controlador de velocidade motor electrico

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
j.p
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mai 26, 2008 9:56 am

controlador de velocidade motor electrico

Mensagem por j.p »

caros amigos consegui arranjar um motor de scooter elecrtico de 800w 36 volts escovado, era da antiga fabrica da famel que na decada de 70 se laçou na construção de scooter elecrtica , projecto que foi pela agua abaixo como é nomal acontecer em portugal. o meu grande problema está no controlador de velocidade , com os poucos conhecimentos que tenho de electronica estava tentado a construir um . a ajuda que peço vai no sentido dos meus amigos teram por ai um esquema que aplica-se a um motor deste tipo ficar-vos-ia muito grato

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: controlador de velocidade motor electrico

Mensagem por jmal »

aqui tens, atenção que este está preparado para trabalhar a 24v, se quiseres para 36v tens de fazer algumas modificações. tem controle de potência que é afinado no potenciómetro r20 mediante o shunt r18.

pwm_motor1.JPG
pwm_motor1.JPG (55.92 KiB) Visto 6616 vezes
pwm_motor2.JPG
pwm_motor2.JPG (47.7 KiB) Visto 6609 vezes
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

sagan
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 03, 2008 9:37 pm

Mensagem por sagan »

tanto ampop !!!

isso com um microcontrolador seria muito mais simples... alguns até já têm o pwm integrado... é só meter um driver e os mosfets

aqui http://ww1.microchip.com/downloads/en/d ... 41233a.pdf tens muitas dicas muito interessantes

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

quantos fios saiem do motor?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

sagan Escreveu:tanto ampop !!!

isso com um microcontrolador seria muito mais simples... alguns até já têm o pwm integrado... é só meter um driver e os mosfets

aqui http://ww1.microchip.com/downloads/en/d ... 41233a.pdf tens muitas dicas muito interessantes
são 4 ampop's que fazem apenas 1 integrado, este funciona, foi o primeiro que utilizei no meu kart, e pra quem não sabe programar microcontrolador e nem sequer tem programador esta é a melhor solução.
Cumps Inovadores

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

e o ampop até é bem barato, menos de 0.30€...
Aprilia RS125e

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

o j.p disse-me que o motor tem 2 fios, portanto é mesmo um motor dc com escovas "normalíssimo". nesse caso o controlador que o jmal deixou aí dá, com a ressalva que ele referiu da tensão de funcionamento. o integrado 7815 é um regulador de tensão, que converte a tensão de entrada (24v no esquema original) em 15v para alimentar a electrónica de controle. o problema é que a tensão máxima de entrada para este integrado é de 35v, portanto, para converter o esquema para 36v, seria necessário usar um regulador diferente. só que nenhum da familia 78xx dá, pois são todos para entrada máxima de 35v excepto o que regula para 24v, que é 40v (ainda assim é uma tolerância muito pequena). terias que procurar um circuito regulador que aguentasse pelo menos uns 45v à entrada e desse 15v à saída. talvez até haja um regulador desses em kit, se bem que não deve ser muito baratinho.

outra hipótese seria deitar fora o regulador que o circuito tem e alimentá-lo directamente apenas de uma bateria. como ele consome muito pouco penso que não iria causar grande "desgaste" na bateria. ou então era ter uma bateria mais pequena só para alimentar o circuito; há baterias de 12v de chumbo pequenas e baratas. em principio não deve haver grande problema em alimentar o circuito a 12v em vez de 15v, talvez fosse preciso alterar ligeiramente o valor de algumas resistências mas nada de especial. além disso as baterias de 12v dão um pouco mais, até 13 e pouco.

os transistores de saída servem para 800w, provavelmente até apenas 1 ou 2 serviria desde que tivesse um bom dissipador de calor.

mas se nunca montaste um circuito com mais de 10 componentes e não tens alguma prática de montagem, não te metas nisso a não ser que tenhas muita paciência e vontade.

eu pessoalmente também o faria com um uc, mas estou habituado a eles e portanto não o recomendo para quem só tem prática de montar.
Aprilia RS125e

Autor do tópico
j.p
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por j.p »

desde já tenho agradecer aos amigos que tiveram a fineza de responder ao meu apêlo , muito obrigado a todos com a contribuição que deram a este assunto. em relação ao esquema apresentado eu até serei capaz de conseguir montar , agora fazer alerações de 24 para 36volts aí a porca torce o rabo , a não ser que os meus amigos dessem mais uma ajudinha a coisa era capaz de ter pernas para andar , gostaria também de saber se alguém já fez esta montagem ? e se fizeram a placa de circuito impresso ? se o fizeram possivelmente têm o desenho do circuito impresso. não irterpretem mal estes meus pedidos , não é de forma alguma abusar da vossa bondade . o que realmente vejo pessoas que sabem daquilo estam a falar apenas pretendo aproveitar toda esta energia deste forum que é maravilhoso.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

j.p Escreveu:desde já tenho agradecer aos amigos que tiveram a fineza de responder ao meu apêlo , muito obrigado a todos com a contribuição que deram a este assunto. em relação ao esquema apresentado eu até serei capaz de conseguir montar , agora fazer alerações de 24 para 36volts aí a porca torce o rabo , a não ser que os meus amigos dessem mais uma ajudinha a coisa era capaz de ter pernas para andar , gostaria também de saber se alguém já fez esta montagem ? e se fizeram a placa de circuito impresso ? se o fizeram possivelmente têm o desenho do circuito impresso. não irterpretem mal estes meus pedidos , não é de forma alguma abusar da vossa bondade . o que realmente vejo pessoas que sabem daquilo estam a falar apenas pretendo aproveitar toda esta energia deste forum que é maravilhoso.
oi,eu tenho os ficheiros do esquema que está ai em eagle, é um software de desenho de placas, sacas da internet e eu mando-te os ficheiros.
Cumps Inovadores

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

é difícil encontrar uma fonte que dê para fazer 36v -> xxv, provavelmente só desenhando uma, mas isso dá trabalho. por isso sugiro que, pelo menos para começar, tires 24v de 1 par de baterias e uses esses 24v para alimentar o circuito do jmal, evitando assim fazer alterações ao circuito.

jmal, onde arranjaste os buz345? mandaste vir de fora? é que não os vejo nos meus fornecedores habituais cá de pt.
Aprilia RS125e

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

njay Escreveu:é difícil encontrar uma fonte que dê para fazer 36v -> xxv, provavelmente só desenhando uma, mas isso dá trabalho. por isso sugiro que, pelo menos para começar, tires 24v de 1 par de baterias e uses esses 24v para alimentar o circuito do jmal, evitando assim fazer alterações ao circuito.

jmal, onde arranjaste os buz345? mandaste vir de fora? é que não os vejo nos meus fornecedores habituais cá de pt.
oi, esqueci-me desse pormenor, eu cheguei a utilizar esse variador com 120 v no meu kart, e tirava a alimentação à segunda bateria que dava 24v, esse buz345 é os que o eagle têm na biblioteca, mas estava a utilizar irfp150, mas se utilizares a 36v podes utilizar irf3205 faceis de arranjar por cá, portanto problema resolvido.
Cumps Inovadores

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

com 120v? mas os irf3205 só se dão bem com até 55v... não tiveste fumo nem nada ?

se funca com o irf3205 ainda melhor, pois esse tem uma rdson (resistência quando ligado) mais baixa, 8mohms face aos 45mohms dos buz. para o motor do nosso amigo, isso quer dizer que

pmax = 800w a 36v => i = 800/36 ~ 23a

potência dissipada nos 4 mosfets:
8mohms em paralelo 4x são ~ 2mohms => 23a^2 * 0.002mohms ~ 1.06w ou seja os mosfets só devem levar um dissipador de calor piquinino, se é que levam. cada mosfet vai dissipar ~ 265mw. eu experimentava usar só 2 mosfets, com um "dissipadorzito" é capaz de ser suficiente.

no circuito falta mostrar a ligação ao motor, mas é fácil: um dos fios do motor liga aos 36v do conjunto de baterias e o outro fio liga ao ponto mais à direita no circuito onde estão ligados pinos dos 4 mosfets e que não está ligado a mais lado nenhum (é uma linhazinha que passa mesmo encostadinha ao limite direito do circuito).
Aprilia RS125e

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

njay Escreveu:com 120v? mas os irf3205 só se dão bem com até 55v... não tiveste fumo nem nada ?

se funca com o irf3205 ainda melhor, pois esse tem uma rdson (resistência quando ligado) mais baixa, 8mohms face aos 45mohms dos buz. para o motor do nosso amigo, isso quer dizer que

pmax = 800w a 36v => i = 800/36 ~ 23a

potência dissipada nos 4 mosfets:
8mohms em paralelo 4x são ~ 2mohms => 23a^2 * 0.002mohms ~ 1.06w ou seja os mosfets só devem levar um dissipador de calor piquinino, se é que levam. cada mosfet vai dissipar ~ 265mw. eu experimentava usar só 2 mosfets, com um "dissipadorzito" é capaz de ser suficiente.

no circuito falta mostrar a ligação ao motor, mas é fácil: um dos fios do motor liga aos 36v do conjunto de baterias e o outro fio liga ao ponto mais à direita no circuito onde estão ligados pinos dos 4 mosfets e que não está ligado a mais lado nenhum (é uma linhazinha que passa mesmo encostadinha ao limite direito do circuito).
njay, estás atento, eu disse que estava a utilizar os irfp150, que são de 100v, mas na era os irfp250 que dão 200v, sim o fio da direita vai para o motor, na placa é a pista em frente dos mosfet's.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
j.p
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por j.p »

jmal Escreveu:
j.p Escreveu:desde já tenho agradecer aos amigos que tiveram a fineza de responder ao meu apêlo , muito obrigado a todos com a contribuição que deram a este assunto. em relação ao esquema apresentado eu até serei capaz de conseguir montar , agora fazer alerações de 24 para 36volts aí a porca torce o rabo , a não ser que os meus amigos dessem mais uma ajudinha a coisa era capaz de ter pernas para andar , gostaria também de saber se alguém já fez esta montagem ? e se fizeram a placa de circuito impresso ? se o fizeram possivelmente têm o desenho do circuito impresso. não irterpretem mal estes meus pedidos , não é de forma alguma abusar da vossa bondade . o que realmente vejo pessoas que sabem daquilo estam a falar apenas pretendo aproveitar toda esta energia deste forum que é maravilhoso.
oi,eu tenho os ficheiros do esquema que está ai em eagle, é um software de desenho de placas, sacas da internet e eu mando-te os ficheiros.
já saquei o eagle da net , se faz o favor envia os ficheiro , desde já muito obrigado

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

jmal Escreveu:(...)
njay, estás atento, eu disse que estava a utilizar os irfp150, que são de 100v, mas na era os irfp250 que dão 200v (...)
ah, afinal não assim tão atento como isso ! tá-se bem então.
Aprilia RS125e

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Mensagem por Sun_rise_pt »

só uma "achega" para ficar perto da realidade...
há que pensar num dissipador de dimensão certa.
os valores referidos estão correctos se consideramos os fet sempre on e temperatura ambiente normal e constante.
porém tem de se considerar umas regras basilares da electrónica: como em tudo, sempre que há uma mudança de situação, há um tempo de transição a considerar.
é nestas rampas de transição entre o "corte" e a "saturação" que os transistores sofrem e precisam de uma ajudinha externa para suportarem a temperatura.
cumulativamente a resistência de saturação nos fet aumenta com a temperatura...

....

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

certíssimo sun. e também há a considerar que ao removermos fets do circuito vamos estar a diminuir o tempo de comutação do conjunto de fets e logo o aquecimento, pois a capacidade total que o driver vê (a das gates) diminui. mas como é que se explicam todas estas coisas a quem já não tem umas boas bases de electrónica ou "só quer um circuito" ?
Aprilia RS125e

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Mensagem por Sun_rise_pt »

na electrónica existem sempre vários factores a ponderar, e antes de por algo cá fora é preciso cuidado, especialmente se a coisa é destinada a quem não tem algum conhecimento da realidade.
e o atraso causado pelas capacidades parasitas das gates dos fet tem influência na geração de calor no componente, o que sempre pode ser melhorado por correcção das resistências de gate.
se se quiser aprimorar o circuito evitando quanto possível o deperdício de energia em calor, então seria bom trocar os fet por igbt... porém o custo monetário subiria.
...
outra "coisinha" a acrescentar seria um comparador de tensão para desactivar o circuito a fim de poupar a bateria não a deixando baixar para além do aconselhável.
os controladores chineses sempre usam...

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

lá está, mais coisas para explicar
Aprilia RS125e

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”