Bomba auto-aspirante

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 08, 2008 4:49 pm

Bomba auto-aspirante

Mensagem por egasegas »

boas
queria pedir aos meus amigos se me dão uma sugestão para comprar uma pequena bomba que seja auto-aspirante ( de 1/2 pulgada) e que não seja muito cara. tenho usado umas bombas de plastico das maquinas de lavar, mas ovu quente dá cabo das borrachas e já lá vão 3 bombas dessas. agora queria arranjar uma que durasse algum tempo.
obrigado e um bom domingo

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Bomba auto-aspirante

Mensagem por RED BARON »

viva mais uma vez.
as bombas que normalmente se compram para esse efeito são as de tranfesga de vinho.
compram-se nas casas de produtos vinicolas.
terás que desembolsar perto de 90 a 100 euros.
eu uso uma de maquina de lavar louça e ainda não me deu problemas tanto com oleo como com biodiesel.
abraço.

Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por egasegas »

boas
se calhar é isso, as bombas das maquinas de lavar louça estão + preparadas para aguentar temperatura que as das maquinas de lavar roupa, daí o meu problema, vou tentar arranjar uma dessas para experimentar. mas essas bombas serão auto-aspirantes????????
obrigado pela dica

Bio
Membro
Membro
Registado: quinta jul 06, 2006 8:27 am

Mensagem por Bio »

olá egasegas, tenta ver em drogarias. mas se fosse a ti comprava uma antes de tranfega de gasoleo. tenho uma a quase 2 anos e nunca me deu problemas custou-me 90 €.
abraço

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

viva egasegas.
as bombas das máquinas de lavar louça não são auto ferrantes, tem a seu favor o facto de aguentarem 90ºc e produtos quimicos especialmente bases fortes que são os componentes das pastilhas de lavagem da louça, retentores em ceramica e elevada rotação que é uma mais valia para os processadores de bio.
no entanto o seu preço ronda os 70 euros, um pouco caro porque não dispõe de ligações roscadas como as outras bombas e o motor não é blindado. penso que é uma boa opção quando se tem acesso a uma usada a custo zero.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

daquelas que a gente retira da máquina da maria e não dizemos nada...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por egasegas »

red baron Escreveu:viva egasegas.
as bombas das máquinas de lavar louça não são auto ferrantes, tem a seu favor o facto de aguentarem 90ºc e produtos quimicos especialmente bases fortes que são os componentes das pastilhas de lavagem da louça, retentores em ceramica e elevada rotação que é uma mais valia para os processadores de bio.
no entanto o seu preço ronda os 70 euros, um pouco caro porque não dispõe de ligações roscadas como as outras bombas e o motor não é blindado. penso que é uma boa opção quando se tem acesso a uma usada a custo zero.
boas
eu nunca iria comprar uma, ia sim tentar arranjar uma aqui pelos meus vizinhos, tenho um que repara electrodomesticos e foi ele que me deu as 3 bombas de maquina de lavar roupa que eu já derreti.
a principal utilidade desta bomba era para fazer o metoxido, pois fazendo recircular o metanol com a soda fica tudo bem dissolvido, o problema foi que o metoxido derrete as borrachas das bombas.
se fosse auto-ferrante dava tambem para mudar o oleo e o bio de um lado para o outro, mas !!!!!!!!!!!!!!!!!
quando tiver dinheiro compro uma dessas de transfega de vinho e pronto.
obrigado pela ajuda

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

egasegas, usei várias vezes um bomba de esgoto de máquina de lavar roupa para fazer o metóxido e nunca me aconteceu nada disso, apenas tinha o cuidado de a passar por agua depois de usar.
Bombas escoamento.JPG
Bombas escoamento.JPG (0 Bytes) Visto 5405 vezes
a bomba da esquerda tem um retentor para vedar o veio do motor de indução,em gaiola de esquilo, na nona onde este entra na turbina.
ao fim de algum tempo as máquinas começavam a perder agua pelo retentor e começaram a aparecer umas bombas diferentes que vulgarmente são chamadas de "bombas magnéticas" e consistem num íman que roda num capmpo magnético dentro de um involcro de plastico, deste modo este retentor é eliminado sobrando apenas o retentor para fechar a turbina.
a bomba que usavas era do tipo da esquerda ou da direita?
qual era o retentor que se estragav, o do veio ou o da calota da turbina?
a bomba que eu usei é igual à da direita e nunca tive problemas, mas como já disse não deixava metóxido dentro.
uso uma bomba destas para alimentar os chuveiros na secagem do biodiesel e funcionam bem até uma temperatura de 100ºc até agora sem qualquer problema de fugas, tambem uso para secar o ovd e nada acontece.

Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por egasegas »

boas red baron
sempre pronto a ajudar,como de costume.
a bomba que usavas era do tipo da esquerda ou da direita?
as bombas que usei são todas iguais à da esquerda.
qual era o retentor que se estragava, o do veio ou o da calota da turbina?
o retentor que "ia à vida" era sempre o de fora, dilatava e depois não conseguia fechar a bomba. mas na verdade quando utilizava a bomba, esvaziava todo o mexido, mas nunca lavava com agua, penso que foi por isso que estraguei os retentores.
cumprimentos e obrigado

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

pois, as borrachas que estragam são muuuito mais baratas do que as bombas autoferrantes que teríamos de comprar.
quando montei meu reator, utilizei uma bomba que aguentava temperaturas até 90º, já usei mais do que isso e a bomba aguenta bem. não sei até quando, mas aguenta.
se é possível trocar apenas as borrachas, ainda acho que vale a pena a substituição dessas pequenas peças.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

RED BARON
Staff Member
Staff Member

Mensagem por RED BARON »

viva egasegas.
penso que se arranjares uma bomba igual à da direita e não a desmontares depois de estar em uso não irás ter qualquer problema.
a bomba que se vê na foto já tem muitas dezenas de horas de trabalho a temperaturas elevadas e metóxido, só de uma virada trabalhou cerca de 20 horas seguidas e ainda não se negou.
Secagem OVU.JPG
Secagem OVU.JPG (0 Bytes) Visto 5343 vezes
para não jurar falso tirei esta foto onde se pode ver a dita a bombar ovu a 106ºc, medido dentro do bidão. nesta fase o ovu está completamente seco, desliguei a bomba de seguida.
já tinha secado ovu a cerca de 70ºc mas leva o triplo do tempo, deste modo enquanto há agua a temperatura mantém-se nos 95ºc, mas quando esta se esgota sobe de imediato até aos 106ºc que é a temperatura máxima permitida pelo termóstato.

Autor do tópico
egasegas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por egasegas »

boas
já percebi o tipo de "bombas magnéticas", na realidade nunca tinha visto uma bomba dessas, mas vou agora procurar no "meu fornecedor habitual" e depois vou experimentar.
obrigado

Responder

Voltar para “BioDiesel”