oinq Escreveu:agora fui confundido com um cigano da quinta da fonte... não tenho nem playstation, nem plasma no computador, quanto mais na sala...
@ jmap
acho que tens um modo "egoista" de pensar. eu tambem conheço gente de declara ordenados mínimos, auferindo mais que isso, embora, alguns seja por opção, outros tem de ser assim, senão , não trabalham... se chegares ao pé do patrão e lhe disseres que queres descontar mais, e ele disser que não? o que fazes? despedes-te porque não achas isso uma política social justa? "por favor, acorda para a realidade!"
o que falas passa por uma inspecção mais justa aos senhores doutores, profissionais liberais, e como bem falas aos parasitas da sociedade!!! não é não abranger a classe operária com incentivos destes que se anda para a frente!
caro oinq
não foste de todo confundido com os sujeitos da quinta da fonte, mas queres que eles façam parte daquilo a que os contribuintes muito se esforçam para criar e que provavelmente tu terias mais acesso se os ditos cujos não parasitassem o sistema.
se tivesse um modo "egoista" de pensar não estava preocupado em que as leis abrangessem o maior numero de casos possíveis e um minimo de injustiça social, que aqui parece mal compreendida porque é convicção de muita gente que só os pobres é que passam dificuldades ou ou que têm mais direito a apoios do sistema que os outros. os ultimos tempos têm provado o contrário, se fores ver o crédito mal parado é quase todo pertencente à classe média.
não deves confundir pragmatismo com egoísmo nem com outros ismos que te passem pela cabeça. não me cabe a mim corrigir nem perseguir patrões e empregados que aceitam esquemas ilicitos de ordenados que lesam todos os cidadãos que não o fazem, mas não me peçam ainda por cima que seja condescentente com tais situações. a responsabilidade social é para todos e embora condicionado por situações dificeis, é um dever não violar a lei, aliás nenhum tribunal te aceita esse argumento.
o português tem muito a mania de se gabar dessas coisas como se fossem "adiantados mentais" (a teoria do xico esperto que se gaba no café para toda a gente ouvir alto e em bom tom), coisa demonstrada pela prática, quer por motivos de saúde ou desemprego, se traduz exactamente no contrário.
concordo no entanto que muitos profissionais liberais e senhores doutores deveriam ser "apertados" pois cometem também eles actos ilicitos. porém todos temos uma ferramenta ao nosso dispor para condicionar estes, basta exigires factura que lhes lixas o esquema, porém e mais uma vez o zé povinho reclama mas não faz. ainda me lembro de uma vez que exigi uma facura/recibo no osteopata que tinha a mania de não o fazer, até fiquei nervoso porque achei que o gajo me podia aleijar na próxima sessão, mas não o deixei de fazer...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado