Possível Motor Brushless para EV's?

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
Lunático
Membro
Membro
Registado: quinta jul 17, 2008 11:31 am

Possível Motor Brushless para EV's?

Mensagem por Lunático »

boas pessoal,

já há muito que "sonho" em fazer a transformação de uma bicicleta e de uma vespa para motorização eléctrica, no entanto os valores envolvidos alteram-me sempre as prioridades dos meus projectos...

conversa à parte, gostaria que alguém me desse a opinião acerca de um motor brushless destinado ao aeromodelismo, o mesmo seria viável para a transformação de uma vespa em ev ???

alguns dados do motor:

esc required: 130a
input voltage : max. 48v
kv : 130 rpm/v
weight: 1570g
shaft: 12mm
voltage range: 20-48v
non load current: 2.0a
maximum power: 6500w
equivalent: 60-80cc gas engine

este motor custa 150 dólares + 46 de portes, deixo-vos o link directo para o site dos gajos:

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... (eq:_70-55)

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Possível Motor Brushless para EV's?

Mensagem por jmal »

isso já foi discutido noutro post, esses motores são muito rotativos para essa aplicação, o que obriga a uma grande desmultiplicação, depois tens outro problema, esses variadores são para modelismo, o arranque deles é aos impulsos e solavancos, isso num ev torna-o um bocado desconfortavel, temos tambem o problema de que tens de adaptar o acelarador do comando rc no acelador da vespa, e meter á mesma o receptor no variador. penso que no mesmo pais arranja-se melhores motores para a tua vespa e também motores mais fiáveis, isto porque esses motores não têm uma construção muito robusta.

ficas já com alguns sites com motores e equipamentos para conversão.

http://electricscooterparts.com/index.html
http://www.thesuperkids.com/index.html
http://www.robotmarketplace.com/store.html
http://www.evparts.com/catp1-12+to+48+v ... motors.htm
http://www.thunderstruck-ev.com/products.htm
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Lunático
Membro
Membro

Mensagem por Lunático »

boas,

obrigado pela rápida resposta jmal !

a rotação do motor em questão é de 130kv ou seja, com os 48v teríamos 6240 rpm's , penso que essa é a rotação normal do motor de combustão interna original da vespa (mais coisa menos coisa...), a minha ideia seria montar o motor directamente na caixa da vespa.

quanto aos variadores, para além de serem bastante acessíveis , a maior parte deles são programáveis e podemos mesmo activar o "soft start" em que faz um arranque suave (possivelmente não tão suave como desejamos para um ev...)

variador + receptor : podemos eliminar facilmente o receptor, usando um "servo tester" , são baratos e simples, fáceis de serem aplicados a um acelerador qualquer...

como é obvio, esta não seria a melhor opção para a transformação de um ev, no entanto penso que reduziria o valor para uma fracção do valor gasto numa transformação com equipamentos mais convencionais (isto se for possível avançar com estes equipamentos que vos falo...)

obrigado pelos links, são me extremamente úteis, no entanto assustei-me ainda mais com os valores que lá vi...
1 - já agora, só mais uma(s) pergunta(s): para uma vespa, qual seria a potência mínima do motor aconselhada??

2 - onde poderia encontrar "hub motors" para a vespa, e já agora compensa?

cumprimentos,

lunático.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

assim estou mais descansado, tens bastantes conhecimentos na matéria, quando ás tuas perguntas penso que a partir de 2000w tens um desempenho muito semelhante ao que tens na vespa, claro que isso depende das baterias que vais utilizar, e já agora se poderes meter link do motor e variador para verificar melhor a cena.

quanto aos motores hub também ando à procura, é que com ele se fazia uma conversão rápida e simples.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
Lunático
Membro
Membro

Mensagem por Lunático »

tenho alguns conhecimentos no que diz respeito ao material de aeromodelismo, e posso dizer que a cada dia que passa, os componentes ficam mais avançados e baratos.

o link pois.... reparei agora que no 1º tópico colei mal o link... deixo novamente o link para o motor:

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... eq:_70-55)

Imagem

relativamente às baterias, tencionava utilizar inicialmente baterias de chumbo... e após a fase de testes / investimento inicial, passar às a123.

acerca dos hub motors, ando a namorar ha algum tempo os da www.goldenmotor.com , apesar de não possuirem muita potência, são vendidos por um preço muito apetecível. alguém conhece o material deste site?

Imagem
cumprimentos,

lunático.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

muito bem, antes de mais bem vindo a comunidade, começas bem!

boa sorte!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Lunático
Membro
Membro

Mensagem por Lunático »

obrigado pelas boas vindas mas continuo sem uma opinião concreta acerca do motor, valerá a pena investir 130 euros no gajo? ou mais vale juntar umas coroas para investir em algo mais convencional?
já repararam na potência anunciada? (6500w <----- 159 dolares... acho que por esse valor não compro nenhum outro motor com 1/10 dessa potência...). já agora, relativamente ao controlador penso não ser obrigado a utilizar um variador de modelismo, visto que este motor não deixa de ser um motor sem escovas ac.

cumprimentos,

lunático.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

não vi por lá informação sobre torque... também não percebi como é que dizem ter uma resistência de 32 ohms (suponho que seja a reistência de cada enrolamento) com uma corrente de idle de 2 a, pois para isso era preciso alimentar no mínimo com 64 v de tensão, que fica fora dos 48 v máximos.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
Lunático
Membro
Membro

Mensagem por Lunático »

pois... o problema dos chinocas é que quase sempre não apresentam a informação completa, ou então não bate certo... de qualquer das formas, mesmo que eles ate sejam uns grandes enganadores e o motor possua metade da potência anunciada (uns 3250w), acho que já seria potência mais do que aceitável para uma vespa não?

às vezes o que é barato sai caro...

cumprimentos,

lunático

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

lunático Escreveu:pois... o problema dos chinocas é que quase sempre não apresentam a informação completa, ou então não bate certo... de qualquer das formas, mesmo que eles ate sejam uns grandes enganadores e o motor possua metade da potência anunciada (uns 3250w), acho que já seria potência mais do que aceitável para uma vespa não?

às vezes o que é barato sai caro...

cumprimentos,

lunático
eu acredito muito bem que esse motor tenha os 6500 watts, tenho aqui um muito mais pequeno e também é chinoca, nas especificações diz que tem à volta de 900watts, e corresponde à verdade.
Cumps Inovadores

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

3250 w é muito mais do que o necessário para uma vespa, a bereco tem 2500 w, a ecoglady 1400 w.

não sabemos qual é a eficiência do motor, se for 50% então podes mesmo ter só 3 kw "no veio", apesar de o alimentar a 6kw. e isto é sem carga; não sabemos como se comporta com carga (não sabemos o torque, apesar de este tipo de motores normalmente ter um excelente torque).

não é que no final não tenhas à mesma uma potência suficiente para fazer andar a vespa, só que se o motor for muito ineficiente vais ter uma autonomia má... se ele tiver só 50% de eficiência vais estar a deitar fora metade da energia das baterias, e ficas com um ev pior do que se tivesse um motor de 2 ou 3kw... eu no teu lugar tentava informar-me primeiro melhor acerca desse motor. ou então, se tiveres carcanhol força, e depois contas a experiência aqui à malta.
Aprilia RS125e

Autor do tópico
Lunático
Membro
Membro

Mensagem por Lunático »

percebo o que queres dizer, e era esse tipo de dúvidas que eu tinha. apesar de não sabermos qual a eficiência deste motor, uma coisa é certa, a eficiência dos motores para aeromodelismo é crucial, devido à dificuldade em instalar baterias de grande capacidade (peso, peso, peso...), portanto estes motores devem ser obrigatoriamente o mais eficientes possível (como todo o resto do material embarcado) posso mesmo dizer que pelo que tenho visto, andam sempre acima dos 90%.

os chinocas que vendem este motor, tem a venda também outros de menor potência (entre os 2000w e os 3500w) o problema é o kv deles que é mais elevado, e portanto seriam motores com demasiada rotação para aquilo que pretendo (penso eu).

não tenho carcanhol a mais, bem pelo contrário, mas começo a pensar mesmo em encomendar o bicho, caso não resulte.... serei obrigado a construir um aeromodelo com uns 4 ou 5 metros de envergadura

cumprimentos

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

e portanto seriam motores com demasiada rotação para aquilo que pretendo (penso eu).
o problema é a falta de controlo em baixas rotaçoes para motores de altas rotaçoes, porque para implementar um sistema sem mudanças sao necessarias altas rotaçoes...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
Lunático
Membro
Membro

Mensagem por Lunático »

a minha intenção é utilizar mudanças, a caixa original da vespa, o motor eléctrico seria instalado precisamente onde se encontra neste momento o veio do motor actual (visto ter uma rotação máxima muito parecida com o motor à 2t de origem). não tenho a vespa aqui comigo, e não consigo visualizar a 100% essa alteração/adaptação mecânica que falo, se calhar estou a falar besteiras...

acabei por ficar curioso e fiz uma pesquisa na net acerca das caixas/motor de vespa e encontrei isto:

Imagem

a sensação que me dá, é que a caixa faz parte do bloco do motor... o que complicari muito as coisas, mas nada como olhar de perto a mota.
cumprimentos,

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm

Mensagem por José Luís Cabete »

boas lunático, realmente o motor e caixa de velocidades das vespas fazem parte de um único bloco, o que pretendes fazer é realmente muito complicado, é que já me passaram vários motores desses pelas mãos.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

Autor do tópico
Lunático
Membro
Membro

Mensagem por Lunático »

obrigado josé luís, confirma-se o que eu já suspeitava, pelos vistos a única maneira seria "sacrificar" o bloco do motor da vespa de forma a inserir o motor eléctrico no seu interior, mas... não estou para aí virado e mesmo que estivesse continuava a ser muiiiiiito complicado...

acho que terei de planear outro tipo de conversão, tal como "hub motors" apesar de mais caros, e menos potentes

bem... fica aqui a ideia de utilização dos motores ac brushless de aeromodelismo para uma possível conversão ev de baixo custo

cumprimentos,

daniel fidalgo.

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

tens aqui um blog de um bacano que está a converter uma "motocicleta" para eléctrica com esse motor brushless:

http://visforvoltage.org/blog/nasukaren (em inglês)
Aprilia RS125e

Autor do tópico
Lunático
Membro
Membro

Mensagem por Lunático »

muita porreiro ! realmente é o mesmo motor que falo, comprado no mesmo site e tudo. o blog está fantástico, cheio de informação útil

pelos vistos ele teve problemas com o variador (esc) , vou esperar pelos progressos do bacano....

p.s: apesar do motor ser para 48v , pelos vistos o gajo pretende utilizar apenas 24v , e pelos primeiros testes... mais do que suficiente.

cumprimentos,

lunático

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

o motor é para 20v a 48v, não apenas para 48v.
Aprilia RS125e

Autor do tópico
Lunático
Membro
Membro

Mensagem por Lunático »

o motor é para 20v a 48v, não apenas para 48v.
sim claro, mas com 20v não tens nem a metade dos 6.5kw anunciados. na minha opinião, preferia ter os 48v mesmo que na maior parte do tempo utilizasse apenas uma fracção da potência disponível.

cumprimentos,

lunático.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”