Carro apreendido por usar óleo vegetal

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Re: Carro apreendido por usar óleo vegetal

Mensagem por klinzter »

aqui está um template do documento que tinha escrito na alfandega
Anexos

[A extensão doc foi desativada e não pode ser exibida.]

A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm

Mensagem por Eletrico »

klinzter Escreveu:aqui está um template do documento que tinha escrito na alfandega
ja agora e se não for pedir muito.como e que se trata para o pedido da devolução do pagamento.também te disseram?
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Autor do tópico
klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Mensagem por klinzter »

tens que fazer um requerimento qualquer... à pedir a devolução do dinheiro.. penso que será o mesmo procedimento.

é preferível declarar o óleo usado na totalidade e não por cada depósito, por exemplo, se tens 80 lts declaras os 80 lts.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

John190
Membro
Membro
Registado: quarta fev 06, 2008 5:14 pm

Mensagem por John190 »

olá a todos

gostava de expressar o meu apoio e agradecimento pelo esforço que a associação está a fazer na alerta para este facto.

tive a ler a carta e parece-me muito boa, de certo que quem a ler não ficará indiferente.

no entanto gostava de, a titulo de desabafo, fazer os seguintes reparos:
é certo que se tem que legalizar as actividades que se têm, uma vez que estamos num pais que não é uma anarquia e com esse intuito é de estrema importância estar dentro da lei. no entanto faz-me bastante confusão o facto de, aparentemente, se ter que declarar o numero de litros de ovu que se irá utilizar por ano, ou pagar um imposto sobre produtos vindos do petróleo. se não vejamos:

quando recolho o ovu dos meus familiares e vizinhos já foi cobrado o iva do mesmo; os componentes do automóvel, tais como os permutadores, as válvulas, os tubos, as resistências de aquecimento, tudo tem iva e é legal o seu comercio; o próprio automóvel tem o imposto automóvel pago, o seguro pago e passa na inspecção, ora porque motivo tenho que pagar um imposto por não usar petróleo?

se tiver um sistema no telhado de minha casa, que me permite armazenar agua da chuva e filtra-la e posteriormente usa-la em casa, tenho que pagar à companhia das aguas alguma taxa por não estar a usar agua? não

se tiver um sistema de painéis solares que me permitem ter energia em casa sem usar a energia da rede, tenho que pagar alguma taxa à edp por não usar energia da rede? não

então porque motivo tenho que pagar um imposto sobre o petróleo que não uso, pelo facto de usar um combustível bio? se de hoje para amanha quiser plantar uma seara de soja no meu terreno e extrair o óleo desta e usa-lo no automóvel, porque razão tenho que pagar um imposto de um produto que não uso?
até se podia dar o facto de se estar a usar um produto que não o óleo vegetal, que foce muito mais poluente que o petróleo e nesse caso fazia todo o sentido criar barreiras ao seu uso, mas é precisamente o contrário! podia se dar o facto de o automóvel necessitar de alterações enormes que comprometessem a sua segurança e por esse motivo não passariam na inspecção , mas não as alterações não põem de modo algum em risco a segurança e num instante se volta a por o automóvel original.

não faz sentido...

apesar do meu desabafo continuo a apoiar a 100% e agradecer à associação o esforço pela legalização deste tema.

aguardo novos desenvolvimentos

cumprimentos
Mercedes-Benz 190D '84: para já 20% OV

RDF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jan 23, 2008 2:48 pm

Mensagem por RDF »

concordo plenamente contigo

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

john190 tens toda a razão, para este imposto fazer sentido, também teriamos que pagar a energia eólica ou fotovoltáica, caso tivessemos um aproveitamento deste tipo, no nosso quintal
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

vegetalcar
Membro
Membro
Registado: segunda abr 28, 2008 2:49 pm

Mensagem por vegetalcar »

john190 Escreveu:
quando recolho o ovu dos meus familiares e vizinhos já foi cobrado o iva do mesmo; os componentes do automóvel, tais como os permutadores, as válvulas, os tubos, as resistências de aquecimento, tudo tem iva e é legal o seu comercio; o próprio automóvel tem o imposto automóvel pago, o seguro pago e passa na inspecção, ora porque motivo tenho que pagar um imposto por não usar petróleo?

apoiado a 400 %, o problema é que se deixa de manter a roda das petroliferas...

cumprimentos

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm

Mensagem por lobão »

tó miguel Escreveu:john190 tens toda a razão, para este imposto fazer sentido, também teriamos que pagar a energia eólica ou fotovoltáica, caso tivessemos um aproveitamento deste tipo, no nosso quintal
tó miguel, não da idéias aos homens!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Eletrico »

ola
hoje la fui eu direitinho a alfandega para pagar o dito imposto.as minutas não eram iguais ,e ate tinham umas questões muito engraçadas ao ponto de ter de as deixar em branco
mais logo faço um apontamento mais pormenorizado no topico das alterações do corsa.agora não tenho mais tempo.cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

caros amigos

hoje desloquei-me á alfandega de riachos para fazer o respectivo pagamento do isp, respeitante ao ov que tenciono colocar no tanque do veiculo.

resposta: tem de ir a peniche.....

mas eu já fui a peniche e falei com o director, que me mandou falar com o chefe de divisão dos serviços alfandegários de lisboa.
desloquei-me a lisboa e o responsável disse-me para me dirigir á alfandega da minha zona. perguntei se em riachos poderiam tratar do assunto e respondeu-me que sim.

conclusão: já não quero saber de mais isp nenhum. neste momento deixei de estar preocupado com o assunto. já fiz 500 km já chega.... 500kmx200grsco2=100kg

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Eletrico »

fry Escreveu:caros amigos

hoje desloquei-me á alfandega de riachos para fazer o respectivo pagamento do isp, respeitante ao ov que tenciono colocar no tanque do veiculo.

resposta: tem de ir a peniche.....

mas eu já fui a peniche e falei com o director, que me mandou falar com o chefe de divisão dos serviços alfandegários de lisboa.
desloquei-me a lisboa e o responsável disse-me para me dirigir á alfandega da minha zona. perguntei se em riachos poderiam tratar do assunto e respondeu-me que sim.

conclusão: já não quero saber de mais isp nenhum. neste momento deixei de estar preocupado com o assunto. já fiz 500 km já chega.... 500kmx200grsco2=100kg

abraço.
fry o pior mesmo é a distancia e ter de pagar porque de resto e fácil.
embora a declaração que eles la teem para o efeito tenha umas perguntas engraçadas,foi bem recebido tal como da outra vez.pode-se declarar o volume total de litros que tens disponível.
no entanto ainda há outra questão , tem de ver com as alterações que ainda tenho de procurar melhor ,conto de fazer um apanhado disto mais logo.temos de ter paciência fry ,de certo não quer dar a vitoria de bandeja a galp nê.cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

ORION
Membro
Membro
Registado: domingo jan 28, 2007 7:27 pm

Mensagem por ORION »

ola colegas do ov

penso que seria bom mandar tambem uma carta para a procuradoria geral da republica, pois o sr. procurador costuma ser muito ponderado e dar " bons conselhos ao governo ". talvez ele aconselhase a quem nos " governa " a deixar-nos usar o ov em paz.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

este é um problema novo e que não estava previsto. naturalmente ainda não estão agilizados, por parte das alfândegas, os procedimentos a adoptar para estas situações. do que necessitamos é de uma cláusula legal para os produtores/consumidores, tal como existe para a energia eléctrica. assim pessoas como nós passam a estar cobertos pela lei e pelos procedimentos de legalização. para isto necessitamos de aliados poderosos e com meios que nós não temos. as autarquias, que têm sido ferozmente lesadas por isto são aliados naturais.
claro que as produções caseiras de biodiesel não têm maneira de ser cobertas. se as industriais estão paradas neste momento, imaginem o que seria legalizar uma instalação que não cumpre nenhuma das normas industriais...
o que se passa é que na transposição da norma comunitária, o governo português criou um sistema de cotas e prémios para isenção do isp. estas cotas são distribuídas pelos diversos operadores (que de momento têm as fábricas paradas) possivelmente para impedir que os tubarões corram com os mais pequenos do mercado (de outro modo, quando a galp entrasse, todos os outros fechavam). o sistema não me parece pernicioso nem mal regulado, mas se temos um estado habituado a intervir tanto no mercado torna-se necessário que também estejam previstas na lei todas as excepções.
coragem, a um ano das eleições tudo é possível. apoiem a vossa associação!
Porreiro, pá!

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am

Mensagem por Flamingo »

tenho uma ideia que talvez dê resultado para pressionarmos o governo a legislar sobre esta história do oleo vegetal:

à dias vinha eu do meu emprego e ouvi na radio uma noticia qualquer,... já não recordo minimamente o que..., em que na noticia se falava: "...juntaram um numero mais do que suficiente de assinaturas para levarem o tema a discussão na assembleia da republica..." ora isso deu-me a seguinte ideia.
que tal se os membros do forum, orientados pela direção, levassem a cabo uma iniciativa destas???
cada um na sua zona podia promover essa iniciativa, ou procurar mais interessados do oleo vegetal na sua zona para formarem equipe e trabalharem juntos nesse sentido. certamente iriamos conseguir assinaturas suficientes para que o assunto chegasse às mais altas patentes...
penso ser uma ideia que pode dar bons frutos se for bem pleaneada e executada.
se a direção entender aproveitar a ideia, tenho mais uma ou duas coisitas para completar melhor. mas por agora é tudo.
um abraço

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Eletrico »

ola
flamingo pode ate ser útil....mas talvez para não estragar o elemento surpresa ,fosse melhor uma abordagem directa a associação (pois aqui e publico).e uma opinião considera-a se achares bem.alem disso existe na biocar uma petição com recolha de assinaturas (online) para o efeito.alias onde os aspectos legais conhecidos estão bem mencionados.no entanto e visto a evolução das coisas ,seria bom concentrar esforços em torno do assunto.e muito em especial por parte dos operadores do ramo das adaptações.sabemos que por aqui ouve varias divergências ,mas para bem de ov era bom que se possível se pusessem de lado.talvez o toni64 se pudesse juntar de novo a associação e assim as empresas do ramo (biocar,vegetalcar,seealte,e eventualmente outras),pudessem conseguir gerar condições para a implementação legal quer das adaptações quer do uso do ov.naturalmente que e pedir muito um grande esforço ate,mas de certo que são esses operadores os primeiros a beneficiarem-se disso.pensem nisso.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

mais facilmente este assunto é resolvido pelas associações do que pelas empresas. as ideias apresentadas são boas, mas necessitam de uma concertação maior. quanto a mim a quercus, a associação nacional de municípios e a novaenergia.net devem concertar os esforços numa campanha conjunta com esse objectivo. o timing de tudo isto é que pode demorar. quando a quercus ou a anmp convocam uma conferência de imprensa esta comparece para além disso estas associações têm muito mais capacidade e outros recursos que a nossa não tem. mas uma vez que todos beneficiamos não vejo porque não podemos colaborar. todos os litros de óleo que acabam nas etares podem vir a substituir iguais quantidades de gasóleo. vamos ver...
Porreiro, pá!

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am

Mensagem por Flamingo »

eu continuo a achar que a recolha de assinaturas direta ao publico nas diversas localidades de norte a sul do país, não só serviria para elucidar e dar a conhecer a utilização do ov como combustivel, como... e acima de tudo..., teria um peso grande junto dos deputados e da assembleia da républica. mas mesmo que assim não fosse, poderia constituir uma base sólida para as associações ou partidos defensores do meio ambiente.
os pontos de recolha das assinaturas poderia ser apoiado por 2 ou 3 veiculos adaptados para demonstração e desta forma as pessoas ficarem mais esclarecidas.
na dita recolha de assinaturas as pessoas deviam acima de tudo ficarem esclarecidas que o ov é menos poluente em termos de co2; que é proveniente de oleo usado evitando assim que este vá poluir de outras formas os solos e o meio ambiente; e também que nos permitiria deixarmos de estar dependentes dos barões do petroleo podendo até passarmos a ser auto-suficientes.
com a recolha das assinaturas, até iriam aparecer mais uns quantos sócios...
bem, a ideia está lançada. se a direção entender dar-lhe seguimento, eu estou disposto a colaborar...

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

flamingo eesa ideia é excelente..aliás..até vem ao encontro desta http://novaenergia.net/forum/posting.ph ... 22&p=57424

abraços
[***************]

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

e se chamasse-mos o paulo portas, ele é muito refilão, sempre chamava a atenção.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Eletrico »

manuelcar Escreveu:mais facilmente este assunto é resolvido pelas associações do que pelas empresas. as ideias apresentadas são boas, mas necessitam de uma concertação maior. quanto a mim a quercus, a associação nacional de municípios e a novaenergia.net devem concertar os esforços numa campanha conjunta com esse objectivo. o timing de tudo isto é que pode demorar. quando a quercus ou a anmp convocam uma conferência de imprensa esta comparece para além disso estas associações têm muito mais capacidade e outros recursos que a nossa não tem. mas uma vez que todos beneficiamos não vejo porque não podemos colaborar. todos os litros de óleo que acabam nas etares podem vir a substituir iguais quantidades de gasóleo. vamos ver...
ola
manuelcar quando falei das empresas tinha mais em mente no sentido de ser criado uma certificação das conversões.para poder criar um pressuposto para a sua legalização,dado que estas por parte das inspecções periódicas poderem ser um problema.em conclusão tudo o que tem sido trazido a atenção aponta e correctamente para que todos se posicionem na mesma direcção.dai também ter trazido a atenção a questão das empresas ligadas ao ramo.em relação ao timing penso que e a altura de agilizar as coisas ,dado que existe necessidade de mudanças na área dos combustíveis.o custo de vida sufoca e piora com a alternância dos preços do petróleo,não só aos particulares mas também as empresas,que no final se reflecte na vida de cada um.com respeito as acções devem antes de mais ser bem ponderadas,para que a razão não nos seja tirada por causa da falta de comedimento.porem urge que se faça alguma coisa.cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”