Uma bereco do dia a dia!
-
José Luís Cabete
- Membro Silver

- Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
Re: Uma bereco do dia a dia!
bem vindo pantspanana
com os teus conhecimentos de eletronica decerto que vais ser muito util aqui no forum, vai dando noticias sobre a verdinha.
com os teus conhecimentos de eletronica decerto que vais ser muito util aqui no forum, vai dando noticias sobre a verdinha.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!
-
serges
Autor do tópico - Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
bem vindo pantspanana, mais um feliz titular!
sorte com ela e por favor partilha connosco as tuas experiências, pois vamos todos com certeza aprender com elas!
força com ela, 2 semanas e mais de 200km eu vou com quase 2 meses e não cheguei aos 400km!!!!
sorte com ela e por favor partilha connosco as tuas experiências, pois vamos todos com certeza aprender com elas!
força com ela, 2 semanas e mais de 200km eu vou com quase 2 meses e não cheguei aos 400km!!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
ola ricardo, acabaste de fazer uma apresentaçao melhor que muitos que vao de proposito às apresentaçoes aqui no forum, espero que te sintas bem entre os malucos das incriveis maquinas electricas! bem vindo #entre guimarães e a póvoa de varzim
agora explica lá como vais de guimaraes ate a povoa e voltas numa bereco, tens mais carga nas baterias? ja agora qual o nivel que apresenta a bateria quando chegas ao respectivo destino. [] joao #
travagem regenerativa é a paixao actual. espero que possas dar alguma luz sobre o assunto ao pessoal. agradecido #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
pantspanana Escreveu:olá pessoal
eu sou um feliz proprietário de uma bereco, e faz neste momento 2 semanas que posso circular com a minha verdinha legalmente na estrada...
para quem quer ter uma ideia do que a verdinha é capaz, posso começar por dizer que fiz um excelente passeio de domingo á tarde entre guimarães e a póvoa de varzim, sem qualquer complicação e sem me aborrecer de maneira alguma.
o mais incrível do passeio é que para um tipo como eu que gosta andar rápido, com a verdinha nem me lembro que estou a andar a 45kph tal é o silêncio e a tranquilidade (algo que para mim é impossível com um scooter normal). o simples facto de não ouvir aquele nhééééé durante a viagem e chegar a casa com a roupinha de domingo a cheirar a perfume e não a gasolina queimada, faz-me esquecer os 75min de viagem. nem recorri ao ipod para me salvar de um tédio que nunca existiu.
ora como sou estudante de eng. electrónica em guimarães, e estou a terminar o curso faltando-me apenas a tese do agora mestrado integrado e necessitava de um tema para esta mesma, depois de estudar as possibilidades apresentadas pelos docentes, não estava satisfeito e optei por propor um tema que me cativa-se...
e o tema é dotar a minha verdinha com a capacidade de travagem regenerativa, criando para isto um controlador de raiz aproveitando apenas o chassis as baterias e o motor.
este tema foi claramente aceite com entusiasmo pelos docentes e eis que quando dei por mim já estava a testar o motor e o respectivo controlo deste...
não sei se o hélder já lhe tinha falado deste assunto, sr. eduardo mas como vejo que participa neste fórum e eu não tenho problemas em relação á garantia, pois não preciso de um mecânico para me reparar a mota mas sim de um tec. de electrónica....
bom espero que me tenha apresentado da melhor maneira, e explicado as minhas alegrias de como é conduzir a verdinha e trabalhar com e para ela...
só é pena as férias estarem a acabar pois estavam a saber mesmo bem estes passeios á beira mar com a verdinha... mas a viagem até guimarães vai ser uma bom consolo.
serges gostei do nome que deste á tua mas como a minha é verde e de matricula fi... ficou a verdinha
um abraço ao pessoal
ricardo faria
p.s.: já fiz 210km na verdinha
excelente testemunho pantspanana, muito bem, é bom saber que a comunidade de bereco's está a crescer. pantspanana, é óptimo dar uns passeios e saber que não se gasta quase nada , além de não incomodar ninguém e fazer poluição.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
pantspanana
- Novo membro

- Registado: quarta mar 26, 2008 1:35 am
olá pessoal
para deixar bem claro uma questão do bluesky, sobre a autonomia, eu apenas fiz a viagem na verdinha de guimarães até á povoa de varzim que são cerca de 50km com etapas de montanha de 1ª 2ª e 3ª categoria e sempre de punho colado...
nesta viagem cheguei sem problemas a casa mas como é evidente já estava destinado o rumo até á tomada da garagem...
esta viagem foi um teste ás potencialidades da verdinha, pois como era a primeira vez que o pessoal da rua tinha visto a mota, é evidente que todos queriam experimentar...
ora como eu tinha acabado de chegar de guimarães e estava á porta de casa resolvi continuar com o teste, e quando dei por ela, já a verdinha tinha mais 7km de voltinhas...
só dei o teste como terminado quando a protecção de sub-tensão actuou, ou seja a verdinha começa a engasgar-se devido á falta de energia nas baterias.
bom posto isto a verdinha foi "atestar o depósito" na garagem, o que é mais um grande teste ás suas capacidades...
para tornar as coisas sérias utilizei um contador idêntico aos que temos em casa para calcular os custos desta viagem e cheguei á conclusão que com o dinheiro gasto na viagem não me dava para tomar um café e que na padaria ao fundo da rua 0,33€ é conta certa para três pães...
para carregar a verdinha demorou cerca de 10 horas, tal era a descarga das baterias...
como não tive tempo de ler todas as 17 paginas anteriores deste tópico, fica o alerta aos felizes detentores de uma scooter eléctrica com baterias de gel, estas devem sempre que possível ser carregadas, por forma a prolongar a sua vida útil.
li também sobre substituir as lâmpadas originais por led's, ora aqui está um bom "tuning" para a verdinha... o primeiro "tuning" que efectuei foi a remoção do descanso central que pesa quase 3kg e não tem para mim qualquer utilidade.
bem resumindo no próximo domingo estou de volta a guimarães e estou ansioso pela viagem de regresso...
um abraço ao pessoal
ricardo faria
p.s.: já fiz 215km na verdinha
para deixar bem claro uma questão do bluesky, sobre a autonomia, eu apenas fiz a viagem na verdinha de guimarães até á povoa de varzim que são cerca de 50km com etapas de montanha de 1ª 2ª e 3ª categoria e sempre de punho colado...
nesta viagem cheguei sem problemas a casa mas como é evidente já estava destinado o rumo até á tomada da garagem...
esta viagem foi um teste ás potencialidades da verdinha, pois como era a primeira vez que o pessoal da rua tinha visto a mota, é evidente que todos queriam experimentar...
ora como eu tinha acabado de chegar de guimarães e estava á porta de casa resolvi continuar com o teste, e quando dei por ela, já a verdinha tinha mais 7km de voltinhas...
só dei o teste como terminado quando a protecção de sub-tensão actuou, ou seja a verdinha começa a engasgar-se devido á falta de energia nas baterias.
bom posto isto a verdinha foi "atestar o depósito" na garagem, o que é mais um grande teste ás suas capacidades...
para tornar as coisas sérias utilizei um contador idêntico aos que temos em casa para calcular os custos desta viagem e cheguei á conclusão que com o dinheiro gasto na viagem não me dava para tomar um café e que na padaria ao fundo da rua 0,33€ é conta certa para três pães...
para carregar a verdinha demorou cerca de 10 horas, tal era a descarga das baterias...
como não tive tempo de ler todas as 17 paginas anteriores deste tópico, fica o alerta aos felizes detentores de uma scooter eléctrica com baterias de gel, estas devem sempre que possível ser carregadas, por forma a prolongar a sua vida útil.
li também sobre substituir as lâmpadas originais por led's, ora aqui está um bom "tuning" para a verdinha... o primeiro "tuning" que efectuei foi a remoção do descanso central que pesa quase 3kg e não tem para mim qualquer utilidade.
bem resumindo no próximo domingo estou de volta a guimarães e estou ansioso pela viagem de regresso...
um abraço ao pessoal
ricardo faria
-
José Luís Cabete
- Membro Silver

muito bem ricardo exelente testemunho
tou ruido de inveja é que ainda não tenho uma bereco é que isto dos euros anda em baixo bem vais-nos contando como é que se faz o travão regenerativo, para que as bereco tenhão mais autonomia
tou ruido de inveja é que ainda não tenho uma bereco é que isto dos euros anda em baixo bem vais-nos contando como é que se faz o travão regenerativo, para que as bereco tenhão mais autonomia
-
edupatorod
- Patrocinador Master

- Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm
cax:
sobre o problema que disses-te, os piscas deixarem de funcionar quando a scooter fica à chuva.
não consegui que acontece-se isso aqui nas scooters que tenho.
fartei-me de andar com ela a chuva... deixei-a à chuva torrencial 1h ou 2h e nada. os piscas luzes etc sempre a funcionar.
o problema que tens só mesmo vendo e analisando quando acontecer.
ricardo: sim... o distribuidor aí do norte disse-me que tu eras estudante, e percebias de electrónica.
mesmo assim se precisares de algum suporte nas scooters estamos sempre aqui.
eduardo
ecomotores.com
sobre o problema que disses-te, os piscas deixarem de funcionar quando a scooter fica à chuva.
não consegui que acontece-se isso aqui nas scooters que tenho.
fartei-me de andar com ela a chuva... deixei-a à chuva torrencial 1h ou 2h e nada. os piscas luzes etc sempre a funcionar.
o problema que tens só mesmo vendo e analisando quando acontecer.
ricardo: sim... o distribuidor aí do norte disse-me que tu eras estudante, e percebias de electrónica.
mesmo assim se precisares de algum suporte nas scooters estamos sempre aqui.
eduardo
ecomotores.com
-
edupatorod
- Patrocinador Master

- Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm
cax:
sobre a humidade relativa que aparece no manual da scooter.
como podes ver no site da meteorologia nacional: http://www.meteo.pt
70% é a humidade quando está a chuver.
100% é quando tens a scooter mergulhada em agua.
portanto a bereco tem um comportamento identico às scooters a combustão.
mergulhadas em agua páram e deixam de funcionar.
com chuva normal aguentam.
eduardo
ecomotores.com
sobre a humidade relativa que aparece no manual da scooter.
como podes ver no site da meteorologia nacional: http://www.meteo.pt
70% é a humidade quando está a chuver.
100% é quando tens a scooter mergulhada em agua.
portanto a bereco tem um comportamento identico às scooters a combustão.
mergulhadas em agua páram e deixam de funcionar.
com chuva normal aguentam.
eduardo
ecomotores.com
-
orbis
- Membro Platinium

- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
quando está a chover a humidade relativa é quase sempre superior a 90%.
-
serges

pantspanana Escreveu:olá pessoal
um abraço ao pessoal
ricardo faria
o descanso central fora, como te safas nas descidas e outros locais mais íngremes para a estacionar!
os leds é uma ideia que tenho, inclusive na iluminação do conta km, pois é pouca! mas a falta de tempo para me dedicar a tal é muita!
aconselhas as baterias a carregar sempre mesmo a meia carga! o que tenho feito é quando sinto a com pouca potencia e algumas subidas já não tem a genica milagrosa e o voltímetro passa o vermelho, toca de a alimentar, a meio só fiz uma vez mas foi mesmo porque no outro dia ia fazer uma viagem grande!
força nisso!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
pantspanana
- Novo membro

- Registado: quarta mar 26, 2008 1:35 am
olá pessoal
pois é serges eu passo a explicar o que sucede com as baterias, por exemplo nos automóveis as baterias são carregadas pelos alternadores de forma a dilatar a sua vida útil (bateria). as baterias de gel são em tudo idêntico ás dos automóveis com a excepção de serem seladas e utilizarem um electrólito gelatinoso o que virtualmente não derrama e permite a colocação das baterias em qualquer ângulo.
os alternadores tem um sistema de carregamento muito simples de carregamento das baterias que é interrompido quando atinge a tensão de absorção cerca de 13,8v ... já no caso dos carregadores da verdinha (chamados de carregadores inteligentes), estes funcionam em três estágios diferentes:
1º carregamento intensivo, em que as baterias são carregadas com elevadas correntes até atingir a tensão final de carga conhecida por tensão de absorção. esta etapa carrega 70-80% da capacidade da bateria, ao ritmo mais rápido possível.
2º carregamento por absorção, em que as são carregadas com correntes cada vez menores, enquanto a tensão é mantida no ponto de absorção. esta etapa carrega os restantes 20-30% da capacidade da bateria.
3º carregamento flutuante, é quando as baterias se encontram carregadas, e a tensão no carregador é reduzida abaixo da tensão de absorção e mantida constante. isso evita danos para a bateria que iria ocorrer se a tensão fosse mantida na tensão de absorção. isto permite ao carregador compensar perdas por auto-descarga da bateria.
resumindo a melhor maneira de prolongar a vida útil das baterias de gel é, sempre que possível efectuar o carregamento das baterias.
um abraço ao pessoal
ricardo faria
p.s.: já fiz 227km na verdinha
pois é serges eu passo a explicar o que sucede com as baterias, por exemplo nos automóveis as baterias são carregadas pelos alternadores de forma a dilatar a sua vida útil (bateria). as baterias de gel são em tudo idêntico ás dos automóveis com a excepção de serem seladas e utilizarem um electrólito gelatinoso o que virtualmente não derrama e permite a colocação das baterias em qualquer ângulo.
os alternadores tem um sistema de carregamento muito simples de carregamento das baterias que é interrompido quando atinge a tensão de absorção cerca de 13,8v ... já no caso dos carregadores da verdinha (chamados de carregadores inteligentes), estes funcionam em três estágios diferentes:
1º carregamento intensivo, em que as baterias são carregadas com elevadas correntes até atingir a tensão final de carga conhecida por tensão de absorção. esta etapa carrega 70-80% da capacidade da bateria, ao ritmo mais rápido possível.
2º carregamento por absorção, em que as são carregadas com correntes cada vez menores, enquanto a tensão é mantida no ponto de absorção. esta etapa carrega os restantes 20-30% da capacidade da bateria.
3º carregamento flutuante, é quando as baterias se encontram carregadas, e a tensão no carregador é reduzida abaixo da tensão de absorção e mantida constante. isso evita danos para a bateria que iria ocorrer se a tensão fosse mantida na tensão de absorção. isto permite ao carregador compensar perdas por auto-descarga da bateria.
resumindo a melhor maneira de prolongar a vida útil das baterias de gel é, sempre que possível efectuar o carregamento das baterias.
um abraço ao pessoal
ricardo faria
-
serges

tenho feito uma média de 40km e depois carga com ela, nunca foi menos de 9h o tempo de carga!
p.s.: só para picar 390km feitos com a fúria eléctrica, azul, mas sem riscas!
p.s.: só para picar 390km feitos com a fúria eléctrica, azul, mas sem riscas!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
José Luís Cabete
- Membro Silver

caros confrades
vou aqui aprendendo mais umas coisas, parece-me que as baterias são como a minha barriguinha, vazia só por pouco tempo, porque muito tempo fico fraco, portanto aconselho, barriguinha cheia, e baterias sempre carregadas, vida longa.
vou aqui aprendendo mais umas coisas, parece-me que as baterias são como a minha barriguinha, vazia só por pouco tempo, porque muito tempo fico fraco, portanto aconselho, barriguinha cheia, e baterias sempre carregadas, vida longa.
-
jcsa
- Membro Dedicado

- Registado: quarta jan 09, 2008 5:26 pm
Código: Selecionar todos
o descanso central fora, como te safas nas descidas e outros locais mais íngremes para a estacionar!
os leds é uma ideia que tenho, inclusive na iluminação do conta km, pois é pouca! mas a falta de tempo para me dedicar a tal é muita!
aconselhas as baterias a carregar sempre mesmo a meia carga! o que tenho feito é quando sinto a com pouca potencia e algumas subidas já não tem a genica milagrosa e o voltímetro passa o vermelho, toca de a alimentar, a meio só fiz uma vez mas foi mesmo porque no outro dia ia fazer uma viagem grande!
força nisso!os leds penso que é uma optima ideia para dar à bereco um ar mais futurista, mas será dificil teres a mesma eficiência em termos de iluminação, a não ser que tenhas mesmo muitos leds para compensar, e posso-te dar um exemplo, eu pratico ciclismo e tenho na minha bike para andar à noite dois focos com 6 leds cada, o que dá um total de 12 leds e mesmo assim a iluminação que consigo é bastante inferior à da bereco.
quanto à carga das baterias eu acho que a forma como estas a fazer é a melhor, eu faço o mesmo, deixo o ponteiro chegar mais ou menos à zona vermelha, que é quando as baterias estão com 10, 15 % de capacidade e ponho a carregar.
lembra-te que mesmo que a ponhas a carregar quando está a meia carga já conta como um ciclo.
eu pessoalmente acho que isso só deve ser feito se por exemplo tiveres uma viagem longa programada, como foi o teu caso, ou se fores de férias e ela estiver parada muito tempo. a minha por exemplo como está parada deixo-a sempre carregadinha .
ps. a tua reportagem foi optima, parabéns. é de iniciativas destas que precisamos, para abrir os olhos às pessoas.
a tua bereco é mesmo irmã gémea da minha, exactamente igual.
-
serges

obrigado, jcsa, concordo com tudo e subscrevo, os led's estava mais a pensar substituir os mínimos, os médios não existem com tanta potencia, e depois nem para máximos! se existir uns mínimos fortes já será quase suficiente para andares com os mínimos durante o dia pois é só para marcarem presença e à noite liga o normal!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
jcsa
- Membro Dedicado

- Registado: quarta jan 09, 2008 5:26 pm
se arranjares leds diz-me, eu também gostava de substituir os minimos por leds e o stop atrás
-
rataoratao
- Membro Dedicado

- Registado: sexta mai 18, 2007 5:34 pm
serges Escreveu:obrigado, jcsa, concordo com tudo e subscrevo, os led's estava mais a pensar substituir os mínimos, os médios não existem com tanta potencia, e depois nem para máximos! se existir uns mínimos fortes já será quase suficiente para andares com os mínimos durante o dia pois é só para marcarem presença e à noite liga o normal!
hum... eu também pensava que ainda não existiam leds com grande potencia, mas vi à pouco tempo um site de um fabricante de leds com 40 e 60w.
no ebay fazendo uma pesquisa por "led 15w" ou "led 20w" já aparece material do tipo luxeon, lumiled, prolight. o problema é mesmo os preços, mas que dariam boa luz dariam.
15, 20 e 50w...
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/new-prod ... enamezwdvw
http://cgi.ebay.com/20w-warm-white-led- ... otohosting
http://cgi.ebay.com/ws/ebayisapi.dll?vi ... 2bi%252bss
a substituição de stops, piscas e mínimos até parece-me muito boa ideia.
-
José Luís Cabete
- Membro Silver

boas pessoal
vi um anúncio da página do olx que diz ter lâmpadas de led automóvel, tem telefone 934200884, e e-mail, [email protected], experimentem quem sabe pode resultar.
vi um anúncio da página do olx que diz ter lâmpadas de led automóvel, tem telefone 934200884, e e-mail, [email protected], experimentem quem sabe pode resultar.
-
easy
- Membro Silver

- Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm
não sou especialista em baterias nem em electrónica mas pelas experiência que tenho como utilizador, tem toda a lógica. nos telemóveis e computadores portáteis já tinha reparado que demora mais a carregar os últimos 20-30%.pantspanana Escreveu:olá pessoal
um abraço ao pessoal
ricardo faria
duvido. um ciclo significa carga e descarga completa, que penso ser o que mais puxa pela bateria. se fosse como dizes, sempre que falhava a luz, ou sempre que ligavas e desligavas o carregador enquanto a bateria está a carregar, estarias a queimar um ciclo, o que não me parece que aconteça.jcsa Escreveu:lembra-te que mesmo que a ponhas a carregar quando está a meia carga já conta como um ciclo.
-
serges

josé luís cabete Escreveu:boas pessoal
tenho de ver qual o casquilho da dita e claro arranjar tempo para a ver!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga