Biodiesel e algas na Escola.
-
Autor do tópico - Staff Member
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
Biodiesel e algas na Escola.
durante uma pesquisa na internet deparei com esta página, onde um grupo de estudantes realizam trabalhos relacionados com a obtenção de biodiesel e cultura de algas.
fico impressionado, pela positiva, como estes assuntos sobre as novas energias estão cada vez mais em todo o lado e a chegar onde existe o grande potencial de massa cinzenta.
é inevitável que os biocombustiveis venham a substituir, de modo sério, uma boa parte dos combustiveis fosseis e, portugal..... assim espero.
http://dasmicroalgasaobiodiesel.blogs.sapo.pt/
fico impressionado, pela positiva, como estes assuntos sobre as novas energias estão cada vez mais em todo o lado e a chegar onde existe o grande potencial de massa cinzenta.
é inevitável que os biocombustiveis venham a substituir, de modo sério, uma boa parte dos combustiveis fosseis e, portugal..... assim espero.
http://dasmicroalgasaobiodiesel.blogs.sapo.pt/
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
Re: Biodiesel e algas na Escola.
tudo que for investido nas gerações que estão entrando no mercado, é bem vindo.
já nas microalgas, por tudo que pesquisei, é um assunto à ser tratato exclusivamente por grandes empresas, com pesados investimentos.
ainda não vi que o pequeno produtor possa transformar algas em biodiesel, com resultados rápidos como é o biodiesel e o ovd.
tomare que eu esteja errado no que vi até agora. ia ser ótimo transformar algas em óleo.
já nas microalgas, por tudo que pesquisei, é um assunto à ser tratato exclusivamente por grandes empresas, com pesados investimentos.
ainda não vi que o pequeno produtor possa transformar algas em biodiesel, com resultados rápidos como é o biodiesel e o ovd.
tomare que eu esteja errado no que vi até agora. ia ser ótimo transformar algas em óleo.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
concordo, mas esta tecnologia ainda está só no principio.
já existe pequenas unidades em teste para produzir bio de algas segundo consta em algumas páginas da net.
o problema é o preço para a pouca produção diária.
http://claytonbodiecornell.greenoptions ... go-online/
http://www.algaelink.com/pilot_plant.htm
já existe pequenas unidades em teste para produzir bio de algas segundo consta em algumas páginas da net.
o problema é o preço para a pouca produção diária.
http://www.energy-enviro.fi/index.php?p ... 691&lang=1bioking green energy nv is a recently formed subsidiary, fully owned by bioking inc. it will engage in research and development of algae cultivation as an energy source for the production of biodiesel, which is an economically feasible and eco-friendly alternative to petroleum-based fuels. the production facilities for algae bio fuels will be based in the netherlands, spain and portugal
http://claytonbodiecornell.greenoptions ... go-online/
http://www.algaelink.com/pilot_plant.htm
-
- Membro Platinium
por ora, seguimos nos meios acadêmicos, vislumbrando um futuro promissor.
claro que não descartemos os estudos, mas o óleo a ser colocado no carro é amanhã.
claro que não descartemos os estudos, mas o óleo a ser colocado no carro é amanhã.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta abr 26, 2007 10:36 pm
temos de inovar , ainda em tempos perguntei se alguem queria arriscar a desenvolver um fotobioreactor , acabei em conjnto com uma universidade portuguesa estamos no terreno a fazer um prototipo , numa parceria publico privada , espero que ainda este ano de frutos , as nossas pesquisas
-
olá jl8472.
não tenho qualquer experiência em algas para obter oleo.
espero que num futuro próximo possamos fazer uma cultura no quintal a fim de obter o tão almejado oleo para olear as máquinas.
boa sorte com o teu projecto, e se puderes ir adoçando a boca aqui ao pessoal....
não tenho qualquer experiência em algas para obter oleo.
espero que num futuro próximo possamos fazer uma cultura no quintal a fim de obter o tão almejado oleo para olear as máquinas.
boa sorte com o teu projecto, e se puderes ir adoçando a boca aqui ao pessoal....
-
- Membro Dedicado
toda a gente me chamou maluco algas , mas tenho apostado nisto , e julgo ter alguns resultados em breve , e se tudo correr bem teremos uns campos de petroleo verdes no nosso portugal . a não ser que algum iluminado ponha isp , nas algas , e ai continuo fora noutros mercados . já dizia camões mudam-se os tempos mudam-se as vontades
-
- Membro Dedicado
uma das coisas que acho engraçado no meio disto tudo foi a pouco tempo conhecer um admistrador de uma grande multinacional canadiana , com muitos interesses na malasia , tem mais de 100.000 hact de jatropha e outros tantos em plantação , e deparo me com um patrcio de pombal (albergaria dos doze ) , e estão nas eolicas , biodisel , solar etc etc , tudo verde . e conversamos bastante ,e ambos temos a mesma opinião portugal podia dar cartas na europa , com a ajuda e parcerias no brazil , em angola , moçambique . mas a fatia fica apenas para os grandes produtores , os pequenos nem para o seu consumo podem fazer e circular descansados com o oleo das fritadeiras dos amigos .
a união faz a força ,
isto foi um desabafo ,
jl
a união faz a força ,
isto foi um desabafo ,
jl
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado mai 03, 2008 12:27 pm
jl8472 Escreveu:temos de inovar , ainda em tempos perguntei se alguem queria arriscar a desenvolver um fotobioreactor , acabei em conjnto com uma universidade portuguesa estamos no terreno a fazer um prototipo , numa parceria publico privada , espero que ainda este ano de frutos , as nossas pesquisas
eu estou a desenvolver um projecto fim de curso sobre biodiesel, e tenho a ideia de que até poderia vir a empenharme em criar uma micro ou pequena empresa de produção.
o curso é nivel 3, mas as minhas professoras - pelo menos a eng. que nos coordena e dá aulas numa universidade diz que estamos mais aptos que os licenciados, que sabem pouco mais que nós sem saber metade da nossa prática. (são os problemas inerentes ao ensino)...
como estava a dizer, estou a desenvolver esse projecto mais virado ao ambito dos oleos usados devido ao reaproveitamento e à protecção do ambiente - e dos terrenos de cultivo que dariam para alimentar muita gente e vão sendo substituidos.
as algas são de facto uma alternativa que pode ser muito rentavel, mas anda ainda no segredo dos deuses...
sei que o ineti tem trabalhado muito nesse campo... qual é a universidade que já está a entrar em prototipo? estariam dispostos a ajudar-me no meu projecto?
-
- Staff Member
- Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
não querendo desfazer o teu curso de nível 3, acho que cada modalidade de ensino tem as suas vantagens.. se os teus professores te dizem que é melhor que uma licenciatura, desconfia, pois provavelmente estão a defender o ordenado deles, não..?
3º sócio novaenergia
-
- Membro Silver
- Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
- Contacto:
sou estou a escrever isto para dizer uma coisa...
eu tive uma licenciatura de 5 anos e posso dizer que se tivestes 3 anos a estudar então não estudastes o mesmo que eu em 5, pois de forma alguma podias dar a matéria de 5 em 3. contudo, o que possivelmente poderiam estar a tentar dizer os teus professores era que tirastes um curso muito virado para a aplicação pratica. o que poderá dar uma vantagem em algumas circunstancias, mas lembra-te, que para ver televisão só necessitas de saber carregar no botão, mas para a reparar ou melhorar, não......
eu tive uma licenciatura de 5 anos e posso dizer que se tivestes 3 anos a estudar então não estudastes o mesmo que eu em 5, pois de forma alguma podias dar a matéria de 5 em 3. contudo, o que possivelmente poderiam estar a tentar dizer os teus professores era que tirastes um curso muito virado para a aplicação pratica. o que poderá dar uma vantagem em algumas circunstancias, mas lembra-te, que para ver televisão só necessitas de saber carregar no botão, mas para a reparar ou melhorar, não......
-
- Membro Platinium
calma rapazes... não façam interpretações mutuamente equivocadas. valorizem-se...
-
- Membro Platinium
- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
nem sempre quantidade é qualidade
mas isso nada tem a haver com o tópico aqui postado pelo red baron, pois para quem já não se lembra, estavamos a falar de biodiesel a partir de algas
mas isso nada tem a haver com o tópico aqui postado pelo red baron, pois para quem já não se lembra, estavamos a falar de biodiesel a partir de algas
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
- Membro Platinium
bem lembrado. voltemos ao tópico, sem anfinetadas desta vez, ok