Transformação do meu polo para veiculo electrico

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
moreiras
Membro
Membro
Registado: quinta mar 01, 2007 5:12 pm

Transformação do meu polo para veiculo electrico

Mensagem por moreiras »

boa tarde,

tenho um vw polo 999 a gasolina e quero tranforma-lo em veiculo eléctrico.

então tenho um desafio a propor-vos.

dentro dos conhecimentos de todos vamos tentar construir um veiculo eléctrico com autonomia para 150 a 200 km por dia.

o carregamento das baterias devera ser feito em casa numa "vulgar" ficha eléctrica ( claro que com o menor tempo de carga possível sem cairmos em extremos €€€ ).

uma vez que somos um pais afortunado em numero de dias e horas de exposição solar poderei também ter em atenção a colocação de um painel solar no tecto do carro para recarregar as baterias a fim de aumentar a autonomia ou quem sabe evitar a cargas em casa.

por ultimo não esquecer que convém que o carro não se arraste muito. . . . e verdade que já não e um ferrari mas será possível rodar ai a uns 100km/h???

deixo então a vocês os comentários e a mim . . . .

. . . . as fotos desmontagem e montagem do veiculo.

agradeço desde já a vossa colaboração

moreiras

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Transformação do meu polo para veiculo electrico

Mensagem por serges »

boas, mas procuras dicas de uma possibilidade remota, ou vais fazer mesmo o dito?

isto porque é um diário de construção merece destaque!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

boas moreiras,

es de onde?
sou estudante de engenharia electro (isto alem de trabalhar) e se fores do grande porto ainda te ajudo na montagem se cobrar nada obviamente.

já agora... o bluesky tem um carro igual ao teu, será que ele alinhava em comprar as mesmas peças que tu para ficar mais barato?

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

não te metas nisso porque os ve home made são uma treta , diz-me quantos é que já viste a subir bem podes procurar porque não sobem ladeiras , são piores que os papa-reformas .

quando eu vir um ve home made a subir uma estrada ou rua a uma velocidade razoavel ( minimo 50km/h ) mudo de opinião .

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

essa é boa... pelo menos nao se perdeu o senso de humor!!!! sim, tenho um polo 98 e adoraria converte-lo, mas falta-me o guito-maçaroca-cacau! penso que sao vendidos kits para isso e ser 1 ou 2 kits penso que nao daria para alguma diferença no preço, penso eu ... infelizmente.

sim, uma boa conversao custa dinheiro, mas é muito bem aplicado!!!!!! #
Última edição por Bluesky em segunda set 15, 2008 9:31 pm, editado 1 vez no total.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

tavares Escreveu:não te metas nisso porque os ve home made são uma treta , diz-me quantos é que já viste a subir bem podes procurar porque não sobem ladeiras , são piores que os papa-reformas .

quando eu vir um ve home made a subir uma estrada ou rua a uma velocidade razoavel ( minimo 50km/h ) mudo de opinião .

ainda não conhece o ve do tozé!!!

então comece a guardar esses comentários no bolso!
Mapa dos pontos de carga

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tvcrabo »

tavares...

vai la ver o topico do furia verde sff e depois vai ver o carro ao vivo e a cores e só depois podes vir para aqui dizer que os homemade nao se mexem ou que nao sobem...

quanto ao teu polo bluesky... foi só uma pergunta. obviamente nunca se sabe o que vai na cabeça e no bolso de cada um, certo?

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

certo, o que nao quer dizer que um dia nao pedirei um emprestimo para converter o meu carro, ou outro qualquer que consiga a bom preço e possa até ser mais simples e melhor para converter... talvez um smart!

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tvcrabo »

pois...

um smart electrico era mesmo uma jogada mt smart... pena que os que a smart esta a desenvolver comercialmente pecam em autonomia e na questao do leasing das baterias.

homemades... parece ser a unica forma de sermos mesmo livres desta escumalha repressora...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

tavares Escreveu:não te metas nisso porque os ve home made são uma treta , diz-me quantos é que já viste a subir bem podes procurar porque não sobem ladeiras , são piores que os papa-reformas .

penso que anda um pouco desinformado em relação a ve, informe-se bem porque aquilo que pouco existe não pode ser melhor que aquilo que existe, não se pode fazer comparações como aquela que fez, tudo depende da potência do veículo, ainda assim digo-lhe o seguinte, um ve com 20 cv sobe essa subida muito melhor que um a gasolina com 40 cv.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
moreiras
Membro
Membro
Registado: quinta mar 01, 2007 5:12 pm

Mensagem por moreiras »

bom dia para todos

hehehe

agradeço desde já as mensagens e colaboração de todos (os favoráveis e não favoráveis)

sim o polo existe e vai ser transformado. como assim ele também já não tem muita utilidade e ninguém da nada por ele . . .

então o que eu pretendo e "tentar planear" um pouco antes de por as mãos a obra . . .

. . . ou seja com a vossa ajuda ( muitas cabeças pensam melhor que uma ) vou tentar escolher o melhor que posso utilizar dentro de um orçamento +- viável, não vamos entrar em loucuras.

para ja vou desmontar o carro tirar o motor e caixa escapes etc

obrigado ao tvcrabo pela ajuda . . . . sou de vale de cambra.

por exemplo para as baterias ando a procura de usadas nas sucatas daquelas dos hondas hibridos . . . que acham?

ainda nao tive sorte nenhuma . . .. mas vou tentando . . .

obrigado
moreiras

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

moreiras Escreveu:bom dia para todos

por exemplo para as baterias ando a procura de usadas nas sucatas daquelas dos hondas hibridos . . . que acham?

ainda nao tive sorte nenhuma . . .. mas vou tentando . . .

obrigado
moreiras

assim não me parece que vás longe... baterias usadas... ainda por cima dos hibridos da honda...
Mapa dos pontos de carga

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

toda a pesquisa e documentação que se encontre é sempre preciosa neste campo em que todos somos aprendizes. encontrei na super interessante (revista) um artigo grandinho sobre o volvo eléctrico de viseu. mas não existe na revista nada de novo que nós já não soubéssemos.
para planear o arranque do ve, nada como dar uma vista de olhos nos kits para montagem (já existem muitos posts aqui no fórum sobre isso). inclusivé existe venda de dvd para auxiliar a transformação.

adorava também estar inserido numa transformação em ve, pois esta é a minha nova paixão, só que a mim falta-me ter prática de mecânica automóvel.
penso que o mais difícil será o acoplamento bastante rígido do motor eléctrico à carroçaria e portanto ao veio da transmissão. cada detalhe não pode ser descurado, inclusivelmente tudo o que depender do motor de combustão (travões, direcção assistida, etc)

pelo menos gaia não é muito longe de vale de cambra, e quem sabe não me farei de convidado para o acompanhar nessa nova e entusiasmante experiência.

um abraço
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tvcrabo »

boas moreiras...

penso que no meio disto tudo as baterias serão sempre aquilo que vai exigir melhor ponderação na escolha. baterias usadas... penso que vais ficar mal servido.

qual o teu tecto financeiro para a transformaçao?

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

1. qual o teu tecto financeiro para a transformaçao?
2. baterias usadas porquê?

3. dispoes de alguma oficina e ferramentas para o efeito?

4. já pensaste no kit a usar?

ofereço tambem a minha ajuda, tipo fins de semana, desde que me expliques como ir para vale de cambra, pois nunca lá estive... talvez me entusiasme a modificar o meu tambem

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

moreiras .
coragem para o projecto ,afinal ja outros foristas daqui conseguiram ir de a -a z mas nao é facil e para alem dum certo investissemento ,é indespensavel igualmente muito saber fazer . para começar nao procure nas sucatas componentes de tecnologias que mal viram a luz do dia .
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm

Mensagem por Filho da Natureza »

ventoinhas você é um verdadeiro poeta!

EcoPonto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jul 28, 2006 2:20 pm

Mensagem por EcoPonto »

bluesky Escreveu:certo, o que nao quer dizer que um dia nao pedirei um emprestimo para converter o meu carro, ou outro qualquer que consiga a bom preço e possa até ser mais simples e melhor para converter... talvez um smart!
tambem estou inserido num projecto de construção dum ve, talvez fosse boa ideia formarmos um "group buy" para alguns componentes comuns. assim talvez se consiga melhores preços

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

ecoponto Escreveu:
bluesky Escreveu:certo, o que nao quer dizer que um dia nao pedirei um emprestimo para converter o meu carro, ou outro qualquer que consiga a bom preço e possa até ser mais simples e melhor para converter... talvez um smart!
tambem estou inserido num projecto de construção dum ve, talvez fosse boa ideia formarmos um "group buy" para alguns componentes comuns. assim talvez se consiga melhores preços
podes relatar o teu projecto.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

sagan
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Mensagem por sagan »

autonomias de 200 km? isso exige um investimento brutal em baterias... talvez uns 40 kwh de capacidade.

talvez seja melhor começar por pensar em autonomias entre 60 a 90 km... caso contrário, o investimento é brutal e o peso também...

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”