Projecto Nissan em Portugal ::: Veículo Eléctrico

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Re: Projecto Nissan em Portugal ::: Veículo Eléctrico

Mensagem por Bluesky »

já vos tinha alertado para os jogos viciados, onde esta a concorrencia entre marcas? e só para 2011? isso é parecido com o jogo da opel/gm... retardar, empatar, sabotar, desiludir ... nao, algo nao esta bem aqui. eu só quero um veiculo electrico que adquiro a 100% e tomo as minhas decisoes energeticas e outras (assistencia/troca de baterias).
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

bluesky Escreveu:eu só quero um veiculo electrico que adquiro a 100% e tomo as minhas decisoes energeticas e outras (assistencia/troca de baterias).
pois é pois é... mas já pensaste que numa casa, algo muito mais importante do que um carro, não podes ter isso? mesmo que tenhas um terreno baldio na parte mais remota do país sem nenhum tipo de serviço, tens que pagar um imposto (imi) regular. é triste!
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

meus caros, vamos lá ser mais positivos. todos sabemos que o mercado é voraz e que estes tipos só mexem uma palha se tiverem lucro. o que é que os leva a se mexerem? o interesse do consumidor! portanto se houver interesse e as compras surgirem, vão começar a "matar-se" uns aos outros e o consumidor é que beneficia com isso. portanto há males que vêm por bem e a verdade é que vivemos uma oportunidade única para deixar de depender tanto do petróleo... portanto meus caros, vão em frente pois o percurso é feito por caminhos de cabras que ninguém vai alcatroar por agora. o grande risco é seremos demasiado finos para os percorrermos, aliás postura frequente deste muito mal habituado povo português que só se sabe queixar e que nada faz…
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

jmap Escreveu:meus caros, vamos lá ser mais positivos. todos sabemos que o mercado é voraz e que estes tipos só mexem uma palha se tiverem lucro. o que é que os leva a se mexerem? o interesse do consumidor! portanto se houver interesse e as compras surgirem, vão começar a "matar-se" uns aos outros e o consumidor é que beneficia com isso. portanto há males que vêm por bem e a verdade é que vivemos uma oportunidade única para deixar de depender tanto do petróleo... portanto meus caros, vão em frente pois o percurso é feito por caminhos de cabras que ninguém vai alcatroar por agora. o grande risco é seremos demasiado finos para os percorrermos, aliás postura frequente deste muito mal habituado povo português que só se sabe queixar e que nada faz…
pois é, podemos sempre manda-los dar uma volta mais o projecto, caso não seja rentável, para nós consumidores .
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

tó miguel Escreveu:pois é, podemos sempre manda-los dar uma volta mais o projecto, caso não seja rentável, para nós consumidores .
será? isso depende do contracto assinado com o governo, mon ami... por acaso tenho curiosidade em saber ao certo o que está escrito naquele contracto (ou acordo, ou lá o que é).
Aprilia RS125e

consultor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda ago 20, 2007 8:58 pm

Mensagem por consultor »

cheguei atrasado a este assunto mas entretive-me a fazer umas continhas. ora vejamos:

assumindo que este carro não é uma caixa de fósforos, é um familiar como diz o sócrates, terá um motor de pelo menos 65 cavalos, o equivalente a 50 kw.

se o carro tiver a autonomia que se diz de 200km que poderão ser feitos em 2 horas as baterias terão de ter uma capacidade de fornecer 50 kw durante 2 hoas, ou 100 kw durante 1 hora.

para carregar em casa em 6 horas a bateria preciso de 100/6 ou seja 16.6 kw cada hora.
assumindo que a bateria tem um rendimento de carga de 80% (que seria bom demais) preciso de 20,8 kw.
ora p=vi (já esquecendo o cos fi) dá 20.8=220v x i, vai dar uma corrente de 95 amperes.

ora como a edp fornece máx 30 a, tinha de se refazer toda a rede electrica nacional !!!!
e para carregar em 25 minutos dava ainda um valor mais estapafúrdio (545 amperes). upsss!!

tou mesmo a ver estender uma extensão da varanda para o carro, só que tinha de ser com condutores de 20 mm quadrados. uma mina para os amigos do alheio que gostam de gamar o cobre !!!

portanto, a conclusão é que tudo isto não passa de uma bem montada operação de marketing.

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

consultor Escreveu:se o carro tiver a autonomia que se diz de 200km que poderão ser feitos em 2 horas as baterias terão de ter uma capacidade de fornecer 50 kw durante 2 hoas, ou 100 kw durante 1 hora.
não! o motor não vai de certeza andar sempre à potência máxima... aliás, muito raramente o vai fazer! para arrancar só precisas de alguns cavalitos e para andares a 120km/h a direito uns 25cv.... agora refaz as contas
Aprilia RS125e

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

consultor Escreveu:cheguei atrasado a este assunto mas entretive-me a fazer umas continhas. ora vejamos:

assumindo que este carro não é uma caixa de fósforos, é um familiar como diz o sócrates, terá um motor de pelo menos 65 cavalos, o equivalente a 50 kw.

se o carro tiver a autonomia que se diz de 200km que poderão ser feitos em 2 horas as baterias terão de ter uma capacidade de fornecer 50 kw durante 2 hoas, ou 100 kw durante 1 hora.

para carregar em casa em 6 horas a bateria preciso de 100/6 ou seja 16.6 kw cada hora.
assumindo que a bateria tem um rendimento de carga de 80% (que seria bom demais) preciso de 20,8 kw.
ora p=vi (já esquecendo o cos fi) dá 20.8=220v x i, vai dar uma corrente de 95 amperes.

ora como a edp fornece máx 30 a, tinha de se refazer toda a rede electrica nacional !!!!
e para carregar em 25 minutos dava ainda um valor mais estapafúrdio (545 amperes). upsss!!

tou mesmo a ver estender uma extensão da varanda para o carro, só que tinha de ser com condutores de 20 mm quadrados. uma mina para os amigos do alheio que gostam de gamar o cobre !!!

portanto, a conclusão é que tudo isto não passa de uma bem montada operação de marketing.
agora já estou a perceber o porquê da rede de postos abastecimento e a sena da troca de baterias é porque é impossivl carregar em casa e aí eles vendem os carros e a energia ao preço que eles quiserem
Sócio ANE Nº 16

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

nao tó, significa que o consultor nao percebe nada de veiculos electricos e fiquemos por aqui...

consultor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda ago 20, 2007 8:58 pm

Mensagem por consultor »

bom, admito que fiz as contas para o "pior caso", que é aquele que se chama "coeficiente de cagaço" para não ficar entalado a meio do percurso.

mas mesmo considerando que não se anda sempre de prego a fundo e que o consumo seria em média 50% do máximo os valores das correntes de carga serão sempre muito superiores ao que a edp nos contrata.

já agora qual seria a potência do motor aceitável para o carro "familiar" do sócrates, que ele considera dever ter performances similares a um carro a gasolina equivalente?

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

bluesky Escreveu:nao tó, significa que o consultor nao percebe nada de veiculos electricos e fiquemos por aqui...
temos de ouvir todas as opiniões, pois estou convicto que o consultor também gosta dos ev, mas apenas quer alertar, para certas situações, não muito esclarecidas deste projecto e que o homem sabe fazer contas lá isso sabe
Sócio ANE Nº 16

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

consultor Escreveu:bom, admito que fiz as contas para o "pior caso", que é aquele que se chama "coeficiente de cagaço" para não ficar entalado a meio do percurso.

mas mesmo considerando que não se anda sempre de prego a fundo e que o consumo seria em média 50% do máximo os valores das correntes de carga serão sempre muito superiores ao que a edp nos contrata.

já agora qual seria a potência do motor aceitável para o carro "familiar" do sócrates, que ele considera dever ter performances similares a um carro a gasolina equivalente?
então és tu que és o consultor, , não só fizes-te contas para o pior caso, fizes-te contas que não fazem sentido, como disse noutro fórum, 53 kw tem as baterias do tesla roadster, um desportivo eléctrico que está limitado na velocidade de 125 milhas por hora mas tem de arranque as mesmas performances que carros que chegam aos 300 kmh ou 186 milhas hora.

se pensares que o carro vai andar sempre a fundo, então os eléctricos vão ganhar a todos os ci que existem, isto porque não acredito que um ci consiga fazer 1000 km sempre a fundo, e com 40 litros de combustivel secalhar até fazem 200 km.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Arthe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jun 09, 2008 3:26 pm

Mensagem por Arthe »

o jmal disse tudo...

acrescentando que nenhum carro utiliza os seus "cavalos" sempre ao máximo. depois um rendimento dos ci é muito menor que o rendimento de um ve.

há pessoas que poderiam informar-se melhor antes de debitarem "treta".

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

carro eléctrico com solução rápida para carregar baterias
a novidade do carro eléctrico é o baixo custo de abastecimento e o seu nulo grau de poluição.

a equipa que desenvolve o protótipo já propõe uma solução para a baixa autonomia das baterias, que tem impedido viagens mais longas.

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... 25&tema=29

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?he ... vra=&ver=1
Sócio ANE Nº 16

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

2011?! são tótós.
Aprilia RS125e

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

que pensam eles das trocas de baterias? na troca tem que necessáriamente se pagar parte da vida util (preço novas/1700 + lucro confortável?) das que levamos mais o risco estatistico da nossa não estar em condições. imagino que essa troca sairá escandalosamente cara... será que alguém se deu ao cuidado de pensar isto? vale muito mais a pena ter um sistema alternativo e opcional de pilha de combustivel para os casos em que é preciso percorrer grandes distâncias...

quanto a mim, se não houver uma ideia genial (que não vislumbro), o sistema de troca de baterias está condenado à nascença!

jp
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

jmap Escreveu: quanto a mim, se não houver uma ideia genial (que não vislumbro), o sistema de troca de baterias está condenado à nascença!

jp
excepto se... as baterias forem alugadas.
e se as baterias forem alugadas nao contem comigo... é nesta direcçao que caminham as mentes mais sedentas de €€€€.

nao sei se sou so eu a pensar assim mas... o socrates neste processo aparece como um boneco manipulado com total desconhecimento da situaçao. ate me fez lembrar o bush

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

marcopns Escreveu:
jmap Escreveu: quanto a mim, se não houver uma ideia genial (que não vislumbro), o sistema de troca de baterias está condenado à nascença!

jp
excepto se... as baterias forem alugadas.
e se as baterias forem alugadas nao contem comigo... é nesta direcçao que caminham as mentes mais sedentas de €€€€.

nao sei se sou so eu a pensar assim mas... o socrates neste processo aparece como um boneco manipulado com total desconhecimento da situaçao. ate me fez lembrar o bush
porque não implementar vários métodos, quem quiser compra as baterias, quem precisa de viajar muito e não tem tempo para carregar, paga um aluguer de baterias e nem tem de se preocupar de quem é a bateria, isto porque da próxima vez que abastecer já terá outra bateria.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

porque não implementar vários métodos
nem mais... mas nao nos imponham merdas, deixem ao criterio de cada um...

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm

Mensagem por José Luís Cabete »

não vou dizer nada que não se saiba, mas tudo o que for energia será muito caro, já o é no presente é será no futuro, creio que o negocio das baterias para os carros eléctricos será igual ao do petróleo, e que as grandes empresas que agora comercializam petróleo iram agarrar sem escrúpulos este negocio, farão pressão para que o negocio fique nas suas mãos e muito restrito para os restantes.
não sei até que ponto este negocio terá sucesso, pois da minha parte está condenado, chega de encher balões que já estão muito cheios.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”