Sóda caustica

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
Angelo Lobo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda out 29, 2007 11:46 am

Sóda caustica

Mensagem por Angelo Lobo »

boa noite

desculpem se estou a repetir algum tópico, mas felizmente este forum já é enorme de informação e para os novaos que não conseguem acompanhar diariamente este forum fica-se um pouco perdido.
a minha pergunta é a seguinte, para se usar soda caustica liquida com concentração de 50%, basta duplicar a dosagem? não se pode usar? como se usar?

desde já os meus agradecimentos

lobo

Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Re: Sóda caustica

Mensagem por Ex-lunatico »

boas!
angelo lobo Escreveu:desculpem se estou a repetir algum tópico, mas felizmente este forum já é enorme de informação e para os novaos que não conseguem acompanhar diariamente este forum fica-se um pouco perdido.
antes de mais acho que isso não é uma desculpa pois todos os que contribuem para o forum fazem-no de forma voluntária (e abdicando do seu tempo pessoal), e sem qualquer proveito para alem da partilha de conhecimentos. como tal acho ninguém tem o direito de aqui chegar e dizer "isto tem cá tudo, mas como não conheço os cantos à casa, expliquem-me onde está".

mas adiante....
quando falas de soda caustica liquida, suponho que estejas a referir-te a uma solução aquosa de hidróxido de sódio (vulgarmente soda cáustica) com uma concentração de 50%. pois o hidróxido de sódio em condições ptn (pressão e temperatura normais) apresenta-se no estado sólido.

em relação em utilizar este tipo de solução aquosa para a preparação do metóxido de sódio, isso não é possível pois para preparar este composto não deveremos ter água, dai a necessidade de manter os recipientes onde se armazena o metanol e a soda cáustica bem fechados.

Autor do tópico
Angelo Lobo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda out 29, 2007 11:46 am

Re: Sóda caustica

Mensagem por Angelo Lobo »

muito obrigado

lobo

Responder

Voltar para “BioDiesel”