Análise económica solar térmico AQS (moradia unifamiliar)

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Análise económica solar térmico AQS (moradia unifamiliar)

Mensagem por manuelcar »

agradeço comentários, pq posso ter-me equivocado nos cálculos, ou até nalgumas estimativas de preços.
alguém se lembra do preço do gás há 10 anos atrás?
Porreiro, pá!

pumpdown
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mar 12, 2008 4:24 pm

Mensagem por pumpdown »

não é preciso muito tempo, o ano passado em maio estava a 73 centimos, este mes de maio esta a 91 centimos

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

a.s. Escreveu:claro que pode deduzir 30%do investimento até 777 euros de irs
por acaso, não posso...

este ano so descontei cerca de 300€ de irs, e esses fui busca-los com a casa...
Cumprimentos
Nuno Leitão

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

pumpdown Escreveu:não é preciso muito tempo, o ano passado em maio estava a 73 centimos, este mes de maio esta a 91 centimos
então já se vê o que está errado nos cálculos. as taxas de juro subiram 2% mas o gasóleo subiu 20%. é esta capacidade de contabilizar as expectativas dos custos (combustível versus dinheiro) que falta aqui debater e que é necessário ter em linha de conta nas perspectivas de amortização do investimento.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am

Mensagem por FranzLiszt »

isso é imprevisível. eu assumi 5% para o gás natural...

claro q se a análise fosse feita para a electricidade, ou gás butano/propano, resultaria em 6/7 anos

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

boas,

mas afinal a expectativa de retorno será sempre inferior a um quarto do tempo de vida dos equipamentos. ou seja, 6 anos a pagar e 18 anos de borla.
sinceramente nao percebo o porque de tantas duvidas acerca destas coisas. se eu tivesse onde instalar um posso garantir que já la estava. no minimo perder dinheiro nao ia e ficaria de consciencia tranquila no que toca a fazer um pouco mais no sentido de preservar o ambiente.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

abater economicamente 2 ou 3mil€ de investimento só para água dos banhos em 6-7 anos? isso é q era bom!eu tb kero! começa pelo facto logo q 2000€ a renderem no banco neste momento dão 80€/ano q também é dinheiro...se forem 3mil€ de investimento estamos a falar de um juro liquido dps de impostos de 120€/ano q ganhavas se n tivesses os paineis no telhado...dá pra pagar quase 2 bilhas de 45kg de gás(custam 70€ actualmente cada) q n gastas para os banhos de 1 ano inteiro para 4 pessoas(eu já tive o sistema de esquentador com bilhas e pra 5 pessoas uma bilha de 45kg de propano dá pra 9-10 meses só pra banhos e água quente sanitária claro) pra 4 pessoas se calhar dará para o ano todo, mas mesmo q gostem de tomar banhos mt mt grandes e desse só pra meio ano cada bilha as contas ficavam na mesma complicadas para a amortização...
quais foram as contas q foram feitas pra chegar a essa brilhante conclusão?
começa pelo facto de em 6 ou 7 anos nc na vida se gastar esse valor em energia pra aquecer águas das torneiras!
só se ela subisse 5x mais do q está a subir anualmente...e de notar q qq sistema solar gasta sempre energia q poderá ou n ser desprezavel de acordo com a zona onde é instalado e o tipo de instalação q estamos a falar...

de notar que 3mil€ ao fim de 10 anos e sem fazer as contas a juro acumulado para os anos seguintes(ou seja partindo do pressuposto q se gasta sempre so 120€ de juro e deixam-se ficar na mesma os 3mil€), ao fim de 10 anos teriamos 1200€ em juros q davam pra pagar mt coisa.

cumps!

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tvcrabo »

ó tozé... por acaso confesso que desconheço a situação actual das contas a prazo. mas acho que 4,0% de tan liquida parece-me... pá nao sei, parece-me muito.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

opa tenho 2 contas q renovei agr a aplicação e é isso q estão a dar.
de qq forma a tendencia bancária para os prox anos é a subida das mesmas taxas pelo simples facto q a malta n poupa e cada vez há menos dinheiro amealhado como tal o "preço do dinheiro" sobe.
de qq maneira, se 3mil€ n derem 4% dão 3.5% de certezinha a questão é q é +1 variavel de peso nas contas da amortização, assim como serão outras para se fazerem as contas como deve ser para a gestão de 1 casa/projecto de amortização. isto se quisermos ser realistas economicamente pq se fecharmos os olhos e virmos como 1 investimento no ambiente, claro q o investimento compensa sempre, mas n era isso q estava em causa no post q eu fiz acima.até pq 3mil€ de paineis planos ou tubos de vacuo para 4 pessoas n sei se incluem a mão de obra, instalação e fixação dos mesmos, tubagem e acessórios necessários...isto se for instalado por malta certificada e um sistema igualmente certificado...

cumps!
Última edição por toze_feup em terça mai 13, 2008 2:48 am, editado 1 vez no total.

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tvcrabo »

sim mas parece-me indesmentivel que a tendência de preços nos equipamentos solares é de descida e a tendencia de preço das energias que usamos são de subida. puderá nao compensar economicamente já já... e compensar daqui a um ano. agora no ambiente compensa sempre...

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

opa infelizmente não acredito muito q os sistemas solares desçam de preço pelo simples facto de q com a obrigatoriedade de instalação dos mesmos a malta vai-se aproveitar para subir a margem de lucro. a ajudar ainda mais mt malta vai-se esconder atrás da palavra certificado, tanto no equipamento como no instalador e tudo isso paga-se...
eu neste momento tenho grande esperança q de facto saiam coisas novas no dominio solar para instalar na minha habitação q está em projecto ainda.caso contrário vou optar pela solução tradicional se esquentador a gás/bilha, e se dps vir q necessito instalo como possuo na actual casa uma caldeira a gasoleo para aqs e aquecimento central...
a ver vamos o q o mercado nos traz de novidades, já vem sendo altura até pq desde há mts anos q n traz nada de verdadeiramente novo, e com resultados uteis e de facto melhores para a utilização todo o ano...
para já estou a investir e a procurar td o q posso sobre isolamento, técnicas de construção/projecto para diminuir ao maximo os requisitos energeticos da mesma (tenho apenas 2 pequenas janelas a norte q são uma casa de banho e uma dispensa, todas as divisões tem luz directa solar, as palas de sol viradas a sul estão calculadas de forma a q de inverno o sol incida nas paredes e janelas e de verão fique com a sombra a +/- 1 metro da parede aproveitando assim o calor do inverno e fugindo ao maximo do calor no verão) e mts outras coisas q se podem fazer em termos de projecto. pois para poupar é logo ao inicio em termos de projecto não é dps andar a "tapar buracos"...

cumps!
Última edição por toze_feup em terça mai 13, 2008 3:01 am, editado 1 vez no total.

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tvcrabo »

mas por exemplo,

se o que queres é rendimento... porque nao olhas com olhos de ver para a questao da microgeração de energia por exemplo fotovoltaica? os valores impostos a pagar pela edp garantem um retorno em 6 a 7 anos no maximo. depois disso durante mais uns 8 anos ainda tem garantido um valor acima do que pagas a edp . findos o total de 15 anos pagam-te o que pagas a eles para consumir.

nao te parece boa aposta? claro que estamos a falar de investimentos bem mais altos que o aqs mas aí conjugavas uma energia limpa com rentabilidade mais que garantida

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

opa qd eu vir alguém a dizer q consegue de facto isso aqui no forum com provas dadas eu começo a acreditar porque qd vêm politicos mostrar as casas deles enormes e a dizerem q com 20m2 de paineis q custam 25mil€ e q vendem mais do q compram, há aí qq coisa mal...e nem é preciso dizer q 20m2 de painel fotovoltaico n custam 25mil€, mt menos o material necessário (inversores e afins) e mão de obra...
depois opa 20m2 são na melhor das hipoteses 3kwh...1m2=155wp...isto qd o sol está nas condições ideais para o painel...
se consegues vender mais do q compras numa "mansão" com 3kw de energia produzida por hora em alturas de pico...deves ir comer tds os dias fora ou cozinhas a gás...aqueces-te com cobertores ou com energia fossil, n tens frigorifico, nem maquinas de lavar, só usas pc portatil pq gasta menos, tens td lampadas de led pra gastar menos ou então simplesmente n estás em casa o dia todo e acumulas energia durante o dia para estares aquelas poucas horas da noite em casa e ires dormir ás 22h pra poupar e podia estar aqui 2h a falar nas faltas de consistencia do discurso q começa logo pelo factor preço/beneficio...
depois para abateres 25mil€ q sejam em electricidade mesmo q vendesses mais do q gastas...é surreal no minimo...
para n contar q tens q ter 2 contadores e pagas o aluguer de 2 contadores...enfim...

cumps!
Última edição por toze_feup em terça mai 13, 2008 3:26 am, editado 1 vez no total.

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por tvcrabo »

mas olha que nao funciona assim.

nao produzes para ti e vendes o excedente. vendes é tudo. entao se compras as 0,11 e vendes a 0,65 faz sentido em termos economicos gastar parte do que produzes??? não. consomes o que tiveres a consumir... mas da edp. e vendes-lhes tudo o que produzires.
não sei se sao exactamente 20m2, mas já vi preços com instalação e tudo para a potencia maxima que este protocolo preve de 22 mil euros. uma empresa portuguesa que usou concentradores (basicamente duas chapas reflectoras) para retirarem mais potencia dos paineis, permitindo usar menos paineis e consequentemente pedindo um valor mais baixo pelo sistema. não queria era estar a fazer publicidade mas se quiseres o site pedes em pm ou assim

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

opa vamos partir do pressuposto q custam 22mil€ e q até surrealmente têm os 3kwhp, e partindo do pressuposto q em média diária vais tirar 4h de fullpower dos paineis(o q n concerteza n será verdade na media do ano mas vamos fazer as contas por cima).
ficas com 3kwh*4h=12kwh/dia, dá 365dias*12kw*0.65€=2847€ por ano q venderias agora a este valor tens q retirar os custos q tens com a manutenção do sistema (celulas queimadas, manutenção periodica obrigatoria q a edp te obriga, etc). mais o valor mensal do contador de "venda".a somar a td isto terias q ter em conta q a celulas fotovoltaicas tem 1 descrescimo de performance ao longo do seu tempo de vida, mas eu nem vou ter isso em conta nos calculos.retira agora o juro q tirarias de 22mil€ no banco a 4% q seria de 880€/ano ou seja por ano no cenário em q n tinhas q pagar manutenção nem aluguer de contador e q td corria bem tinhas um "lucro" 2845-880€ vamos aproximar por cima pra 2000€...
mesmo q n tivesses qq manutenção periodica, pagamento de aluguer do contador, contrato de manutenção obrigatório, substituição de peças danificadas, etc terias 1 prazo de retorno do investimento a passar de 11 anos, e isto a considerar q conseguias sacar 4h de energia em média por dia no ano com os paneis no pico(no verão consegues na boa o prob é no resto do ano q estraga a média toda...)...
ou seja são mts ses, para além disso nem sei se podes produzir esse tipo de potencia q falei e mt menos o sistema terá esse custo de aquisição estavamos a falar(para produzir 3kwhp) num cenário acima do optimo um retorno de 11 anos...no fim de contas se tiveres em conta os valores de todas as variaveis q eu nem contabilizei mas q existem num cenário real se calhar nem nos 15 anos compensas o investimento...para além disso nas contas optimistas de cima ao fim de 2 anos e pouco vendias os primeiros 10mw de energia ou seja o custo de venda reduzia-se 5% por cada 10mw ou seja ao fim dos 15 anos, terias menos 30% aproximadamente do valor dos 65centimos...q dava um preço de venda de 45centimos...ou seja qt + venderes em intervalos de 10mw acumulados menos recebes por kw nos anos seguintes...enfim...nem vale a pena bater + no ceguinho...

cumps!

ps: estive a ver o site da edp e tem algumas coisas interessantes q convém as pessoas estarem informadas para n andarem a dizer q as coisas são o q não são...pois para além disso toda a electricidade vendida tem q ser facturada no caso de um particular como trab em nome individual ou seja o irs no fim do ano vai gostar de saber também e de encher o bolso...o q diz no site da edp é o seguinte:

quem pode instalar?

podem exercer a actividade de instalação de unidades de microprodução empresários em nome individual ou sociedades comerciais com alvará ou título de registo no inci - instituto da construção e do imobiliário, para execução de instalações de produção de electricidade. estas entidades deverão estar registadas no srm - sistema de registo de microprodução

custos a suportar pelo cliente/ produtor

para além de todos os custos inerentes à aquisição e instalação da unidade de microprodução, o cliente / produtor suportará os custos com o registo no srm - sistema de registo de microprodução e com uma 2ª inspecção, se esta se verificar necessária. também pagará os custos de ligação à rede, incluindo o respectivo contador. no caso das instalações que utilizem energia eólica ou que estejam em locais de livre acesso ao público, o produtor deve possuir um seguro de responsabilidade civil.

Autor do tópico
FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver

toze_feup Escreveu: quais foram as contas q foram feitas pra chegar a essa brilhante conclusão?
começa pelo facto de em 6 ou 7 anos nc na vida se gastar esse valor em energia pra aquecer águas das torneiras!
os cálculos estão todos lá... mas não comparei com a possibilidade de investimentos alternativos. mas mesmo entrando com esses montantes, em 10/11 anos recupera-se o investimento em detrimento da utilização da electricidade ou gás butano/propano.

os colectores solares têm tendência para descrescer de preço, e a tecnologia tem amadurecido e evoluído bastante.

Autor do tópico
FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver

toze_feup Escreveu:abater economicamente 2 ou 3mil€ de investimento só para água dos banhos em 6-7 anos? isso é q era bom!eu tb kero! começa pelo facto logo q 2000€ a renderem no banco neste momento dão 80€/ano q também é dinheiro...se forem 3mil€ de investimento estamos a falar de um juro liquido dps de impostos de 120€/ano q ganhavas se n tivesses os paineis no telhado...dá pra pagar quase 2 bilhas de 45kg de gás(custam 70€ actualmente cada) q n gastas para os banhos de 1 ano inteiro para 4 pessoas(eu já tive o sistema de esquentador com bilhas e pra 5 pessoas uma bilha de 45kg de propano dá pra 9-10 meses só pra banhos e água quente sanitária claro) pra 4 pessoas se calhar dará para o ano todo, mas mesmo q gostem de tomar banhos mt mt grandes e desse só pra meio ano cada bilha as contas ficavam na mesma complicadas para a amortização...
quais foram as contas q foram feitas pra chegar a essa brilhante conclusão?
só se ela subisse 5x mais do q está a subir anualmente...e de notar q qq sistema solar gasta sempre energia q poderá ou n ser desprezavel de acordo com a zona onde é instalado e o tipo de instalação q estamos a falar...

de notar que 3mil€ ao fim de 10 anos e sem fazer as contas a juro acumulado para os anos seguintes(ou seja partindo do pressuposto q se gasta sempre so 120€ de juro e deixam-se ficar na mesma os 3mil€), ao fim de 10 anos teriamos 1200€ em juros q davam pra pagar mt coisa.

cumps!
agora q estou com mais tempo disponível, queres fazer a análise ao teu caso?

só preciso de saber o consumo médio diário da família, e correspondente horário de consumo ao longo do ano. bastam estimativas.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

viva.
opa são 5 pessoas vivo no norte do país zona do porto, a consumir água em alturas variadas do dia, não te sei dizer a rotina de cada um, eu normalmente tomo banho à noite/fim de tarde. mas algumas vezes tomo banho de manhã (normalmente fim de semana) assim como algumas pessoas cá em casa gostam de tomar banho de manhã depende mt das situações ás vezes tomam banho de manhã e depois se ao fim da tarde forem dar uma corrida tornam a tomar.
para nós quando tinhamos propano de 45kg (antes de termos a caldeira) tinhamos um esquentador vailant dos inteligentes (custou na altura 40 contos) e tinhamos 2 botijas de 45kg (uma ao serviço e uma suplente), uma de 45kg dava normalmente para 9-10meses de banhos.normalmente toda a gente toma duches/banhos curtos só mt de longe a longe é q se toma um banho de imersão (ou quando alguém está doente).

cumps!

Autor do tópico
FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver

toze_feup Escreveu:viva.
opa são 5 pessoas vivo no norte do país zona do porto, a consumir água em alturas variadas do dia, não te sei dizer a rotina de cada um, eu normalmente tomo banho à noite/fim de tarde. mas algumas vezes tomo banho de manhã (normalmente fim de semana) assim como algumas pessoas cá em casa gostam de tomar banho de manhã depende mt das situações ás vezes tomam banho de manhã e depois se ao fim da tarde forem dar uma corrida tornam a tomar.
para nós quando tinhamos propano de 45kg (antes de termos a caldeira) tinhamos um esquentador vailant dos inteligentes (custou na altura 40 contos) e tinhamos 2 botijas de 45kg (uma ao serviço e uma suplente), uma de 45kg dava normalmente para 9-10meses de banhos.normalmente toda a gente toma duches/banhos curtos só mt de longe a longe é q se toma um banho de imersão (ou quando alguém está doente).

cumps!
bem, podemos fazer o cálculo ao contrário...

o gás propano tem um pci aproximado de 12,8 kwh/kg. já q era um esquentador inteligente, vamos assumir um rendimento médio anual do sistema na ordem dos 75%.
1 botija 45kg/propano dá para 9 meses - 45*12,8/0,75 = 768 kwh/ 9 meses = 1024 kwh/ ano

há qq coisa q n está a bater certo aí. 1024 kwh para produção de aqs anual é mt pouco para uma família com 5 pessoas... a n ser q tomem poucos banhos!!

vou dar-te o exemplo do q seria aplicado para cálculo das necessidades energética anuais para produção de aqs, caso a tua casa fosse sujeita ao rccte:

assumindo q a tua casa é um t4 e q os 5 ocupantes tomam banho diariamente, e consomem 80l a 37,5ºc por banho:
qa = 40l * 5 pessoas * 4187 * 45 * 365 / 3600000 = 3820 kwh/ano

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

opa o q eu te disse está certo.
a questão aqui passa por outros motivos, tipo não podes ter os 365dias assim nem podes contar q há malta q tome banhos tds os dias 365 dias no ano, pelo simples motivo q pessoas de idade tomam banho com menos frequência´(tenho uma pessoa de 89 anos a viver comigo e mts dos dias está acamada não se levanta pra tomar um duche obviamente), e dois dos habitantes 3x por semana não tomam banho em casa mas sim no treino ao fim da tarde/noite, depois tens q contar pelo menos com 21 dias uteis de férias por ano, mais escapadinhas de fim de semana, em vez de meteres os 365, já terias pelo menos q meter 320dias, fora os 6 banhos por semanax46 semanas no ano (tira 6 semanas ao ano inteiro para contar as férias). de qq forma te garanto q o gasto em termos de bilhas era esse agora como te disse aqui em casa td a gente poupa água n andam a tomar banhos por aí adiante embora esta seja do poço toda a gente foi devidamente educada para a poupar e isso também se ressente obviamente nos gastos energéticos, aliás o motivo pelo qual trocamos o aquecimento de aqs do esquentador para a caldeira de aquecimento é q também permite ter a recirculação ás torneiras para ainda se poupar mais água e dá mt mais conforto coisa q com o esquentador (embora próximo dos quartos de banho não era possivel recircular), demorava-se uns segundos grandes a temperar a água, agora é imediato e para-se mt mais vezes a água durante o duche para por shampoo, gel ou simplesmente passar o sabonete até porque as torneiras dos 4 banhos passaram a ser termoestaticas porque a temperatura da água é agora muito estável.

cumps!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”