Imposto Único de Circulação

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Imposto Único de Circulação

Mensagem por hynek »

hoje descobri, por acaso, que estava em atraso no pagamento deste imposto. por isso quero chamar atenção que as regras mudaram e as multas são pesadíssimas.

o pagamento do iuc passa de ser pago no mês de aniversário da matrícula do veículo. esta alteração de prazo leva a que o período de pagamento se distribua por todo o ano civil. a título de exemplo, o pagamento do iuc relativo a um veículo cuja matrícula seja de janeiro de 2005 terá de ocorrer durante o mês de janeiro de cada ano, já a partir de 2008.

o dístico para afixação no veículo deixa de existir, servindo o recibo de pagamento como prova da liquidação do imposto, pelo que se aconselha os contribuintes a manterem-no juntamente com a restante documentação do veículo.

as novas regras ditam que os proprietários de viaturas adquiridas antes de 1 de julho de 2007 vão pagar o iuc a taxas semelhantes às dos anteriores imposto municipal sobre veículos, (imv) imposto de circulação (ici) e o imposto de camionagem (ica). os veículos da categoria a, matriculados antes de 1981, e os da categoria e, matriculados antes de 1992, não pagam qualquer imposto. já aos veículos de categoria b adquiridos a partir de 1 de julho de 2007 aplicam-se as novas taxas de iuc.

recorde-se que ao contrário do que sucedia com o imv, o ici e o ica, o imposto único de circulação é devido pela propriedade do veículo, independentemente do seu efectivo uso ou fruição.

a liquidação do iuc é feita pelo próprio sujeito passivo através da internet ou em qualquer serviço de finanças. no caso de o sujeito passivo ser uma pessoa colectiva será obrigatória a utilização da internet, tal como já sucedia anteriormente.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Re: Imposto Único de Circulação

Mensagem por orbis »

na devida altura fiz referência aqui no fórum a este assunto e lembro-me que o serges participou bastante nesse tópico. parece que andaste distraído.....

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

pois já o paguei e olha foi o mesmo preço do antigo selo!

não tem foto do ministro das finanças...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

na devida altura fiz referência aqui no fórum a este assunto e lembro-me que o serges participou bastante nesse tópico. parece que andaste distraído.....

tambem nao tinha dado por isso assim apoiu o hinek de relembrar e de citar com os devidos permenores .
obrigado a-os dois
(pessoalmente nao me serve de nada mas é em nome de todos os outros foristas)
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

pois, em frança não precisas de pagar isto. o meu reparo foi apenas isso....não foi uma crítica.

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm

Mensagem por Eletrico »

ola
deixem-me acrescentar uma nota ao que já disseram.
tem que ver com carros importados ,nestes caso (pelo menos em 2 carros que conheço) o pagamento não tem de ser no mês de aniversario da 1ª matricula do carro mas sim com o mês em que foi matriculado em portugal. assim se alguém que tem um carro de agosto que foi legalizado em janeiro o mês do pagamento e janeiro,se esperar por agosto pode ser tarde...
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

mco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm

Mensagem por mco »

eu tenho que pagar o meu amanhã
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Mensagem por klinzter »

com este novo imposto, será que valerá a pena ir até alemanha e trazer um carro????
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

rataoratao
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 18, 2007 5:34 pm

Mensagem por rataoratao »

compensa, basta ires a um stand eles continuam a ter, mas pagam é mais um pouco para circularem, um 1,9 com turbo (ou do género, mas com outros nomes) já deverá pagar uns 150€, claro que depende de caso a caso.... no entanto é anual, por isso porque é que não haveria compensar....

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”