a minha sogra (viuva) está a proceder a obras de remodelação (alentejo) na sua casa, a casa tem 3 quartos e penso que falta de sol não terá. uma vez que a casa é utilizada pela minha sogra durante o ano, apenas cerca de 30 dias e 3 ou 4 fins de semana por mim e minha esposa e filha, nos calculos será que se tem que entrar apenas com os 30 dias de utilização durante o ano e apenas com um ocupante, apesar de ser considerado um t3, pois no projecto está contabilizado a utilização durante 365 dias e por 4 ocupantes.
pois do meu ponto de vista com os dias de utilização durante o ano não se justifica o investimento nem tão pouco se obtem um rendimento desejado, para além do desgaste do equipamento da não utilização.
para uma utilização deste tipo será necessário a aplicação dos paineis solares?
obrigado
jm
Dimensionamento dos paineis solares
-
jmacas
Autor do tópico - Membro

- Registado: sábado mai 24, 2008 5:48 pm
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
Re: Dimensionamento dos paineis solares
olá jmacas
é muito difícil amortizar um equipamento calculado para uma família inteira quando apenas 1 pessoa a usa a maior parte do ano. o mais razoável é instalar um sistema que forneça agua quente para a senhora tomar banho e lavar a loiça e entrar com o apoio quando estiver a família toda. sai mais económico assim. parece-me que mais vale reformular o projecto.
é muito difícil amortizar um equipamento calculado para uma família inteira quando apenas 1 pessoa a usa a maior parte do ano. o mais razoável é instalar um sistema que forneça agua quente para a senhora tomar banho e lavar a loiça e entrar com o apoio quando estiver a família toda. sai mais económico assim. parece-me que mais vale reformular o projecto.
Porreiro, pá!
-
jmacas
Autor do tópico - Membro

- Registado: sábado mai 24, 2008 5:48 pm
ok, manuelcar
o apoio que fala refere-se concretamente a que tipo de apoio, pois eu também acho que o dimensionamento efectuado pelo projectista não está correcto do ponto de vista prático, apesar de acordo com a tipologia (t3) estar correcto, agora acho que não deva ser obrigatório nestes casos a instalação de paineis solares, mas sim utilizar simplesmente o esquentador. no projecto está previsto um kit solahart 302j (300l), penso que para o caso concreto seja suficiente a instalação de um kit de 180l.
quanto à amortização do investimento, concordo com a sua opinião.
obrigado
o apoio que fala refere-se concretamente a que tipo de apoio, pois eu também acho que o dimensionamento efectuado pelo projectista não está correcto do ponto de vista prático, apesar de acordo com a tipologia (t3) estar correcto, agora acho que não deva ser obrigatório nestes casos a instalação de paineis solares, mas sim utilizar simplesmente o esquentador. no projecto está previsto um kit solahart 302j (300l), penso que para o caso concreto seja suficiente a instalação de um kit de 180l.
obrigado
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
o apoio é a fonte que fornece os 30 ou 40% de energia que será necessário introduzir para um funcionamento confortável.
para um sistema de aqs o melhor será um esquentador com capacidade de modular a chama pela diferença de temperatura entre a da água que entra e a pretendida.
para teres uma ideia: um esquentador normal será regulado para a agua que entra da rede e os 38º de temperatura dos duches, num esquentador "solar" se a água entrar a 37º apenas consome uma quantidade mínima de gás.
uma resistência eléctrica é o apoio mais frequentemente utilizado.
para um sistema de aqs o melhor será um esquentador com capacidade de modular a chama pela diferença de temperatura entre a da água que entra e a pretendida.
para teres uma ideia: um esquentador normal será regulado para a agua que entra da rede e os 38º de temperatura dos duches, num esquentador "solar" se a água entrar a 37º apenas consome uma quantidade mínima de gás.
uma resistência eléctrica é o apoio mais frequentemente utilizado.
Porreiro, pá!
-
FranzLiszt
- Membro Silver

- Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
visto q o imóvel está sujeito ao rccte, tem q instalar o de 300l por uma questão de obrigatoriedade de área instalada, de acordo com a tipologia e desempenho energético do kit.jmacas Escreveu:ok, manuelcar
obrigado
a opção do 302j parece-me boa, visto ser uma solução barata (os painéis não são selectivos) e considerando o consumo, n vale mesmo a pena investir mais.