Lista de Motores Geradores

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
sotnev
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta mai 09, 2008 7:25 pm

Lista de Motores Geradores

Mensagem por sotnev »

boas sou um admirador do fórum há muitos meses e venho pedir que colaborassemos numa lista de possiveis geradores como por exemplo :motor de impressora, passadeira, trotineta, etc,etc.
obrigado ,cumprimentos para todos os amigos do fórum


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por HLopes »

os melhores são estes

brushless dc pm servo motors

salvo erro. isto a fazer fé nestes senhores.

pelo menos para pequena / média dimensão.


Zekinha
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça mai 20, 2008 3:40 pm

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por Zekinha »

boas...

um motor de um aparador de relva serve como gerador? se sim bom ou mau? o motor tem 1kw de potencia...

cumps

Avatar do Utilizador

Tournesol
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: domingo mai 18, 2008 5:47 pm

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por Tournesol »

boas!
não importa de onde vem o motor, mas sim a sua construção. diferentes fabricantes usam motores diferentes para a mesma aplicação.
em teoria um motor electrico é um gerador a funcionar ao contrario, e como tal todos os motores poderiam ser geradores, mas muitos motores levariam a ligações complicadas, fracos rendimentos e outros impedimentos.

na minha opinião os melhores são realmente os bldc ou brushless dc pm servo motors. ja fiz testes com alguns e consegue-se obter correntes significativas e são os de ligação mais simples.
sei que se consegue bons resultados com motores de rotor em gaiola de esquilo, mas nunca testei nenhum pessoalmente.
ou então um alternador de automovel saído da sucata é sempre uma alternativa.

paz
Paz.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por jmal »

tournesol Escreveu:boas!
não importa de onde vem o motor, mas sim a sua construção. diferentes fabricantes usam motores diferentes para a mesma aplicação.
em teoria um motor electrico é um gerador a funcionar ao contrario, e como tal todos os motores poderiam ser geradores, mas muitos motores levariam a ligações complicadas, fracos rendimentos e outros impedimentos.

na minha opinião os melhores são realmente os bldc ou brushless dc pm servo motors. ja fiz testes com alguns e consegue-se obter correntes significativas e são os de ligação mais simples.
sei que se consegue bons resultados com motores de rotor em gaiola de esquilo, mas nunca testei nenhum pessoalmente.
ou então um alternador de automovel saído da sucata é sempre uma alternativa.

paz
nem mais, isto porque o motor bldc já tem ímanes permanentes, qualquer outro motor com ímanes serve, no caso de um alternador, o núcleo tem de ser alimentado para que faça de imane, ou então meter no núcleo ímanes permanentes. ainda assim o maior problema que ocorre é que nestes tipos de motor quase sempre é necessária muita rotação para produzir algo que se veja.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
sotnev
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta mai 09, 2008 7:25 pm

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por sotnev »

obrigado pelas respostas ao tópico! onde adquirir esses bldc motors em portugal, em que lojas ou de onde se podem extrair(mais económico)? sugestões abraço

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por jmal »

sotnev Escreveu:obrigado pelas respostas ao tópico! onde adquirir esses bldc motors em portugal, em que lojas ou de onde se podem extrair(mais económico)? sugestões abraço
se vais comprar novo, em vez de comprares um motor para gerador, mais vale comprares o gerador novo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


piratex
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: domingo dez 30, 2007 9:17 pm

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por piratex »

ola companheiros

vi por acaso num folheto de um hipermercado um compressor de ligar à bateria do carro (12 v) onde se lê dc 12 v , será que serve para alguma coisa?
cumps

Avatar do Utilizador

Tournesol
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: domingo mai 18, 2008 5:47 pm

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por Tournesol »

sotnev Escreveu:obrigado pelas respostas ao tópico! onde adquirir esses bldc motors em portugal, em que lojas ou de onde se podem extrair(mais económico)? sugestões abraço
boas!
a empresa onde trabalho trabalha com estes motores se estiveres realmente interessado posso saber se vendem e quanto eles querem por um.
Paz.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por jmal »

tournesol Escreveu:
sotnev Escreveu:obrigado pelas respostas ao tópico! onde adquirir esses bldc motors em portugal, em que lojas ou de onde se podem extrair(mais económico)? sugestões abraço
boas!
a empresa onde trabalho trabalha com estes motores se estiveres realmente interessado posso saber se vendem e quanto eles querem por um.
ok, venham eles e especificações.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
sotnev
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta mai 09, 2008 7:25 pm

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por sotnev »

boas !amigo tournesol somos todos ouvidos(ou melhor olhos),então quando puder diga alguma coisa. abraço


j_r_m_c
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por j_r_m_c »

tb estou à espera


Autor do tópico
sotnev
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta mai 09, 2008 7:25 pm

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por sotnev »

atão? como diz o adalberto joão "parece que está tudo grosso" não há motores bldc na lusa aldeia? parece impossivel


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por Njay »

não há motores bldc por cá? tens pelo menos uns 3 dentro do teu pc !
mas claro que são demasiado pequenos para gerarem o suficiente para te alimentar a casa.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por Njay »

há uns tempos comprei uma aparafusadora sem fio "thun" no continente por 22.50€ para uma experiência. estive a desmontá-la há bocado e tive 2 surpresas:

1) o controlador de velocidade pareceu-me bastante generoso a avaliar pelas características lá marcadas: suporta de 7.2v a 24v e até 16a (a aparafusadora é de 18v 1a - 4a em funcionamento normal). pode dar jeito para algum projecto.

2) ao rodar o motor manualmente através da desmultiplicação (não sei de quanto é), fiquei espantado com a corrente que consigo obter no multímetro: 1a - 2a a brincar, até 5a e pouco com um pouco mais de esforço (dando menos de 1 volta no mandril). a voltagem é que é baixa, vi no máximo ~5v. ainda assim fico a pensar se não seria um bom motor para uma pequena eólica; a 5v e 5a já são 25w!

quando calhar hei-de ligá-lo ao osciloscópio e pôr-lhe carga para ver que tensão é que ele realmente atinge.

edição: ah pois, há o "problema" do motor ser de escovas...
Anexos
Aparafusadora sem fio "Thun"... ou pelo menos era, antes de a abrir
Aparafusadora sem fio "Thun"... ou pelo menos era, antes de a abrir
motor+redução+limitadorTorque.jpg (38.63 KiB) Visto 13089 vezes
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
sotnev
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta mai 09, 2008 7:25 pm

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por sotnev »

obrigado njay! já temos mais um para a lista ...

Avatar do Utilizador

Bompastor
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: segunda fev 18, 2008 5:19 pm
Localização: Guimarães

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por Bompastor »

boas malta...

neste assunto posso dizer que há uns dias atrás estive no feira nova em lousada e vi um aspirador daqueles pequenos
de ligar ao isqueiro do carro. lembro-me que nas referêsncias estava marcado 12 vdc 75w e custava 9.90euros (só não sei dizer as rotações)...

também posso falar duma lanterna de leds carregada por dinamo que eu comprei que custava 6.50euros (mas da lanterna não sei especificar nada porque não a desmontei para medir a tensão)... mais não sei dizer...

espero ter sido útil...


aquele abraço
A minha esposa acha que eu sou maluco... E vocês???


Autor do tópico
sotnev
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta mai 09, 2008 7:25 pm

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por sotnev »

cumprimentos para todos! gostaria de relembrar que, quem souber de motores, possíveis bons geradores, que os mencione. obrigado!

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

boas.

tenho aprendido por aqui bastantes coisas umas delas é de se poder adaptar motores de imanes permanentes como dínamos. não sei se referem-se ao induzido ou ás escovas e parte exterior do motor.

á um tempo descobri umas bombas de aquários, marca jad (três mosqueteiros), que diziam que tinham ímanes permanentes. todo contente pois a bomba é de 220v e tem 17w, dei cabo dela e verifiquei que a parte o induzido é que era um íman. fiz uma “transmissão” liguei-a a um berbequim, nos dois sentidos, mas nada, nem com um led.
outra grande “desilusão” foi um motor que está magnetizado, nota-se perfeitamente, de um mixa-mixa de auto mas também a mesma história, depois de tanto trabalho a fazer uma “transmissão”, com rolamentos de patins em linha e tudo, nem a porcaria de 1 led acendia…

e ainda os motores dos elevadores dos autos, que acedem os leds mas exigem muito mais força que os dínamos de bicicleta ou até um “mísero” motor de scaner.

a não ser que me tenha escapado alguma coisa os dinamos de bicicleta parecem ser a melhor opcção para pequenas brincadeiras, podem ligar em paralelo ou em série e custam só cerca de 5 euros.


Autor do tópico
sotnev
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta mai 09, 2008 7:25 pm

Re: Lista de Motores Geradores

Mensagem por sotnev »

obrigado fernando (somos homónimos) por participar no tópico, esperemos por mais ideias!

Responder

Voltar para “Energia Eólica”