"GM E-Flex" - Tecnologia para Opel Flextreme--Chevrolet Volt

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

"GM E-Flex" - Tecnologia para Opel Flextreme--Chevrolet Volt

Mensagem por ZEV »

naquilo que poderá bem ser uma lógica (e bem pensada) adaptação/mudança faseada entre os veículos a combustão e os veículos eléctricos, a gm desenvolveu uma plataforma completa na premissa do híbrido, mas com uma variante importante:

o(s) carros(s) será(serão) essencialmente eléctrico(s), a mobilidade é exclusivamente eléctrica, e o motor suplementar, de combustão ou célula de combustível, serve apenas e só para recarregar as baterias quando estas se aproximarem de valores demasiado baixos - ou seja, desde que a viagem se mantenha dentro dos limites da autonomia da bateria, é possível viajar com estes veículos com emissões (relativas) zero.

esta plataforma chama-se e-flex:
http://www.automotor.xl.pt/1007/300.shtm
http://www.autobloggreen.com/2007/01/07 ... -platform/

existem já três conceitos a provar da aposta real da gm a esta tecnologia, e mostrando-a adaptada a vários estilos automóveis - coupé desportivo, carrinha e suv (respectivamente, chevrolet volt (o chevrolet americano, não o coreano com logotipo diferente), opel flextreme, e cadillac provoq.

opel flextreme (note-se a "bagageira" para 2 segways, com carregamento, na traseira!!):
http://www.zercustoms.com/news/opel-flextreme.html
http://gm-volt.com/2007/09/10/the-opel-flextreme/
http://www.autobloggreen.com/2007/09/10 ... w-emissio/
http://en.wikipedia.org/wiki/opel_flextreme

chevy volt:
http://www.autobloggreen.com/2007/01/07 ... e-chevy-v/
http://en.wikipedia.org/wiki/chevrolet_volt

cadillac provoq/srx:
http://en.wikipedia.org/wiki/cadillac_provoq

esta seria uma tecnologia onde eu apostaria, sem dúvida, para agora mesmo.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: "GM E-Flex" - Tecnologia para Opel Flextreme--Chevrolet Volt

Mensagem por jmal »

sim sem dúvida, qualquer 1 deles mete um traficional a um canto, falta agora saber pra quando vão estar no mercado a preços incríveis.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

acredito e conhecendo bem a gm, vão colocar no mínimo a 50.000€ penso eu de que!

o preço ideal para este carro seria metade, 25.000€ era perfeito! mas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
ZEV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ZEV »

depende muito do investimento da marca - se quiserem ganhar massa crítica para conseguir baixar o preço da tecnologia, porque não?

lembro o civic hybrid - o preço coloca-o como um dos carros mais baratos do seu segmento...

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

o(s) carros(s) será(serão) essencialmente eléctrico(s), a mobilidade é exclusivamente eléctrica, e o motor suplementar, de combustão ou célula de combustível, serve apenas e só para recarregar as baterias quando estas se aproximarem de valores demasiado baixos - ou seja, desde que a viagem se mantenha dentro dos limites da autonomia da bateria, é possível viajar com estes veículos com emissões (relativas) zero.
zev, partilho integralmente este ponto de vista e sou favoravel a uma rapida integraçao deste conceito para ontem. mas ai é que está o problema... sabes o que estou a dizer? eu nao acredito na gm, é isso mesmo! #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

sagan
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Mensagem por sagan »

serges Escreveu:acredito e conhecendo bem a gm, vão colocar no mínimo a 50.000€ penso eu de que!
o preço vai depender do custo das baterias. a gm, tal como os outros construtores, não podem colocar o carro à venda por um preço inferior ao custo de produção.

já viram o preço do tesla roadster?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

sagan Escreveu:
serges Escreveu:acredito e conhecendo bem a gm, vão colocar no mínimo a 50.000€ penso eu de que!
o preço vai depender do custo das baterias. a gm, tal como os outros construtores, não podem colocar o carro à venda por um preço inferior ao custo de produção.

já viram o preço do tesla roadster?

sim, é uma pechincha.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Mensagem por Nuno Oliveira »

depende tudo de estudar o periodo de retorno do investimento num ev de acordo com muitos factores:

-preço da gasolina e a sua evolução
-hábitos de condução e consumos médios
-incentivos fiscais
-poupanças colaterais (evita perdas de tempo e viagens de abastecimento p.e.)
-menor (?) necessidade de manutenção
-etc

como em muitas outras tecnologias em expansão é necessário fazer as contas mas como todos aqui é sempre bom ouvir noticias de uma nova solução em protótipo mas com o mercado completamente vazio é inevitável começar a ficar um pouco cínico em relação a todo este marketing. especialmente quando vem dos eua...

ps: os segways são a invenção mais croma do século xxi- para o século xx ou foram as luvas sem dedos ou aquelas máquinas de dar choques para curar a histeria nas mulheres.

Autor do tópico
ZEV
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ZEV »

o valor de um carro, e de uma tecnologia, baseia-se em factores comerciais, mas também na razão entre valor material (do vendedor), e o valor relativo (pessoal, económico, utilidade, etc) que o comprador ache que determinado veículo vale.

eu continuo a dizer, a ser verdade esta tecnologia, eu compraria um carro assim sem dúvida.

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

o custo das baterias apenas do tesla roadster deve rondar os $ 6000 (usd) , portanto não é isso que torna um caro muito caro, mas sim o resto, todo o sistema de gestão, a fibra de carbono, o motor, o controlador , etc,

eu neste momento se compra-se 56 kwh de baterias de litio custava-me a mim possivelmente cerca de 15 000 € , já com portes e iva ,

se as minhas finanças estivem melhores começava já com uma conversão !!! msa vai ter que aguardar

Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Mensagem por Nuno Oliveira »

caro celso,

esta empresa faz conversões em grande escala- aparentemente compra os veiculos, converte-os e volta vendê-los.
como compreende bem o processo de conversão considera na sua opinião que dado o enorme parque automóvel convencional existente esta é uma ideia de negócio com potencial uma vez que os ve's oficiais tardam a aparecer (se é que vêm)?

http://www.autobloggreen.com/2008/05/21 ... of-luxury/

cumprimentos!

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

mais um pequeno esclarecimento da versão final do gm volt!

Link
Mapa dos pontos de carga

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

o que?? uma livro de espera para o novo volt?? onde será que eu já vi isto?? tirem-me desse filme... outra coisa, se é flex porque nao a gpl em vez de gasolina, ou diesel, ou biodiesel?? porque nao a hidrogénio??? chevy=gm=rolo do compressor para veiculos electricos... ah, a gaja é boa, isso convenceu-me! o resto...

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm

Mensagem por Filho da Natureza »

com autonomias de 50 km,bem que somos obrigados a usar o diesel...

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

filho da natureza Escreveu:com autonomias de 50 km,bem que somos obrigados a usar o diesel...

a única coisa que este modelo vem acrescentar de novo é o motor a combustão funcionar como gerador e não está ligado as rodas... mas sim o eléctrico!

mias um passinho para a gm
Mapa dos pontos de carga

NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm

Mensagem por NunoNeiva75 »

na minha opinião este é o conceito "híbrido" com mais potencial, mais ainda se o motor de combustão for um diesel de baixa cilindrada; elevado binário a uma rotação baixa, baixo consumo e relativamente leve.

vamos aguardar...
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

icarho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Mensagem por icarho »

serges Escreveu:
filho da natureza Escreveu:com autonomias de 50 km,bem que somos obrigados a usar o diesel...

a única coisa que este modelo vem acrescentar de novo é o motor a combustão funcionar como gerador e não está ligado as rodas... mas sim o eléctrico!

se não contarmos com as locomotivas a diesel...talvez acrescente alguma coisa de novo! só se for o facto do conceito ser adaptado aos carros....

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

icarho Escreveu:
serges Escreveu:

se não contarmos com as locomotivas a diesel...talvez acrescente alguma coisa de novo! só se for o facto do conceito ser adaptado aos carros....

ora nem mais, mas não deixo de tirar o chapéu, já que mais ninguém se lembrou de tal!!!!!
Mapa dos pontos de carga

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

ora nem mais, mas não deixo de tirar o chapéu, já que mais ninguém se lembrou de tal!!!!!
quem disse? claro que se lembraram (a industria automobilistica), mas não convém... é dar demais ao consumidor - estraga-se o negócio...como eles fossem capazes de dar alguma coisa a alguém!!! bem pelo contrário, só nao tiram porque nao podem!!! ts ts gananciosos!

me262
Membro
Membro
Registado: quarta mai 28, 2008 3:14 pm

Mensagem por me262 »

acerca do chevrolet volt,

no sábado passado, estava a fazer zapping e apanhei um bocadinho do 60 minutos na sic notícias, onde falavam com, penso, mas não tenho a certeza, o presidente da gm. se não era ele, seria alguém de topo na hierarquia da gm.

quando perguntaram a este senhor qual seria o preço final do chevy volt, ele respondeu que inicialmente ele teria afirmado que o carro custaria 20000 usd, depois rectificou a meio do projecto para 30000usd e agora reconhecia que seria uma luta bem dificil se conseguissem manter os preços abaixo dos 40000usd.

ou seja, e parafraseando o jornalista, não é um carro para toda a gente.

tendo isto em conta, muito provavelmente o ople flextreme sofrerá do mesmo problema, a menos que alguém desate a fabricar baterias mais baratas a breve trecho, o que acho um bocadito complicado.

saudações

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”