Painel termico caseiro

Responder

Autor do tópico
Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Painel termico caseiro

Mensagem por Laranjeiro »

sem soldas nem complicações, apenas um tubo de 16mm montado em espiral a preencher a área de 1,5m x 1,5m dentro de uma caixa isolada com polietileno de 30mm e no fim um vidro á frente.
http://img339.imageshack.us/img339/6033 ... 031uq7.jpg
Chernobyl corria Windows

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Re: Painel termico caseiro

Mensagem por orbis »

e....?

Autor do tópico
Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado

orbis olá
bem...
o vidro partiu com o calor, não era temperado, eu fui idiota o suficiente para colar a espiral com cola termofusível, desprendeu quase tudo, entrou humidade, se tivesse sido montado em uso duvido que tivesse resistido a um verão... mas se a gente aprende com os erros, o próximo eu teria feito mais “á prova de bala” com lã mineral, coletor metálico e vidro de segurança...
ainda assim funcionava, nunca fiz medições mas lembro-me de vê-lo em janeiro a deitar agua bem quente e a soltar vapor...
Chernobyl corria Windows

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

a parte boa do erro é o aprendizado que eles nos proporcionam.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

não quero que me interpretem mal mas não há necessidade de reinventar a roda e a pólvora todos dias.

Nezocas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mar 11, 2008 8:11 pm

Mensagem por Nezocas »

muito fixe....

também ando com umas ideias para poupar algum gás para aquecer àgua para os banhos....

com coisas que se encontram por todo o lado ... e devo de conseguir aquece-la , com um colector caseiro a custo zero

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

não é por nada, mas laranjeiro podias tirar uma foto melhor que essa, a primeira vez que a vi pareceu-me uma bela teia de aranha, e a segunda vez ainda me parece apesar de ter reparado nos pormenores laterais.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

o que me dizem a isto....

http://www.byexample.com/projects/curre ... collector/

pode ser feito sem gastar €€€€ e de certeza que aquece a àgua...

no meu caso estou a pensar mete-lo do lado de fora da parede da casa de banho, um pouco acima do nivel do chuveiro, para então à noite tomar banho...não existirá bomba alguma, será só a força da gravidade. depois de manha é só voltar a encher e esperar por um bom dia de sol... . caso isso não aconteça, continuará sempre a opçao do gás para o duche...

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

no verão pode ser que te safes.

Autor do tópico
Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado

jmal eu sei as fotos que tenho estão péssimas, foram batidas de noite e apenas porque tava com a maquina na mão e o pior é que não posso bater outras fotos é que o “painel” já foi reciclado...
vou deixar mais uma foto mas está mais ou menos a mesma coisa...
http://img232.imageshack.us/img232/8174 ... 026ns5.jpg

nezovas tive em tempos um esquentador com modulação de chama, não sei se ele modulava em função da temperatura ou em função do fluxo de agua, se for a primeira opção seria o ideal para ligar depois do acumulador e assim estabilizar a temperatura do banho...
Chernobyl corria Windows

JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mar 31, 2008 10:34 pm

Mensagem por JACINTO »

laranjeiro Escreveu:sem soldas nem complicações, apenas um tubo de 16mm montado em espiral a preencher a área de 1,5m x 1,5m dentro de uma caixa isolada com polietileno de 30mm e no fim um vidro á frente.
http://img339.imageshack.us/img339/6033 ... 031uq7.jpg
boas!
que tubo é? aquecia a água como? tinha uma serpentina em cobre num depósito ou era um circuito directo com água da rede?
tenho ideia de fazer uma engenhoca semelhante, mas com tubo em cobre, em circuito fechado e com vaso de expansão, que aquecerá a água através de serpentina...

Autor do tópico
Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado

tubo de plástico que sobrou de uma rega gota-a-gota que fiz, colei tudo em cima de uma placa de cartão prensado e apliquei uma pistolada de preto embora o tubo já fosse cinza escuro...o plástico não é bom condutor mas eu não tinha vontade de comprar cobre e nem tinha soldador, isso é uma solução de compromisso
nunca liguei a um depósito, fiz apenas para brincar, o painel térmico é coisa low-tech como se pode ver ) qualquer coisa escura ao sol aquece o troque é depois ver o que aguenta o stress do calor intenso e o que resulta em matéria de eficiência, vão aparecer problemas de congelamento do fluido no inverno e ferver no verão mas existem soluções...
Chernobyl corria Windows

JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por JACINTO »

laranjeiro Escreveu:o painel térmico é coisa low-tech como se pode ver ) qualquer coisa escura ao sol aquece
hehe! para mim todos os painéis solares são soluções low tech. sem qualquer prejuízo para eles, claro. o que me chateia é uma coisa tão simples como um painel solar ser vendido a preços completamente absurdos.
a minha ideia também é ligar um painel a um esquentador de chama variável. regulado aos 40º só dispara se a água estiver abaixo dessa temperatura.
nice!

Autor do tópico
Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado

jacinto eu partilhava dessa ideia que os preços são altos mas depois de adicionar os preços de cada componente separadamente vi que não é bem assim...tudo é caro, o metro quadrado do vidro temperado, o kg de chapa de cobre, o kg de tubo de cobre, as caixas para albergar tudo, a mão de obra que os painéis profissionais tem representa a estrutura e investimento que a empresa fez para produzir esse bem e depois ainda o circuito comercial, distribuição e venda ao público...
não estou por dentro dos preços mas tenho ideia que andam +/- por €250/m2, comprando peça por peça é apenas o valor do material que lá está e temos um produto com garantia e testado e optimizado...claro que para os painéis de menor desempenho as “brincadeiras” compensam...uma vez estendi ao sol uma bobina inteira (100m) de tubo preto e fiz a circulação a uma piscina atravez de uma pequena bomba, tínhamos agua quentinha no verão e a piscina ficou bem mais interessante
Chernobyl corria Windows

JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por JACINTO »

é isso mesmo!!!
um painel solar não tem que ter uma marca xpto, um cilindro de tripla serpentia e mais mil e uma coisas que se lembram.
a ideia da bobine de 100 metros ao sol é a mesma de um painel solar caseiro. pode não aquecer com a mesma eficiência, mas a diferença de investimento e os invernos cada vez mais quentes que temos tido compensam.
o preço dos materiais metálicos é que são altos. concordo completamente! o cobre e o alumínio nem se fala!

Nezocas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Nezocas »

será que com a criação de um colector de calor, como o que mostrei numa resposta anterior, não se vai conseguir àgua quente o suficiente para um banho....

e ainda por cima, esse tal link, pertence a um país com latitudes bem mais desfavorávies que o nosso... então pessoal...nós estamos no extremo mais a sul da europa, querem melhor sitio para ter bons dias de sol....

julgo que mesmo de inverno, seria uma boa forma de aquecer àgua.

JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por JACINTO »

boas!
parece-me um volume de água muito grande para aquecer no inverno... o mais natural era, nos dias mais frios, teres água fresquinha e, nos dias mais quentes, teres água morna.
no verão seria diferente. mas com a entrada directa de água no depósito a coisa é complicada. parece-me um esquema pouco seguro. num cilindro a água sobe até à temperatura seleccionada; no painel ela pode atingir temperatura de ebulição, o que leva à sua expansão e ao aumento de pressão dentro do cilindro. conclusão: no verão pode explodir tudo.
podia-se por uma válvula para libertar a pressão, mas já é complicar muito...
o ideal é um painel em tubos de cobre, ligados a uma serpentina dentro de um cilindro e a um vaso de expansão para libertar os tais excessos.
o cilindro ficam em carga com a água da rede e os tubos de cobre têm um circuito à parte. simples.

CANSIL
Membro
Membro
Registado: sexta mar 28, 2008 8:24 pm

Mensagem por CANSIL »

normalmente os sistemas de acomulação de agua quente com paineis solares que se vendem, é como o jacinto diz ,e o sistema não é muito dificil fazer,é preciso é meter mãos á obra,e utilizar um sistema de circuito fechado que vai ao painel com agua de radiador e com motorzinho de circulação ligado a um termoestato,liga quando água do painel tiver á temperatura ideal,é precisamente como tenho em casa custou 3000€.

JACINTO
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por JACINTO »

e o ideal é ter um esquentador de chama variável em linha com o depósito do painel. assim só liga se for mesmo necessário e liga na intensidade correcta.

antonio maximiano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda set 29, 2008 2:25 am

Mensagem por antonio maximiano »

nos paineis solares dyi
como se consegue dar presão á água?

Responder

Voltar para “Energia Solar”