Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm

Re: Extracção do óleo de sementes de ricino "Mamona"

Mensagem por lobão »

ricinus, não é bem assim, o hexano é um solvente apenas para retirar o óleo da torta (dando um rendimento maior de óleo), o girassol, entre outros por exemplo pode ser retirado em prensas sem a utilização do hexano e ir direto para fazer o bd.

não confundir extração de óleo com degomagem, esse processo sim é indecidível no caso do óleo de soja entre outros!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

e por falar em prensas para retirar óleo de sementes como o girassol, vi nos links enviados neste mesmo tópico, preços de prensas de razoáveis produções, por 1.000 euros, 2.700,00 reais.
nada, comparado ao preço módico de 20.000 reais pedido nas feiras que tenho participado.

lobão, vamos fazer uma prensa campeira de extração de óleo ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

lobão
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lobão »

mas claro amigo velho!! estou a reunir informações, mas ainda não consegui chegar perto de uma delas com um paquímetro na mão.

Autor do tópico
Ricinus
Membro
Membro
Registado: domingo mar 09, 2008 10:44 pm

Mensagem por Ricinus »

ainda por cima o hexano é cancerigeno.deve ser utilizado só mesmo para o caso de grandes produções.
muito obrigado pelos esclarecimentos

jarcampos
Membro
Membro
Registado: domingo mar 23, 2008 10:45 pm

Mensagem por jarcampos »

boas luciano
estou confuso, é ou não possivel ter bd a partir do oleo cru?
se nao é, porque a prensa?
pelo que li a refinação dos oleos tem custos e se fossem possivel eliminar esses custos era optimo!

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas jarcampos

claro que é possível. eu ainda não tentei, mas vou faze-lo em breve.
já lí alguns tópicos em que falam que o óleo crú tem que ser "degomado", antes de ser transformado em biodiesel. não fui à fundo ainda, mas já que você me provocou, vou atrás da informação.
logo posto aqui as novidades.

lobão
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lobão »

só complementando a resposta do luciano,o óleo de soja precisa ser degomado,( não precisa ser refinado) o de girassol, canola e outros que não me lembro no momento, não precisam ser degomado nem refinado podem ser em bruto!!!

jarcampos
Membro
Membro

Mensagem por jarcampos »

boas
e para o oleo de pinhao manso?
segundo percebi é das que mais rentabilidade dá, embora no meu país não seja viável.

abraços

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

particularmente, sou contra toda a cultura que não permita mecanização.
colheita manual, pressupõe contratação de mão de obra, gente que falta ao serviço e todos os problemas daí decorrentes.

vale para agricultura familiar, onde o pai bota a mulher e os filhos para colher ( em atividade desumana ), com as mãos pra cima, com cobras por baixo ( ambiente propício aos ofídeos ), colheita só das sementes maduras. trabalho desumano mesmo.

acho que a cultura, para ser rentável, tem que colocar uma máquina ( mesmo as confeccionadas em casa ) e extrair rapidamente aquilo que plantaste.

quem muito defende essa cultura são os vendedores de mudas. ( cobram caro por elas ).

e eles não gostam de mim porque sou contra essas culturas que não rendem aquilo que eles alegam para vender suas mudas.

sds

luciano

lobão
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lobão »

concordo com o luciano, existe uma espécie de magia sobre jotropha turcas l, não acredito nessa magia.

o que sei do pinhão-manso, é pouco.

que é muito trabalhoso, tem de ser colhido e processado não esperando muito após madura, senão o áleo não presta nem para bd
  • -não consumida por vertebrados herbívoros - óleo não é
    comestível.
  • -planta rústica, perene, tolerante à seca e adaptável a várias
    condições edafoclimáticas
  • -disseminado regiões tropicais e temperadas; e cultivado
    como cerca viva
  • -conhecido e cultivado na américa pré-colombiana
sei que aqui no brasil esta sendo marketing politico (ou politiqueiro ) como a salvação da agricultura familiar!

Autor do tópico
Ricinus
Membro
Membro

Mensagem por Ricinus »

eu li no site da embrapa brasil que as sementes de mamona que crescem em terreno selvagem e em lixeiras têm produtividades baixas e apresentam caracteristicas agronomicas inadequadas. as sementes que plantei provenieram de uma mamona que parece que cresceu no meio de algum lixo abandonado num campo. este tipo de plantas não serverá para produzir oleo?de qualquer modo quando tiver sementes vou tentar analisar as suas propriedades.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

servir, serve!

se procurares na literatura, vais encontrar que depois do dendê, e do pinhão manso, é uma das que mais produz óleo por hectare.

você alguma vez viu 1 ha de mamona ? convide seus amigos para passar um mês fazendo a colheita...

vais perder todos os amigos no primeiro dia. e se recompensares no final de cada dia, com um belo vinho e uma dúzia de garotas, assim mesmo vão agradecer... tamanho é o trabalho que dá a colheita.

já li que estão desenvolvendo máquinas para colheita de mamona, mas nada conclusivo e real.

se criarem, serei primeiro à plantar uns 100 ha de mamona. mas enquanto não desenvolvem, contento-me em ver o pé de mamona que nasceu e cresceu num barranco aqui ao lado. sem adubo e nenhum trato cultural.

Autor do tópico
Ricinus
Membro
Membro

Mensagem por Ricinus »

mas não achas que se eu meter uma rede fininha debaixo das plantas não faço a colheita num instante?a variedade de mamona que eu tenho é daquelas que as sementes vão caindo durante todo o ano.acho que torna tudo muito simples...mas ainda ainda não experimentei. as minhas plantas ainda só teem 2 meses

Autor do tópico
Ricinus
Membro
Membro

Mensagem por Ricinus »

no brasil os ricinicultores vendem o oleo a quem? as industrias de cosmeticos e outras que utilizam compostos quimicos como o ricino devem oferecer mais dinheiro pelo oleo do que aqueles que pretendem produzir biodiesel nao?

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

o óleo de mamoma é bastante valorizado na indústria farmaceutica, e tambem muito utilizado como óleo para lubrificar as partes externas do motor. o óleo de rícino serve para fazer funcionar os intestinos.

hoje, as industrias de biodiesel compram tudo que aparecer. pagam um preço injusto diante do trabalho que dá.

colocar uma rede embaixo... dá, mas não conte que as mamonas vão caindo e você vai recolhendo uma vez por mês.
é preciso um trabalho semelhante à cafeicultura. bota a rede embaixo e sai a retirar as sementes.

não sei se já tirou alguma. depois de seca, elas ficam pontiagudas, com espinhos em toda a volta.
dentro é que está a amendoa, que prensada, vira óleo.

tem que tirar a casca com espinho. a usina compra só a amendoa...

faça um teste. coloque uma rede embaixo e cronometre quanto tempo você leva para retirar as sementes de uma só arvore. e a árvore cresce. tenho uma aqui perto que tem uns 2,5m de altura.

depois, é só se divertir fazendo as contas. pese quanto você conseguir retirar e divida pelo tempo gasto.

achando a produção por hectare, com uma regra de 3 simples, você vai ver quanto tempo um homem leva para extrair sementes de 1 hectare.

conte depois o tempo para tirar o caroço. ( para isso tem máquinas ).

à favor dela, tem a rusticidade. eu tinha um pé que nasceu sozinho, ao lado de um barranco. fiz um aterro e coloquei uns 3 metros de terra em cima. ficou tudo debaixo da terra.

hoje temos umas 10 árvores no mesmo local, tapadinhas de sementes. mas não me animo a mandar ninguém tirar...

o dia que inventarem uma maquina para colheita, viro produtor.

Autor do tópico
Ricinus
Membro
Membro

Mensagem por Ricinus »

a mamona que eu encontrei por acaso aqui em portugal é diferente. as sementes tavam todas espalhadas pelo chão.eu tive uns 30 minutos a apanhar as sementes dessa unica planta e não tive que descascar nada. meti no próprio local umas 30 sementes debaixo da terra mas não nasceu nada, mas levei também umas para casa que pus num vaso. as que pus no vaso germinaram todas e agora são 23 plantas. nota-se que algumas ficaram um pouco afectadas com o frio mas agora já veio o calor e já não deve haver problema.

a parte dos espinhos que tu falas não é o fruto verde que tem lá dentro as sementes? não são as sementes que vão para a prensa? na mamona que eu encontrei os frutos com espinhos verdes acabam por abrir naturalmente libertando as sementes. dentro da semente ainda à um caroço?

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

boas:

uma coisa é recolher as sementes que cairam no chão. à isso chamamos de extrativismo vegetal. ( recolher da natureza aquilo que ela nos oferece ).

outra coisa é criar uma estrutura de produção, onde o objetivo seja a maximização dos resultados, procurando obter o melhor resultado possível.
a parte dos espinhos que tu falas não é o fruto verde que tem lá dentro as sementes? não são as sementes que vão para a prensa?
sim, inicialmente, quando a mamona se forma, o fruto possui uma casca espinhenta. enquanto verde, esses espinhos são tenros, mas quando amadurecem ( secam ) tornam-se fibrosos e duros e pontiagudos.

adorava atirar essas mamonas nos longos cabelos de minha irmã... ( mas isso era quando tinha 8 anos ).

lembra que escrevi no post anterior que coloquei 3 m de terra por cima de um pé de mamona ? pois, essa mamona, apesar de ter a casca, conseguiu rompe-la e gerar uma nova árvore.

isso ocorre, é natural.

mas as extratoras de óleo, nada querem com a casca. desejam apenas a amendoa que está dentro da casca. e para poder vender, você precisará retirar a casca que a envolve.

salvo se existir, em portugal, empresas que tenham equipamento e paguem um pouco menos ainda pela mamona com casca.

acho que antes de partir para uma plantação comercial, você deveria contactar as empresas compradoras. quantas são, e quais são as condições para a compra, preços e forma de pagamento.
depois disso é que se pode partir para um plantio comercial. se não tiver máquinas para colheita, pense também em quantas pessoas você terá que dispor para a safra, qual o custo e se no final das contas, compensa.

o que não lhe aconselho, é partir para uma produção comercial sem passar por esses detalhes, pois na hora da colheita, você poderá perder tudo que investiu, pois não consegue colher.

sou produtor rural, e por acaso, moderador desse forum, mas meu compromisso maior é ajudar quem está iniciando uma produção, para que não cometa os erros que eu, no passado cometi. e me arrependi.

sds

luciano

lobão
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lobão »

pessoal não esqueçam que essas sementes são tóxicas !!!

jarcampos
Membro
Membro

Mensagem por jarcampos »

boas luciano
de facto voce tem razao em tudo que falou, mas vamos ver por outro prisma.
aqui em portugal o azeite é um processo tambem complexo na hora da apanha, mas todos os agricultores que têm oliveiras nao estao arrependidos (e nós temos do melhor azeite do mundo), muito pelo contrario (agora até ter oliveiras no jardim é chique), quem lhes dera que tivessem mais.
tambem sei que na sua maioria são cultivos familiares, e toda a gente ajuda, é claro que daí ate ser cultivo em grande escala vai uma distancia muito grande.
por isso e como voce escreveu, e muito bem, quando tem de ser em "grande" entao é melhor ponderar os prós e contras.
por outro lado se essas culturas nao servem para mais nada a nao ser para bd, entao talvez quem produza por exemplo girassol, devia utilizar essa produção para consumo humano e deixar as culturas de nao consumo para a produção de bd. assim acabariam com os defensores de que o bd traz fome.
gostava de experimentar o cultivo de pinhao manso para ver como se dá aqui no norte durante a primavera e o verao. provavelmente no sul (mais quente) se desse bem todo o ano!

a minha duvida é que não sei se com o seu oleo cru é possivel fazer directamente o bd, a parte das prensas, tenho um conhecido que me empresta a mesma com que prensa o azeite, mas ter a semente já é outro problema. o por ultimo ter noções de agricultura!!!!!!!!!!!!!!

abraços

Autor do tópico
Ricinus
Membro
Membro

Mensagem por Ricinus »

pelo que li na net as sementes e as folhas da planta só são perigosas se ingeridas uma vez que o toxina não é volatil.

Responder

Voltar para “BioDiesel”