Metanol VS Etanol qual o melhor?

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.

Metanol VS Etanol qual o melhor?

Metanol
5
26%
Etanol
14
74%
 
Total de votos: 19

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

sim, essa mistura é usada pelos carros de rally, já me fui informar, mas usei 50% metanol e 50% gasolina e notei melhor desempenho do motor, por isso até dispenso o óxid nitroso..

a questão é saber realmente que tipo de modificações são necessárias, pois o metanol ataca uma série de metais, tal como disseste.

ao fim de 200 km, numa experiência que fiz, começei a notar ligeiros barulhos, que ainda não consegui identificar de onde vêm.

não sei se é por o metanol ter limpo eventuais residuos que a gasolina deixa, ou se é o metanol a corroer alguma peça metalica..

tenho de me informar melhor.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

eu ainda n consegui saber que tipo de combustivel os brasileiros chamam de alcool e usam nos motores lá.. nao sei se é metanol, etanol, portunhol...

o que sei é que falando de funcionamento de motores é um mimo... mais potencia, menos poluiçao (ouvi dizer que é zero), e motores limpos por dentro. os motores nao ganham depositos de carvao nem nada que se pareça, e mantem-se assim mto tempo.

quando se fala de carros de competiçao o que se pretende é um nivel de octanagem superior e o alcool mal-acomparando é superior a 100 octanas. a vantagem disso é principalmente em motores turbo onde a octanagem limita a prestaçao do motor. usando um motor com taxa de compressao de cerca de 10:1 e usando o turbo a uma pressao moderada de 0.5 ha graves riscos de surgir auto-detonaçao. para evitar isso usa-se uma gasolina de octanagem superior 98 ou 100 (maximo em portugal e mesmo asssim de qualidade duvidosa). mas só usando gasolina 100 nao chega, numa conversao para turbo por de um motor n/a é preciso descer pra valores de compressao de cerca de 8.5:1 para nao corremos grandes riscos de detonaçao.

isto falando a nivel diy sem grandes recursos, ha quem mantenha taxa de compressao alta e consiga dar a volta pela electronica do carro. mas isso sao outras conversas. o fundamental é que com um combustivel altamente resistente a auto-detonaçao podemos atingir valores de potencia muito mais altos do que com gasolinas "europeias".

no meu carro de cilindrada 1.6 com turbo a andar com gasolina 100 octanas consigo extrair 200/200 cv's já o mesmo carrro no brasil com preparaçao mecanica mto semelhante ja vi 350cv's com fiabilidade. a diferença está no combustivel -> alcool.

espero mesmo que comecem a produzir alcool em portugal... o ambiente agradece, eu agradeço, a potencia do meu carro agradece e a minha carteira tambem.

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”