Painéis solares termodinâmicos

Responder

Autor do tópico
FrancisKo
Membro
Membro
Registado: terça mai 27, 2008 1:20 pm

Painéis solares termodinâmicos

Mensagem por FrancisKo »

bom-dia à todos
podem me dizer se os painéis solares termodinâmicos são realmente como dizem, nomeadamente, que produzem calor mesmo quando não sol de noite e mesmo em inverno. alguém tem esse tipo de instalação?
obrigado do vosso testemunho.
francisko

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am

Re: Painéis solares termodinâmicos

Mensagem por FranzLiszt »

sim, funcionam como uma resistência eléctrica... liga-se à corrente, e dá calor 365 dias/ano 24h/dia

Bompastor
Membro
Membro
Registado: segunda fev 18, 2008 5:19 pm

Mensagem por Bompastor »

amem franzliszt
A minha esposa acha que eu sou maluco... E vocês???

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm

Mensagem por DJGH »

vá lá, expliquem lá ao amigo francisko como funcionam os painéis "solares" termodinâmicos em vêz de brincarem.
caro francisko, este sistema é uma bomba de calor. funciona como um frigorífico ao contrário, ou um ar condcionado a fazer calor. é um sistema interessante para aquecer águas porque tem uma boa eficiência, no entanto consome energia eléctrica.
um determinado fabricante português é que resolveu fazer umas alterações no tamanho da unidade exterior, e colocá-la ao sol, e por isso resolveu chamar de "solar", desenvolvendo um grande esforço comercial no sentido de "colar" indevidamente esta tecnologia (conhecida de sobra) ás novas tendências das energias renováveis. ora estas unidades podem até ficar á sombra, e como eles dizem funciona de noite ou com chuva ou vento. estes sistemas de bomba de calor vão buscar a energia calorífica ao meio ambiente exterior (quando existe temperatura exterior para isso), e o sol não aquece directamente o gás que circula no sistema frigorífico, é atravès dos efeitos de compressão e expansão desse gás que se transfere a energia calorífica do exterior para o interior.
como vê, o sistema de funcionamento é por demais conhecido: a bomba de calor. se alguém jurar a pés juntos que é energia solar está a mentir e a enganar o potêncial comprador que pensa estar a adquirir um sistema térmico a energia solar que é a tendência actual.
fora este aspecto da publicidade enganosa dessa empresa nacional, é um sistema e uma tecnologia de aquecimento como outra qualquer (existem muitas outras marcas que utilizam a mesma tecnologia e não precisam daqueles "monstruosos" e inestéticos painéis no telhado, e nem lhe chamam de "solar", porque não precisam de enganar ninguém), e como tal é passivel de ter o seu espaço de utilização.
se procurar bem por estes tópicos vai encontrar mais referências a esta tecnologia.
DJGH

rui l castro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado mai 24, 2008 11:38 pm

Mensagem por rui l castro »

bem sei que esse sistem é uma bomba de calor. mas o facto de, como é sabido, terem de ir buscar calor ao exterior não ficará potenciado com a existencia dos ditos "painéis"?

penso eu que é mais rentável ir buscar calor ao exterior quando a temperatura dentro do painel é superior à temperatura exterior. por exemplo, num dia de inverno com sol, em que a temperatura exterior é, por exemplo de 8º c e dentro do painel será, por exemplo, de 35 ou 40ºc,não haverá vantagem na existencia desse painel? ou será que estou a pensar mal ?

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

sem discutirmos profundamente o conceito de "rentabilidade" e de "energia solar" ou ainda de "energia renovável" eu diria que sim. se alguém me oferecesse os equipamentos, instalação e manutenção de um dispositivo desses que diria que sim. repara que este fórum trata de energias renováveis e isso deve dar-te uma boa ideia sobre a atitude da maioria dos membros que aqui aparecem.
a maioria mas não todos...
Porreiro, pá!

Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Mensagem por Laranjeiro »

...a eficiência varia muito, em especial com o delta t dos permutadores, ou seja o diferencial térmico entre o condensador e a agua do cilindro e o diferencial térmico entre o evaporador e o ambiente exterior. alem de ser bom para a eficiência manter a agua do cilindro a uma temperatura baixa, também é muitíssimo bom que o painel/evaporador (sem querer discutir o sexo dos anjos) absorva energia de um meio onde ela exista em mais abundancia ou seja com o sol a bater...
suspeito que este sistema tenha uma variação de eficiência muito grande que pode ir do inferior á unidade no caso de estar coberto de gelo, até a valores de 10 com o sol tórrido de agosto a bater...no final em termos médios desempenha melhor que a resistência eléctrica.
Chernobyl corria Windows

Autor do tópico
FrancisKo
Membro
Membro

Mensagem por FrancisKo »

mas então se analiso bem tudo que se diz, a bdc e os painéis, não é o ideal para fazer calor quando precisamos.
no inverno. continuemos ainda por muito tempo a ser dependentes do gasoleo, penso eu.
não haja duvidas que vou instalar a famosa caldeira a lenha, mas com outro auxílio também, não sei ainda qual será o melhor para aquecimento baixa temperatura.
quanto a bdc, devíamos compartilhar as nossas ideias no seu modo de aquecer e não de arrefecer, porque para arrefecer nos sabemos que elas são competentes.
se algum pode nos dizer que a bdc e os painéis solar térmicos dão um bom resultado no inverno, não hesitem, para que assim alguns de nos fique mais satisfeito e resolvido na sua decisão.
quando analiso tudo o que se diz no fórum ao sujeito desses dois elementos, constato que o que chamamos bomba de calor, foi inventada para fazer frio e não calor, e os painéis dão rendimento quando ha sol, no verão quando não precisamos de água quente.
faço apelo ao que tem esse equipamento para que nos digam a eficácia desse sistema.
obrigas
cumps
francisko

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

francisko tem só em conta q no caso das bombas de calor energie eles não falam em arrefecimento apenas em aquecimento seja de águas ou ambiente...
penso q não tenham vantagem em inverter o ciclo para frio pelo simples facto de estarem expostas ao sol para terem algum rendimento mais de inverno depois no verão com o sol no pico n teria rendimento nenhum para gerar frio...

cumps!

Autor do tópico
FrancisKo
Membro
Membro

Mensagem por FrancisKo »

toze_feup Escreveu:francisko tem só em conta q no caso das bombas de calor energie eles não falam em arrefecimento apenas em aquecimento seja de águas ou ambiente...
penso q não tenham vantagem em inverter o ciclo para frio pelo simples facto de estarem expostas ao sol para terem algum rendimento mais de inverno depois no verão com o sol no pico n teria rendimento nenhum para gerar frio...

cumps!

verdade amigo, mas sabemos, pelo que se diz neste fórum que as bdc, não são tão económicas como muita gente pretende. verdade ou mentira?
tu por exemplo, que me pareces conhecer bem este assunto que tanto nos preocupa.
tu tens esse sistema em tu casa? se pudesses-me dizer como aqueces e que sistema tens, penso que vais assim alumiar um pouco mais a minha candeeiro.
se tem msn até podíamos falar um pouco.
vou começar a minha moradia em setembro, e preferia ter um sistema eficaço para os meus dias da reforma que começo a contar.
obrigado caro amigo.
cumprimentos
francisko

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

viva!
eu tenho uma moradia um pouco grande já com 30 anos mas que foi remodelada/isolada há 10 anos e instalei aquecimento central com caldeira a gasóleo com radiadores e estou muito contente apesar da subida do gasoleo de aquecimento.
se quiseres podemos falar pois eu ando também a pensar construir uma nova moradia q ainda está em rascunho no papel e tb ando à procura de alternativas mais ecologicas por motivos de ambiente mas também para depender mais da natureza e menos do bicho homem q tende a de 1 momento para o outro incrementar os preços das energias a seu belo prazer para encher os bolsos.

cumps!

saloio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 14, 2008 12:34 am

Mensagem por saloio »

boas

o assunto também me interessa visto ter uma caldeira a diesel na minha moradia e estava a querer implementar um sistema solar para acoplar a caldeira de modo a reduzir os custos energéticos e logicamente reduzir a poluição do sistema que detenho.

também me podes dar umas dicas @toze_feup e outro user na mesma situação.

cumps
*****Saloio*****

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

viva se tens caldeira diesel como eu e radiadores, posso dizer-te q pelo q tenho investigado dificilmente um sistema solar te vai ajudar a economizar, contas feitas entre o investimento inicial e a poupança ao fim de cada inverno.
porque de inverno os sistemas solares não conseguem aquecer a água das torneiras para a temp de conforto(45º-60º), precisam sempre de backup, quando os radiadores precisam de água a 60-70º mt menos contributo terias do solar. para além disso o investimento para teres algum "apoio" solar q se veja nas contas de inverno teria q ser bastante elevado não compensando o seu abatimento economico em termos energeticos em tempo util.
vou se calhar investir os meus €€€ antes num sistema de piso radiante por água quente (segundo dizem precisa de água entre os 21 e os 28º) quando fizer a casa nova(e quem sabe nas proximas obras q fizer nesta) pois aí sim sei q vou poupar energia em relação ao sistema de radiadores qualquer q seja o sistema energetico usado, e aí sim o solar poderá ter um contributo importante e q se veja mesmo de inverno e q compense economicamente o investimento em poupança de energia.

cumps!

MikeAlexPT
Membro
Membro
Registado: quarta jul 02, 2008 9:51 pm

Mensagem por MikeAlexPT »

francisko Escreveu:bom-dia à todos
podem me dizer se os painéis solares termodinâmicos são realmente como dizem, nomeadamente, que produzem calor mesmo quando não sol de noite e mesmo em inverno. alguém tem esse tipo de instalação?
obrigado do vosso testemunho.
francisko

caro francisco,

em tempos, enquanto preparava a minha moradia e recolhia informação para que fontes de energia utilizar, tropecei na energy. 2 anos volvido, duas tektonicas e muitas conversas com instaladores e pessoas que tinham vários sistemas, cheguei à seguinte conclusão:

os rendimentos apresentados pela energy não são assim tão reais. e pelo custo de investimento optei pela bomba de calor da dimplex com uma serpentina, que mais tarde utilizarei para ligar um painel solar em 2007 custou 2350€+iva (300litros) e evito o painel no exterior. o funcionamento dos dois sistemas é o mesmo, só por dizer que a serpentina onde circula o gás num está no exterior e noutro (bdc) está no interior.

a minha bomba de calor está instalada na cave e o seu rendimento depende da temperatura interior e da temperatura da água à entrada. naturalmente o rendimento sobe no verão, uma vez que tanto a temperatura ambiente e a temperatura da água sobem.

numa óptica economicista, a bomba de calor deve ser comparada com uma resistência eléctrica pura (termoaculudador), pois ambas consomem electricidade e neste caso a bomba de calor é mais económica uma vez que com 1kw de electricidade consegue-se cerca de 3kw de energia de aquecimento (em média).

para comparar a bdc com equipamentos solares (painel solar), tens que lhe juntar um colector solar como aquecimento primário e considerar a bomba de calor como apoio e de preferência a trabalhar no regime bi-horário, ou seja, durante o dia só funciona o solar, e a bomba de calor temporizada para arrancar às 24h00.

mikealexpt

MikeAlexPT
Membro
Membro
Registado: quarta jul 02, 2008 9:51 pm

Mensagem por MikeAlexPT »

toze_feup Escreveu:viva!
eu tenho uma moradia um pouco grande já com 30 anos mas que foi remodelada/isolada há 10 anos e instalei aquecimento central com caldeira a gasóleo com radiadores e estou muito contente apesar da subida do gasoleo de aquecimento.
se quiseres podemos falar pois eu ando também a pensar construir uma nova moradia q ainda está em rascunho no papel e tb ando à procura de alternativas mais ecologicas por motivos de ambiente mas também para depender mais da natureza e menos do bicho homem q tende a de 1 momento para o outro incrementar os preços das energias a seu belo prazer para encher os bolsos.

cumps!

o meu conselho é que independentemente da fonte de aquecimento que escolheres, coloca piso radiante. é mais confortável e tiras mais rendimento especialmente se quiseres utilizar aquecimento solar.
eu estou a implementar um sistema só solar, sem apoio numa primeira fase. vou dimensioná-lo para 100% das necessidades de inverno, uma vez que no verão conto direccionar a energia para aquecer a piscina, anulando o problema de sobre-aquecimento dos painéis.

mikealexpt

NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm

Mensagem por NunoNeiva75 »

[quote="mikealexpt
eu estou a implementar um sistema só solar, sem apoio numa primeira fase. vou dimensioná-lo para 100% das necessidades de inverno, uma vez que no verão conto direccionar a energia para aquecer a piscina, anulando o problema de sobre-aquecimento dos painéis.

mikealexpt[/quote]

boas mikealexpt,

o termoacumulador nem vai ter a básica resistência eléctrica? olha que há dias no inverno que parecem noites...

eu também quero aquecer a piscina através dos paineis solares. de que tipo e quantos painéis solares estás a pensar instalar?

nuno neiva
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

Responder

Voltar para “Energia Solar”