e passo apenas a frisar alguns itens :
- o produto está certificado pelo liq e tem 10 anos de garantia - fazê-lo em casa está fora de questão, e destacamo-nos de quem o faz.
pode ser feito "na boa" sem riscos e qualidade semelhante
- a resistência é cauterizada dentro duma placa de vidro - patente da dt
essa patente não impede de se utilizar processo semelhante, nem melhora em nada o rendimento, que é igual a qualquer outro de resistência
- estes radiadores aquecem por irradiação (infravermelhos) e não convecção, como todos os produtos que refere como "equivalentes"
tb são de convecção, diga o que disser. sabe o que é convecção?
- a potência que a dt precisa para aquecer 20m2 é apenas 900w. o consumo é controlado pelo termostato. para manter 20ºc, o sistema estará desligado dois terços do tempo, ou seja, o consumo será apróximadamente de 0,3kw/h
pois claro, aquece um espaço grande sem consumo, o milagre da pedra!!!!
precisa do mesmo consumo que qualquer outro de resistência para ter uma determinada temperatura numa dada divisão, nas mesmas condições
- todo o calor é produzido in loco e aproveitado - as próprias paredes são aquecidas e acumulam o calor
boa, este é um verdadeiro exclusivo, mais um milagre, não é tal e qual aos outros
- instalação é fácil e imediata, não existe nenhuma manutenção.
e um radiador a oleo, um acumulador ou emissor térmico não é tal e qual? não radiador a óleo é ainda mais fácil.
- quanto à acumulação : estamos a falar de pedra natural : a pedra mantém o calor durante horas.. claro que os ditos "acumuladores" da edp acumulam mais tempo, mas quando consomem, tb é mais do dobro ou triplo. estes sistemas são diferentes por muitas razões.
acumulação não tem a ver com consumo mas massa envolvida e cp do material.
em resumo, não acrescenta nada a não ser que.
tem vantagens comerciais, frases feitas, e transferem uns bons euros de mão, acima de produtos equivalentes com o mesmo fim.
os paineis de pedra, estéticamente são uma boa solução a considerar, tecnicamente não tem qualquer vantagem sobre sistemas mais baratos.
não vou voltar a responder , porque penso que já esta tudo dito acerca das pedras bonitas, a verdade é só uma, os leitores têm o meu alarme, agora investiguem se quiserem.
não leve a mal a minha intervenção, não é sobre si mas sobre o produto.
cumpts e boas vendas
-
ze79
- Membro

- Registado: terça jan 31, 2012 5:43 pm
bom dia...
Qual foi a soluçao esculida para o aquecimento por vose ...
obrigado....
EMATOS Escreveu:tenho uma casa com cerca de 360m2 divididos por um r/c e um sotão habitavel, tem uma boa exposição solar.
ainda não decidi qual o tipo de aquecimento central? melhor rentabilidade/preço (consumo, investimento e recuperação do investimento)?
alguém me pode ajudar?
há aqui alguém que já tenha sistema de aqucimento central a energia solar? qual a opinião?
cps
Qual foi a soluçao esculida para o aquecimento por vose ...
obrigado....