Controlador de velocidade para motor CC

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Josenir »

njay Escreveu:é que eu não estou a ver o que é que esse díodo está a fazer nessa posição do teu circuito... para proteger os mosfets, o díodo tinha que estar com o ánodo ligado ao dreno dos mosfets e o cátodo aos 12v, servindo assim para descarregar a corrente das bobinas do motor quando os mosfets são desligados, ou pelo menos é esse o meu entendimento. ou então o uf tinha que ser um zener, para não deixar a tensão nos drenos dos mosfets ficar muito elevada (kickback das bobinas do motor).
o problema não é a tensão nos terminais do mosfet subir, pois para isso já existe o filtro snuber formado pelo resistor de 100r e pelo capacitor. a questão é a bobina do motor devolver picos de tensão reversa (negativa), que poderiam danificar as junções dos dois transístores, especialmente quando se atua rapidamente no potenciômetro. se neste ponto chegar uma tensão negativa o diodo uf5406 desvia para o terra. os mosfets mais antigos podem ser danificados até com o toque dos dedos, com eletricidade estática, devido à sua fina camada de óxido de metal. embora o irfz44 já seja um componente moderno, mesmo assim, pelo sim pelo não, prefiro usar esta proteção. e já ví ser usada em equipamentos eletrônicos comerciais.
mas se alguém preferir não usar, não seria um problema sério, eu mesmo já deixei de usar alguma vez. aparentemente o circuito funciona muito bem. mas de uma hora para outra os mosfets entram em curto sem o menor sinal de que sofreram sobrecarga. isso já aconteceu em vários circuitos meus, onde um irfz44, que suporta 50a, mesmo com um fusível de 15a ligado ao dreno, entra em curto antes de o fusível queimar. só existe uma explicação para este fato: um pico de tensão reversa de curta duração.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

o que vou dizer a seguir é o que eu *penso* que acontece. eu acho que o snubber rc sozinho não corta suficientemente os picos de tensão, por causa da resistência. a resistência de 100 ohms permite que a tensão "antes" (nos drenos) seja diferente da tensão "depois" (no condensador). ela "isola" a tensão do condensador, fazendo com que este não absorva os picos de tensão no dreno suficientemente depressa.
imagina que o mosfet está ligado e a passar 10a através de uma bobina do motor, e que agora o mosfet é desligado. o mosfet deve desligar depressa, pois o irf44 precisa de 45nc na gate e como o integrado dá até 400ma, o tempo de comutação deve andar bastante abaixo de 1us. a bobina quer continuar a passar 10a, e para ela não subir a tensão, é preciso que esses 10a circulem nesse instante (diminuindo a partir daí). a única saída para eles é o snubber, só que para passar 10a através da resistência de 100 ohm (o condensador está perto de 0v pois foi descarregado pelo mosfet enquanto este esteve ligado) precisas de 10a x 100ohm = 1000v... eu acho que é esse o teu problema de mosfets que morrem, o snubber que tens não é suficiente para cortar picos positivos, a tensão de dreno ultrapassa bvds e o mosfet entra em avalanche, talvez repetidamente, até queimar. este caso é ideal e na prática não se atinge valores tão grandes de tensão nos drenos, mas acho que já dá para ter uma ideia. eu acho que precisas de acrescentar mais um díodo freewheel do dreno para os 12v. outra hipótese era aumentar as resistências de gate, mas isso ia causar mais desperdicio de energia, ou diminuir a resistência do snubber, mas isso se calhar ia causar uma corrente de ripple muito grande no condensador e como é de 1uf era capaz de aquecer muito e queimar.
se tiveres um osciloscópio podes tentar medir a ver se a tensão nos drenos não sobe bastante quando o mosfet é desligado...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

as suas observações fazem sentido, sim. na primeira oportunidade vou fazer uma investigação mais detalhada a respeito. tenho aqui um osciloscópio analógico e um digital e também a bicicleta elétrica funcionando, acredito que não vai ser difícil chegar a uma conclusão mais bem fundamentada.
a verdade é que eu mesmo me surpreendí com os retornos de tensão desses motores cc de potência, e queimei uma dúzia de transístores antes de chegar ao circuito como ele está. não é tão simples como parece.

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

é que em motores pequenos, como de radio cassetes ou brinquedo, a corrente é muito baixa e as bobinas não precisam de subir muito a tensão para forçar essa corrente a descarregar pela resistência do snubber. por exemplo, se um motor desses consumir 100ma (um motor tipico de brinquedo consome aí uns 50ma), com a resistência de 100ohm basta a bobina forçar uma tensão de 10v para descarregar sem problemas pelo snuber. ora, qualquer transístor "pequenote" aguenta 45v, daí que não há problemas.
eu sei que é difícil, é difícil quando temos muita corrente... sei que é dificil porque tenho andando a estudar o assunto, quero desenhar e construir um controlador desses para motores dc até 80v e 450a... um aparelho que apresenta alguns desafios "interessantes" (dos quais nos apercebemos quando começamos a tentar desenhar um).

já agora, cuidado a ligar o osciloscópio... eles normalmente são de até 1000v, e não sei o que poderás estar a ter nos drenos. talvez devas começar por medir através de um divisor de tensão.
Aprilia RS125e

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta out 03, 2008 10:54 pm

alteração na PCI

Mensagem por cassio_brasil »

josenir, espero que você não se chatei mas alterei algumas coisas na sua placa. alarguei as trilhas e alterei um pouco a disposição para colocar tudo dentro de uma caixa fechada, de forma que os transístores fiquem na borda da placa presos num grande radiador de calor e os fusíveis também fiquem conectados à esta caixa, simplificando a montagem do sistema. a disposição não ficou muito bonita, mas acredito que tenha ficado prático, sobretudo para novatos como eu. será que acertei as conexões?

Imagem
Viçosa - Zona da Mata de Minas Gerais - Brasil

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

cassio,
ficou boa a sua placa, mas se você se esforçar mais um pouco consegue eliminar mais da metade desses jumpers. o desafio no desenho de uma placa de ci é justamente não existir nenhum jumper.

eu preferí usar os transístores fora da placa de ci e ligá-los através de fios devido às vibrações do veículo em movimento, que podem quebrar as soldas. a mesma coisa digo da caixa de fusíveis, para facilitar a troca dos fusíveis. e também já estive trocando os transístores, e desta forma é mais prático.

mas não deixe de nos informar os resultados dos seus experimentos. fico muito agradecido pelo seu empenho em melhorar este nosso controlador.

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

eliminação de jumpers

é muito difícil eliminá-los mas vou tentar um pouco mais. também estou aqui quebrando a cabeça com um outro circuito e está muitíssimo difícil (para minha muito curta experiência) eliminá-los. é um circuito para um controle de motor trifásico (alternador como motor) usando sensores hall. se interessar em dar uma força no projeto que está sendo calorosamente debatido no google grupos aqui do brasil será uma bênção. extensivo aos demais colaboradores deste fórum. abraços.

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

realmente consegui eliminar quase todos jumpers. valeu!

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

cassio_brasil Escreveu:realmente consegui eliminar quase todos jumpers. valeu!
que bom que você acertou. mas e a enchente aí ? espero que não tenha chegado na sua casa.

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

josenir Escreveu:
cassio_brasil Escreveu:realmente consegui eliminar quase todos jumpers. valeu!
que bom que você acertou. mas e a enchente aí ? espero que não tenha chegado na sua casa.
minha cidade é bem alta, uns 700m acima do nível do mar. poucas pessoas perderam seus móveis por aqui. não me lembro de ter visto tanta chuva assim. choveu uma semana sem parar, e bem forte. sinto que a cada ano piora. será consequência do aquecimento global??

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

cassio_brasil Escreveu:minha cidade é bem alta, uns 700m acima do nível do mar. poucas pessoas perderam seus móveis por aqui. não me lembro de ter visto tanta chuva assim. choveu uma semana sem parar, e bem forte. sinto que a cada ano piora. será consequência do aquecimento global??
aqui em roraima, como estamos muito próximos à linha do equador (ela passa quase no meio de roraima), só temos duas estações no ano: verão e inverno. são seis meses de chuva e seis meses de seca, mas como em toda a região amazônica existe uma grande quantidade de rios, nem a estação seca chega a preocupar, nem a estação chuvosa, pois na seca existem muitos rios com água, e nas chuvas os mesmos rios absorvem o excesso de água. estamos de certa forma privilegiados pela natureza. mas neste ano o inverno deveria ter acabado no dia 23 de setembro, ou uma semana antes ou depois, mas já é quase natal e continua chovendo como se ainda fosse inverno, e sem previsão de mudar. o tempo está ficando cada vez mais imprevisível.

e alguém acha que o este assunto é off-topic ? de jeito nenhum, é consequência da exploração sem limites do recursos naturais, o que torna mais urgente o nosso trabalho em busca de alternativas energéticas limpas.

se não agirmos rápido, o que teremos deixado para os nossos netos ? uma bomba ?

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

encontrei um artigo muito bom sobre snubbers (inglês):

http://focus.ti.com/lit/an/slup100/slup100.pdf

josenir, podes por exemplo ver a parte sobre "dissipative voltage snubbers".
se bem que me parece que para grandes correntes é difícil ter um snubber rc por causa da dissipação na resistência. não é à toa que o prius usa um banco de baterias de mais de 200v e ainda assim eleva essa tensão para 500v para uso nos motores (além de vantagens noutros aspectos como dissipação por efeito de joule nos enrolamentos dos motores e cabos em geral).
Aprilia RS125e

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

njay,

vou ler o artigo sugerido, com certeza e depois lhe digo o que achei. agradeço a ajuda.

mas parece que você adivinhou, pois eu acabei de pensar em você ! sabe aquele uf5406 ? depois de bastante quilometragem rodada, agora há pouco, eu e meu filho estávamos dando apenas algumas voltinhas na rua de casa com a nossa bike elétrica e, de repente subiu uma fumaça do controlador e o motor disparou. imediatamente desligamos a chave geral e trouxemos ela para a oficina. adivinha o que aconteceu ! o dito uf5406 entrou em curto, torrou, partiu ao meio e torrou junto o fio de terra e as trilhas de circuito impresso. imediatamente cortei um dos terminais dele e soldei um novo fio de terra e tudo funcionou normalmente.

nem eu entendi esta agora. o que você acha ?

agradeço.

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

a tensão "de bloqueio" máxima dele é de 600v, é alto, mas ainda não sabemos exactamente qual o valor dos picos de tensão que estão a acontecer no circuito (sabemos que teoricamente podem ir até imax(motor) x 100, ou seja 1400v para o teu motor de 14a)...
provavelmente esses eventos só vão deixar de acontecer quando meteres um díodo free wheeling em paralelo com o motor. esse díodo vai ter que aguentar picos de 14a.
Aprilia RS125e

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Recall para o Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Josenir »

pessoal,

devido a alguns problemas apresentados no controlador para motor cc, que ocasionavam a queima dos mosfet, e após vários ensaios práticos, observei a necessidade de fazer uma revisão no circuito. seguem abaixo novo esquema elétrico e novo desenho da pci com algumas alterações que apresentaram melhor desempenho e estabilidade.

os componentes apontados com uma seta azul no desenho da pci tiveram seus valores modificados. o resistor de 15r 3w foi acrescentado para amortecer o impacto dos picos de tensão sobre o circuito de controle. os resistores de 1r nos gates dos mosfets foram alterados para 100r para dar proteção ao ci de controle.

a mudança mais drástica foi a alteração do capacitor cerâmico de 1nf ligado ao pino 5 do ci, que fixava a frequência entre 23 e 30 khz. este capacitor foi alterado para 100nf baixando a frequência para entre 350 e 1200 hz. com isso eliminamos a necessidade de usar diodos rápidos (fast recovery) e capacitores de poliéster no snuber. assim, criamos um novo snuber com 2 diodos retificadores de silício de 6a e 2 capacitores eletrolíticos de 470uf x 200v. usei o 6a10 (6a 1000v), mas qualquer um com tensão de trabalho de 600v ou mais também serve. foram acrescentados dois capacitores eletrolíticos de 4700uf x 35v em paralelo com o filtro para melhorar a absorção dos picos.

na última vez que o circuito queimou os mosfets eu observei que o meu filho estava acelerando e desacelerando bruscamente por muitas vezes seguidas no momento da queima. então fiz vários testes com o osciloscópio ligado ao motor e observei que os picos são realmente muito mais altos nestes casos em que se acelera ou desacelera bruscamente. para resolver este problema alterei o capacitor de 100nf ligado ao pino 2 do ci para um eletrolítico de 10uf. com isso a aceleração é retardada e sempre suave.

fiz várias observações com o osciloscópio com o circuito antigo e observei que existiam picos de tensão realmente muito altos e depois de feitas as alterações o circuito manteve os picos totalmente sob controle.

mas mesmo assim, eu mesmo penso que isso ainda não é definitivo, qualquer coisa está passível de evolução. aceito sugestões.

agradeço.
Bic_elet_nov1.jpg
Bic_elet_nov1.jpg (121.54 KiB) Visto 8364 vezes

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Re: Recall para o Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Njay »

alô josenir,

tenho vários comentários às tuas alterações.
josenir Escreveu:o resistor de 15r 3w foi acrescentado para amortecer o impacto dos picos de tensão sobre o circuito de controle.
tendo um circuito que elimine correctamente os picos de tensão do motor, não deveria haver problemas com picos na secção de controle. os problemas tipicos nesta secção têm a ver com a "baixa" da tensão das baterias, mas este problema resolve-se com algo que já tens no circuito, o díodo 1n4001 e um condensador "generoso" de seguida em paralelo com a alimentação (neste momento tens um de 470uf). isto para dizer que acho que a resistência de 3w é desnecessária, e está a esconder o verdadeiro problema (os picos de tensão) que assim não é eliminado.
josenir Escreveu:os resistores de 1r nos gates dos mosfets foram alterados para 100r para dar proteção ao ci de controle.
isto faz com que o tempo de liga/desliga (comutação) dos mosfets aumente bastante, o que claro que vai ajudar a reduzir os picos pois a corrente vai baixar mais devagar nas bobinas do motor e portanto os picos de tensão desenvolvidos vão ser menores (a tensão numa bobina é proporcional ao tempo que a corrente demora a variar).
mas depois há a desvantagem: ao demorar mais tempo, aumenta o aquecimento dos mosfets. no teu caso não tem grande problema porque rapidamente aceleras até ao máximo e nesse ponto os mosfets estão sempre ligados (na verdade, o relé liga), mas se fosse um veículo em que se conduzisse com aceleração parcial, aí o aquecimento ia notar-se consideravelmente.
na datasheet to irfz44 temos um gráfico que mostra que a "total gate charge" é tipicamente de 50nc para uma tensão de gate de 12v. 50nc é a carga que a gate precisa para atingir 12v. neste ponto o mosfet estará totalmente ligado.
para termos uma ideia de quanto tempo demora o mosfet a ligar (a desliar é semelhante), vamos usar as fórmulas relacionadas com condensadores, q = v x c e v = vcc x (1 - e^(-t/(r x c))). resolvendo a última equação em ordem ao tempo e substituindo c por q/v, resulta t = q / vcc x r x ln(vcc). vcc é a tensão usada para "atacar" a gate, e r é a resistência através da qual vcc carrega a capacidade da gate. r será então a soma da resistência de saída do driver (400ma máximo, logo 12 / 0.4 = 30), a resistência de gate interna do mosfet (não está na datasheet, mas para outros mosfets está; vamos assumir 2ohm) e outras resistências que haja pelo caminho (neste caso, 100ohm). no total temos, anteriormente, r = 30 + 1 + 2 = 33 ohm e depois das alterações temos r = 30 + 100 + 2 = 132 ohm, ou seja o tempo de liga/desliga aumentou para 5 vezes o valor inicial.
josenir Escreveu:a mudança mais drástica foi a alteração do capacitor cerâmico de 1nf ligado ao pino 5 do ci, que fixava a frequência entre 23 e 30 khz. este capacitor foi alterado para 100nf baixando a frequência para entre 350 e 1200 hz. com isso eliminamos a necessidade de usar diodos rápidos (fast recovery) e capacitores de poliéster no snuber.
eu não acho que foi essa a razão para deixar de haver a necessidade de usar díodos rápidos. alterar a frequência não altera o tempo de subida/descida dos sinais, que é o que influencia na necessidade referida. o que te permitiu usar diodos mais lentos foi teres aumentado a resistência nas gates dos mosfets (à custa de maior dissipação). reduzir a frequência de comutação dos mosfets causa é menor dissipação de calor neles, pois eles vão comutar muito menos vezes por segundo; isto no teu caso é bom pois aumentaste o tempo de comutação e acabaste por compensar assim o aumento de energia dissipada, reduzindo o nº de vezes que o fazes por segundo: dissipação na comutação aumentou 5x, mas baixou ~26.5khz/775hz ~ 34.2x por teres diminuido a frequência. no final, reduziste o consumo por comutação em ~30x.
josenir Escreveu:assim, criamos um novo snuber com 2 diodos retificadores de silício de 6a e 2 capacitores eletrolíticos de 470uf x 200v. usei o 6a10 (6a 1000v), mas qualquer um com tensão de trabalho de 600v ou mais também serve. foram acrescentados dois capacitores eletrolíticos de 4700uf x 35v em paralelo com o filtro para melhorar a absorção dos picos.
um único díodo free-wheeling deveria ser suficiente para cortar por completo todos os picos positivos de tensão. acho que o díodo inferior não faz lá nada, pois o próprio mosfet tem um díodo integrado, e é muito mais rápido que o 6a10 que colocaste em paralelo com os mosfets. eu removia esse díodo. e usar condensadores de 200v também é irrelevante, pois a tensão aí não deverá (depois de "clamped" correctamente) chegar sequer perto desses valores. não faz sentido ter condensadores em paralelo em que uns são de 35v e os outros de 200v, pois ambos serão expostos exactamente às mesmas tensões! os condensadores grandes em paralelo com a bateria vão é ajudar a bateria a fornecer os picos de corrente; as baterias de chumbo têm um certo tempo de "reacção" quando lhes é pedido que forneçam muita corrente assim repentinamente.
resumindo... eu deixava apenas um díodo em paralelo com o motor e removia os condensadores de 470uf, ou pelo menos usava de 35v tal como os outros (condensadores de desacoplamento a mais não fazem mal, apenas tornam o dispositivo mais caro).
josenir Escreveu:fiz várias observações com o osciloscópio com o circuito antigo e observei que existiam picos de tensão realmente muito altos e depois de feitas as alterações o circuito manteve os picos totalmente sob controle.
qual o valor máximo de tensão que viste?
Aprilia RS125e

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Re: Recall para o Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Josenir »

njay,
agradeço a sua atenção em comentar as alterações no nosso controlador e com certeza a maioria das colocações está bem fundamentada, mas gostaria apenas de rever alguns pontos.
josenir Escreveu:o resistor de 15r 3w foi acrescentado para amortecer o impacto dos picos de tensão sobre o circuito de controle.
njay Escreveu:tendo um circuito que elimine correctamente os picos de tensão do motor, não deveria haver problemas com picos na secção de controle. os problemas tipicos nesta secção têm a ver com a "baixa" da tensão das baterias, mas este problema resolve-se com algo que já tens no circuito, o díodo 1n4001 e um condensador "generoso" de seguida em paralelo com a alimentação (neste momento tens um de 470uf). isto para dizer que acho que a resistência de 3w é desnecessária, e está a esconder o verdadeiro problema (os picos de tensão) que assim não é eliminado.
acontece é que por três vezes o capacitor anterior ao diodo 1n4001 explodiu, e ultimamente eu já o havia trocado para 470uf x 50v, e ainda assim, explodiu. em seguida experimentei deixar sem o capacitor antes do diodo e aí o ci de controle queimou e o diodo 1n4001 abriu.
é claro que isso foi antes de instalar o novo snuber. optei por usar um resistor de 15r antes da alimentação do circuito de controle para limitar os picos sobre esta etapa. mas agora, depois que tudo ficou melhor poderia-se até eliminá-lo, mas como não sabemos que motores serão usados por quem vier a montar o circuito, nem se vão ter disponíveis bons capacitores para o snuber, e como o seguro morreu de velho, eu penso que ele não está prejudicando nada e pode ficar onde está.
josenir Escreveu:os resistores de 1r nos gates dos mosfets foram alterados para 100r para dar proteção ao ci de controle.
njay Escreveu:isto faz com que o tempo de liga/desliga (comutação) dos mosfets aumente bastante, o que claro que vai ajudar a reduzir os picos pois a corrente vai baixar mais devagar nas bobinas do motor e portanto os picos de tensão desenvolvidos vão ser menores (a tensão numa bobina é proporcional ao tempo que a corrente demora a variar).
mas depois há a desvantagem: ao demorar mais tempo, aumenta o aquecimento dos mosfets. no teu caso não tem grande problema porque rapidamente aceleras até ao máximo e nesse ponto os mosfets estão sempre ligados (na verdade, o relé liga), mas se fosse um veículo em que se conduzisse com aceleração parcial, aí o aquecimento ia notar-se consideravelmente.
eu pensei da seguinte forma: como a alimentação do ci de controle é feita com 12v (na verdade 11,8v devido a uma pequena queda neste resistor e no diodo 1n4001), logo 11,8v / 100 ohm = 0,118a. isso significa 118 ma de corrente chega aos gates do mosfets, um valor mais do que suficiente para uma comutação rápida o suficiente, ainda mais considerando uma frequência de chaveamento de 380 hz, que foi como eu deixei, regulado no trimpot de 10k (posição de maior resistência), a menor frequência para os valores dos componentes indicados.
josenir Escreveu:assim, criamos um novo snuber com 2 diodos retificadores de silício de 6a e 2 capacitores eletrolíticos de 470uf x 200v. usei o 6a10 (6a 1000v), mas qualquer um com tensão de trabalho de 600v ou mais também serve. foram acrescentados dois capacitores eletrolíticos de 4700uf x 35v em paralelo com o filtro para melhorar a absorção dos picos.
njay Escreveu:um único díodo free-wheeling deveria ser suficiente para cortar por completo todos os picos positivos de tensão. acho que o díodo inferior não faz lá nada, pois o próprio mosfet tem um díodo integrado, e é muito mais rápido que o 6a10 que colocaste em paralelo com os mosfets. eu removia esse díodo. e usar condensadores de 200v também é irrelevante, pois a tensão aí não deverá (depois de "clamped" correctamente) chegar sequer perto desses valores. não faz sentido ter condensadores em paralelo em que uns são de 35v e os outros de 200v, pois ambos serão expostos exactamente às mesmas tensões! os condensadores grandes em paralelo com a bateria vão é ajudar a bateria a fornecer os picos de corrente; as baterias de chumbo têm um certo tempo de "reacção" quando lhes é pedido que forneçam muita corrente assim repentinamente.
resumindo... eu deixava apenas um díodo em paralelo com o motor e removia os condensadores de 470uf, ou pelo menos usava de 35v tal como os outros (condensadores de desacoplamento a mais não fazem mal, apenas tornam o dispositivo mais caro).
observe com mais atenção no esquema elétrico a área que delimitei como sendo a área do snuber. você vai ver que os capacitores de 470uf x 200v não estão recebendo a mesma tensão que os de 4700uf x 35v. os de 4700uf estão em paralelo com as baterias, simplesmente, isso para absorverem os picos que serão conduzidos tanto pelo diodo de cima quanto pelo diodo de baixo, pois sem eles o osciloscópio registrava picos de mais de 50v, e com eles os picos simplesmente sumiram e a tensão nas baterias ficou totalmente estabilizada.

já os capacitores de 470uf x 200v estão em série e recebem ao centro os picos de tensão dos drenos dos mosfets. sem eles os diodos não suportariam os picos de tensão. os picos são amortecidos pela carga dos capacitores e não simplesmente curto-circuitados pelos diodos.
josenir Escreveu:fiz várias observações com o osciloscópio com o circuito antigo e observei que existiam picos de tensão realmente muito altos e depois de feitas as alterações o circuito manteve os picos totalmente sob controle.
njay Escreveu: qual o valor máximo de tensão que viste?
sem nenhum snuber, deixando a aceleração a um pouco mais de 50% do curso e dando alguns apertos no freio para travar a roda, à medida que se impõe peso os picos são maiores e passam de 100v. queimei alguns irfz44 nesta brincadeira e para prosseguir com os testes tive que pôr dois igbts de 39a x 600v (irg4pc50f), uma "covardia", é claro, mas os únicos que suportaram o tranco até o final dos testes sem queimar, e sem esquentar a "moringa" eh eh eh !
com o circuito atual simplesmente a tensão máxima é exatamente a tensão da bateria e as oscilações são apenas para baixo com forma de onda dente de serra, característica das cargas e descargas dos capacitores do novo circuito.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

esquecí de dizer que trabalhei um dia inteiro nestas alterações e fiz exaustivos testes e o circuito do relé, que comuta para aliviar o trabalho dos mosfets, foi desligado. e deixei desligado durante os testes de rua, que duraram pelo menos duas horas, e vou deixar desligado por bastante tempo para avaliar o resultado.

assim os mosfets vão trabalhar integralmente, e aí tiramos todas as dúvidas quanto à durabilidade do novo circuito.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

que grande confusão, pelo menos para mim que não sou nenhum ás em electrónica, não sei qual o tópico, mas à muito tempo meti aqui um esquema de um controlador desenvolvido pelo meu irmão, e utilizou mosfet's irf3205 para um motor que tive na bike com 24v, também cheguei a utiliza-lo num kart com um motor a 120v dc e utilizava os irfp150, de 150v, nunca se queimou nada, a não ser na sua elaboração, penso que o é preciso para proteger o mosfet é apenas o díodo em paralelo com o motor, no motor de 120v utilizava uma ponte-rectificadora de 400v 35 a e nunca tive problemas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Mensagem por pseudominus »

boas

estava a ler os desenvolvimentos e questionei-me porque não se utilizam varistores tb em paralelo com o motor e com a bateria. eu colocava tb como protecção.
agora na vossa opinião prejudicava, era indiferente, ou protegia os diodos dos picos mais altos?
na prática não me lembro de ver protecção deste tipo em comando de motores!!!

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”