Toyota prepara rival de Segway
-
Tó Miguel
Autor do tópico - Membro Platinium

- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Toyota prepara rival de Segway
toyota prepara rival de segway
com a popularização do segway, uma espécie de veículo de duas rodas movido a eletricidade, a toyota decidiu criar concorrência e lançará dois equipamentos semelhantes. até então, o segway era praticamente único no mercado.
o winglet, noticiou o register hardware, será lançado em três modelos, chamados "tipo s", de 462mm de altura, "tipo m", de 680mm de altura, e "tipo l", com 1130mm de altura.
embora o único competidor real pareça ser o tipo l, mais alto, não se sabe ainda para qual público o tipo s e o tipo m serão comercializados, já que são consideravelmente baixos. o register hardware cogita a possibilidade de ser vendido para esportes radicais.
cada um dos equipamentos terá velocidade máxima de seis quilômetros por hora e peso entre 9,9 quilos (tipo s) e 12,3 quilos (tipos m e l). as baterias, que podem ser carregadas por completo em apenas uma hora, permitem conduzir o veículo por 5 km (no caso do tipo s) e 10 km (no caso dos modelos m e l).
como no aparelho concorrente, o winglet será controlado pelo equilíbrio do peso de seu piloto, que jogará o corpo para frente ou para os lados, de acordo com o movimento que deseja fazer. testes já começaram a acontecer no aeroporto internacional próximo à nagoya, no japão, segundo noticiou o site techradar.
embora o segway não tenha sido o estouro que a sua fabricante esperava na época de seu lançamento, a adoção está acontecendo. no início de julho, por exemplo, foi anunciado que policiais chineses usarão o equipamento em uma unidade de elite de combate à terrorismo.
ainda não há preço sugerido para os winglets, que devem entrar em produção em 2010.
http://br.noticias.yahoo.com/s/080801/7/gjqm9g.html
com a popularização do segway, uma espécie de veículo de duas rodas movido a eletricidade, a toyota decidiu criar concorrência e lançará dois equipamentos semelhantes. até então, o segway era praticamente único no mercado.
o winglet, noticiou o register hardware, será lançado em três modelos, chamados "tipo s", de 462mm de altura, "tipo m", de 680mm de altura, e "tipo l", com 1130mm de altura.
embora o único competidor real pareça ser o tipo l, mais alto, não se sabe ainda para qual público o tipo s e o tipo m serão comercializados, já que são consideravelmente baixos. o register hardware cogita a possibilidade de ser vendido para esportes radicais.
cada um dos equipamentos terá velocidade máxima de seis quilômetros por hora e peso entre 9,9 quilos (tipo s) e 12,3 quilos (tipos m e l). as baterias, que podem ser carregadas por completo em apenas uma hora, permitem conduzir o veículo por 5 km (no caso do tipo s) e 10 km (no caso dos modelos m e l).
como no aparelho concorrente, o winglet será controlado pelo equilíbrio do peso de seu piloto, que jogará o corpo para frente ou para os lados, de acordo com o movimento que deseja fazer. testes já começaram a acontecer no aeroporto internacional próximo à nagoya, no japão, segundo noticiou o site techradar.
embora o segway não tenha sido o estouro que a sua fabricante esperava na época de seu lançamento, a adoção está acontecendo. no início de julho, por exemplo, foi anunciado que policiais chineses usarão o equipamento em uma unidade de elite de combate à terrorismo.
ainda não há preço sugerido para os winglets, que devem entrar em produção em 2010.
http://br.noticias.yahoo.com/s/080801/7/gjqm9g.html
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
Tó Miguel

Re: Toyota prepara rival de Segway
poderá ser uma grande solução para trajectos nas cidades até +- 2km evitando assim o carro.
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
Nuno Oliveira
- Membro Silver

- Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am
se for para distâncias de 2km chamem-me antiquado mas gosto de andar.
não gasta energia (ou materiais poluentes) e só faz bem á carteira e ao ambiente.
a grande desvantagem destes brinquedos é que não servem sequer para deficientes que normalmente são os mais necessitados de substitutos de circulação pedonal em curtas distâncias. sinceramente já vi um securita num shopping a circular num segway (têm que estar todo o dia de pé na mesma!) e a ter que sair para conseguir interpelar alguém rapidamente !
não tenho nada a ver com o modo como as pessoas empregam o seu dinheiro mas pessoalmente acho-os uns gadgets profundamente inúteis...
não gasta energia (ou materiais poluentes) e só faz bem á carteira e ao ambiente.
a grande desvantagem destes brinquedos é que não servem sequer para deficientes que normalmente são os mais necessitados de substitutos de circulação pedonal em curtas distâncias. sinceramente já vi um securita num shopping a circular num segway (têm que estar todo o dia de pé na mesma!) e a ter que sair para conseguir interpelar alguém rapidamente !
não tenho nada a ver com o modo como as pessoas empregam o seu dinheiro mas pessoalmente acho-os uns gadgets profundamente inúteis...
-
Mónica
- Membro Silver

- Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
boa tarde,
posso estar enganada, mas acho que o maior interesse em ter uma coisa destas não será o de poupar as pernas, mas no tempo gasto.
o tempo é, nos dias de hoje, e para a maioria das pessoas, o bem mais precioso... a maioria de nós, se puder chegar em 10 minutos, em vez de em 30, (ao emprego, por exemplo...), de certeza que o fará... às vezes mesmo que isso implique gastar mais, ou poluir mais... com isto, sempre gastava menos, e poluía menos.
é claro que para estes gadgets terem este tipo de utilidade (poupar tempo.... ou em alternativa dinheiro e poluição), teriam de existir pistas próprias, como as das bicicletas... no nosso país, neste momento é um pouco utópico....
cumprimentos
posso estar enganada, mas acho que o maior interesse em ter uma coisa destas não será o de poupar as pernas, mas no tempo gasto.
o tempo é, nos dias de hoje, e para a maioria das pessoas, o bem mais precioso... a maioria de nós, se puder chegar em 10 minutos, em vez de em 30, (ao emprego, por exemplo...), de certeza que o fará... às vezes mesmo que isso implique gastar mais, ou poluir mais... com isto, sempre gastava menos, e poluía menos.
é claro que para estes gadgets terem este tipo de utilidade (poupar tempo.... ou em alternativa dinheiro e poluição), teriam de existir pistas próprias, como as das bicicletas... no nosso país, neste momento é um pouco utópico....
cumprimentos
-
Tó Miguel

eu também mas estamos a falar dos crómos que para fazer 50m levam o carrose for para distâncias de 2km chamem-me antiquado mas gosto de andar.
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
Nuno Oliveira
- Membro Silver

precisamente! posto desta maneira: se muita gente a andar de segway e pressionar para a existencia de ciclovias então tanto melhor. a shimano, como a toyota também lançou um concorrente ao segway.é claro que para estes gadgets terem este tipo de utilidade (poupar tempo.... ou em alternativa dinheiro e poluição), teriam de existir pistas próprias, como as das bicicletas... no nosso país, neste momento é um pouco utópico....
sou totalmente pró ve's e nada tecnofobico mas aqui está o meu limite...
também não vou tão longe como no reino unido, onde proibiram os segways (?!):
http://www.treehugger.com/files/2008/07 ... llegal.php
-
FERNANDO PEREIRA
- Membro Silver

- Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
boas.
qd vou correr aos domingos de manhã encontro sempre funcionários da câmara com este tipo de veiculo, que é apresentado como ecológico.
ecológico porque é eléctrico mas o equilíbrio parece-me que é feito através dos motores eléctricos. se assim for não é mto eficiente pois não??? - ter de gastar energia para se manter equilibrado, mesmo que eléctrica (dependente em cerca de 60% dos combustíveis fósseis actualmente).
não se devia considerar um veiculo ecológico que apenas teima em não ter uma 3ª roda…
qd vou correr aos domingos de manhã encontro sempre funcionários da câmara com este tipo de veiculo, que é apresentado como ecológico.
ecológico porque é eléctrico mas o equilíbrio parece-me que é feito através dos motores eléctricos. se assim for não é mto eficiente pois não??? - ter de gastar energia para se manter equilibrado, mesmo que eléctrica (dependente em cerca de 60% dos combustíveis fósseis actualmente).
não se devia considerar um veiculo ecológico que apenas teima em não ter uma 3ª roda…
-
Nuno Oliveira
- Membro Silver

e agora para algo relacionado mas completamente irrelevante para qualquer discussão civilizada:
http://www.youtube.com/watch?v=p4cqt5on74m
http://www.youtube.com/watch?v=p4cqt5on74m
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
pois sou da opinião que todos deviam ter um, da mesma maneira que todos deviam ter e saber andar de bicicleta, e nessa altura, com conhecimento de causa, então tenho a certeza que o vosso discurso seria outro. estou de acordo que devemos andar a pé e fazer muita ginastica, mas nao devemos misturar os assuntos. com mais segways e winglets também mais motorizadas e carros ficariam parados, o que seria bom. acrescentar uma cesta para transportar a mercadoria e as compras seria um passo positivo e necessário, poupando muitas doenças de coluna no transporte de pesos à mão. como já foi dito, para economizar tempo, o que justifica a utilização generalizada destes veiculos a todos, incluindo aqueles que passam muito tempo de pé e têm de circular muita distancia localmente, como os seguranças de grandes superficies. igualmente para quem tem um acidente e parte uma perna ou o pé, ou que tenha dores musculares, torna-se instantaneamente um libertador de movimento. para os mais idosos, onde andar muito possa já não ser uma solução de saude, liberta-os também. por isso pensem em grande, pensem no cenario completo, pensem melhor. e escusam de me tentar convençer que ter um segway impede de andar, fazer ginastica, andar de btt ou algo pareçido. para os mais tecnicistas a razão de ter 2 rodas e não 3 significa ser muito mais agil por um pequeno preço energetico a pagar. um abraço a todos #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
renateves
- Membro Silver

- Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm
sim senhor, gostei de ler. um belo comentário.
simplesmente as pessoas acomodaram-se a estas novas tecnologias e inovações, mas esqueceram-se das "antigas", como referes e bem. andar a pé, de bicicleta não é só desporto como agora se vê na tv (ciclismo, btt, downhill, etc).
ultimamente tenho reforçado essa ideia... exemplo: ir comprar páo à padaria... é já ali! porquê ir de carro, qdo está uma bicicleta parada na garagem!?
qto ao segway, também faz falta. há ocasiões para tudo. só é pena o €€€!
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos
-
Nuno Oliveira
- Membro Silver

para o público em geral julgo que é uma opção melhor combinar transportes colectivos no quotidiano com o andar a pé ou bicicleta não só na rotina mas também em percursos curtos\médios e finalmente uma moto ou carro eléctrico (no futuro a curto prazo espero) em deslocações mais extensas, ou em horários ou destinos não abrangidos pelas outras duas opções.
se uma pessoa é obesa ou idosa demais para andar a pé ou de bicicleta (mesmo assim uma pequena quantidade de fisioterapia\andar a pé é sempre recomendada) o segway não parece a opção nem mais económica e muito menos ergonómica- se o estado físico não permite andar também não será muito fácil estar de pé grandes períodos de tempo.
esta tecnologia aplicada em pequenos veículos eléctricos podia ser aplicada em melhorar as condições de vida das pessoas incapacitadas que procuram deslocar-se melhor mas não me parece essa a intenção dos fabricantes (no site oficial não se refere ao uso por pessoas fisicamente limitadas uma única vez). http://www.segway.com/
os únicos casos em que o segway pode ser utilizado com qualquer conveniência destinam-se talvez ao policiamento e vigilância mas mesmo assim não percebo como gastar 7500 euros a basicamente substituir o andar a pé ou de bicicleta. numa reportagem recente da sic onde se anunciou que 2 policias estavam a estudar o policiamento de uma praia com segway eles próprios referiram que só na praia poderiam dar jeito e que tinham que abandoná-los se fossem perseguir alguém! são eléctricos e mais silenciosos e cómodos do que os buggys e, neste caso especifico, mais vantajosos.
mas serão o tipo de tecnologia recente e cara que a psp mais precisa?
http://www.centroportimao.com/mpcore.ph ... e&sid=7063
como não sou segurança e com 7500 euros compraria mais uma bicicleta e\ou uma moto eléctrica acho que se o interesse é a mobilidade sustentável e a economia o caminho para o público em geral não é definitivamente por aqui.
se uma pessoa é obesa ou idosa demais para andar a pé ou de bicicleta (mesmo assim uma pequena quantidade de fisioterapia\andar a pé é sempre recomendada) o segway não parece a opção nem mais económica e muito menos ergonómica- se o estado físico não permite andar também não será muito fácil estar de pé grandes períodos de tempo.
esta tecnologia aplicada em pequenos veículos eléctricos podia ser aplicada em melhorar as condições de vida das pessoas incapacitadas que procuram deslocar-se melhor mas não me parece essa a intenção dos fabricantes (no site oficial não se refere ao uso por pessoas fisicamente limitadas uma única vez). http://www.segway.com/
os únicos casos em que o segway pode ser utilizado com qualquer conveniência destinam-se talvez ao policiamento e vigilância mas mesmo assim não percebo como gastar 7500 euros a basicamente substituir o andar a pé ou de bicicleta. numa reportagem recente da sic onde se anunciou que 2 policias estavam a estudar o policiamento de uma praia com segway eles próprios referiram que só na praia poderiam dar jeito e que tinham que abandoná-los se fossem perseguir alguém! são eléctricos e mais silenciosos e cómodos do que os buggys e, neste caso especifico, mais vantajosos.
como não sou segurança e com 7500 euros compraria mais uma bicicleta e\ou uma moto eléctrica acho que se o interesse é a mobilidade sustentável e a economia o caminho para o público em geral não é definitivamente por aqui.
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
eu acho muito interessante a segway, só que também tenho a tua opinião, o custo de um brinquedo destes não vale os benefícios que traz, ou seja é um investimento muito grande para os percursos que esta pode suportar, e aqueles que suporta são exactamente aqueles que devemos aproveitar para andar a pé, com muito menos dinheiro podemos comprar uma bela bicicleta com ajuda eléctrica e até mesmo uma scooter eléctrica tipo a bereco, ecoglady, etc.nuno oliveira Escreveu:para o público em geral julgo que é uma opção melhor combinar transportes colectivos no quotidiano com o andar a pé ou bicicleta não só na rotina mas também em percursos curtos\médios e finalmente uma moto ou carro eléctrico (no futuro a curto prazo espero) em deslocações mais extensas, ou em horários ou destinos não abrangidos pelas outras duas opções.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Bluesky
- Membro Platinium

transportes colectivos? nunca chegam a horas eles ou nao chegamos a horas nós, nao esperam por nos, cheiram mal, somos forçados a conviver com quem nunca meteriamos no nosso carro, somos roubados, podemos ser maltratados, raramente tem ar condicionado... e nao são assim tão baratos como isso.
ok , jmal, podemos viver bem sem um segway, mas tambem podemos viver bem sem qualquer veiculo, electrico ou nao. agora que um segway ou winglet faz coisas que mais nenhum faz torna-o unico e fascinante. e creio que ainda este é o inicio do futuro dos transportes - talvez o conceito esteja ainda incompleto mas penso já ter as sementes do futuro #
ok , jmal, podemos viver bem sem um segway, mas tambem podemos viver bem sem qualquer veiculo, electrico ou nao. agora que um segway ou winglet faz coisas que mais nenhum faz torna-o unico e fascinante. e creio que ainda este é o inicio do futuro dos transportes - talvez o conceito esteja ainda incompleto mas penso já ter as sementes do futuro #
-
easy
- Membro Silver

- Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm
nem acredito no que estou a ler. apetece mesmo perguntar: há quanto tempo não andas de transportes públicos?
são transportes públicos, têm de servir toda a gente, não se podem dar ao luxo de ficar à espera de passageiros.
nos metros e comboios normalmente cumprem os horários. nos autocarros é claro que é mais dificil porque é impossível prever as condições de transito.bluesky Escreveu:nunca chegam a horas eles ou nao chegamos a horas nós, nao esperam por nos
são transportes públicos, têm de servir toda a gente, não se podem dar ao luxo de ficar à espera de passageiros.
não é característica única dos transportes públicos mas sim de tudo o que é espaço público. também podes ser roubado no teu carro. infelizmente carjacking até é um crime em crescendo. podes ser roubado enquanto andas a passear na rua. se fosses a pensar sempre assim nem saías de casa, mas espera lá, ena também podes ser roubado no conforto de tua própria casa.bluesky Escreveu:somos forçados a conviver com quem nunca meteriamos no nosso carro, somos roubados, podemos ser maltratados
pelo menos aqui no porto tanto o metro, como autocarros stcp e comboios têm ar condicionado. alguns destes veículos estes equipamentos já existem há uns bons seis ou sete anos. também têm lugares reservados a pessoas com deficiência, idosos, grávidas e acompanhantes de crianças de colo e já não têm degraus para permitir entrada a cadeiras de rodas.bluesky Escreveu:raramente tem ar condicionado
em comparação com quê? com o carro? estarás a fazer as contas a tudo? gasolina, manutenção, seguro, inspecções, elevado preço de compra e desvalorização?bluesky Escreveu:e nao são assim tão baratos como isso.
-
FERNANDO PEREIRA
- Membro Silver

- Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
duvido que sejam gastos só uns watsitos para manter o equlibrio...
eu utilizo todos dias transportes públicos, sobretudo pq acho mais cómodo, não tenho de andar a arranjar estacionamento e embora sejam ainda mto caros ainda compensa.
ar condicionado nada, salvo raríssimas excepções, pelo menos nos autocarros da margem sul. de qualquer maneira os autocarros não andam mto cheios, só o 1º é que costuma encher, mas logo atrás vem mais 2 ou 3, portanto as sensibilidades mais afloradas podem ser atendidas, pelo menos aqui.
é urgente um veiculo do mesmo tipo desdobrável e leve, mas mais barato!! vão roubar para a china…
eu utilizo todos dias transportes públicos, sobretudo pq acho mais cómodo, não tenho de andar a arranjar estacionamento e embora sejam ainda mto caros ainda compensa.
ar condicionado nada, salvo raríssimas excepções, pelo menos nos autocarros da margem sul. de qualquer maneira os autocarros não andam mto cheios, só o 1º é que costuma encher, mas logo atrás vem mais 2 ou 3, portanto as sensibilidades mais afloradas podem ser atendidas, pelo menos aqui.
é urgente um veiculo do mesmo tipo desdobrável e leve, mas mais barato!! vão roubar para a china…
-
Bluesky
- Membro Platinium

eu sei, pareçe mal dizer mal dos transportes colectivos, pois sao importantes e necessarios, certo? mas se fossem a melhor coisa do mundo ninguem teria veiculos proprios, pois nao? espero que tenha ficado o exemplo de como é fácil encontrar defeitos em algo importante, tal como sucede aos segways. é igual, cada macaco no seu galho e cada um escolhe o meio de transporte mais adequado para si, sem pressoes. chama-se democracia. se serve e nao polui é isso mesmo: uma solução. encontrem soluçoes! adeus #
-
Nuno Oliveira
- Membro Silver

esta discussão tocou aqui em dois assuntos importantes:
1.os transportes públicos funcionam bem em alguns sítios e noutros não. por acaso lisboa é a única cidade portuguesa em que tive más experiências, sempre relacionadas com a cobertura e coordenação dos serviços. não existe uma autoridade metropolitana de transportes actuante nesta cidade, caso único numa capital europeia! basicamente os transportes colectivos concorrem uns contra os outros e contra os carros!
mas quais são os motivos pelos quais a maioria da população prefere um transporte individual ao colectivo ou mesmo ao car-pooling?
julgo que entram aqui factores para além da qualidade de serviços dos transportes públicos. convidaria o bluesky a experimentar fazer os seus trajectos típicos desta forma e a transmitir as falhas e custos associados- que existem de certeza e que são relevantes para a discussão. ou então experimentar o carpooling (caso não o faça já).
http://www.carpool.com.pt/
conheço o gozo que dá conduzir e acho que os carros estão cá para ficar, simplesmente acho que o seu uso é completamente indisciplinado e abusivo na esmagadora maioria dos condutores. o meu fica na garagem e sai nas férias (algumas) e quando há espectáculos que acabam depois das 12 noutras cidades. faço as compras online num dos supermercados que fazem este serviço que entregam depois a casa- poupa tempo, combustível e dinheiro.
2. um paradoxo é que se os transportes colectivos não oferecem condições é porque o numero de utentes só este ano não decresceu e por outro lado só não aumenta se as condições não melhorarem. quem dará o primeiro passo? uma população que receia um mau serviço (?) ou os serviços e empresas que sofrem de um desinvestimento face aos apoios á circulação rodoviária?
----------
já está! excelente design, recomendo!
para terminar aproveito para elogiar o serviço da stcp, da metro do porto, do aeroporto sá carneiro, da cp-suburbanos e das muitas carreiras privadas de autocarros suburbanos- são mais baratos que carros, têm todos ar condicionado, são limpos, seguros e com boa cobertura e intermodalidade. para residentes noutras cidade recomendava que formassem ou se juntassem a associações de utentes ou residentes para pressionarem melhores serviços e coberturas. vale a pena.
1.os transportes públicos funcionam bem em alguns sítios e noutros não. por acaso lisboa é a única cidade portuguesa em que tive más experiências, sempre relacionadas com a cobertura e coordenação dos serviços. não existe uma autoridade metropolitana de transportes actuante nesta cidade, caso único numa capital europeia! basicamente os transportes colectivos concorrem uns contra os outros e contra os carros!
mas quais são os motivos pelos quais a maioria da população prefere um transporte individual ao colectivo ou mesmo ao car-pooling?
julgo que entram aqui factores para além da qualidade de serviços dos transportes públicos. convidaria o bluesky a experimentar fazer os seus trajectos típicos desta forma e a transmitir as falhas e custos associados- que existem de certeza e que são relevantes para a discussão. ou então experimentar o carpooling (caso não o faça já).
http://www.carpool.com.pt/
conheço o gozo que dá conduzir e acho que os carros estão cá para ficar, simplesmente acho que o seu uso é completamente indisciplinado e abusivo na esmagadora maioria dos condutores. o meu fica na garagem e sai nas férias (algumas) e quando há espectáculos que acabam depois das 12 noutras cidades. faço as compras online num dos supermercados que fazem este serviço que entregam depois a casa- poupa tempo, combustível e dinheiro.
2. um paradoxo é que se os transportes colectivos não oferecem condições é porque o numero de utentes só este ano não decresceu e por outro lado só não aumenta se as condições não melhorarem. quem dará o primeiro passo? uma população que receia um mau serviço (?) ou os serviços e empresas que sofrem de um desinvestimento face aos apoios á circulação rodoviária?
----------
http://www.dahon.com/é urgente um veiculo do mesmo tipo desdobrável e leve, mas mais barato
já está! excelente design, recomendo!
para terminar aproveito para elogiar o serviço da stcp, da metro do porto, do aeroporto sá carneiro, da cp-suburbanos e das muitas carreiras privadas de autocarros suburbanos- são mais baratos que carros, têm todos ar condicionado, são limpos, seguros e com boa cobertura e intermodalidade. para residentes noutras cidade recomendava que formassem ou se juntassem a associações de utentes ou residentes para pressionarem melhores serviços e coberturas. vale a pena.