Tomadas eléctricas públicas - existem?
-
ZEV
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am
Tomadas eléctricas públicas - existem?
lembrei-me desta pergunta por questionar-me se, como em outros pontos do mundo, já existiam tomadas eléctricas (privadas ou públicas) que estejam destinadas a uso público, em espaços como estacionamentos, etc.
lembro-me de ter visto qq coisa assim mencionada em portugal (falavam até de alguma vandalização), mas acredito que aqui, melhor que noutro lugar, saberão...
obrigado
lembro-me de ter visto qq coisa assim mencionada em portugal (falavam até de alguma vandalização), mas acredito que aqui, melhor que noutro lugar, saberão...
obrigado
-
MacSousa
- Membro Silver

- Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Re: Tomadas eléctricas públicas - existem?
existem sim. pelo menos os combóios cp de serviço urbano no grande porto tem. vão sendo utilizadas para ligar computadores portáteis e carregar telemóveis.
-
ZEV

mas p/ carregar veículos eléctricos?
-
marte
- Membro Silver

- Registado: quarta abr 16, 2008 2:23 pm
digamos que embora inexistente, é uma rede que se monta em dias e com custos reduzidoszev Escreveu:mas p/ carregar veículos eléctricos?
marte
-
edupatorod
- Patrocinador Master

- Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm
para já,
penso que o culombo e o vasco da gama têm...
mas o serges pode confirmar isso...
eduardo
ecomotores.com
mas o serges pode confirmar isso...
eduardo
ecomotores.com
-
Njay
- Membro Gold

- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
pelo menos no colombo, ao preço que é o estacionamento, fica a electricidade bem cara! só mesmo para quem lá trabalha (estacionamento de borla, suponho) ou se se tiver mesmo que lá ir (aí sempre se reduz o preço do estacionamento recuperando algum em electricidade, mas uma percentagem irrisória).edupatorod Escreveu:para já,
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Aprilia RS125e
-
ZEV

mas se for com uma mota... aí já sai de graça...
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
não é bem assim, no colombo e no vasco da gama existe local para carregar as 2 rodas, já que é grátis a entrada de motas tanto num como no outro, os outros meninos é questão de quem for o primeiro nesta área pedir a administração já que são muito receptivos e no pedido que fiz foram muito disponíveis para tal, até terem tarifas especiais para tal!njay Escreveu:pelo menos no colombo, ao preço que é o estacionamento, fica a electricidade bem cara! só mesmo para quem lá trabalha (estacionamento de borla, suponho) ou se se tiver mesmo que lá ir (aí sempre se reduz o preço do estacionamento recuperando algum em electricidade, mas uma percentagem irrisória).edupatorod Escreveu:para já,
agora que o custo sai barato para funcionários!!!!!!!!!!
35€ para estacionar lá o carro e não mais que 12h por dia, ok reconheço que é barato, quando lá levava o meu vegetariano mas fazendo as contas em combustível a manutenção e por fim o preço do parque, quase que me pagam para lá estacionar a mota!
pessoal eu sozinho consegui nos principais centros comerciais de lisboa 2 pontos de carga, imaginem o que uma mão cheia de gente consegue fazer em cada localidade!
agora com as câmaras é outra história!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Njay
- Membro Gold

- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
não sabia que o parque é gratuito para as motas. tão caridosas que são, aquelas alminhas
já agora, serges, 33!
já agora, serges, 33!
Copyright (c) Njay 2012-2015
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
serges
- Administrador

são uns simpáticos para as motas, agora para os carritos ui ui, paga se muito bem, desde que a tarifa foi alterada de 1 hora para os 15 minutos...njay Escreveu:não sabia que o parque é gratuito para as motas. tão caridosas que são, aquelas alminhas
já agora, serges, 33!
33
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Crazy Nuts
- Membro Silver

- Registado: sexta abr 11, 2008 2:27 pm
boas,
os estacionamentos públicos, subterrâneos ou de superfície, são (na esmagadora maioria) gratuitos para motos.
boas curvas
crazy nuts
os estacionamentos públicos, subterrâneos ou de superfície, são (na esmagadora maioria) gratuitos para motos.
boas curvas
crazy nuts
-
Nuno Oliveira
- Membro Silver

- Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am
aqui vai uma noticia em que a camara do porto afirma que pretende dotar a cidade das infraestruturas necessárias a ve's, inclusivamente carregadores.
mais uma vez isto é anunciado para um "futuro próximo".
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=23852&op=all
mais uma vez isto é anunciado para um "futuro próximo".
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=23852&op=all
-
Luciano Kaefer
- Membro Platinium

- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
aqui, na orla maritma, temos locais de banhos, onde colocamos uma moeda e cai uma ducha de água.
não seria ruim dispormos de locais onde, ao colocarmos algumas moedas, fizessemos uma recarga nas scooters ou ev.
os estacionamentos, quando contabilizarem a conta, suspenderão o serviço, não tenham dúvida.
resta equacionar, a disponibilidade do serviço, com custos baixos ( igual ao que teríamos em casa ).
chegar no shopping e deixar a scooter ou o ev carregando é uma bela idéia. se o preço a pagar, for o mesmo que o estacionamento pagará, não vejo nenhum inconveniente.
embora ganhar energia de graça é bem melhor...
não seria ruim dispormos de locais onde, ao colocarmos algumas moedas, fizessemos uma recarga nas scooters ou ev.
os estacionamentos, quando contabilizarem a conta, suspenderão o serviço, não tenham dúvida.
resta equacionar, a disponibilidade do serviço, com custos baixos ( igual ao que teríamos em casa ).
chegar no shopping e deixar a scooter ou o ev carregando é uma bela idéia. se o preço a pagar, for o mesmo que o estacionamento pagará, não vejo nenhum inconveniente.
embora ganhar energia de graça é bem melhor...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
ZEV

serges, onde ficam esses "points" de abastecimento eléctrico no cc colombo e vasco da gama?
luciano - tbm acho q seria possível fazer uma coisa assim, um "pay for charge", seria simples, barato, e pagava o investimento inicial e acaba por ser uma fonte de rendimento. desde que não queiram ser demasiado gananciosos, afinal o abastecimento é barato (40 centimos, 1 euro...)
luciano - tbm acho q seria possível fazer uma coisa assim, um "pay for charge", seria simples, barato, e pagava o investimento inicial e acaba por ser uma fonte de rendimento. desde que não queiram ser demasiado gananciosos, afinal o abastecimento é barato (40 centimos, 1 euro...)
-
serges
- Administrador

zev Escreveu:serges, onde ficam esses "points" de abastecimento eléctrico no cc colombo e vasco da gama?
no cc colombo é fácil, no estacionamento de motas ao pé dos cacifos tens lá uma tomada, é só isso!
chega? no cc vasco da gama, tem de se pedir pois nunca fui lá com o intuito de carregar mas já colocaram a carga mas foi na sala dos seguranças com um pequena extensão!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
ZEV

faziam falta, espalhados um pouco por todos os lados......
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
algo importante seria criar um tipo standart de ligaçao electrica para ves, talvez adoptar a ficha industrial... mas a ficha do ex-ev1 era extremamente prática e funcional...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
ZEV

parece-me bem mais prático que seja igual à de "todos os dias", afinal assim todas as pessoas com garagem (c/ electricidade) já têm onde buscar 'sumo', e tbm em caso de emergência sempre dá para pedir um bocadinho a alguém, ou num café em troca de uns rissóis e uma imperial....
-
Luciano Kaefer
- Membro Platinium

- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
exatamente. temos que ter em mente que nem sempre faríamos uma carga "preventiva". muitas vezes as baterias vão negar carga em horas impróprias, e vamos ter que chegar na primeira casa que enxergar, para "implorar" uma carguinha...
se for num restaurante, basta oferecer-se para o almoço e perguntar se poderia carregar uma bateria enquanto almoçamos.
se chegarmos com um plug diferente do habitual, a possibilidade de cargas diminuem sensivelmente. à menos que tenhamos um adaptador.
se for num restaurante, basta oferecer-se para o almoço e perguntar se poderia carregar uma bateria enquanto almoçamos.
se chegarmos com um plug diferente do habitual, a possibilidade de cargas diminuem sensivelmente. à menos que tenhamos um adaptador.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.