bom-dia.
podem-me dar talvez um conselho. para a minha futura casa escolhi como aquecimento um piso radiante, que vai ser alimentado em calor por uma bomba de calor, ar água, combinado com 4 painéis solar e uma caldeira à madeiras, que pensam?
para as instalações sanitárias, um thermo acumulador de 500 litros na cave, que será aquecido por estes painéis solares e por uma caldeira a lenha, para os dias sem sol.
a insolação é em polioretane projectado de 4cm.
a superfície do piso a aquecer é de 160 m², podem dizer-me qual potência deve ter a bomba de calor, e se o sistema sol, bdc,lenha é uma boa ideia. obrigado da vossa resposta.
francisko
SOL,Ar-Agua,Lenha
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: terça mai 27, 2008 1:20 pm
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm
Re: SOL,Ar-Agua,Lenha
parece-me mt investimento em material para 160m2, mas tirando a bomba de calor, acho q está tudo ok.
a minha pergunta é o porquê da instalação da mesma se para backup do painel solar para o chão radiante já tens a caldeira a lenha? é para se te der preguicite?
porque não instalar apenas um dos sistemas em backup ao solar?
quanto a ser boa ideia, 3 sistemas sendo 2 redundantes, convém sempre ter um certo cuidado, se fosse uma solução em pack concerteza o problema já vinha estudado de fábrica teria um controlador q fazia a gestão automatica, assim sendo pode-te sair uma artistada se a pessoa q te montar isso e tu n souberem ver os cenários todos, caso contrário acho q desde q saibas dps a maneira de operar o sistema e seus limites poderá n haver problema. mt provavelmente o accionamento da bomba de calor seria o ultimo caso (acho eu) e a comutação sendo tudo sistemas diversos será dificil de integrar num só controlo o mais provavel será um on/off manual entre a circulação à caldeira e à bomba de calor, mas os experts q se pronunciem.
cumps!
a minha pergunta é o porquê da instalação da mesma se para backup do painel solar para o chão radiante já tens a caldeira a lenha? é para se te der preguicite?
porque não instalar apenas um dos sistemas em backup ao solar?
quanto a ser boa ideia, 3 sistemas sendo 2 redundantes, convém sempre ter um certo cuidado, se fosse uma solução em pack concerteza o problema já vinha estudado de fábrica teria um controlador q fazia a gestão automatica, assim sendo pode-te sair uma artistada se a pessoa q te montar isso e tu n souberem ver os cenários todos, caso contrário acho q desde q saibas dps a maneira de operar o sistema e seus limites poderá n haver problema. mt provavelmente o accionamento da bomba de calor seria o ultimo caso (acho eu) e a comutação sendo tudo sistemas diversos será dificil de integrar num só controlo o mais provavel será um on/off manual entre a circulação à caldeira e à bomba de calor, mas os experts q se pronunciem.
cumps!