Dúvida na titulação

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Dúvida na titulação

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

você nunca conseguirá medir o ph colocando o medidor direto no óleo. ele só funciona em meio aquoso. por isso, para poder fazer a medição, você tem que fazer uma titulação, conforme já foi explicado anteriormente, tomando o cuidado que o alcool isopropílico esteja estabilizado em ph 7.

a melhor forma de filtrar o óleo antes de entrar no reator, é deixa-lo descansar por alguns dias. quanto mais, melhor. a sujeira decanta toda no fundo.
coloque uma torneira ou registro à uns 10 cm do fundo do bidon. aquela parte suja, sempre vai estar no fundo, e você sempre terá óleo limpo para usar.

lembre-se que o óleo tem que estar isento de água para entrar no reator. para ter certeza de estar seco, pegue uma amostra e aqueça numa panela. se não estalar até começar a fumar, ele está seco. se estalar, você tem que secar esse ovu antes de coloca-lo no reator, à menos que queira fazer uma emulsão.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

arsoares
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jul 31, 2007 3:48 pm

Mensagem por arsoares »

ok luciano desculpa mas não estamos sintonizados, quanto ao ph do ovu tudo esclarecido a minha questão prende-se com a medição do ph do biodiesel produzido.
obrigado

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas

quando falo de fazer a titulação, estou dizendo que quando você tem um bio já produzido, e deseja saber qual é o ph dele, a única maneira é fazer a titulação novamente. não que você tenha que fazer todo o processo novamente. . apenas utiliza o artificio da titulação, para poder aferir o ph do bio que você já produziu.

tenha em mente que não somos adversários. pelo contrário, somos amigos em que um pergunta e outro responde.

hoje sou eu a te responder, amanhã será você à auxiliar quem está chegando cheios de dúvidas. assim funciona o forum.

como moro no brasil, à 10.000 km de você, talvez alguma palavra ou frase, soe diferente e não compreenda.
para isso, temos os posts, onde é possível pedir novamente um esclarecimento.

conte comigo no que precisar.

sds

luciano

arsoares
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por arsoares »

muito obrigado pelo esclarecimento.
note, quando disse que não estavamos sintonizados quiz fazê-lo compreender que pensava estarmos a falar de coisas diferentes não de modo algum estar reclamar das suas (tuas aqui em portugal) respostas.
obrigado
soares

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

ok, compreendi. agora estamos sintonizados.

vá realizando seus testes e postando aqui os resultados, pois é através dos erros e acertos que se constroi um caminho.

sds

luciano

arsoares
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por arsoares »

tenho mais uma questão que requer confirmação, para fazer a titulação tenho de diluir 1ml de oleo em 10 de alcool isopropilico. posso do mesmo modo diluir 20 em 2 ou 30 em 3, a adição das 18 gotas que vão contar cada grama a mais dos 5% base vão gerar o mesmo resultado certo? pergunto isto pois sei que não vai ser fácil mergulhar o medidor electrónico em 11 ml (10a.i.+1ml ovu).

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas

as medidas seguem sempre a proporcionalidade.

também uso um medidor de ph eletrônico. consegui também um erlenmayer de apenas 20 ml, com uma largura que somente passa o medidor mesmo.
dá na medida exata.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”