Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
Responder

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

gol para você fendel !
e escanteio para o sandro.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

na verdade, vocês é quem estão insistindo muito na mesma coisa, logo vocês é que são os teimosos.

deixa eu tentar me explicar melhor: a regulagem de válvulas do meu motor já está mais do que afinada. a válvula de admissão está abrindo exatamente no final do ponto morto superior e está fechando a 90% do curso máximo do pistão. logo ela fecha antes de o pistão chegar no pmi, economizando vapor. isso dá tempo para o vapor se expandir e completar a descida do pistão. a válvula de escape está abrindo exatamente no final do pmi, depois que a de admissão já foi fechada. o escape fecha exatamente no meio do pms enquanto a de admissão ainda está fechada para não escapar o vapor de admissão. e isso já foi visto e revisto.

e no caso deste motor, não poderia ter escolhido outro melhor para ser o primeiro, pois ele trabalha com a válvulas de cabeça para baixo, e são montadas no bloco do motor, paralelas ao pistão. de modo que, tirando a tampa do cabeçote, podemos estar vendo ao mesmo tempo as sedes das válvulas com a sua área de vedação e o pistão dentro do cilindro. uma visão privilegiada do funcionamento das válvulas que não existe em nenhum motor. é como se você estivesse lá dentro do cilindro do motor, vendo o pistão subir e descer e as válvulas abrirem e fecharem.
se eu estivesse fazendo essa regulagem num motor de carro, onde não é possível ver as válvulas deste forma, pode até ser que existisse alguma dúvida. mas neste caso, asseguro que vai ser difícil conseguir algo melhor que isso.

sobre o vídeo, eu já estava pensando mesmo em fazer, antes que alguém comece a achar que eu estou com conversa fiada. me dê só um tempo. vou tentar mais tarde.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am

Mensagem por Fendel »

aiaiaiuiuiui meu caro josenir

teimoso é quem teima com alemão... hehehé

a válvula de admissão deve abrir 3 mm antes do pms... e fechar 3 mm após o pms.
como vc está fazendo, ou seja fechando a válvula de admissão perto do pmi, vc está jogando muito ar (vapor) fora...
vc não dá chance do gás (vapor ou ar) se expandir... e assim tua máquina é muito ineficiente...
claro que funciona... mas joga muita energia fora.

quanto ao motor... este teu não é o mais eficiente para o vapor... pois o ideal seria um motor com taxa de compressão maior... e menos espaço para volume morto... mas este já é um refinamento para a versão 9.14...

no caso da válvula de admissão não... tens que modificá-la na tua versão "zero"...
energias descentralizadas e definitivas.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

tudo bem, de repente o problema é que eu só estou trabalhando com ar comprimido, e o ar, eu acredito que não tenha expansão quase nenhuma. prometo rever a regulagem dessas válvulas quando a caldeira estiver funcionando.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

pode ser que tua máquina seja pequena por vc trabalhar em baixa rotação... e que tua regulagem te dá a impressão que não dá prá melhorar...

mas, a questão da expansão, independe se é ar ou vapor...

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...
josenir Escreveu:tudo bem, de repente o problema é que eu só estou trabalhando com ar comprimido, e o ar, eu acredito que não tenha expansão quase nenhuma. prometo rever a regulagem dessas válvulas quando a caldeira estiver funcionando.
quando chegares á fase de utilização de vapor terás mesmo de regular o momento de abertura das valvulas..as de admissão para os tais 3º antes do pms e as de escape para cerca de 10º a 15º após o pmi..

já quanto ao fecho as de admissão deverão fechar o mais proximo após o pms (aqui até seria interessante a adição de uma simples gota de agua)..e as de escape a fecharem cerca de 20º antes do pms..

por acaso não me podes dar uma indicação (por link ou outra) do desenho desse motor ?

abraços
[***************]

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

não estou entendendo, um diz 3mm e outro diz 3º, como é mesmo isso ?
alguém teria alguma documentação sobre o assunto ? ou daria para explicar melhor ?
um desenho do motor não tenho. o motor é de 1 cilindro, diâmetro do pistão é 62mm e curso total do pistão 43mm.
na figura abaixo, o cilindro está dividido em 20 partes, alguém poderia dizer em qual desses 20 pontos cada válvula deve abrir e em qual cada uma deve fechar ?
agradeço desde já.
ps: já fiz o vídeo do motor em funcionamento, agora estou numa briga para tentar postar. aguardem.
Pistão.JPG
Pistão.JPG (14.72 KiB) Visto 4438 vezes

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá josenir

infelizmente não tenho tanto conhecimentos de mecânica. existem pessoas por aqui muito mais aptas do que eu.
ps: já fiz o vídeo do motor em funcionamento, agora estou numa briga para tentar postar. aguardem.
publique no youtube.com e depois coloque aqui no forum o link. não esqueça que o forum possui uma tecla para colocar a imagem inicial do video, usando a tecla youtube.

é muito bom você brindar essa roda de amigos com esse vídeo.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...

josenir..os graus são o que determinam o comando de qualquer motor..muito por causa do individuo que inventou a roda e por outro que determinou que uma circunferencia tem 360º...

quando eu te sugeri que fizesses a abertura da valvula de admissão a 3º antes do cilindro atingir o pms é para que o vapor nesse momento ainda aproveite um aumento substancial da temperatura de compressão nos restantes 3º..claro que para que isto seja exequivel a pressão de injecção seja superior á pressão de compressão..analogo ao que ocorre com as motorizações diesel..em que se aproveita o estagio final da velocidade ascendente do embolo com um incremento exponencial da temperatura resultante da compressão para que a auto-ignição ocorra..no caso do vapor nunca ocorrerá a auto-ignição..mas existirá um aumento consideravel na temperatura no interior do cilindro..

se te for possivel na fase maxima de compressão..ou seja o mais perto possivel dos 0º mas já no sentido de rotação em direcção ao pmi..injectares uma gota de agua a mesma dar-te-á um incremento significativo no impulso descendente do embolo..e esse é que é o impulso de trabalho..

abraços
[***************]

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

para mim não está muito claro essa regulagem de válvulas, se alguém puder explicar através do desenho, ótimo. se não, depois eu vou dar mais uma estudada no assunto.

vejam abaixo o vídeo do "motor a combustão adaptado para vapor":

Link

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

eu abriria a válvula de admissão no ponto 2 de teu desenho, antes do pistão chegar no pms, e fecharia ela também no ponto 2, depois do pms.
já a válvula de saída, eu abriria no ponto 20, e fecharia no ponto 3, antes do pms.

assim vc deixa o ar comprimido (ou vapor) se expandir, e aproveita melhor o trabalho deste...

as caldeiras que tocam turbinas e motores, geralmente tem uma serpentina adicional para superaquecer o vapor saturado, e assim também se obtém melhores resultados.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

valeu fendel,
vou ver o que faço com essa regulagem, mas me custa acreditar que abrindo tão pouco a admissão seja possível o pistão chegar ao final do curso. mas tudo indica que o fernando já tinha feito indicação semelhante. vou experimentar isso na prática, depois informo o resultado.
mas e aí ? viram o vídeo ? e eu passo aqui duas horas para mandar um vídeo e ninguém diz que achou o meu motor sensacional ? ...eh eh eh ...

ps: mais um pequeno detalhe: onde foi que você e o fernando viram essas informação sobre o funcionamento das válvulas ? eu me interessaria em me aprofundar no assunto. e essa história de injetar água no cilindro, isso existe ? alguém já fez ? se alguém já fez, eu também vou querer fazer. não posso ficar para trás do que há de mais moderno em tecnologia do vapor...

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...
fendel Escreveu:eu abriria a válvula de admissão no ponto 2 de teu desenho, antes do pistão chegar no pms, e fecharia ela também no ponto 2, depois do pms.
já a válvula de saída, eu abriria no ponto 20, e fecharia no ponto 3, antes do pms.

assim vc deixa o ar comprimido (ou vapor) se expandir, e aproveita melhor o trabalho deste...

as caldeiras que tocam turbinas e motores, geralmente tem uma serpentina adicional para superaquecer o vapor saturado, e assim também se obtém melhores resultados.
exactamente o que eu tinha sugerido..pode ser que para o josenir lhe seja mais facil compreender pelos valores que lhe indicaste na escala que ele proprio criou..mas tambem não lhe deverá ser dificil com um transferidor marcar os graus (sendo o grau 0 equivalente ao pms e os 180º ao pmi) numa polie aplicada no eixo da cambota e trabalhar na regulagem a partir daí..

abraços
[***************]

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...
josenir Escreveu:valeu fendel,
vou ver o que faço com essa regulagem, mas me custa acreditar que abrindo tão pouco a admissão seja possível o pistão chegar ao final do curso. mas tudo indica que o fernando já tinha feito indicação semelhante. vou experimentar isso na prática, depois informo o resultado.
mas e aí ? viram o vídeo ? e eu passo aqui duas horas para mandar um vídeo e ninguém diz que achou o meu motor sensacional ? ...eh eh eh ...

ps: mais um pequeno detalhe: onde foi que você e o fernando viram essas informação sobre o funcionamento das válvulas ? eu me interessaria em me aprofundar no assunto. e essa história de injetar água no cilindro, isso existe ? alguém já fez ? se alguém já fez, eu também vou querer fazer. não posso ficar para trás do que há de mais moderno em tecnologia do vapor...
quanto ao video..o motor está a funcionar através de ar comprimido não é ?..pelo menos parece que sim..uma mangueira vinda de um compressor a fornecer ar comprimido por um adaptador colocado no local original de uma vela de ignição..como trabalha assim ( lembro-me que nos bons velhos tempos se rodavam motores recorrendo ao ar comprimido)..com uma pressão no minimo equivalente de vapor tambem funcionará..

os valores para a regulação das valvulas teorizei-os apenas já que estamos a tratar de alimentar um motor com pressão de vapor e aproveitando outras caracteristicas proprias do vapor ( expansão/inflexão ) pois nos motores ci comuns o comando é distinto do que aqui sugeri e distintos quer se trate de um ci a gasolina ou de um a diesel..

a injecção de agua é uma pratica á muito aplicada em motores ci (mais nalguns a gasolina)..se os valores de incremento da temperatura (devidos á compressão) no cilindro forem proximas aos 600º uma gota de agua que entre nesse ambiente (sempre o mais proximo do ponto de ultrapassagem do pms) como que "explodirá" gerando ainda mais vapor e por consequencia um incremento substancial de pressão no cilindro na sua fase de trabalho..a descendente..

mas isto que tenho vindo a sugerir são apenas ideais que me vão surgindo como teoricamente aplicaveis ao que estás a fazer..resta serem analisadas por outros "teoricos" e ensaiadas por ti se assim o entenderes..

parabens por teres as mãos na massa..

abraços
[***************]

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

lindo filme... maravilhoso josenir...
é que o luciano, que tanto quer ver teu motor, deve estar longe do computador... senão ele já teria reagido

essa informação dos 3 mm antes e depois do pms, bem como neutralizar a válvula existente de admissão, retirei do texto daquele filme do prem, que adaptou um motorzinho de cortador de grama de gasolina prá vapor (estacionário).

também, há décadas, quando tentei fazer alguns equipamentos de cogeração, baseados em motores a vapor, recebi uma dica semelhante (acho até que foi do velho técnico que morreu na explosão de uma caldeira) e experimentei na prática reduzir a injeção de volume de vapor, pois as máquinas tem opção de regulagem de curso e posição de gaveta, até para ajustá-las com as condições de uso em questão (pressão de vapor, potência, consumo, etc).
no teu caso é até melhor ajustar esta regulagem, pois é mais fácil e eficiente mudar o perfil de um ressalto de came, do que fazer isso mudando o excêntrico de uma biela, como era antigamente.

quanto a injetar água, acho que não é uma boa opção neste caso... (mas é nos motores de explosão interna).
a princípio deve-se evitar a condensação de água dentro do motor, e inclusive o uso do vapor superaquecido reduz essa condensação de água...

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...
fendel Escreveu:
quanto a injetar água, acho que não é uma boa opção neste caso... (mas é nos motores de explosão interna).
a princípio deve-se evitar a condensação de água dentro do motor, e inclusive o uso do vapor superaquecido reduz essa condensação de água...
claro que a condensação é totalmente inconveniente..mas o que teorizei foi exactamente o contrario..a tal gota de agua ao entrar num ambiente superaquecido..da ordem dos tais 600º expandar-se-ia criando uma dose extra de vapor e pressão..ou seja..uma dose extra de impulso..ou não ?

abraços
[***************]

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

mas que bela máquina!

pena não ter um avatar que mostre reverências aos teus trabalhos josenir, fendel, sandro ventania, [***************].

aqui mostramos que as mãos universais unidas, chegam muito mais longe.
fendel, tu já pensou nisso, um motor movido à vapor, alimentado por biomassa disponível e gratuita, injetando ee na rede, fazendo o relógio girar ao contrário ?

vamos chegar lá, meus amigos. a energia tem que ser livre e de acesso simplificado à qualquer pessoa. chega de sermos dependentes de projetos de grande envergadura, daqueles que necessitam de bilhões de dólares para construção de coisas suntuosas, para alimentar governos arrecadatórios.

as soluções estão em nossas mãos e dentro de um ferro velho da esquina. energia barata, acessível à todos. querem algo melhor ?

pena eu não dominar a parte mecânica para poder sugerir algo. mas ao ver o vídeo fiquei estupefato com as coisas andando.

adelante!!
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

se a caldeira do josenir chegar em 10 bar de pressão, a temperatura do vapor saturado será de 183 graus centígrados...

penso "nisso" há décadas...hehehé...
e tentei utilizar "isso" em modo de cogeração... aproveitando o calor residual.
acontece que os equipamentos para uso do vapor residual teriam que ser modificados...
por exemplo, uma estufa de secagem geralmente usa vapor a 10 bar...
se for alimentada com 1 bar, seus equipamentos (tubos) terão que ter área de passagem 10 vezes maior... pois o volume do vapor estará expandido em 10 vezes...

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...
fendel Escreveu:se a caldeira do josenir chegar em 10 bar de pressão, a temperatura do vapor saturado será de 183 graus centígrados...

penso "nisso" há décadas...hehehé...
e tentei utilizar "isso" em modo de cogeração... aproveitando o calor residual.
acontece que os equipamentos para uso do vapor residual teriam que ser modificados...
por exemplo, uma estufa de secagem geralmente usa vapor a 10 bar...
se for alimentada com 1 bar, seus equipamentos (tubos) terão que ter área de passagem 10 vezes maior... pois o volume do vapor estará expandido em 10 vezes...
se calhar tenho estado a ver mal as coisas..quanto á aplicabilidade da tal injecção de uma goticula de agua neste motor em particular..pois o mesmo em principio não deverá ter tempo de compressão..e essa compressão e o sobreaquecimento do interior do cilindro provocado pela mesma seria condição essencial para a valia da injecção de agua..

e vendo a coisa melhor..nesse motor convem mesmo que o tempo de compressão não exista já que o mesmo só acarretaria um esforço extra (e desnecessario..logo..um desperdicio de energia)..

continuando a raciocinar..não havendo tempo de compressão a injecção de vapor no cilindro não será por jacto continuo mas sim deveria ser apenas injectado o vapor a alta pressão após o pms e até uns 45º da sua descida a caminho do pmi..a inercia do volante esgotada a energia de impulso do vapor..cerca de 5º antes do pmi trataria de fazer com que a cambota (veio de manivelas aí..não é ?) impelisse o pistão de novo (em regime livre..sem compressão) a caminho do pms onde receberá um novo jacto de vapor dando continuidade ao movimento..

mais uma vez quero afirmar que em materia de uso de vapor sou um absoluto ignorante..mas acho que sou bem capaz de vir a ser um bom aprendiz..vontade não me falta..

abraços
[***************]

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

certa vez fui fazer uma palestra sobre ov para engenheiros da merceds benz em são paulo, e um deles me disse que um pouco de água no diesel aumentava o desempenho e economia... mas que traz problemas de corrosão no sistema de injeção...

penso que estes problemas de corrosão são de fácil solução, como fou feito para os motores a álcool...

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”