Vamos criar uma empresa de scooters eléctricas???

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Re: Vamos criar uma empresa de scooters eléctricas???

Mensagem por tvcrabo »

right on bluesky...

j.p
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mai 26, 2008 9:56 am

Mensagem por j.p »

migjac Escreveu:boa noite,
encontrei este forum há relativamente pouco tempo e já não consigo passar um dia sem o consultar para saber das ultimas novidades.
acho este forum participado por gente muito interessante que partilha dos mesmos interesses que eu. acho muito importante para divulgar estes assuntos que ainda são muito estranhos á maior parte da nossa sociedade. pelo que leio aqui acho que é frequentado por gente que este pais precisa: gente com vontade de mudar este mundo. pena é o poder politico que temos e o mundo que temos dominado apenas por interesses politicos e económicos ( sem querer entrar em politicas).
peço desculpa por esta introdução que pode parecer chata e filosófica que não sou.
sou eng. electrotécnico e esta é uma area que me interessa imenso tal como a voces.
adorava entrar num projecto como o propoem, mas gostava de ir mais longe. os carros eléctricos.
para mim ai está o futuro próximo. para mim o futuro é o hidrogénio. mas ainda vai demorar.
houvesse coragem e o principal (dinheiro) e esta era uma aposta ideal para este pais.
se há dinheiro para tanta coisa (energias renovaveis- eolica, solar e tantas outras coisas, que não são nada baratas....)->isto não é uma critica! mas acho que a maneira como nos fazemos transportar ainda é mais importante ainda mais num país totalmente dos senhores do petróleo, poderia ser uma aposta da sociedade e do poder politico.

mais uma vez peço desculpa por esta demorada opinião.
contem comigo para no que eu poder contribuir! precisamos de gente com coragem e novas ideias.

um abraço a todos
meus caros eu tambem sou novo por aqui , por aquilo qu já li estou muito entusiasmado, tenho uma ideia que já não é nova , mas em portugal não existe , estou a falar dos motores de passo para bikes e scoter são o maximo , no entanto queria perguntar ao eng. se seria capaz de calcular umas bobines, se souber aí sim temos um motor de passo , com os meus conhecimentos de torneiro chegamos lá

catman
Membro
Membro
Registado: sábado mai 24, 2008 11:27 pm

Mensagem por catman »

boas, os motores de passo eu passo. se for com escovas ou sem escovas ainda me entendo com eles, mas motores de passo não obrigado são demasiado complicados de construir e desenhar.

ps de certeza que esses motores que falas são motores de passo ou serão sem escovas.

renateves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm

Mensagem por renateves »

tvcrabo Escreveu:eu ainda adiciono uma outra opçao de desenvolvimento que serve os proximos 10 anos. conversao de carros de ci em hibridos da forma mais low cost possivel. assim era possivel reduzir emissoes sem mandar tudo o que era carros actuais para a sucata...
eu diria mais... transformar carros que supostamente iriam pra sucata em eléctricos e prolongar assim o seu tempo de vida!! mas atençãom, carros leves... tipo citroen 2 cv/dyane, minis, fiat 127,.... e baratos!

não sei se é grande negócio, mas era uma ideia que tem andado comigo desde que li este tópico.
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

boas

é possível ter um motor sem escovas e sem imanes permanentes, o motor de indução trifásico, simples de construir e com uma boa eficiência, fica só a faltar o controlador

cumprimentos

j.p
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por j.p »

celsomenaia Escreveu:boas

é possível ter um motor sem escovas e sem imanes permanentes, o motor de indução trifásico, simples de construir e com uma boa eficiência, fica só a faltar o controlador

cumprimentos
completamente de acordo , penso que nem presisamos de pensar em construir um motor de indução trifasico, encontra-se no mercado português a preços excelentes, agora como o amigo diz e muito bem o problema está no contolador e garantir um torque excelente em baixas rotações e para mim aida o mais problematico será converter os 12volts continuos em 380volts alternos , no mercado existe ums conversores de tensão que são muito utilizados nas roloutes que para um motor de 2cv seria necessario um conversor pra ums 1500w não pensando nas correntes de pico o que eleva em demasia a potencia do conversor e como oviamente o custo, gostaria de saber a opinião das pessoas quanto a esta matéria e se eventualmente sujeri-se por aí um esquema electrónico ficaria muito grato

cumprimentos

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

1500w é pouco. a bereco tem 2500w e não é "perfeita". boa é a emax com 4000w.
e 380v numa mota parece-me um bastante menos seguro do que num carro...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
Papalitros
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mai 09, 2006 5:13 pm

Mensagem por Papalitros »

renateves Escreveu:
eu diria mais... transformar carros que supostamente iriam pra sucata em eléctricos e prolongar assim o seu tempo de vida!! mas atençãom, carros leves... tipo citroen 2 cv/dyane, minis, fiat 127,.... e baratos!

não sei se é grande negócio, mas era uma ideia que tem andado comigo desde que li este tópico.

pois...
mas para isso teria que ser legal!!!!

para isso sou a favor de se criar uma petição a pressionar.
http://democraciaemportugal.blogspot.com
Sócio Nº48 NovaEnergia.net

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

os motores brushless (sem escovas) são também muito eficientes, e os controladores muito mais simples. a sua construção é igual a um motor ac de indução, as diferenças são que o rotor é de ímanes e tem de levar os halls (sensores de posição dos ímanes). as vantagens é que trabalham com corrente continua e o torque no arranque é realmente o seu forte e também na rotação.
posso-lhes mostrar um pequeno motor de 750w que dá 80.000 rps minuto quando alimentado a 16.8v.

aqui está ele
Imagem 001.jpg
Imagem 001.jpg (66.91 KiB) Visto 3017 vezes

desmontado...
Imagem 003.jpg
Imagem 003.jpg (102.77 KiB) Visto 3015 vezes

e por dentro pode-se ver os tais "halls".
Imagem 006.jpg
Imagem 006.jpg (103.09 KiB) Visto 3014 vezes
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

isso com uma boa desmultiplicação já devia pôr uma bicicleta a andar bem, não ? afinal, é cv de potência....
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

j.p
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por j.p »

catman Escreveu:boas, os motores de passo eu passo. se for com escovas ou sem escovas ainda me entendo com eles, mas motores de passo não obrigado são demasiado complicados de construir e desenhar.

ps de certeza que esses motores que falas são motores de passo ou serão sem escovas.
são mesmo motores de passo e não é pelo facto de não ter escovas que deixam de se de passo , pois na minha opinião são bem mais faceis de construir de que os motores de escovas ,nos motores de escovas o problema começa logo pelo induzido a concesão do ferro
a calibragem so com maquinas especificas se conseguem executar.

j.p
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por j.p »

jmal Escreveu:os motores brushless (sem escovas) são também muito eficientes, e os controladores muito mais simples. a sua construção é igual a um motor ac de indução, as diferenças são que o rotor é de ímanes e tem de levar os halls (sensores de posição dos ímanes). as vantagens é que trabalham com corrente continua e o torque no arranque é realmente o seu forte e também na rotação.
posso-lhes mostrar um pequeno motor de 750w que dá 80.000 rps minuto quando alimentado a 16.8v.

aqui está ele
imagem 001.jpg

desmontado...
imagem 003.jpg

imagem 006.jpg
meus caros até poderei cair na ignorância mas não me acredito que um motor deste tipo vá as 80.000 rps nem por minuto isso é possivel, gostaria muito de ver a ficha tecnica desse motor

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

mau, ou temos rps ou temos rpm .. em que ficamos?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

marte
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta abr 16, 2008 2:23 pm

Mensagem por marte »

embora seja electrotecnico de profissão... isto são tudo assuntos que me são pouco familiares. tudo que tem mais que 3.3v para mim é alta tensão

agora se precisarem de qualquer modulo digital para controlo, digam. com "zeros" e "uns" já me safo

cumps,
marte

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

j.p Escreveu:
jmal Escreveu:os motores brushless (sem escovas) são também muito eficientes, e os controladores muito mais simples. a sua construção é igual a um motor ac de indução, as diferenças são que o rotor é de ímanes e tem de levar os halls (sensores de posição dos ímanes). as vantagens é que trabalham com corrente continua e o torque no arranque é realmente o seu forte e também na rotação.

aqui está ele
imagem 001.jpg

desmontado...
imagem 003.jpg

imagem 006.jpg
meus caros até poderei cair na ignorância mas não me acredito que um motor deste tipo vá as 80.000 rps nem por minuto isso é possivel, gostaria muito de ver a ficha tecnica desse motor
então porquê, conheço motores muito maiores de 120.000. espero que não sejas daqueles que acha que um motor a gasolina dá mais rotação que um eléctrico.

http://www.teamnovak.com/products/brush ... index.html

este motor é o novak hv 4.5, portanto 5.000 rpm por volt de tensão, a tensão máxima para ele é de 16.8v, portanto 16.8 * 5.000 = 84.000 rpm.

e desculpem porque a potência dele é de 890 w, o outro que tenho que é o novak hv 6.5 é que é de 750w. njay, isto são motores rotativos demais para essa aplicação, iria-se perder potência na desmultiplicação, e estes não são dos mais eficientes.
Cumps Inovadores

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

confirmo as palavras de jmal e compreendo as duvidas de j-p, mas estamos no mundo dos motores electricos, zona onde jamais nenhum motor de combustão interna entrará. por estranho que pareça a melhor maneira de definir um motor electrico é ... "explosivo" como um raio #

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

bluesky Escreveu:confirmo as palavras de jmal e compreendo as duvidas de j-p, mas estamos no mundo dos motores electricos, zona onde jamais nenhum motor de combustão interna entrará. por estranho que pareça a melhor maneira de definir um motor electrico é ... "explosivo" como um raio #
bluesky, penso que vais ao encontro, vais ver este motor de perto em funcionamento, é delirante, o pessoal do lés-a-lés viu. tenho problemas é com as rodas e transmissão do veículo, a transmissão torce e os pneus descolam-se constantemente.
Cumps Inovadores

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

a primeira vez que vi isso fiquei com os maxilares descaidos e tive que esfregar as retinas... eis o video que descreve os pormenores tecnicos todos #

http://www.youtube.com/watch?v=qvfbkmydyg4" onclick="window.open(this.href);return false;

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

bluesky Escreveu:a primeira vez que vi isso fiquei com os maxilares descaidos e tive que esfregar as retinas... eis o video que descreve os pormenores tecnicos todos #

http://www.youtube.com/watch?v=qvfbkmydyg4" onclick="window.open(this.href);return false;
bluesky, maroto, .
Cumps Inovadores

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

fonix bluesky,

eu a pensar que ia ver um video sobre veiculos electricos explosivos, afinal era so um video sobre veiculos explosivos...

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”