Projecto Nissan em Portugal ::: Veículo Eléctrico
-
Oinq
- Membro Silver

- Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
-
Tiago20
- Membro

- Registado: quarta out 15, 2008 12:27 pm
Re: Projecto Nissan em Portugal ::: Veículo Eléctrico
pessoal sabem quantos carros a nissan/renault vai vender em portugal a partir de 2009, julgo que para início falaram em 13000 viaturas, têm alguma percepção da quantidade de carros vendidos nos anos seguintes? e outras empresas? poderão elas comercializar carros também cá, existem planos para isso?
outra questão: em outros países da europa já não circulam carros eléctricos? já não existem infra-estruturas para carregamento desses carros? se sim, sabem como funcionam?
obrigado!
outra questão: em outros países da europa já não circulam carros eléctricos? já não existem infra-estruturas para carregamento desses carros? se sim, sabem como funcionam?
obrigado!
-
Filho da Natureza
- Membro Silver

- Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
eles disseram que iriam vender 13 mil a partir de 2009 ? curioso ver que estamos a porta de 2009 e apenas nos mostram protótipos...
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
isso pode dizer muita coisa, se começarem a vender 2 unidades em 2020 quer dizer que é a partir de 2009.filho da natureza Escreveu:eles disseram que iriam vender 13 mil a partir de 2009 ? curioso ver que estamos a porta de 2009 e apenas nos mostram protótipos...
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Tiago20
- Membro

- Registado: quarta out 15, 2008 12:27 pm
pois eu não tenho a certeza dessa informação, mas estive a pesquisar mais e penso que em 2009/2010 apenas vão ser quatro mil viaturas.
agora a minha questão focava-se principalmente nesta pergunta "e outras empresas? poderão elas comercializar carros também cá, existem planos para isso?"
agora a minha questão focava-se principalmente nesta pergunta "e outras empresas? poderão elas comercializar carros também cá, existem planos para isso?"
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
me262
- Membro

- Registado: quarta mai 28, 2008 3:14 pm
bem, pela noticia abaixo, o shai agassi está a apostar forte no seu projecto. agora na austrália.
http://www.physorg.com/news143984062.html
http://www.physorg.com/news143984062.html
-
visitante
- Membro Gold

- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
in publico...
parceria concretizada entre governo e construtor
acordo para carro eléctrico da renault-nissan assinado a 22 de novembro
28.10.2008 - 10h03 maria lopes
o acordo oficial entre o governo português e a aliança renault-nissan para a implementação de uma rede de abastecimento para o projecto dos carros eléctricos vai ser assinado a 22 de novembro.
josé sócrates receberá o vice-presidente da nissan, o português carlos tavares, para oficializar a parceria que irá assegurar que as estradas nacionais possam começar a receber veículos eléctricos em 2010 e colocar portugal na linha da frente deste tipo de automóveis.
em julho, o governo e a renault-nissan assinaram um memorando de entendimento em que se comprometiam a estudar a viabilidade da instalação de uma rede de abastecimento de carros eléctricos em portugal. quase quatro meses depois, a equipa constituída por engenheiros da nissan chegou à conclusão que é possível passar o projecto à prática.
"portugal é um país pequeno, com deslocações curtas e por isso ideal para as baterias, que, por enquanto, só têm uma autonomia de 160km; e a legislação ambiental sobre os automóveis é bastante avançada. esses factos pesaram na apreciação, que concluiu pela viabilidade do projecto", descreve diogo jardim, brand director da nissan ibéria portugal.
o acordo a assinar dentro de um mês incluirá já o um pré-plano de negócios. a coordenação portuguesa está a cargo do ministério da economia e o projecto inclui o ministério da agricultura e empresas como a edp, brisa, galp energia, cadeias de supermercados e de estacionamento. o grande problema dos carros exclusivamente eléctricos é a rede de abastecimento. o protótipo que a nissan está a desenvolver inclui uma bateria de iões de lítio que é instalada sob o chão do veículo e que em 2010 se prevê que tenha uma autonomia de 160km - com o avançar da tecnologia, deverá chegar aos 240km em 2012. a bateria terá uma vida útil de 150 mil km - o que dá uma média de 10 anos, tendo em conta que a quilometragem média de referência nos automóveis é de 15 mil km/ano.
"sem a bateria, o carro deve ser proposto ao cliente final ao mesmo preço que um normal. será depois este que terá que fazer as contas do que gasta nas duas versões [entre estacionamento, portagens, combustível, mecânica para trocar baterias e o seu valor residual] e optar", avança diogo jardim. calcula-se que o consumo custe, a preços actuais da energia eléctrica, na ordem dos dois a três euros por cada 100km. hoje, um carro do segmento médio familiar gasta cerca de seis a sete litros de gasolina - ou seja, à volta de oito euros.
----------------------------------------------------------------------------------------
o que realçei a vermelho trouxe-me á memoria uns episodios que tive com a renault portuguesa fazem uns bons 20 anos...comprei para a rent-a-car cerca de 30 super5 salvo erro na versão gl..nem isqueiro ou relogio..entre outras coisas..traziam..contrariamente á versão com a mesma denominação que vi na fil..que foi onde iniciei o negocio com eles..
valeu-me tambem ter encomendado uns quantos 11 e 9 e ter reclamado que ou me entregavam os 5..alegavam que certos equipamentos teriam de ser adquiridos na renault boutique..nas condições do exemplar exposto e como eu vi ou faria negocio com outra marca...
vender carros electricos sem bateria ???!!!!..está bem que existem varios tipos de baterias..conforme existem varias cilindradas que compõem a gama dum determinado modelo..mas nunca vi marca (generalista) alguma a vender automoveis sem motor...
abraços
[***************]
in publico...
parceria concretizada entre governo e construtor
acordo para carro eléctrico da renault-nissan assinado a 22 de novembro
28.10.2008 - 10h03 maria lopes
o acordo oficial entre o governo português e a aliança renault-nissan para a implementação de uma rede de abastecimento para o projecto dos carros eléctricos vai ser assinado a 22 de novembro.
josé sócrates receberá o vice-presidente da nissan, o português carlos tavares, para oficializar a parceria que irá assegurar que as estradas nacionais possam começar a receber veículos eléctricos em 2010 e colocar portugal na linha da frente deste tipo de automóveis.
em julho, o governo e a renault-nissan assinaram um memorando de entendimento em que se comprometiam a estudar a viabilidade da instalação de uma rede de abastecimento de carros eléctricos em portugal. quase quatro meses depois, a equipa constituída por engenheiros da nissan chegou à conclusão que é possível passar o projecto à prática.
"portugal é um país pequeno, com deslocações curtas e por isso ideal para as baterias, que, por enquanto, só têm uma autonomia de 160km; e a legislação ambiental sobre os automóveis é bastante avançada. esses factos pesaram na apreciação, que concluiu pela viabilidade do projecto", descreve diogo jardim, brand director da nissan ibéria portugal.
o acordo a assinar dentro de um mês incluirá já o um pré-plano de negócios. a coordenação portuguesa está a cargo do ministério da economia e o projecto inclui o ministério da agricultura e empresas como a edp, brisa, galp energia, cadeias de supermercados e de estacionamento. o grande problema dos carros exclusivamente eléctricos é a rede de abastecimento. o protótipo que a nissan está a desenvolver inclui uma bateria de iões de lítio que é instalada sob o chão do veículo e que em 2010 se prevê que tenha uma autonomia de 160km - com o avançar da tecnologia, deverá chegar aos 240km em 2012. a bateria terá uma vida útil de 150 mil km - o que dá uma média de 10 anos, tendo em conta que a quilometragem média de referência nos automóveis é de 15 mil km/ano.
"sem a bateria, o carro deve ser proposto ao cliente final ao mesmo preço que um normal. será depois este que terá que fazer as contas do que gasta nas duas versões [entre estacionamento, portagens, combustível, mecânica para trocar baterias e o seu valor residual] e optar", avança diogo jardim. calcula-se que o consumo custe, a preços actuais da energia eléctrica, na ordem dos dois a três euros por cada 100km. hoje, um carro do segmento médio familiar gasta cerca de seis a sete litros de gasolina - ou seja, à volta de oito euros.
----------------------------------------------------------------------------------------
o que realçei a vermelho trouxe-me á memoria uns episodios que tive com a renault portuguesa fazem uns bons 20 anos...comprei para a rent-a-car cerca de 30 super5 salvo erro na versão gl..nem isqueiro ou relogio..entre outras coisas..traziam..contrariamente á versão com a mesma denominação que vi na fil..que foi onde iniciei o negocio com eles..
valeu-me tambem ter encomendado uns quantos 11 e 9 e ter reclamado que ou me entregavam os 5..alegavam que certos equipamentos teriam de ser adquiridos na renault boutique..nas condições do exemplar exposto e como eu vi ou faria negocio com outra marca...
vender carros electricos sem bateria ???!!!!..está bem que existem varios tipos de baterias..conforme existem varias cilindradas que compõem a gama dum determinado modelo..mas nunca vi marca (generalista) alguma a vender automoveis sem motor...
abraços
[***************]
-
jmal
- Membro Platinium

gostei dessa parte que o carro sem bateria custará o mesmo que um normal, até compreendo, quando nos vendem um carro normal ele não trás o depósito cheio de gasolina, mas trás o depósito pelo menos.
portanto num veículo eléctrico o custo da bateria será penso eu de um 1/3 do custo do veículo, portanto se avançarem com pelo menos 2 modalidades para a parte da bateria, 1 com a compra da mesma, e outra por leasing, e neste a bateria nunca será do cliente e portanto a manutenção/troca/reciclagem estará a cargo da concessionaria.
portanto num veículo eléctrico o custo da bateria será penso eu de um 1/3 do custo do veículo, portanto se avançarem com pelo menos 2 modalidades para a parte da bateria, 1 com a compra da mesma, e outra por leasing, e neste a bateria nunca será do cliente e portanto a manutenção/troca/reciclagem estará a cargo da concessionaria.
Cumps Inovadores
-
NunoNeiva75
- Membro Silver

- Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
assim muito rapidamente, se em 100km pouparmos 5€, durante a vida útil da bateria teremos poupado 7500€ só em combustível.
a isto acresce as 10? revisões que não se fazem, a 250€ por revisão dá 2500€.
isto dá por alto 10 000€... vale a pena?
a questão de ter mencionado o carro sem baterias terá sido porque a esta altura não se sabe ao certo o custo que terão as baterias, pelo que tentou estabelecer uma comparação com o custo do modelo actual... mas o pessoal não facilita...
a isto acresce as 10? revisões que não se fazem, a 250€ por revisão dá 2500€.
isto dá por alto 10 000€... vale a pena?
a questão de ter mencionado o carro sem baterias terá sido porque a esta altura não se sabe ao certo o custo que terão as baterias, pelo que tentou estabelecer uma comparação com o custo do modelo actual... mas o pessoal não facilita...
A pensar em juntar-me ao clube das predator...
-
tvcrabo
- Membro Silver

- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
desculpem la...
todos nos sabemos que um veiculo electrico tem muito menos componentes que um veiculo ci. ora se a carga fiscal promete ser menor, se leva menos componentes, se a montagem é bem mais rapida e ainda assim... querem vende-lo sem a bateria ao preço de um carro de ci completo, desculpem meus amigos mas isto é um roubo descarado.
todos nos sabemos que um veiculo electrico tem muito menos componentes que um veiculo ci. ora se a carga fiscal promete ser menor, se leva menos componentes, se a montagem é bem mais rapida e ainda assim... querem vende-lo sem a bateria ao preço de um carro de ci completo, desculpem meus amigos mas isto é um roubo descarado.
-
jmal
- Membro Platinium

o meu irmão usa uma frase engraçada para isso que é esta,tvcrabo Escreveu:desculpem la...
"já que vais deixar de pagar gasolina, pagas-a toda de uma vez...."
Cumps Inovadores
-
serges
- Administrador

deja vu
parece me o caso do think...
mais um morto a partida pois vamos ficar agarrados a marca tal e qual à uns anos atrás no caso dos peugeot eléctricos em que se alugavam as baterias e tinha se um contracto de localização etc etc...
parece me o caso do think...
mais um morto a partida pois vamos ficar agarrados a marca tal e qual à uns anos atrás no caso dos peugeot eléctricos em que se alugavam as baterias e tinha se um contracto de localização etc etc...
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
visitante
- Membro Gold

- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
mas enfocaste exactamente o que deixei implicito..apesar de ser um incipiente em electricidade tenho a noção suficiente de que uma motorização electrica é muitissimo mais barata e facil de executar ( pelo menos a nivel de grandes construtores ) que qualquer motorização ci..para começar não implica os trabalhos de engenhar formas de fazer com que um ci cumpra directivas muito especificas e rigorosas a nivel de emissões..apostaria mesmo que cerca de 70% dos recursos dedicados ao desenvolvimento de qualquer motor estão neste momento a serem investidos nesse aspecto em particular..
basta comparar o numero de componentes de um motor ci com os de um motor electrico..
só para a gestão e controle ( muito "por culpa" do tal controle de emissões ) de um motor ci estão incorporados cerca de 15% do custo total da viatura em componentes dedicados..e isto é facilimo de comprovar..é experimentar identificar todos eles..pedir preços..e que ninguem fique surpreendido se o orçamento apresentado for substancialmente superior ao de um motor..que representa em média e a valores actuais apenas cerca de 8% do valor final (em produção) da mesma viatura...
eu acredito que seria muito mais honesto por parte dos construtores que se proponham a comercializar ve´s a adopção de um sistema de diferenciação dentro da gama..para além dos conhecidos parametros de conforto..os parametros de potencia e autonomia..isso sim..na minha opinião..adequaria cada versão do mesmo modelo ás necessidades especificas dos utilizadores..claro que isto implicaria uma formação muito especifica ao nivel dos vendedores que como todos nós sabemos se sentirem que o cliente não tem em carteira fundos suficientes para a aquisição de um 2.0 lhe vai dizer (ao cliente) que por menos dinheiro tem ali a versão 1.6 ou mesmo 1.4 que faz exactamente o mesmo...e depois assistimos..(isto para os mais velhinhos) a cenas tristes e confrangedoras como nos primordios dos 80 em que se viam ford´s com motor 1.1 a tentarem (com os bofes todos de fora) "competirem" com modelos iguais mas equipados com 1.6....
vão vir-nos ao bolso vão..pelo menos é para aí que se estão a preparar..pelo menos estes..
abraços
[***************]
se fosse só esse...reparaste nas empresas envolvidas no projecto ?tvcrabo Escreveu:desculpem la...
ou seja..os mamões de sempre continuarão a ter por onde mamar...o projecto inclui o ministério da agricultura e empresas como a edp, brisa, galp energia, cadeias de supermercados e de estacionamento
mas enfocaste exactamente o que deixei implicito..apesar de ser um incipiente em electricidade tenho a noção suficiente de que uma motorização electrica é muitissimo mais barata e facil de executar ( pelo menos a nivel de grandes construtores ) que qualquer motorização ci..para começar não implica os trabalhos de engenhar formas de fazer com que um ci cumpra directivas muito especificas e rigorosas a nivel de emissões..apostaria mesmo que cerca de 70% dos recursos dedicados ao desenvolvimento de qualquer motor estão neste momento a serem investidos nesse aspecto em particular..
basta comparar o numero de componentes de um motor ci com os de um motor electrico..
só para a gestão e controle ( muito "por culpa" do tal controle de emissões ) de um motor ci estão incorporados cerca de 15% do custo total da viatura em componentes dedicados..e isto é facilimo de comprovar..é experimentar identificar todos eles..pedir preços..e que ninguem fique surpreendido se o orçamento apresentado for substancialmente superior ao de um motor..que representa em média e a valores actuais apenas cerca de 8% do valor final (em produção) da mesma viatura...
eu acredito que seria muito mais honesto por parte dos construtores que se proponham a comercializar ve´s a adopção de um sistema de diferenciação dentro da gama..para além dos conhecidos parametros de conforto..os parametros de potencia e autonomia..isso sim..na minha opinião..adequaria cada versão do mesmo modelo ás necessidades especificas dos utilizadores..claro que isto implicaria uma formação muito especifica ao nivel dos vendedores que como todos nós sabemos se sentirem que o cliente não tem em carteira fundos suficientes para a aquisição de um 2.0 lhe vai dizer (ao cliente) que por menos dinheiro tem ali a versão 1.6 ou mesmo 1.4 que faz exactamente o mesmo...e depois assistimos..(isto para os mais velhinhos) a cenas tristes e confrangedoras como nos primordios dos 80 em que se viam ford´s com motor 1.1 a tentarem (com os bofes todos de fora) "competirem" com modelos iguais mas equipados com 1.6....
vão vir-nos ao bolso vão..pelo menos é para aí que se estão a preparar..pelo menos estes..
abraços
[***************]
-
serges
- Administrador

ora mais um novo modelo...
electric twingo exposed
amazing pictures show renault is readying radical battery model. called the twingo ze, it’s set to charge in at frankfurt motor show.

in ae
electric twingo exposed
amazing pictures show renault is readying radical battery model. called the twingo ze, it’s set to charge in at frankfurt motor show.

it’s the all-electric supermini that’s set to change the way we own and drive our cars. this is renault’s three-seat green machine, the twingo ze.
auto express’s french sister magazine, auto plus, published these amazing scoop images – which reveal a top-secret clay model at the firm’s paris hq.
set for an official debut at september’s frankfurt motor show, the newcomer is aimed at vauxhall’s imminent trixx – which we unmasked in issue 1,062. the renault goes on sale next year, starting at £13,000.
according to our sources, it will be powered by a simple electric engine and an advanced battery pack. this set-up is similar to that already fitted to the be bop ze concept, but as the twingo ze is smaller it should be able to go further.
the estimated range is an ambitious 100 miles on each charge. however, what’s most interesting is that the design is so focused on making the most of the electric powerplant, no conventionally fuelled variant will be offered.
the drivetrain offers 59bhp, which should mean a 0-60mph time of around 10 seconds and a top speed of 80mph. taking cues from the be bop show model, the twingo ze will have smooth bodywork surfaces to improve aerodynamics.
drivers can also expect regenerative braking, while other energy-saving kit is set to include high-performance insulation – this is designed to reduce the demands on the air-conditioning system.
as with other electric models, there will be a charger that works with conventional household plug sockets. this promises to revive the battery incredibly quickly – in around four hours – and means owners should be able to keep their car topped up for commuting using a combination of public and private charging points.
most radical of all, however, is the way the company plans to keep drivers on the road for longer runs. it’s setting up an innovative ‘quick drop’ scheme. dedicated sites – most likely to be renault’s network of dealers – will allow owners to exchange flat batteries for a fresh, fully charged set.
at the heart of this is the concept that drivers will merely lease the batteries for the car, rather than own them outright. this will help keep the costs of the twingo as low as possible – matching renault’s stated aim that all of its electric cars will cost the same as, or less than, the equivalent petrol models.
in ae
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
gryphus
- Membro Dedicado

- Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm
mas algum de vocês pensou por algum momento que íamos deixar de ser roubados?!?!?! nem pensem nisso meus amigos, vamos continuar a ser roubados... a única diferença é que desta vez parece mesmo que o ambiente vai sair beneficiado...
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".
-
rocker_pt
- Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
"matching renault’s stated aim that all of its electric cars will cost the same as, or less than, the equivalent petrol models."
com base nisto, não se compreende que o fiat 500 electrico seja proposto ao dobro do preço.
com base nisto, não se compreende que o fiat 500 electrico seja proposto ao dobro do preço.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
RJSC
- Membro Platinium

- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
só que a renault diz que custa o mesmo que um carro a combustão mas sem a bateria
aqui há gato! a versão eléctrica custar o mesmo sem a bateria, quando não leva as centenas de peças que constituem um motor de combustão e a mão de obra de as montar para constituir o motor, assim como toda a electrónica de controlo desse mesmo motor a combustão + sensores que devem custar tanto quanto um controlador de motor ac.
aqui há gato! a versão eléctrica custar o mesmo sem a bateria, quando não leva as centenas de peças que constituem um motor de combustão e a mão de obra de as montar para constituir o motor, assim como toda a electrónica de controlo desse mesmo motor a combustão + sensores que devem custar tanto quanto um controlador de motor ac.
-
jmal
- Membro Platinium

acho não querem perder dinheiro, isto porque vão deixar de vender muitas peças, logo têm de vender por outros números.rjsc Escreveu:só que a renault diz que custa o mesmo que um carro a combustão mas sem a bateria
Cumps Inovadores
-
gryphus
- Membro Dedicado

- Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm
nesse ponto tens toda a razão, porque quem está habituado a vender por exemplo uma vareta de óleo (inteiramente constituída de plástico) por quase 25€..... vai sentir muita diferença, muita mesmo.... se for verdade o que um amigo meu me disse que eles nos modelos de gama baixa quase não ganham lucro e depois ganham efectivamente é nas peças que vendem, então é de esperar que, se os carros eléctricos não tiverem tanta manutenção, se aumente o preço base. também é de esperar que, nos primeiros 2-3 anos de comercialização dos ve's, o preço seja alto devido a ser uma tecnologia nova e que as marcas precisem eventualmente de alterar as linhas de fabricação...
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".