transesterificação com etanol
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: sexta mar 28, 2008 5:44 am
transesterificação com etanol
sou química e já fiz biodiesel com meus alunos, e conseguimos, mas usando metanol, mas agora estou tentando encontrar uma maneira de fazer biodiesel com etanol, em quantidades pequenas. como quero adaptar para sala de aula ou laboratório pequeno, não quero usar metanol por ser tóxico. mas não estou conseguindo. com etanol está dificil, mesmo usando o etanol anidro e pesquisando as condicões ideais, ainda não tive êxito. será que usando adsorvente de água (alumina???), eu posso conseguir obter o biodiesel? já pesquisei até proporções ideais, mas não consigo. help! preciso de orientação.
goretti
goretti
-
- Staff Member
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
Re: transesterificação com etanol
viva!
tambem nunca consegui obter biodiesel com etanol por não ter acesso a potassa caústica.
pelo que já lí, a temperatura deverá ser a mais elevada possivel e com agitação vigorosa e deve ser usada koh em vez naoh.
outros problemas irão surgir na separação da glicerina que teima em ficar dissolvida no meio reaccional dificultando a separação.
penso que se usar koh irá conseguir a reacção. o alcool deverá ser absoluto.
tambem nunca consegui obter biodiesel com etanol por não ter acesso a potassa caústica.
pelo que já lí, a temperatura deverá ser a mais elevada possivel e com agitação vigorosa e deve ser usada koh em vez naoh.
outros problemas irão surgir na separação da glicerina que teima em ficar dissolvida no meio reaccional dificultando a separação.
penso que se usar koh irá conseguir a reacção. o alcool deverá ser absoluto.
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
oleo usado e filtrado --100 l
etanol anidro -- 27.4 l
hidróxido de potássio -- 1.30 kg
http://www.green-trust.org/2000/biofuel ... thanol.htm
etanol anidro -- 27.4 l
hidróxido de potássio -- 1.30 kg
http://www.green-trust.org/2000/biofuel ... thanol.htm
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
boas pessoal!!!
também faço parte do clube que não conseguiu uma reação completa pela rota etílica.
pelas informações que tenho, tem que usar o álcool anidro em excesso em cerca de 50 a 100% ou seja em vez de 20% no caso do metanol terá de ser de 30 a 40% no caso do etanol, mesmo assim as vezes tem de ser usada um pouco de glicerina na reação!!
não tentei fazer por esse método por não ter conseguido o álcool anidro.
maria goretti ficamos no aguardo de suas experiências, poste tudo que conseguir.
um abraço!!!
também faço parte do clube que não conseguiu uma reação completa pela rota etílica.
pelas informações que tenho, tem que usar o álcool anidro em excesso em cerca de 50 a 100% ou seja em vez de 20% no caso do metanol terá de ser de 30 a 40% no caso do etanol, mesmo assim as vezes tem de ser usada um pouco de glicerina na reação!!
não tentei fazer por esse método por não ter conseguido o álcool anidro.
maria goretti ficamos no aguardo de suas experiências, poste tudo que conseguir.
um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
pessoal estou procurando o link da universidade onde está a fórmula, quando conseguir posto aqui, mas tenho isto que talvez confirme ou não!!!
boas experiências!!!!!
2.1. obtenção de ésteres etílicos
as matérias-primas óleo de soja (refinado, neutro
e usado em fritura), etanol anidro e catalisador alcalino
(naoh) nas proporções 100:50:0,5 foram utilizadas
para a obtenção de biodiesel. a reação de
transesterificação foi conduzida em reator com capacidade
de 5l a 45ºc, ao qual foram adicionadas as
matérias-primas, promovendo-se a reação por 5 minutos.
ao término da reação foi incorporado ao sistema
20% de glicerina p.a., em relação ao volume inicial
de óleo, resultando ao final, por decantação, um sistema
de duas fases. a fase superior contendo ésteres
etílicos de ácidos graxos foi neutralizada com uma solução
aquosa de hcl a 0,5% a 90ºc, obtendo-se
biodiesel neutro. a eficiência da etapa de lavagem foi
indicada por um teste com indicador de ph, utilizando-
se uma solução de fenolftaleína a 1%. também se
determinou o teor de glicerol livre no éster (método
ea 6-51 aocs, 1995). retirada e descartada a fase
aquosa, filtrou-se o biodiesel com sulfato de sódio
anidro, eliminando assim possíveis traços de umidade.
a fase inferior contendo glicerina, o excesso de etanol,
o catalisador, bem como os sabões formados durante
a reação e traços de ésteres etílicos e glicerídeos parciais,
foi submetida a um processo de destilação a vácuo
a 80ºc a fim de se recuperar o excesso de etanol
e separar a fase glicerina.
boas experiências!!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
olá
acho que a única vantagem em utilizar o etanol anidro atualmente é didático, pois o custo do etanol anidro supera o preço do metanol.
teria também a questão ambiental, pois o etanol é um recurso renovável.
mesmo o etanol anidro, quando aberto, começa a absorver umidade do ar, e em pouco tempo já não tem as condições de uso adequado à transesterificação.
sds
luciano
acho que a única vantagem em utilizar o etanol anidro atualmente é didático, pois o custo do etanol anidro supera o preço do metanol.
teria também a questão ambiental, pois o etanol é um recurso renovável.
mesmo o etanol anidro, quando aberto, começa a absorver umidade do ar, e em pouco tempo já não tem as condições de uso adequado à transesterificação.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro
- Registado: terça abr 08, 2008 2:05 am
maria goretti,
já faço biodiesel em escala de planta piloto e na rota etilica, com isso já fiz com óleo de soja, girassol e palma (dendê).
proceda da seguinte maneira:
em escala de planta piloto uso 36l de óleo
36l de óleo;
18l de etanol anidro;
0,72kg de koh ou naoh
dissolva o koh no etanol, no seu reator sem aquecimento coloque o óleo e sob agitação (não precisa ser vigorosa) coloque o etoxi formado. deixe reagir por aproximadamente 2hs (isso para escala de planta piloto em menor escala acho que o tempo pode ser menor). depois de feita a reação, coloque 10% de água, em relação ao volume usado de óleo e deixe decantar. depois de separada as fases ester e glicerina seque o ester aquecendo a uma temperatura de 80°c com vácuo de aproximadamente 700mmhg.
boa sorte
já faço biodiesel em escala de planta piloto e na rota etilica, com isso já fiz com óleo de soja, girassol e palma (dendê).
proceda da seguinte maneira:
em escala de planta piloto uso 36l de óleo
36l de óleo;
18l de etanol anidro;
0,72kg de koh ou naoh
dissolva o koh no etanol, no seu reator sem aquecimento coloque o óleo e sob agitação (não precisa ser vigorosa) coloque o etoxi formado. deixe reagir por aproximadamente 2hs (isso para escala de planta piloto em menor escala acho que o tempo pode ser menor). depois de feita a reação, coloque 10% de água, em relação ao volume usado de óleo e deixe decantar. depois de separada as fases ester e glicerina seque o ester aquecendo a uma temperatura de 80°c com vácuo de aproximadamente 700mmhg.
boa sorte
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: sexta mar 28, 2008 5:44 am
oi. obrigado pela resposta. alguém me indicou no fórum e eu usei as proporções indicadas por um site, que indicava as proporções: 100 kg p/ óleo; 35 kg p/álcool etílico e 1,3 kg p/ koh. eu fiz em quantidades menores mas na mesma proporção e separou, mas me parece que a quantidade de glicerina não foi muito boa. obrigada pela dica.
goretti
goretti
-
- Membro
- Registado: terça abr 08, 2008 2:05 am
para eliminar o resto de glicerina, lave 3 vezes com água sob agitação espere decantar e separe as fases. com cromatografia de camada delgada voce consegue ver a qualidade do seu biodiesel.