“Os carros eléctricos são o futuro”

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

“Os carros eléctricos são o futuro”

Mensagem por Tó Miguel »

“os carros eléctricos são o futuro”

carlos ghosn, ceo da renault conseguiu tirar um dia da sua ocupada agenda e veio a portugal falar com alguns jornalistas.

(sara piteira mota)

o diário económico foi dos poucos jornais portugueses que puderam estar nessa mesa redonda, numa conversa que incidiu sobre o futuro, os desafios de produzir um carro eléctrico e os entraves na implementação de uma nova tecnologia, num mercado dominado pelo diesel.

já se fizeram carros eléctricos, mas nunca foram bem sucedidos. o que é preciso fazer para mudar este cenário?
um carro eléctrico tem uma bateria que precisa de ser carregada de energia, tal como um depósito precisa de ser abastecido com combustível. para que estes carros sejam um sucesso, é preciso haver economia, ou seja, abastecer uma bateria tem que sair mais barato do que encher o depósito de gasolina.

como é que se vai encontrar essa economia?
é preciso estudar cada um dos mercados/países em particular. é necessário comparar o custo da gasolina por quilómetro e da energia por quilómetro. mas estou confiante, pois na europa existe muita energia eléctrica e várias formas diferentes de a obter (eólica, hidráulica, solar, nuclear, etc).

quem compra o carro eléctrico tem que comprar várias baterias?
não. o cliente é dono do carro, mas não da bateria. o sistema irá funcionar da seguinte maneira: o cliente paga uma taxa mensal que lhe permite “atestar” a bateria 20 vezes, nos diversos postos de abastecimento. caso precise urgentemente de uma bateria, pode também chegar a um posto e trocá-la por outra. é inevitável que os sistema de vendas mudem.

quando vamos ter à venda carros eléctricos?
a tendência é para que as vendas arranquem para os clientes empresariais e só depois aos particulares. em 2012 vamos ter vários modelos de carros eléctricos, com um design ‘sexy’ e tecnologia nissan nos países que tiverem feito acordo connosco. o primeiro acordo já está assinado com israel, que começa a receber os carros em 2010.

a nissan vai produzir somente os carros?
não vamos limitar-nos a produzir apenas o carro e a bateria, pois queremos estar envolvidos também na rede de distribuição e nos postos de recarregamento das baterias. se for preciso fazemos uma ‘joint-venture’ em cada país.

e há outros fabricantes a apostas nestes carros?
estamos na linha da frente na produção de carros eléctricos em termos de inovação, contratos assinados e produtos. garanto que em 2010 vamos ter carros a energia eléctrica em israel, onde as infra-estruturas se estão a adaptar aos carros da nissan. somos a única empresa no mundo que já se comprometeu a fazê-lo oficialmente. em relação aos outros fabricantes, não sei o que estão a fazer. mas nos países onde já tivermos o sistema nissan implementado, quem chegar depois vai ter que se adaptar.

os carros a hidrogénio não interessam?
vamos continuar a desenvolver a tecnologia, mas a distribuição e comercialização de carros a hidrogénio vai ser muito mais complicada do que carros movidos a energia.

perfil: carlos ghosn
nasceu em 9 de março de 1954, em porto velho, no brasil, mas é de ascendência libanesa. quando exercia o cargo de presidente da renault em 1999, recebeu a missão de recuperar a nissan. actualmente, ghosn divide o tempo entre paris e tóquio, mantendo casa nas duas cidades. desloca-se de jacto particular,

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 19826.html
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: “Os carros eléctricos são o futuro”

Mensagem por jmal »

nesta entrevista só acho que o titulo está correcto:

"os carros eléctricos são o futuro"

ou seja, sempre foram, são, e se as mentalidades continuarem como estão, vão continuar a ser por muito tempo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am

Mensagem por paulosga »

não. o cliente é dono do carro, mas não da bateria. o sistema irá funcionar da seguinte maneira: o cliente paga uma taxa mensal que lhe permite “atestar” a bateria 20 vezes, nos diversos postos de abastecimento. caso precise urgentemente de uma bateria, pode também chegar a um posto e trocá-la por outra. é inevitável que os sistema de vendas mudem.
então, não podemos abastecer em casa ??

arranjam sempre maneira para chular...
Sócio Nº46

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

paulosga Escreveu:
então, não podemos abastecer em casa ??

arranjam sempre maneira para chular...
não só essa afirmação como outras, como esta
abastecer uma bateria tem que sair mais barato do que encher o depósito de gasolina.
parto-me a rir mesmo. ele deve estar a contar com o custo da bateria, mas as baterias nunca serão baratas enquanto não as produzirem em quantidade. e tem mais se eles não tiverem de venderem peças, do que vão estes fabricantes viver, daí estarem sempre a adiar a produção de veículos eléctricos, ou então tem de se pagar a bateria várias vezes, e já agora podiam ter feito uma pergunta ao homem; porquê a nissan fez contratos em israel e não por.exemplo em portugal.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

em primeiro lugar nao moro em israel, em segundo os gajos querem mesmo atirar areia aos nossos olhos, mas nós já somos velhinhos nestas andanças e nao nos deixamos impressionar com os enganos. mas curiosamente para o pató geral "se os carros electricos fossem uma boa ideia porque é que os fabricantes nao o produzem?" este texto deve fazer muito sentido. lamentavelmente #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

porquê a nissan fez contratos em israel e não por.exemplo em portugal.
o socrates deve de ter inventado um grande imposto, para poderem carregar as baterias
Sócio ANE Nº 16

easy
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Mensagem por easy »

nissan compromete-se a ser pioneira nos automóveis cem por cento eléctricos
13.05.2008
afp

a japonesa nissan fixou como objectivo tornar-se no primeiro construtor de automóveis do mundo a comercializar, a grande escala, uma viatura cem por cento eléctrica, acreditando que este tipo de veículo com zero emissões acabará por pesar 15 por cento no mercado mundial.

o lançamento massivo de uma viatura eléctrica, referido nos últimos anos pela nissan, foi oficializado no novo plano estratégico da empresa, divulgado hoje.

esta viatura será comercializada em 2010 no japão e nos estados unidos e em 2012 no resto do mundo, confirmou carlos ghosn, presidente da nissan, em conferência de imprensa.

em 2011, a renault e a nissan realizarão uma experiência de comercialização a grande escala de viaturas eléctricas em israel. o estado hebreu é um mercado ideal para este tipo de veículo, com pouca autonomia, porque 90 por cento dos condutores não conduzem mais de 50 quilómetros por dia.

em matéria de viaturas eléctricas, “sabemos que existe uma procura latente mas é muito difícil de quantificar porque, por enquanto, a oferta é inexistente”, comentou ghosn que, no entanto, avaliou o mercado em dez milhões de veículos por ano, ou seja, 15 por cento do total mundial.

“o nosso alvo principal são as viaturas conduzidas, principalmente, nas cidades”, acrescentou, explicando que “o princípio zero emissões está prestes a tornar-se muito rentável politicamente”.

depois do anúncio da sua experiência piloto em israel, a nissan e a renault foram contactadas por vários outros estados interessados, contou. já existem negociações com a dinamarca, por exemplo.

já existem no mercado automóveis cem por cento eléctricos, mas são difíceis de vender devido à sua fraca autonomia, ao tempo demasiado longo que demora o carregamento das baterias e o seu custo elevado.
fonte: público

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

boas noticias para o mundo, más noticias, para as petroliferas e para os dólares
Sócio ANE Nº 16

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

não é ser negativo mas a nissan já "matou" carros eléctricos a mais para prometer novos!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Tó Miguel »

serges Escreveu:não é ser negativo mas a nissan já "matou" carros eléctricos a mais para prometer novos!!!
temos que ter fé, para caminhar sobre as águas
Sócio ANE Nº 16

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

curioso, mas para quem estuda os carros electricos noticias como esta sao, no minimo, fraudulentas e politicamente tendenciosas. eis o porque...
esta viatura será comercializada em 2010 no japão e nos estados unidos e em 2012 no resto do mundo
ou seja, nao é para agora mas para 2012, e quando chegar a altura nao temos a certeza que tal vai aconteçer, estas noticias servem só para lançar agua na fervura, acalmar a massa disforme e tentar calar as vozes mais inconformadas.

entretando toca a irodir o paradigma dizendo mal, quem melhor senao um construtor como a nissan. vejam bem...
o estado hebreu é um mercado ideal para este tipo de veículo, com pouca autonomia, porque 90 por cento dos condutores não conduzem mais de 50 quilómetros por dia.
mas são difíceis de vender devido à sua fraca autonomia
como se todos os veiculos electricos fossem obrigatoriamente de autonomia limitada, ou seja, commuters (veiculos de cidade). ora isto é totalmente falso.
sabemos que existe uma procura latente mas é muito difícil de quantificar porque, por enquanto, a oferta é inexistente
traduçao: existe muita procura e interesse, mas nós nao os queremos produzir. digam-me agora que eu estou errado...pois sim, abelha!
ao tempo demasiado longo que demora o carregamento das baterias e o seu custo elevado
irosão mediática tendenciosa. se apontassemos os aspecto negativos dos combustiveis lado a lado com as "limitaçoes" do electrico tudo ficaria mais claro. além disso estes argumentos expiraram à muito. agora resta a questao do custo das baterias, mas a tendencia é o declinio dos preços, inversamente ao que aconteçerá com os produtos e subprodutos petroliferos, cujo interesse tambem já expirou à muito (para o consumidor, claro).

conclusao: hoje em dia o carro electrico já faz sentido economicamente para o consumidor, e em breve farao muito sentido para o consumidor, mas ... onde estao eles? #

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

atenção amigos que tal como vcs eu sou 200% a favor dos veiculos electricos. no entanto digo-vos, temos de os forçar a caminhar em dois sentidos.
1º reforçar a geraçao de energia electrica, mas nunca com gasoleo nem com carvao.
2º batalhar pela introduçao dos veiculos electricos.

tenho a certeza que se nao trabalharmos no primeiro ponto vao subir o preço da electricidade e teremos blackouts e dirao que a culpa foi dos carroa electricos e matarão a coisa logo a nascença. vai uma aposta?

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

acredito que sim mas eu a fazer duas tosta gasto 0.60kw ou seja dava me para 20km!!!

blackout só se o pessoal anda a fazer muitas tostas!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

a dias comprei uma daquelas tomadas com um contador de energia, e cheguei à conclusão que só em comsumo "fantasma" gasto cerca de 100 kwh por mes, isso num carro elecctrico dá pra fazer muitos km , tenho que ver como resolver este problema, lá vou ter que ir comprar mais umas quantas tomadas com interruptor .

e eu aqui em casa tenho muito cuidado com o consumo de energia, agora por esse pais fora quanta energia não se poderia poupar com o desaparecimento das cargas fantasma.

temos que exigir pc´s , tv´s , etc com botóes para desligar mesmo os aparelhos

cumprimentos

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

temos que exigir pc´s , tv´s , etc com botóes para desligar mesmo os aparelhos
como antigamente, agora é tudo "standby" ... alem disso um transformador de parede (para carregar telemoveis, para os routers, impressoras etc) estao tambem em carga e consomem sempre. olha, as proprias ups dos pcs tb sao grandes consumidoras, sobretudo quando a sua bateria já está com problemas ( o que nao é dificil) ... . alias se nao fossem as sempre uteis ups era só desligar o interruptor da extensao e matava os fantasmas todos.

Chemistry
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am

Mensagem por Chemistry »

tó miguel Escreveu: quem compra o carro eléctrico tem que comprar várias baterias?
esperemos que seja mesmo para andar para a frente. mas este sistema das baterias "não me cheira". não deve ser mt complicado chantar isso dp...digo eu.

até pareçe a cena das câmaras municipais e os contadores da água. sempre à procura de uma maneira de ir buscar mais algum.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

eu prefiro comprar as baterias e pronto, nao quero mais nada com construtores. para mim quem quizer pagar uma mensalidade e alugar as baterias está tudo muito bem, desde que não seja essa a modalidade única. agora aquilo é para israel, pois cá para portugal nem com aluguer nem sem aluguer. nada. zip. nestum #

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tvcrabo »

tenho pena de nao ter carcanhol. montava uma fabrica de carros electricos. conseguia duas coisas... criava o primeiro veiculo automovel portugues a ser vendido em alta escala por esse mundo fora... e acabava com os nossos desabafos sobre o tempo que o que é bom demora a chegar ao nosso país.

celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

já somos 2, já somos 2 !!!

pelo menos carro electrico já tenho, falta agora carro electrico que tenha autonomia pra +160km para ir de lisboa até à terra ponte de sor .

cumprimentos

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tvcrabo »

para mim, minimamente aceitavel seriam uns 200km com 60% da carga.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”