Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
até o bidon em que se encontrava o óleo poderia estar sujo.
coitado de quem ficou com os últimos litros.
mas é intrigante mesmo como passou essa sujeira pelo filtro.
quem ainda tiver esse óleo, poderia passa-lo novamente por um filtro à fim de certificar-se da passagem ou não das impurezas pelo filtro.
se voltar a passar, temos que ir à fundo e saber, do fornecedor, que tipo de produto foi misturado ao óleo durante o processo de limpeza. se for sílica, não quero nem pensar...
coitado de quem ficou com os últimos litros.
mas é intrigante mesmo como passou essa sujeira pelo filtro.
quem ainda tiver esse óleo, poderia passa-lo novamente por um filtro à fim de certificar-se da passagem ou não das impurezas pelo filtro.
se voltar a passar, temos que ir à fundo e saber, do fornecedor, que tipo de produto foi misturado ao óleo durante o processo de limpeza. se for sílica, não quero nem pensar...
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
acho que quem forneceu o óleo foi o serra.... ele deve saber.
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
o oleo foi o serra e o ultimo a meter oleo fui eu por isso
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
o ov, ao abastecer os carros, não passou por nenhum filtro. lembram-se que andei com um microscópio portátil a verificar as impurezas e que constatei qua não estava suficientemente filtrado?
penso que o serra é um homem sério, ele filtrou mesmo muito bem. estava convencido que estava tudo ok. o problema é o sistema de filtros que usa. para fazer uma filtragem adequada temos usar bons filtros. aqueles para água penso que não servem, dilatam com ov, depois passa muita sujidade. também não podemos empregar muita pressão, quanto mais, maior quantidade de impurezas.
penso que o serra é um homem sério, ele filtrou mesmo muito bem. estava convencido que estava tudo ok. o problema é o sistema de filtros que usa. para fazer uma filtragem adequada temos usar bons filtros. aqueles para água penso que não servem, dilatam com ov, depois passa muita sujidade. também não podemos empregar muita pressão, quanto mais, maior quantidade de impurezas.
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
eis aí a constatação do problema.
quem tiver ainda o óleo, pode comprovar essa teoria do filtro ineficiente, fazendo uma nova filtragem.
agora, colocar um filtro de água para filtrar ov é ruim, né ?
quem tiver ainda o óleo, pode comprovar essa teoria do filtro ineficiente, fazendo uma nova filtragem.
agora, colocar um filtro de água para filtrar ov é ruim, né ?
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
olá
de inicio fui enganado com filtros de cordas, usados vulgarmente nas redes de água. hoje prefiro filtros de boa qualidade. á medida que vão filtrando o caudal vai diminuindo até ficarem completamente entupidos, o que nunca acontecia nos anteriores, que suportavam "filtrar" 5 verzes mais.
posso-vos garantir que os bons filtros duram pouco, mas a sua função é extremamente eficiente.
vamos supor que coloco 4 filtros em linha. 50,25,10,5 micras. o limite dos filtros é apenas de 250 litros, considerando que o ov passou por três lavagens a 40% de água.
deve-se filtrar aproveitando a temperatura com que foi seco, sem ultrapassar os 65º tirando partido da fluidez.
a escolha é vossa. ou filtram com qualidade e não têm problemas quando o utilizam, ou desperdiçam o dinheiro para descarregar a consciência, com os previsíveis entupimentos e outras graves sequelas nos componentes do motor.
alem disso os copos dos filtros são compativeis com temperaturas mais elevadas e permitem usarmos mais pressão, ganhando do tempo na operação.
para quem não utilize sistemas de bombagem, existem sacos-filtro com 5 micras, disponiveis neste forum. a filtragem é bastante mais lenta, mas eficaz. também se podem usar as pernas das calças de ganga, que não estejam rotas, pedindo á maria que lhe coza o fundo.
caso queiram o contacto de quem vende os filtros que uso, sem que tenha qualquer proveito na transacção, enviem-me pm.
abraço.
de inicio fui enganado com filtros de cordas, usados vulgarmente nas redes de água. hoje prefiro filtros de boa qualidade. á medida que vão filtrando o caudal vai diminuindo até ficarem completamente entupidos, o que nunca acontecia nos anteriores, que suportavam "filtrar" 5 verzes mais.
posso-vos garantir que os bons filtros duram pouco, mas a sua função é extremamente eficiente.
vamos supor que coloco 4 filtros em linha. 50,25,10,5 micras. o limite dos filtros é apenas de 250 litros, considerando que o ov passou por três lavagens a 40% de água.
deve-se filtrar aproveitando a temperatura com que foi seco, sem ultrapassar os 65º tirando partido da fluidez.
a escolha é vossa. ou filtram com qualidade e não têm problemas quando o utilizam, ou desperdiçam o dinheiro para descarregar a consciência, com os previsíveis entupimentos e outras graves sequelas nos componentes do motor.
alem disso os copos dos filtros são compativeis com temperaturas mais elevadas e permitem usarmos mais pressão, ganhando do tempo na operação.
para quem não utilize sistemas de bombagem, existem sacos-filtro com 5 micras, disponiveis neste forum. a filtragem é bastante mais lenta, mas eficaz. também se podem usar as pernas das calças de ganga, que não estejam rotas, pedindo á maria que lhe coza o fundo.
caso queiram o contacto de quem vende os filtros que uso, sem que tenha qualquer proveito na transacção, enviem-me pm.
abraço.
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
viva fry ...
tambem concordo. os filtros de fio de propileno enrolado não são muito eficazes se o oleo/bio só passar uma vez pelo filtro. estes filtros funcionam de certo modo como o magnesol, resinas e silicas, é necessário várias passagens pelo filtropara que, em cada passagem, vão ficando as impurezas presas nas fibras. já constatei que oleo filtrado apenas com uma passagem por este tipo de filtros não fica bom, dá até para ver a olho nú, no meu caso tem que ser com óculos.
abraço
tambem concordo. os filtros de fio de propileno enrolado não são muito eficazes se o oleo/bio só passar uma vez pelo filtro. estes filtros funcionam de certo modo como o magnesol, resinas e silicas, é necessário várias passagens pelo filtropara que, em cada passagem, vão ficando as impurezas presas nas fibras. já constatei que oleo filtrado apenas com uma passagem por este tipo de filtros não fica bom, dá até para ver a olho nú, no meu caso tem que ser com óculos.
abraço
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
também no meu...red baron Escreveu:viva fry ...
tambem concordo. os filtros de fio de propileno enrolado não são muito eficazes se o oleo/bio só passar uma vez pelo filtro. estes filtros funcionam de certo modo como o magnesol, resinas e silicas, é necessário várias passagens pelo filtropara que, em cada passagem, vão ficando as impurezas presas nas fibras. já constatei que oleo filtrado apenas com uma passagem por este tipo de filtros não fica bom, dá até para ver a olho nú, no meu caso tem que ser com óculos.abraço
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
por falar em filtros, o meu lr discovery, como todos os lr tem um pré-filtro à saída do depósito, que é tipo sifão, esta semana fui tira-lo para limpar, como faço todos os meses pelo menos uma vez, desde, que uso ov e qual não é o meu espanto de ver água e uma gordura branca sólida agarrada ás paredes do filtro. fiquei em pânico, fui logo tirar o filtro principal, para ver se havia também resíduos ou água e depois de o despejar, para um frasco de vidro, verifiquei que era só gasóleo com um cheirinho a ov e estava transparente.
como é que esta água aparece no depósito?
depois de despejar o depósito verifico o mesmo, o combustível esta transparente e livre de gorduras sólidas, pois deixei-o a descansar durante 3 dias e não apresentou nenhuns resíduos.
para mim, esta água só pode ter vindo no gasóleo, pois o ov que tenho posto é novo, um que o jossef me arranjou, que estava fora de prazo para a alimentação.
como é que esta água aparece no depósito?
depois de despejar o depósito verifico o mesmo, o combustível esta transparente e livre de gorduras sólidas, pois deixei-o a descansar durante 3 dias e não apresentou nenhuns resíduos.
para mim, esta água só pode ter vindo no gasóleo, pois o ov que tenho posto é novo, um que o jossef me arranjou, que estava fora de prazo para a alimentação.
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
desde que o gasóleo ultrapassou 1,20 €, houve um aumento brutal dos casos de água no gasóleo. podem ser instalados os kits topo de gama e ter-se todo o cuidado ao usar o ov, mas quando aparece água no depósito, as consequência poderão ser muito graves. por isso aconselho fazer as misturas fora do depósito e abastecer com combustível bem verificado.
Um abraço
Hynek
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
vivam ...
o gasoleo..o "oleo" de travões..e congéneres teem entre as suas caracteristicas a propensão de "atrair" agua..existe um termo especifico..mas neste momento teima em não me vir á memoria..
já em tempos por aqui afirmei que..não fora pelo cheiro..uma forma eficaz de remover humidade de um quarto é colocar um alguidar contendo gasoleo..
alem da caracteristica atrás referida..em condições de armazenamento fechado..como o deposito de uma viatura..de estações de abastecimento..ocorrem os fenomenos de evaporação e condensação..consoante as temperaturas..este ultimo é o principal responsavel pelo surgimento da agua no fundo dos depositos..esta agua é proveniente do ar que se encontra dentro dos depositos..em condições de temperatura mais elevada existe em suspensão no proprio ar..quando a temperatura baixa..condensa..pinga..e dada a diferença de densidades vai para o fundo dos depositos..
vários foram os depositos de gasoleo..quando eram maioritariamente em chapa (rompiam..entupiam..)..que abri para intervenções e em muitos encontrei vida lá dentro..algas..bactérias..etc..viviam na agua que se encontrava no fundo..e resistiam..
entretanto a industria quimica encontrou uma solução para evitar que essa vida fosse nefasta para os depositos e sistemas de injecção..apareceu o fuel-guard da kent..que não só dissolvia essas formas de vida como as agrega ao combustivel..com a experiencia continuada da utilização verifiquei entretanto uma outra propriedade desse produto..á época possuia uma bedford brava..com motor isuzu..que tinha um filtro de combustivel com avisador de excesso de presença de agua no mesmo..o qual normalmente assinalava essa anomalia cada cerca de 2500kms..com a utilização do produto isso não ocorria..ponderei..e verifiquei..a possibilidade de avaria do avisador..estava tudo bem..já que ao meter agua no filtro a luz se acendia..conclusão..o produto tambem agrega a agua..de condensação..por conseguinte em quantidade minima..ao combustivel..
com a greve dos camionistas..situações de panne ocorreram muitas..já que os depositos dos postos de abastecimento foram esgotados..tanto que muitas viaturas que abasteceram por ultimo em postos cujos responsaveis ignoraram este fenomeno..o da condensação e acumulação de agua no fundo dos depositos..avariaram por avarias no sistema de injecção..e algumas se recusaram a continuar a funcionar após decorridos alguns quilometros..tal era a quantidade de agua que abasteceram..basta verificar que houve um incremento no afluir de bi´s a oficinas reparadoras..
abraços
[***************]
o gasoleo..o "oleo" de travões..e congéneres teem entre as suas caracteristicas a propensão de "atrair" agua..existe um termo especifico..mas neste momento teima em não me vir á memoria..
já em tempos por aqui afirmei que..não fora pelo cheiro..uma forma eficaz de remover humidade de um quarto é colocar um alguidar contendo gasoleo..
alem da caracteristica atrás referida..em condições de armazenamento fechado..como o deposito de uma viatura..de estações de abastecimento..ocorrem os fenomenos de evaporação e condensação..consoante as temperaturas..este ultimo é o principal responsavel pelo surgimento da agua no fundo dos depositos..esta agua é proveniente do ar que se encontra dentro dos depositos..em condições de temperatura mais elevada existe em suspensão no proprio ar..quando a temperatura baixa..condensa..pinga..e dada a diferença de densidades vai para o fundo dos depositos..
vários foram os depositos de gasoleo..quando eram maioritariamente em chapa (rompiam..entupiam..)..que abri para intervenções e em muitos encontrei vida lá dentro..algas..bactérias..etc..viviam na agua que se encontrava no fundo..e resistiam..
entretanto a industria quimica encontrou uma solução para evitar que essa vida fosse nefasta para os depositos e sistemas de injecção..apareceu o fuel-guard da kent..que não só dissolvia essas formas de vida como as agrega ao combustivel..com a experiencia continuada da utilização verifiquei entretanto uma outra propriedade desse produto..á época possuia uma bedford brava..com motor isuzu..que tinha um filtro de combustivel com avisador de excesso de presença de agua no mesmo..o qual normalmente assinalava essa anomalia cada cerca de 2500kms..com a utilização do produto isso não ocorria..ponderei..e verifiquei..a possibilidade de avaria do avisador..estava tudo bem..já que ao meter agua no filtro a luz se acendia..conclusão..o produto tambem agrega a agua..de condensação..por conseguinte em quantidade minima..ao combustivel..
com a greve dos camionistas..situações de panne ocorreram muitas..já que os depositos dos postos de abastecimento foram esgotados..tanto que muitas viaturas que abasteceram por ultimo em postos cujos responsaveis ignoraram este fenomeno..o da condensação e acumulação de agua no fundo dos depositos..avariaram por avarias no sistema de injecção..e algumas se recusaram a continuar a funcionar após decorridos alguns quilometros..tal era a quantidade de agua que abasteceram..basta verificar que houve um incremento no afluir de bi´s a oficinas reparadoras..
abraços
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
penso que este pré-filtro se calhar é para isto mesmo, pois foi só onde encontrei esta água.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
[***************] Escreveu:vivam ...
o gasoleo..o "oleo" de travões..e congéneres teem entre as suas caracteristicas a propensão de "atrair" agua..existe um termo especifico..mas neste momento teima em não me vir á memoria..
higroscópico.....
Um abraço
Hynek
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
vivam ...
higroscópico.....
é isso...salvaste-me a noite..é que quando me ocorre não me lembrar de um termo..quase que bloqueio..canalizo quase tudo para a sua busca..e o engraçado é que quanto mais procuro..menos encontro...
abraço
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higroscópico.....
é isso...salvaste-me a noite..é que quando me ocorre não me lembrar de um termo..quase que bloqueio..canalizo quase tudo para a sua busca..e o engraçado é que quanto mais procuro..menos encontro...
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
fry,tambem comprei filtros de agua com corda para 5 microns e outro para 20 tambem para agua tipo acordeon achas que dá, já assim como quem não quer a coisa que tipo de filtros é que usas ?
cumprimentos
ajs
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
carissimos,
como ando a pensar em equipar o meu freelander td4 de dez de 2000, tenho 2 soluções:
óleo ou água!
oleo - não sei o preço do kit e as vantágens
água - o sistema - kit de motor de hidrogénio, onde basta colocar água e os consumos e potência saltam á vista:
www.hydropower.pt
qual a opinião dos mestres deste forúm?
miguel
como ando a pensar em equipar o meu freelander td4 de dez de 2000, tenho 2 soluções:
óleo ou água!
oleo - não sei o preço do kit e as vantágens
água - o sistema - kit de motor de hidrogénio, onde basta colocar água e os consumos e potência saltam á vista:
www.hydropower.pt
qual a opinião dos mestres deste forúm?
miguel
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
miguel, uma coisa não interfere na outra. podes até aplicar as duas em conjunto, mas vamos por partes:
-sobre o oleo, se consegues arranjar em quantidade considerável, dependendo da quantidade e da mecânica que tenhas assim será o valor a investir num kit. mas é preciso que de facto consigas arranjar oleo, porque atualmente andam muitos à procura do mesmo e cada vez fica mais dificil arranjar embora isso também depende de região para região.
-o kit de hidrógénio podes montar junto com o kit de oleo, no entanto e apesar da qualidade visual (já que desconheço a eficiencia do mesmo), penso que consegues arranjar algo bastante mais em conta aqui pela net...
um abraço
-sobre o oleo, se consegues arranjar em quantidade considerável, dependendo da quantidade e da mecânica que tenhas assim será o valor a investir num kit. mas é preciso que de facto consigas arranjar oleo, porque atualmente andam muitos à procura do mesmo e cada vez fica mais dificil arranjar embora isso também depende de região para região.
-o kit de hidrógénio podes montar junto com o kit de oleo, no entanto e apesar da qualidade visual (já que desconheço a eficiencia do mesmo), penso que consegues arranjar algo bastante mais em conta aqui pela net...
um abraço
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
boas pessoal, visto só ter conseguido adquirir filtro de tecido de 5 microns, pretendia saber se alguem sabe onde possa comprar tecido próprio de 1 ou 0,5 micron para colocar no meu filtro.
cumprimentos,
ajs.
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
onde comprar tecido próprio para essa afinidade não te sei dizer, mas podes conseguir qualquer coisa aí em casa. as perneiras de umas calças de ganga!
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Re: Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD
um bom filtro são aquelas meias de nylon de nossas marias. preferencialmente as velhas, mas na falta, servem as novas.
jamais revelem o destino que deram à elas. e neguem sempre.
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