numa linguagem mais tecnica, mas confirmaste o que tinha dito :pmarcopns Escreveu:eu sao sou toc... ainda sou apenas estudante de contabilidade.
entao a situaçao é a seguinde:
1) as amortizaçoes em 4 anos como ja foi falado, sao validas apenas para empresas circ.
2) ao valor do ve calcula-se 30%, com o tal limite de 770€.
bereco-- 2000€ x 0,3 = 600€
outro ve-- 2556,66€ x 0,3 =770€ (a partir dos 2556,66€, os beneficios sao sempre os mesmos.
3) estes 600€ da bereco sao somados aos 574€ de despesas de emprestimo, aos 644,80€ de despesas de educaçao, despesas de saude, etc. a soma destes valores vai ser subtraido á coleta, o resultado é o imposto a liquidado.
o que acabamos por receber é a diferença entre o imposto liquidado e as retençoes efectuadas.
ex: iliquidado =100€, retençao efectuada pelo patrao= 500€ acabamos por receber 400€
se o nosso imposto liquidado for igual ou inferior a 0 recebemos a totalidade das retençoes feitas. isto é o maximo que podemos receber porque o estado nao da nada a ninguem.
na pratica um salario de 700€ mensais (rend a, 1 titular), tem uma coleta de 486€, logo, basta a despesa do emprestimo bancario para que o imposto liquidado seja inferior a 0 e assim reembolsar a totalidade das retençoes efectuadas, nao sendo necessario apresentar qualquer outra despesa...
bem... espero tenham percebido...
por isto é que eu digo que os beneficios fiscais em irs apenas beneficiam os mais ricos
atenção ao teu ponto 1), pelo que li, acho que isto é só para particulares... excluem despesas tipo b... não sei bem o que isto quer dizer...
em relação aos beneficios fiscais, realmente para os que menos ganham, de nada vale, mas tb não vejo que seja para os mais ricos. são claramente destinados para a classe média... aquela classe que realmente paga impostos e que faz o verdadeiro consumo.
para quem tem um ordenado de 1000 ou 1500 euros, os beneficios são realmente saborosos... para quem ganha 5000 ou mais por mês... 70.000 por ano... devem descontar uns 10.000 para irs... ir buscar uns 790 euros é apenas um rebuçado
cumps,
marte