boas,
estou a ponderar aderir ao sistema de registo de produção (se me conseguir registar ), pelo que tenho que instalar paineis solares fotovoltáicos e também térmicos para aquecimento de águas sanitária para poder aceder ao regime bonificado, mas como não sou engenheiro não percebo nada de energia solar, pelo que tenho muitas dúvidas e gostava de saber se alguma alma caridosa me pode ajudar. moro na zona do porto (matosinhos) numa moradia junto ao mar, e tenho uma família de 2.5 pessoas (a 0.5 ainda vem a caminho ).
a) alguém me pode recomendar instaladores sérios e de confiança nesta zona.
b) para o aquecimento das àguas sanitárias (não penso exceder o mínimo obrigatório de 2m2) qual a melhor (mais eficiente) tecnologia e qual o tipo de equipamento (marcas) que recomendam. todas as proposta que tenho são para tecnologia de termosifão. acho que 160l/200l deve ser suficiente?
c) para os paineis fotovoltaicos, tenho muitas dúvidas, que potencia instalar? qual a relação potencia/custo que poderá maximizar o retorno? que tipo de tecnologia e equipamento recomendam?
d) existe algum modelo (para dummys e não de engenheiros) que permita fazer uma contas simples para estimar o payback do investimento.
e) algum truque ou aspecto, que deva acautelar na contratação e selecção do equipamento.
f) há empresas que fazem todo o trabalho tipo "chave na mão". vale a pena?
g) quem fornece os contadores necessários para a venda da energia é a edp a ren ou o instalador?
h) finalmente compensa financeiramente?
qualquer ajuda é bem vinda, nem que não respondam a todas as perguntas, que sei que são muitas, como é obvio já tentei ver neste fórum respostas a estas perguntas. mas a maior parte das vezes são demasido técnicas para que eu as entenda e como é obvio não quero ser eu a fazer a instalção, apenas ter umas luzes para "bater umas bolas" com os potenciais instaladores. obrigado!
cmpts
manfras
Instação de paineis solares: dúvidas de quem nada percebe
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quarta jun 11, 2008 9:48 pm
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm
Re: Instação de paineis solares: dúvidas de quem nada percebe
caro manfras,
há vários tópicos no forum que tratam das questões que pôs, principalmente este : http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=46&t=3794 .
eu também vou instalar painéis fotovoltaicos e contactei uma empresa, credivel, que trata de tudo : inscrição, instalação dos painéis ( fotovoltaicos e térmicos ) e, pelo que tenho lido no forum, a preços concorrenciais.
cumps
rui
há vários tópicos no forum que tratam das questões que pôs, principalmente este : http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=46&t=3794 .
eu também vou instalar painéis fotovoltaicos e contactei uma empresa, credivel, que trata de tudo : inscrição, instalação dos painéis ( fotovoltaicos e térmicos ) e, pelo que tenho lido no forum, a preços concorrenciais.
cumps
rui
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quarta jun 11, 2008 9:48 pm
obrigado pela respostarui l castro Escreveu:caro manfras,
rui
uma vez que é do "norte", seria indiscrição saber o nome da empresa que refere (não sei se vai contra as regras do fórum?)
cmpts
m.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
manfras Escreveu:boas,
b) para o aquecimento das àguas sanitárias (não penso exceder o mínimo obrigatório de 2m2) qual a melhor (mais eficiente) tecnologia e qual o tipo de equipamento (marcas) que recomendam. todas as proposta que tenho são para tecnologia de termosifão. acho que 160l/200l deve ser suficiente?
c) para os paineis fotovoltaicos, tenho muitas dúvidas, que potencia instalar? qual a relação potencia/custo que poderá maximizar o retorno? que tipo de tecnologia e equipamento recomendam?
d) existe algum modelo (para dummys e não de engenheiros) que permita fazer uma contas simples para estimar o payback do investimento.
e) algum truque ou aspecto, que deva acautelar na contratação e selecção do equipamento.
g) quem fornece os contadores necessários para a venda da energia é a edp a ren ou o instalador?
como já foi referido este assunto já tem sido suficientemente debatido noutros tópicos, principalmente na secção da energia solar fotovoltaica. mas mesmo assim vamos tentar responder a estas questões.
a) os instaladores "sérios" só podem ser os que estão registados como entidades instaladoras no site renovaveisnahora, porque só estes estão autorizados a fazerem este tipo de instalações (veja http://www.renovaveisnahora.pt/consultaentidades);
b) a escolha do tipo de colector solar deverá ser influenciada pela utilização que irá fazer da água quente, seus hábitos de consumo, e aspectos técnico-estéticos, para além do importante aspecto económico. parece-me pelo seu agregado que os mínimos 2m2 poderão ser suficientes, mas um instalador credível poedrá aconselhá-lo convenientemente. a tecnologia termosifão é a mais ecómica, mas existem pessoas que não gostam de ver o depósito no telhado... quanto a marcas, desde que sejam certificadas, não tenho recomendações. atenção que a lei diz colectores solares, e existem para aí umas tecnologias que se dizem "solares" só por estarem ao sol como os lagartos (e estes não são solares), mas parece-me que os vendedores que gostam de enganar o pessoal, são suficientemente espertos para não se meterem nesta área, mas nunca se sabe...
c) a potência "recomendada" é a máxima que poder colocar, ou seja, até 50% da sua potência contratada com o limite de 3,68 kw. esta é efectivamente a que lhe pode porporcionar o maior retorno e a melhar relação custo/benefício. neste momento existe um modelo de inversor tem esta potência nominal (3,68 kw) e é de uma marca muito conceituada e com mais unidades instaladas no mundo (veja http://www.renovaveisnahora.pt/equip_tipo). quanto à tecnologia fotovoltaica (monocristalina, policristalina, amorfa, csi, etc.) é indiferente. a diferença de eficiencia traduz-se em diferenças de tamanho dos módulos, e isso pode não ter importância para o cliente;
d) a forma de calcular o investimento é saber qual a produção de energia estimada. a energia que a unidade de microprodução fotovoltaica pode produzir depende principalmente, entre outras de menor importância, da orientação solar (inclinação e azimute), potência da unidade, e das condições climatéricas do local da instalação. para "dummys" é dificil saber. terá de confiar em quem lhe apresentar as propostas e respectivas estimativas de produção de eneregia. a título de exemplo podemos dizer que uma unidade de microprodução fotovoltaica de 3,68 pode produzir entre 5,5 e 5,9 mwh/ano nas condições ideais de instalação, e que pode ficar amortizada enter o 6º e o 7º ano de exploração (a 0,65 €/kwh de tarifa base). quando tiver propostas pode colocar aqui as características técnicas da sua unidade e a energia que se estima produzir, e nós daremos a n/ opinião crítica;
e) não me parece que deve ter em atenção quaisquer "truques", principalmente se não está familiarizado com esta tecnologia. parte-se do princípio que as empresas registadas são credíveis, mas compare as característricas técnicas e as produções de energia anunciadas entre as diferentes propostas que não poderão ser muito diferentes entre si para a mesma potência da unidade. em caso de dúvida concreta coloque-a aqui;
f) existem muitas destas empresas autorizadas que fazem a instalação "chave na mão" e penso estar a referir-se ao fotovoltaico+térmico. è muito provável que valha a pena esta situação porque é só uma entidade instaladora, com as vantagens económicas inerentes e assim também não andam á "cabeçada" para disputar o mesmo espaço ao sol ;
g) os contadores bidireccionais são parte integrante da instalação, ou seja, faz parte do fornecimento do material da unidade de microprodução que você vai pagar (veja http://www.renovaveisnahora.pt/contadores);
h) a minha opinião pessoal é de que este negócio compensa, pelo menos nos primeiros 30/40 mw.
espero ter ajudado.
DJGH
-
- Membro Dedicado
- Registado: domingo jun 29, 2008 9:39 pm
caro amigo sou estudante de energias renováveis e ja estagiei numa empresa que faz instalação por todo o país, posso dizer que é muito boa chama-se *******, fazem instalaçao de qualquer tipo de energias renovaveis e o seu serviço é optimo e tem tido muita procura. recomendo essa pois como trabalhei nela e sei como as coisas funcionam. para ter aquecimento de aguas sanitarias atravez de sistema solar é preciso ter em conta o numero de pessoas que habitam na casa um sistema solar comum para 4 pessoas pode custar cerca de 3200 euros, mas nao esquecer que ha varios modelos a escolha mas os preços nao variam muito. para energia fotovoltaica, neste pais esta muito caro, cerca de 5000 euros o kw o que é muito. um termosifao é bom pois nao requer manutenção (nao precisa repor fluidos, pois nos outros de x em x anos tem de se repor o fluido) 160litros chega bem pra 4 pessoas 200l ainda melhor. nao esquecer que existe os tubos de evacuo e com painel plano, esqueça painel plano, sao mais baratos mas muito muito menos eficiente. recomendo a marca amk modelo drc.manfras Escreveu:boas,
estou a ponderar aderir ao sistema de registo de produção (se me conseguir registar ), pelo que tenho que instalar paineis solares fotovoltáicos e também térmicos para aquecimento de águas sanitária para poder aceder ao regime bonificado, mas como não sou engenheiro não percebo nada de energia solar, pelo que tenho muitas dúvidas e gostava de saber se alguma alma caridosa me pode ajudar. moro na zona do porto (matosinhos) numa moradia junto ao mar, e tenho uma família de 2.5 pessoas (a 0.5 ainda vem a caminho ).
qualquer ajuda é bem vinda, nem que não respondam a todas as perguntas, que sei que são muitas, como é obvio já tentei ver neste fórum respostas a estas perguntas. mas a maior parte das vezes são demasido técnicas para que eu as entenda e como é obvio não quero ser eu a fazer a instalção, apenas ter umas luzes para "bater umas bolas" com os potenciais instaladores. obrigado!
cmpts
manfras
lamentavelmente, não é permitido a colocação de citações de empresas no forum, conforme determina o art.4 de nosso regulamento
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm
[é vetado pelo art. 4º do regulamento, quaisquer tipo de publicidade]