E de bio Etanol ninguem fala?

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.
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lopesviii
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E de bio Etanol ninguem fala?

Mensagem por lopesviii »

bom dia!
é possivel por a andar um carro de carburador de 80 a bioetanol?é mais simples que os carros de injeção?
cmpts
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Luciano Kaefer
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Re: E de bio Etanol ninguem fala?

Mensagem por Luciano Kaefer »

para poder usar bioetanol em qualquer motor mais antigo, é necessário uma adaptação, pois o etanol é altamente corrosivo, comprometendo logo partes importantes do motor, começando pelo depósito, indo por todo o caminho, até chegar nos pistões.
a taxa de compressão também é diferente, tem que ser alterada.
já os atuais motores, principalmente os flexpower, ajustam a taxa de compressão de acordo com a mistura alcool/gasolina e o caminho percorrido pelo combustível já é adaptado para a ação corrosiva do etanol.
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lopesviii
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Re: E de bio Etanol ninguem fala?

Mensagem por lopesviii »

mas nunca usamos uma mistura 100% etanol?
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Luciano Kaefer
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Re: E de bio Etanol ninguem fala?

Mensagem por Luciano Kaefer »

em motores antigos, com carburadores, ou usas 100% gasolina ou 100% etanol (com no mínimo 84ºgl ). aqui no brasil, carros de passeio não podem usar diesel.

por isso é possível um tanque com qualquer quantidade de gasolina, adicionar qualquer quantidade de etanol.

só mencionei o probema dos carros antigos porque estes não tinham tratamento anti-corrosão que possuem os atuais modelos.
mesmo os carros movidos exclusivamente à gasolina de fabricação recente, não possuem esse tratamento, visto que foram vendidos para uso com gasolina e não etanol.

já nos motores flexpower, o sistema de injeção eletrônica identifica a mistura e adequa a taxa de compressão de acordo com a mistura que está chegando.
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lobão
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Re: E de bio Etanol ninguem fala?

Mensagem por lobão »

boas pessoal!!
luciano, se me permites uma correção os carros mais antigos aqui no brasil usam somente gasolina ou álcool, não somente pela corrosão do álcool, é que a taxa de compressão dos motores são diferentes ( nos modelos antigos como nossa gasolina é muito ruim a compressão dos modelos a gasolina oscilava em torno de 8:1 a 9:1 no máximo, enquanto os exclusivamente a álcool em torno de 12:1 a 14:1)

como os carros na europa e usa, por usarem uma gasolina boa devem ter uma taxa de compressão entorno disso o que se poderia usar o álcool hidratado a 100% desde que tivesse um tratamento anti-corrosivo nas partes que ficam em contato direto com o álcool .

quanto ao álcool anidro já não se verifica essa corrosão tão acentuada (que é o que se mistura a gasolina aqui no brasil, pois o álcool hidratado com a gasolina não da uma mistura homogenia )

já os motores flex tem uma taxa de compressão intermediária ( em torno de 10:1) o que permitem trabalhar com os dois combustíveis, o sistema de injeção eletrônica identifica a mistura e de acordo com a mistura que está chegando ela faz a dosagem.( a taxa de compressão não é alterada ela é estática)

então podemos dizer que motores acima de 10:1 de compressão podem trabalhar com qualquer mistura de gasolina etanol anidro sem problemas, mas nunca 100% álcool, (nem anidro , nem hidratado) pois álcool anidro é higroscópico, ou seja absorve água, tornando mais corrosivo daí a necessidade
do tratamento anti-corrosão !
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

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Luciano Kaefer
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Re: E de bio Etanol ninguem fala?

Mensagem por Luciano Kaefer »

de fato além da proteção anti corrosão tem a questão da taxa de compressão, que é diferente para os 2 motores.

já nos modelos flex, fui corretamente corrigido pelo nosso nobre amigo lobão. escrevi o que ouvi de um mecânico, e diante da correção, fui certificar-me. eis o que encontrei:
entenda como funciona o flexpower- após o abastecimento do veículo, a bóia do tanque identifica que o seu conteúdo foi alterado. desta forma, o módulo central eletrônico (ecm - engine control module) que está monitorando o sistema entra em modo de reconhecimento. durante a queima da nova mistura, um sinal do sensor de oxigênio (sonda lambda) é enviado para o ecm que determina através de algoritmos qual é a nova mistura de combustível existente no tanque. com isso a quantidade e o tempo de injeção de combustível são acertados instantaneamente.

o software da unidade de controle otimiza também o avanço de ignição do motor para cada mistura de combustível através da leitura do sensor de detonação (knock sensor). o ecm monitora constantemente o sistema e processa o algoritmo de reconhecimento de combustível centenas de vezes a cada segundo.

fonte: http://www.mecanicaonline.com.br/rodand ... eracao.htm
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lobão
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Re: E de bio Etanol ninguem fala?

Mensagem por lobão »

etanol americano

em apenas três anos, os estados unidos se tornaram o maior produtor mundial de álcool. e a despeito das críticas, o futuro do segmento tende a ser ainda mais promissor

texto luciana franco

chuck grassley é de uma família de agricultores. em 1964, comprou sua própria terra em iowa, nos estados unidos, que hoje administra em parceria com o filho robin. a vida no campo, iniciada mais de meio século atrás, quando seu pai, louis grassley, comprou a primeira fazenda da família ao retornar para casa após a segunda guerra mundial, ainda é vigorosa. na propriedade de 324 hectares (cerca de 800 acres), são cultivadas volumosas safras de milho e soja. mas foi como senador que grassley realmente se destacou na agricultura.

poderoso e incansável, o político se posicionou como grande defensor do desenvolvimento de fontes renováveis de energia desde o início de sua estadia no congresso, em 1980. na década de 1990, ele trabalhou arduamente para expandir a produção e a utilização do etanol no mercado americano. em 1997, conseguiu multiplicar o programa: como presidente da comissão de finanças do congresso, grassley criou o crédito fiscal para o etanol, que anos depois foi estendido para a produção de energia eólica, biodiesel e biomassa. por ações como essas, o senador é visto com um dos mais entusiasmados proponentes dos combustíveis renováveis nos estados unidos. obcecado pelo tema, ele defende ainda que 25% da energia americana seja oriunda de fontes renováveis até 2025.

com tal currículo, não é de admirar que grassley seja uma força virtuosa contra os esforços para minar a expansão da produção de etanol nos estados unidos. seu discurso é claro: "trabalhamos a indústria de etanol por 25 anos. nos último triênio, em função do preço do petróleo, ela se expandiu rapidamente, mas o fato é que trinta anos atrás as pessoas pediam um combustível renovável. hoje, essa indústria existe, cerca de 5% do consumo americano de combustível é de etanol e agora somos considerados vilões", avalia grassley.
senador chuck grassley vende para destilarias de iowa a maior parte de sua produção de milho

diferente do que aconteceu no brasil, onde a cana-de-açucar não concorre com os alimentos e os carros flex (que podem ser movidos à gasolina ou álcool) já representam 20% da frota brasileira de veículos leves, nos estados unidos a produção do combustível é polêmica. de um lado, estão os altos preços do petróleo e a necessidade americana de reduzir sua dependência do oriente médio, reforçada pela pressão mundial para que os países desenvolvidos se comprometam com a redução de emissão de gases poluentes e invistam em energia renovável. de outro lado, está a discussão sobre os preços dos alimentos, em alta depois que parte da safra de milho dos estados unidos foi deslocada para a indústria de combustíveis.

"muita gente quer fazer crer que a principal razão do aumento dos preços dos alimentos seja o etanol, mas a iowa state university tem um estudo que indica que a gasolina estaria 30 centavos de dólar mais cara por galão se não tivéssemos o etanol. portanto, se não fizéssemos etanol, os preços dos alimentos estariam altos, bem como os da gasolina", defende grassley.

em geral, as críticas à produção americana de etanol são sustentadas por fatores que vão muito além da discussão sobre a alta dos preços dos alimentos no mundo. se comparados aos indicadores brasileiros, os números da indústria americana estão longe de serem atraentes. o álcool produzido a partir da cana-de-açúcar rende 7 mil litros por hectare. já o de milho rende 3,5 mil litros. além disso, sob o ponto de vista ambiental, a cana também é mais vantajosa, uma vez que cada unidade de energia fóssil usada na produção do combustível gera 9,3 unidades de etanol. no caso do milho, a relação é de 1 para 1,5 unidade. há ainda a questão dos subsídios aos produtores de milho e ao comércio de etanol no mercado americano, amplamente questionados pela comunidade internacional. "no brasil o único destino da cana-de-açúcar é a usina, enquanto nos estados unidos o milho, que já era disputado pelas indústrias de rações, bebidas e alimentos, tem na usina mais um concorrente", diz joel velasco, representante da unica - união da indústria de cana-de-açúcar, em washington. ainda assim, roberto rodrigues, diretor do centro de estudos do agronegócio na fundação getúlio vargas, apóia a indústria americana de etanol. "eles estão certos. trata-se de uma questão de segurança energética. hoje, não há sociedade que avance sem energia", afirma rodrigues, também filho de um agricultor, que trocou em 1957 a plantação de algodão pela de cana-de-açúcar. formado em agronomia e reconhecido como uma das mais importantes lideranças rurais do brasil, roberto rodrigues também dedicou anos de sua vida ao desenvolvimento de uma política energética eficiente para o seu país. como ministro da agricultura do brasil - cargo exercido entre 2003 e 2006 -, uma de suas ações mais divulgadas foi a criação do plano brasileiro de agroenergia, cuja meta é garantir a sustentabilidade e a competitividade do setor no mercado interno.
modelos internacionais
algumas características da produção de etanol de milho e de cana
milho

cana
>>>nos estados unidos, a produção de etanol a partir do milho está ajudando a inibir a alta das cotações da gasolina. estudos indicam que a gasolina estaria 30 centavos mais cara se não houvesse o etanol.

>>>neste ano, cerca de 30% da safra americana de milho será usada para a produção de etanol, ou seja, 3,5 bilhões de bushels, que renderão ao país algo em torno de 9 bilhões de galões do combustível.

>>>a tecnologia celulósica, que permite o uso de resíduos (madeira, bagaço, capim) na produção de etanol, triplicará a produção americana, que deve chegar a 36 bilhões de galões em 2022.
>>>segundo a ocde - organização para a cooperação e desenvolvimento econômico, a cana produz o combustível mais limpo do mundo e reduz as emissões de gases que provocam o efeito estufa em até 90%.

>>>a cana não compete com alimentos. ela promove a produção de grãos como amendoim, soja e milho, uma vez que na rotação de culturas, 20% da área é usada para cultivo de grãos e preservação do solo.

>>>no brasil, as vendas de etanol já superam as de gasolina. estimativas indicam ainda que, em 2012, 50% da frota nacional de veículos leves será de unidades com tecnologia flex
http://revistagloborural.globo.com/glob ... 41,00.html
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lopesviii
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Re: E de bio Etanol ninguem fala?

Mensagem por lopesviii »

ok.mt bem
aki em portugal estão a começar a fazer platações para criar o etanol
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