AQS recentemente montado...!!!

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Re: AQS recentemente montado...!!!

Mensagem por Oinq »

mónica Escreveu:e no seu caso que tem painéis "demais", é o que faz sentido. o único risco que pode ter é demasiado no verão... tem de arranjar uma piscina
que até tenho espaço... era mesmo uma maçada ter de la por uma
Cumprimentos
Nuno Leitão

fpcraveiro
Membro
Membro
Registado: sábado nov 10, 2007 5:59 pm

Mensagem por fpcraveiro »

bom!
fiz uma simulação rápida para os 34 e 66 graus, utilizando um painel plano selectivo e outro de tubos de vacuo, ambos de uma marca conhecida e tentei encontrar os que tivessem área mais identica.

assim, temos estes dois paineis:
paineis.jpg
paineis.jpg (15.78 KiB) Visto 4674 vezes
usando um cenário de consumo de 120 litros (3 pessoas) com um depósito de 200 litros a evolução vem conforme o seguinte:
evolução.jpg
evolução.jpg (136.89 KiB) Visto 4676 vezes
se o argumento das altas temperaturas (completamente desnecessárias) e do risco de estagnação e mau funcionamento do sistema não convence, talvez o preço já convença. apesar dos tubos de vacuo darem (para as mesmas condições) uma fracção solar superior, nunca o invetimento será compensatório!!
deixo o meu contributo...

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

pois, para mais 10% de fracção, o custo em colectores e 300%.
ainda que o preço dos colectores seja apenas uma pequena parte do custo total de uma instalação, o que isto quer dizer é que podes colocar 3x a superfície em colectores convencionais. fpcraveiro, só por curiosidade, queres fazer essa simulação?
Porreiro, pá!

Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm

Mensagem por Mónica »

a parte da simulação do "calor" obtido, parece-me o que "seria de esperar".
a única coisa que não entendo é o preço: tenho alguns orçamentos (e na duvida basta ir ao troquedeenergia.com e analisar alguns kits): a diferença de preços que vejo entre um kit plano ou um de tubos, para a mesma capacidade do deposito, anda na ordem dos 10% (os tubos são uns 10% mais caros). será que estou errada?
considerou ambos já com o depósito? considerou os 2 do mesmo tipo (circulação forçada ou termossifão)? isto é considerou realmente 2 soluções "iguais" mas só com o colector diferente?
infelizmente não estou com muito tempo hoje para ir ao fundo da questão, mas não queria deixar de dizer que esta disparidade de preços que apresenta para "a mesma solução" (só colector diferente), não bate certo com as informações que tenho tido.
não quero ser "derrotista", apenas questionar...

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

ignoro completamente os preços dos colectores de tubo.
Porreiro, pá!

Mónica
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Mónica »

agora fiquei baralhada (não percebi se está a "falar" a sério) ... estava a falar de tubo de vácuo, só "abreviei"...

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

não estou a brincar. não faço ideia do custo dos colectores por tubos de vácuo.
Porreiro, pá!

Mónica
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Mónica »

ok, então o preço que colocou na simulação era o único que tinha, é isso? (tem lá um preço: 3.400€ e para a capacidade apresentada (200l) parece-me caro... era isso que estava a dizer).

fpcraveiro
Membro
Membro

tentando esclarecer algumas questões.
claro que a simulação e os preços apresentados são para as mesmas condições. fiz apenas variar o tipo de colector. mais, os colectores são da mesma marca e os preços tirados da mesma tabela de preços publicada pela dita marca, por demais conhecida, e credível, no mercado...
naturalmente, haverá outras marcas com preços diferentes, mas lá está, há que fazer as contas para não comprar soluções que parecem milagrosas e que depois não farão mais que outras 3, ou 4 vezes mais baratas.
repito, tubos de vacuo são excelentes para processos industriais, onde a temperatura desejada ronde os 120ºc. agora, para aqs, onde qualquer temperatura acima dos 60ºc é puro desperdício, parece-me totalmete descabido (salvo raríssimas excepções que se prendam, por exemplo, com a orientação solar desfavorável)... mesmo em aplicações de aquecimento central doméstico, os planos selectivos, ou quanto muito, os cpc chegam e sobram...
não?

Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

tenho de me ir inteirar de alguns conceitos como "temperatura de estagnação", o qual não faço a mínima o que seja, logo à noite ja pesquiso isso. a mim parece me lógico dizer que se quiser ter a maior autosuficiência possível, dispensando ao máximo qualquer apoio, devo optar por uma tecnologia o mais eficiente possível. ora, é comum ouvirmos dizer que fulano a tem paineis termicos, mas tem de ligar um apoio porque não são suficientes. ora a mim que vou ser obrigado a fazer um investimento de sei lá 2500€ não me escandaliza meter mais 1000€ em cima e não ter de me preocupar com apoios. esta é a minha perspectiva. agora claro que podem haver situações tecnicas que me impossibilitem determinadas tecnologias... a verdade é que eles estão no mercado e trabalham, ou não?
Cumprimentos
Nuno Leitão

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

os apoios são uma inevitabilidade para quem quer levar um modo de vida confortável. se pela quantia que indicas houver uma redução substancial dos custos de funcionamento do apoio a cada ano, então faz sentido o investimento.
Porreiro, pá!

Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

manuelcar Escreveu:os apoios são uma inevitabilidade para quem quer levar um modo de vida confortável. se pela quantia que indicas houver uma redução substancial dos custos de funcionamento do apoio a cada ano, então faz sentido o investimento.
tenho este orçamento
-2 paineis de vácuo de 24 tubos,um acumulador de 400 litros de dupla serpentina, um grupo de bombagem, um vaso de expansão, uma misturadora termostática e um controlador solar. o preço para este sistema custa 3230.00€ + iva 12%. neste preço não está incluído transporte nem a instalação

exmo. sr. nuno leitão

peço desculpa , mas houve um erro de orçamento , pois foi considerado um acumulador de 500 litros, quando na realidade é de 400 litros e assim sendo o preço passa para 2990.00€. esqueci-me de o informar que caso a sua casa tenha ou venha a ter piscina este sistema depois pode dar apoio , acrescentando só um permutador de placas, um grupo de bombagem e mudando o controlador (pode é já de inicio optar por este controlador que já está preparado para piscinas em vez do que está considerado só para apoio ao aquecimento em que a diferença de preço não é muito significativa cerca de 170.00€ ). quanto aos painéis de vácuo posso informá-lo que têm cerca de 25 a 30 % mais de rendimento em relação aos planos, valores esses que podem ser facilmente comprovados pelos valores fornecidos pela certificação. quanto ao apoio que os de vácuo podem fornecer ao seu piso radiante poderá alcançar os 50%.
não percebi qual a dificuldade, visto que pedi valor para instalação de um sistema , dei a localidade e tudo ( só especifiquei que queria tubos, e queria sobredimensionado, para meter no chão radiante hidráulico, para 120m2 ), vou ter de responder a pedir o resto da informação... no entanto, comparando com outros preços disponíveis pela net parece-me bastante razoável...

http://www.dars.pt/doc.php?co=8
http://www.velux.pt/veluxcommon/resourc ... _broc4.pdf
http://www.rigsun.pt/gamas/sani.asp
Cumprimentos
Nuno Leitão

fpcraveiro
Membro
Membro

caro nuno leitão,

a minha impressão sobre quem lhe fez essa proposta só pode ser má! não digo que o instalador esteja de má fé, pode simplesmente não ser uma pessoa informada e querer vender-lhe os únicos paineis que tém... (ou muito me engano, ou ele só comercializa tubos de vácuo - pergunte-lhe, e partilhe a resposta)... caso contrário, nunca lhe recomendaria tubos de vácuo, nem lhe diria a treta dos mais 25 a 30%...
sabe, é que para aquecimento por piso radiante, as temperaturas necessárias são ainda mais baixas que para aqs. a temperatura do piso radiante não deve ser superior a 24ºc... isto porque a superfície de permuta é muito superior à dos radiadores (que operam a cerca de 60ºc). além disso o piso radiante promove exemplarmente a estratificação do ar mesmo com temperaturas baixas, permitindo um maior conforto utilizando menos energia... enfim, são outros assuntos...
peça orçamentos e opiniões a outros fornecedores/instaladores e compare... se instalar tubos de vacuo para esse fim, vai arrepender-se...
propostas como esta que partilhou apenas descredibilizam a tecnologia, como aconteceu nos anos 80 quando se instalavam colectores virados a norte ou para onde calhasse!

cumps,
francisco

Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

eu pedi especificamente tubos de vácuo, por isso, este orçamento. já fiz outros pedidos, mas parece que a malta não quer trabalhar...

obrigado pela sua opinião, vou tê-la em conta.
Cumprimentos
Nuno Leitão

Mónica
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Mónica »

caro fpcraveiro,

não quis andar a entrar em discussões mas sei que não sou a única que não partilha das suas ideias sobre os paneis de vácuo: serem desadequados, caros etc. os preços que fala serem normais, tenho vários orçamentos que apontam diferenças de preços muito pequenas entre os dois tipos de paneis... e não pareço ser a única.

o que acho realmente sem sentido é a ideia que lança agora que pretendem vender os paneis de tubos de vácuo por não terem dos planos: os planos são os mais antigos e o que li várias vezes é que tentam "impingir" os planos (e vender a ideia de que os de vácuo são desadequados) exactamente porque como os de planos são mais antigos, há muito stock a escoar, e fábricas que têm máquinas a produzir (planos), e como custa caro mudar as linhas de produção, fazem tudo para que possam ter muito mercado para os planos.
isto faz muito mais sentido: os tubos de vácuo são uma tecnologia muito mais recente, por isso faz sentido que seja mais eficiente, mais cara, e que "sofra" dos mitos de que o que é bom é o que conhecemos...

nesta discussão, o que posso concordar é que os painéis de vácuo são mais caros, e são mais eficientes (talvez uns 10%) mas sem ilusões de que são a resolução para os problemas todos.... e que o sobredimensionamento, seja de que tipo for de paineis, tem as suas desvantagens.

bem é a minha ideia...

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

a temperatura do piso radiante não deve ser superior a 24ºc
24º será temperatura do piso (medida na superfície ou no retorno do circuito) mas pode e deve injectar água até 40º.
Porreiro, pá!

Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

no meio desta conversa toda, ainda não percebi uma coisa... há o risco da agua do depósito atingir 100 graus com tubos de vácuo?
Cumprimentos
Nuno Leitão

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

se a circulação for por termosifão penso que é possível. caso contrário, o controlador desliga a bomba aos 90º (temp. máxima do tanque). muitos controladores podem ser programados ainda para libertar energia para os paineis durante a noite, para que no dia sequinte se não atinjam as temperaturas de estagnação. os controladores têm todas as protecções para os diversos componentes do circuito sendo que a prioridade vai para o tanque de armazenamento por estar localizado dentro de casa e ser aquele que maior risco representa caso seja excedida a temperatura máxima.
Porreiro, pá!

Kami
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

Mensagem por Kami »

boas

realmente não percebo este estigma em relação aos tubos de vácuo... normalmente o que muitos dizem é que são mais caros... e não compensa o investimento...
vou deixar aqui um link de tubos de vácuo... para desmistificar um pouco esses preços!

http://rr.home.sapo.pt/index_files/aqs.htm

prontos... agora venham lá os que querem impingir os paineis planos dizer que afinal não é por causa do preço que não recomendam mas sim por outra treta qualquer...

ah... e não percebo essa treta do excesso de calor no verão! o único comparativo em que os tubos de vácuo perdem para os planos é precisamente no verão... mas no verão tudo aquece... e essa menor eficiência não se deve notar... pois dá água quente que chegue e sobra!

e se der calor a mais? melhor! chateado fico é se comprar aquilo e não aquecer porra nenhuma!

cumps

kami

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

e se der calor a mais? melhor! chateado fico é se comprar aquilo e não aquecer porra nenhuma!
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”