Pellets de Madeira
-
- Membro
- Registado: sexta dez 05, 2008 4:20 pm
Re: Pellets de Madeira
de acordo com o que li, além de serem comprimidos, praticamente não têm humidade e levam um óleo que não sei o nome, o que aumenta a sua energia calorífica aquando da sua combustão. a minha dúvida é se com um recuperador de calor de lareira ( não é um recuperador de calor a pellets), é possível colocar no seu interior pellets, sem qualquer risco. cumprimentos
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
de facto, pesquisando melhor, estava errado.orbis Escreveu:não luciano. tem mais por causa daquele óleo que leva.
não sei de onde tinha essa impressão. obrigado pelo alerta.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro
- Registado: sexta dez 05, 2008 4:20 pm
penso que não estou a explicar-me convenientemente. de acordo com a minha pesquisa, os recuperadores de calor a pellets devem ter muitas destas características:
acendimento automático;
controlo automático de todas as funções;
controlo automático de eventuais avarias;
programa de acendimento diário ou semanal ou para determinadas horas do dia;
painel lcd de explicação de todas as funções realizadas pelos recuperadores;
regulação automática e manual da potência de combustão;
termóstato ambiente sem fios;
regulação electrónica do nível do calor;
elevado grau de segurança.
- no caso do meu recuperador de calor da lareira, apenas possui um motor inteno que funciona quando a temperatura de combustão atinge um determinada temperatura e faz com que a ventoinha comece a lançar ar quente. senso assim posso utilizar sem qualquer riscos, pellets?
cumprimentos
acendimento automático;
controlo automático de todas as funções;
controlo automático de eventuais avarias;
programa de acendimento diário ou semanal ou para determinadas horas do dia;
painel lcd de explicação de todas as funções realizadas pelos recuperadores;
regulação automática e manual da potência de combustão;
termóstato ambiente sem fios;
regulação electrónica do nível do calor;
elevado grau de segurança.
- no caso do meu recuperador de calor da lareira, apenas possui um motor inteno que funciona quando a temperatura de combustão atinge um determinada temperatura e faz com que a ventoinha comece a lançar ar quente. senso assim posso utilizar sem qualquer riscos, pellets?
cumprimentos
-
- Membro Silver
- Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
pode utilizar. começe com pequenas quantidades para ir tendo sensibilidade na regulação da queima. em princípio o ar de combustão vai ter de estar muito mais reduzido. agora económicamente duvido que ganhe alguma coisa. a lenha será sempre mais barata (no mínimo 50%), e os peletes só compensam em casos com controlo automático, onde funcionam por muitas horas de uma forma regular.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta nov 19, 2008 9:15 pm
olá pessoal, tambem tenho uma lareira com recuperador de calor, e visto ter acesso a vários restor de madeira pretendia saber se algem sabe como fazer uma máquina que triture os restos de madeira, na minha zona há muitos restos de pinho e eucalipto,será que dá para triturar e fazer os pellets ou naõ é a madeira mais indicada?
cumprimentos
ajs.
cumprimentos
ajs.
-
- Membro Silver
- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
boas,ajs Escreveu:olá pessoal, tambem tenho uma lareira com recuperador de calor, e visto ter acesso a vários restor de madeira pretendia saber se algem sabe como fazer uma máquina que triture os restos de madeira, na minha zona há muitos restos de pinho e eucalipto,será que dá para triturar e fazer os pellets ou naõ é a madeira mais indicada?
cumprimentos
ajs.
tudo dá para fazer pellets desde que seja combustivel e esteja seco. se consiguires muito alta pressão, os pellets ligar-se-ão sem aditivos. senão precisarás de adicionar qualquer coisa.
o triturador, pode ir desde um triturador de jardim (para pequenos galhos) a algo maior para madeira a sério.
para os pellets, procura que tem um tópico algures sobre isso. se encontrar meto aqui.
-
- Membro Dedicado
boas itisix, pretendia fazer o meu proprio triturador, mas não conheço nenhum nem faço ideia de como funciona, se souberes de algum site do qual eu possa ter uma ideia como fazer um agradecia.
cumprimentos,
ajs.
cumprimentos,
ajs.
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
os fabricantes de equipamentos de jardinagem têm geralmente equipamento para reduzir os resíduos florestais a estilha.
mas trata-se de um processo que consome energia. para quem tem um queimador a lenha não faz muito sentido estar a investir em equipamento, horas de trabalho e electricidade para obter um produto menos adequado à situação.
a única vantagem que vejo é o encurtamento do tempo necessário a uma boa secagem da madeira, mas ainda duvido que compense.
mas trata-se de um processo que consome energia. para quem tem um queimador a lenha não faz muito sentido estar a investir em equipamento, horas de trabalho e electricidade para obter um produto menos adequado à situação.
a única vantagem que vejo é o encurtamento do tempo necessário a uma boa secagem da madeira, mas ainda duvido que compense.
Porreiro, pá!
-
- Membro Dedicado
a ideia era construir uma máquina para triturar os restos de madeira para pelletes mas talvez seja melhor fazer briqetes, a ideia era por a funcionar com um motor diesel já muito antigo usando ovu, o problema é que não tenho ideia de como funciona uma máquina de triturara madeira, se alguem souber ou tenha algum desenho para eu ter uma ideia agradecia.
boas festas,
cumprimentos,
ajs.
boas festas,
cumprimentos,
ajs.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
esta querendo construir um gasogenio?.. é isso?ajs Escreveu:a ideia era construir uma máquina para triturar os restos de madeira para pelletes mas talvez seja melhor fazer briqetes, a ideia era por a funcionar com um motor diesel já muito antigo usando ovu, o problema é que não tenho ideia de como funciona uma máquina de triturara madeira, se alguem souber ou tenha algum desenho para eu ter uma ideia agradecia.
boas festas,
cumprimentos,
ajs.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Dedicado
boas, ferra não faço ideia o que seja um gasogenio, a minha ideia era construir um triturador artesanal para ligar a um motor já bastante antigo a diesel usando ovu, aproveitava para triturar os restos de madeira,e de seguida aproveitar para fazer briquetes,acho uma boa ideia não? aproveito os restos de trancas e folhagens, compáctuas e usu o ovu no motor,o meu unico problema é que não tenho ideia de como fazer o triturador.
boas festas,
cumprimentos,
ajs.
boas festas,
cumprimentos,
ajs.
-
- Membro Silver
sinceramente na minha opinião não é boa ideia se pretende ganhar/poupar alguma coisa no final.ajs Escreveu:boas, ferra não faço ideia o que seja um gasogenio, a minha ideia era construir um triturador artesanal para ligar a um motor já bastante antigo a diesel usando ovu, aproveitava para triturar os restos de madeira,e de seguida aproveitar para fazer briquetes,acho uma boa ideia não? aproveito os restos de trancas e folhagens, compáctuas e usu o ovu no motor,o meu unico problema é que não tenho ideia de como fazer o triturador.
ajs.
se for como hobby, disposto a pagar para ter um "brinquedo", tudo bem, avance. agora se é para investir pensando em retorno económico, esqueça. fazer a estilhadeira mais compactador de acordo com o que percebi da sua ideia, não é rentável.
cumpts
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
esqueça o que eu disse, pois compreendi mal a sua ideia inicial.pseudominus Escreveu:sinceramente na minha opinião não é boa ideia se pretende ganhar/poupar alguma coisa no final.ajs Escreveu:boas, ferra não faço ideia o que seja um gasogenio, a minha ideia era construir um triturador artesanal para ligar a um motor já bastante antigo a diesel usando ovu, aproveitava para triturar os restos de madeira,e de seguida aproveitar para fazer briquetes,acho uma boa ideia não? aproveito os restos de trancas e folhagens, compáctuas e usu o ovu no motor,o meu unico problema é que não tenho ideia de como fazer o triturador.
ajs.
se for como hobby, disposto a pagar para ter um "brinquedo", tudo bem, avance. agora se é para investir pensando em retorno económico, esqueça. fazer a estilhadeira mais compactador de acordo com o que percebi da sua ideia, não é rentável.
cumpts
concordo com a ideia do pseudominus
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm
boas, depois de ler estas conversas, resolvi opinar :
ha dias, no seguimento das instruçoes de um site que o amigo itisix postou no tópico briketes, resolvi por maos á obra, entao cortei e furei 2 tubos de pvc e munido de uma estrutura metálica e de um macaco hidraulico daqueles dos carros japoneses antigos antigos e prensei um brikete...mas.. ingloria tarefa, cortei vides, pinheiro,folhas de eucalipto(porque tem óleo), papel e aparas de carpintaria.
tudo triturado á mao, em pedaços.. mas infelizmente para mim os pedaços eram demasiado grandes e o brikete desmoronou-se como um castelo de cartas.. entao pensei.. tenho de fazer isto numa serradura mto miudinha...
foi entao que fui buscar uma daquelas maquinas de manivela de moer pimentao que todos conhecem, pelo menos do tempo em que a avó fazia chouriços lá em casa.. e espanto meu fez uma serradura mesmo boa para prensar mas foram precisas muitas maniveladas num processo demorado e doloroso.
hoje fui á sucata.. buscar um tubo e um sem-fim..para fazer uma coisita maior e com um motor electrico acoplado. se funcionar eu posto fotos...prometo.
tudo isto para dizer que se querem fazer um triturador, acho que o principio começa por aí.. um sem-fim com facas na ponta e uma saida com buracos pequenos para sair a serradura.
se alguém achar que estou completamente errado.. lá vai mais uma invençao para a sucata
ha dias, no seguimento das instruçoes de um site que o amigo itisix postou no tópico briketes, resolvi por maos á obra, entao cortei e furei 2 tubos de pvc e munido de uma estrutura metálica e de um macaco hidraulico daqueles dos carros japoneses antigos antigos e prensei um brikete...mas.. ingloria tarefa, cortei vides, pinheiro,folhas de eucalipto(porque tem óleo), papel e aparas de carpintaria.
tudo triturado á mao, em pedaços.. mas infelizmente para mim os pedaços eram demasiado grandes e o brikete desmoronou-se como um castelo de cartas.. entao pensei.. tenho de fazer isto numa serradura mto miudinha...
foi entao que fui buscar uma daquelas maquinas de manivela de moer pimentao que todos conhecem, pelo menos do tempo em que a avó fazia chouriços lá em casa.. e espanto meu fez uma serradura mesmo boa para prensar mas foram precisas muitas maniveladas num processo demorado e doloroso.
hoje fui á sucata.. buscar um tubo e um sem-fim..para fazer uma coisita maior e com um motor electrico acoplado. se funcionar eu posto fotos...prometo.
tudo isto para dizer que se querem fazer um triturador, acho que o principio começa por aí.. um sem-fim com facas na ponta e uma saida com buracos pequenos para sair a serradura.
se alguém achar que estou completamente errado.. lá vai mais uma invençao para a sucata
acho tenho de comprar um burro...
-
- Membro Silver
divertida a sua explicação. os briquetes não se fabricam assim.marado Escreveu:boas, depois de ler estas conversas, resolvi opinar :
quanto a fazer o triturador com um sem-fim.... experimente e diga. eu digo que sem-fim vai encravar.
tudo o que conheço em termos de máquinas de utilização industrial e de amadores é diferente disso.
triturador(estilhadeira), já respondi noutro tópico,
viewtopic.php?f=44&t=8915
cumpts
-
- Membro Dedicado
apenas me baseei no que dizia no site.. http://www.echotech.org/technical/techn ... iquete.pdfpseudominus Escreveu:pseudonimus Escreveu: divertida a sua explicação. os briquetes não se fabricam assim.
quanto a fazer o triturador com um sem-fim.... experimente e diga. eu digo que sem-fim vai encravar.
tudo o que conheço em termos de máquinas de utilização industrial e de amadores é diferente disso.
triturador(estilhadeira), já respondi noutro tópico,
viewtopic.php?f=44&t=8915
cumpts
será que tudo aquilo nao passa de pura treta?
entao como se fazem os briquetes?
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
-
- Membro Silver
boasmarado Escreveu:
apenas me baseei no que dizia no site.. http://www.echotech.org/technical/techn ... iquete.pdf
será que tudo aquilo nao passa de pura treta?
entao como se fazem os briquetes?
não consegui localizar no link que colocou.
o que conheço é que a fabricação de briquetes pode resumir-se a 3 fases principais:
1 - trituração de residuos/lenha
2 - secagem de estilha/serradura
3 - compactação estilha/serradura
o sem-fim é utilizado em algumas soluções na fase 3 e não na fase 1.
eu percebi que queria fazer trituração (fase1) com sem-fim.
- na fase 3 utiliza-se mais como solução o embolo(pistão) e camisa, do que sem-fim.
- porquê? por causa das pressões necessárias para obter a "colagem" das particulas.
- no caso do sem-fim tem-se a vantagem de ser continuo, mas com desgaste enorme para atingir a pressão necessária.
- no caso do pistão é mais fácil e duradouro. pela descrição que fez, penso ter tentado utilizar este sistema de pistão, mas com tubos de pvc e um macaco de 2 ou 2,5 ton de força.
para atingir a pressão necessária, precisa de uma camisa metálica forte (diam. int máx 70mm), um pistão metálico, e um macaco que atinja pelo menos as 10ton. esta compactação geralmente é feita a uma temperatura alta para ajudar á colagem.
espero ter ajudado. disponha
cumpts
-
- Membro Dedicado
experimente agora:
http://www.echotech.org/technical/techn ... iquete.pdf
acho que o erro foi meu, peço desculpa,
a ajuda é sempre válida mas se ler o site nao fala lá em nada com essa tonelagem.. eu vi os briquetes das lojas, e akilo parece papelao prensado para móveis .. nunca vou conseguir compactar tanto assim.. quanto á questao do sem-fim, ele serve apenas para empurrar os pauzinhos em direçao ás facas de corte, mesmo que os parta logo numa 1ª fase, que é o que se pretende, acho que o ferro sempre será mais rijo que a madeira.
eu nao quero serindustrial, apenas quero aproveitar as pobres vides que todos os anos se queimam pelo terreno sem ninguem lhes dar utilidade nenhuma. cupts
http://www.echotech.org/technical/techn ... iquete.pdf
acho que o erro foi meu, peço desculpa,
a ajuda é sempre válida mas se ler o site nao fala lá em nada com essa tonelagem.. eu vi os briquetes das lojas, e akilo parece papelao prensado para móveis .. nunca vou conseguir compactar tanto assim.. quanto á questao do sem-fim, ele serve apenas para empurrar os pauzinhos em direçao ás facas de corte, mesmo que os parta logo numa 1ª fase, que é o que se pretende, acho que o ferro sempre será mais rijo que a madeira.
eu nao quero serindustrial, apenas quero aproveitar as pobres vides que todos os anos se queimam pelo terreno sem ninguem lhes dar utilidade nenhuma. cupts
-
- Membro Silver
link incompletomarado Escreveu:experimente agora:
para empurrar as vides utiliza-se dois rolos(cilindros) motorizados que se afastam um do outro contrariando a força de uma mola, e uma vez entaladas entre estes são empurradas na perpencicular ás lâminas rotativas.
para essas vides porque não faz antes uns molinhos pequenos atados, e poupa essa trabalheira!!!
cumpts