Sistema solar Sunaitec (nacional)

Responder

Autor do tópico
Gaspar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jan 05, 2008 11:09 am

Sistema solar Sunaitec (nacional)

Mensagem por Gaspar »

boas.
o que acham do sistema solar da sunaitec? http://www.sunaitec.pt

vi na sinerclima 08 e gostei, um sistema de elevado rendimento que se "defende" quando tem temperaturas elevadas (parece que tem um micro-chip que faz a gestão). aparentemente tem as vantagens do vácuo, mas não as desvantagens (talvez excluindo o preço), só falta saber a durabilidade e longevidade do material. foi-me dito que este produto estava em testes no ineti e que ainda não estaria disponível.

vi o material ao vivo e fiquei surpreendido com o aspecto no geral.

cumprimentos.

toffee
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado fev 02, 2008 10:58 pm

Re: Sistema solar Sunaitec (nacional)

Mensagem por toffee »

também achei interessante. só com a desvantagem que um tubo custa a volta de 1000€ e são necessários 5 tubos para chegar ao mesmo rendimento que um painel normal. mas as vantagens da integração arquitectónica são obvias.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

em inglaterra existe uma fabrica que fabrica telhas fotovoltaicas e a integraçao arquitectonica tambem é total. acho o preço excessivo mesmo para uma tecnologia supostamente "revolucionaria". #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

preços à parte vamos ao q interessa: o sistema funciona como eles dizem todo o ano sem backup? é q se for mesmo assim nc + se depende de + ninguém para akecimento de águas, se gastares tipo 5mil€, há gente a gastar isso para o energie e outras bombas de calor e tem sp q depender da edp para alimentar o compressor e por vezes a resistência e tb da boa vontade da mãe natureza para q as temperaturas exteriores n serem mt baixas senão o rendimento é perto de zero :s
outra coisa q me parece engraçada é daria para sobredimensionar o sistema para inverno sem depois de verão se correr o risco de sobreaquecimento da água no depósito sem + truques de piscinas ou dissipação...

cumps!

Sunaitec
Novo membro
Novo membro
Registado: terça mar 04, 2008 10:47 pm

Mensagem por Sunaitec »

boas!

antes de mais os meus parabéns pelo tópico e pelo interesse, em particular, na discussão sobre este novo produto nacional patenteado da sunaitec.

apenas um esclarecimento. sobre o que o utilizador "toffee" disse, que são precisos 5 receptores para se chegar ao rendimento de um painel normal, isso não corresponde à realidade. os 5 receptores equivalem sim ,em termos de área de captação, a um painel tradicional de cerca de 2m^2. no entanto, dado possuirem orientação solar inteligente( perpendicularidade constante relativamente ao sol) e ainda possuirem um concentrador óptico (área do absorsor 5 vezes menor que a área de exposição solar) o seu rendimento é incomparável.

cumprimentos

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

por quanto fica por exemplo um sistema destes montado no sitio para aquecer águas de inverno e verão sem necessidade de backup para um depósito de 300l? zona norte do país com exposição total (sem qq impedimento ou sombras) do telhado de este-sul-oeste?

cumps!

Sunaitec
Novo membro
Novo membro

Mensagem por Sunaitec »

caro toze,

devido a certas regras impostas pela administração deste forum não lhe posso responder a essa questão. se quiser uma estimativa de "orçamento" por favor envie um email para a sunaitec.

cumprimentos

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

estive a ver o site a gostei imenso. é mais um grande passo na direcção correcta pois não há impacto visual, assim ele tenha características técnicas e económicas igualmente interessantes. e se é português melhor ainda.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

JJ2000
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo nov 04, 2007 7:31 pm

Mensagem por JJ2000 »

estive na exposalão quando foi a feira sinerclima e falei com os responsáveis desta empresa, e para mim o sistema é completamente inovador, vem finalmente responder á estagnação em que caiu a energia solar nos ultimos 20 anos. sim, de facto nestes ultimos apareceram os cpc, os tubos de vácuo, mas sejamos realistas, estes sistemas vieram resolver as questões de fundo? as questões que realmente interessam resolver? se analisarmos friamente não vamos encontrar tanta diferença assim destes sistemas para os colectores tradicionais. a mim, parece-me que finalmente surge um produto que vai definitivamente mudar a maneira como olhamos para o aproveitamento da energia solar. senão vejamos as vantagens que ele traz, que á partida para mim são claras:

-controlo absoluto de temperatura (adeus tapumes horríveis a cobrir os colectores, adeus recargas de circuito quando a "panela de pressão aquece", adeus custos enormes de manutenção)

-completa integração arquitectónica (para além da tradicional colocação no telhado, apresenta este interessantíssimo novo conceito que são as varandas solares e fachadas solares, algo que inverte por completo a estética até hoje dada pelo colectores tradicionais, passa a ser esteticamente desejável ter colectores solares!)

- rendimentos á partida muito superiores, se é possível controlar o ângulo solar, então não será muito descabido dizer que passamos a poder estar num espectro completamente superior de incidência da radiação solar?....

não digo que o preço seja um aspecto desprezável, seguramente que o não é, mas este produto, pelas vantagens que apresenta, tende a apresentar-se como um topo de gama no seu segmento, e todos nós sabemos que comprar um fiat é diferente de comprar um bmw ou um mercedes...

finalmente destaco a tecnologia 100% portuguesa, é de louvar quem ainda consegue desenvolver este tipo de tecnologia em portugal.

por tudo isto, penso que esta empresa está de parabéns.

já agora para quem estiver interessado, esta uma noticia no site leiriaeconómica uma noticia sobre este tema: http://www.leiriaeconomica.com/item2489.htm

cumps
Última edição por JJ2000 em quinta mar 06, 2008 11:23 pm, editado 1 vez no total.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

jj2000, de acordo. no entanto devemos fazer a analise correcta da situaçao, e ai existe uma falha no seu raciocinio. eu explico: existe dois problemas distintos, o da captação e o da integração. como é evidente, quando se faz a integraçao arquitectonica isufrui-se imediatamente de varias vantagens, como acontece com tudo que é pensado de raiz e executado durante a fase de construção do imovel. caso contrario temos que fazer o remendo usual, que é a instalação classica de toda a infraestrutura necessaria à aplicaçao dos elementos solares, que por vezes podem até criar rupturas na propria estrutura do imovel. será menos estético, existirão mais perdas energeticas e não se gozará de nenhuma vantagem estrutural. ou seja, podemos pensar nas duas disciplinas separadamende mas só obtemos o melhor resultado na sua integração. foi o que fez a sunaitec #

ps: o seu exemplo de qualidade é retrogrado, pois tanto a mercedes como a bmw representam a antiga escola dos motores a explosao.

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

se tivéssemos uma maior percentagem de empreendedores como o da sunaitec este país rapidamente estaria na vanguarda em todos os aspectos. é que sendo muito criativos normalmente não somos empreendedores e este é-o.

longa vida e bons êxitos á sunaitec.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

JJ2000
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo nov 04, 2007 7:31 pm

Mensagem por JJ2000 »

bluesky, concordo que poderão existir casos onde será mais dificil arranjar adaptação numa situação de conversão de edifício ja existente, mas ser difícil não é impossível, e em todos os colectores esta questão se põe quando estamos perante uma situação de vivenda, edificio, enfim estrutura ja existente, mas existe uma coisa que os outros não possuem, neste caso, é possível instalar o colector numa fachada, parede vertical virada a sul, numa varanda, num parapeito de muro que seja. há todo um leque de possibilidades á disposição que seguramente não existem nos colectores normais, até aqui penso estarmos de acordo. agora penso não estar a entender como é que isto poderá criar rupturas no imóvel, mais, penso que o facto de termos obrigatoriamente de instalar o colector tradicional num telhado é a que traz, esse sim, mais prejuízo á estrutura do edifício. se considerarmos que podemos instalar este sistema da sunaitec numa varanda por exemplo, ou numa fachada, vamos trazer seguramente menos dano ao edifício. de qualquer das formas, estamos a falar de um colector e não da estrutura de instalação que está por trás da instalação, isso será outra guerra não?

cumps

ps: quanto á minha observação ser retrogada...bom, quer então dizer que bmw e mercedes são marcas de baixa gama, sem qualidade...já estou a ver que andei estes anos todos enganado então...

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

estamos novamente de acordo, a ruptura que falava era relativa aos sistemas convencionais e nao os da sunaitec. em relaçao ao mercedes e bmw acho-os totalmente populares, pois todos os desejam (menos eu). para mim sao pesados, caros, ostensivos e poluidores, logo nao encaixam no meu perfil. tambem acredito que a instalação de sistemas solares deixem igualmente de ser uma questao de status social e se tornem populares e acessiveis. um abraço #

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

sunaitec Escreveu:caro toze,

devido a certas regras impostas pela administração deste forum não lhe posso responder a essa questão. se quiser uma estimativa de "orçamento" por favor envie um email para a sunaitec.

cumprimentos
viva. obrigado pela resposta. e não descurando apesar de gostar do produto e da sua integração na arquitectura da casa, o factor performance é de sobremaneira importante (não quero ter apenas uma cobertura de alpendre com umas barras hightech quero resultados).
quando pedi a opinião é de alguém q tenha e q use para uma familia de 4-5pessoas e não de um instalador, pois como deve calcular a opinião pode ser honesta mas vale o q vale pois vem de quem vem, e temos tido amostras neste forum sobre isso.
por isso e apesar de n estar a dizer q isso acontece com o sunaitec(esperemos q não pois já temos mt banha da cobra), espero q um utilizador do sistema possa fazer uma avaliação do sistema, relação custo/beneficio, se usa algum backup ou não q qt a mim é o factor + importante, preço e acumulação de águas do seu caso, etc pois esta opinião será concerteza menos inviezada do q a do instalador q tem obvios interesses.
não estou a dizer q a opinião do instalador n seja válida(gosto de pensar ainda há gente honesta neste país e séria), apenas q será mt melhor para nós e para o produto ter utilizadores a partilhar a sua experiência aki no forum pois de certeza contribuirá para a credibilização da solução. sei q por exemplo uma urbanização nova em granja e o novissimo arrabida lake towers em vila nova de gaia está de cima abaixo com barrinhas da sunaitec nas varandas (pelo menos assim parece) ainda n estão habitados mas assim q estiverem gostava de ver as opiniões dos utilizadores porque estão numa zona de exposição solar e condições climatéricas mt próxima das minhas.

cumps!

ps: quanto à guerra da integração em habitações acho q o problema depende mt da criatividade e imaginação de quem possui a habitação e de quem está a instalar. há 10 anos instalaram-me uma caldeira e aquecimento em todas as divisões de uma casa com 30 anos sem rasgar 1 unica parede para esconder tubos e o isolamento da instalação nc esteve em causa, tem q se jogar com a arquitectura do edificio, dispensas, moveis embutidos, moveis grandes, cave, sotão, etc etc para passar os tubos sem impacto visual para quem lá habita, ou isso ou fazer obras de fundo...mas é como disse tudo é 1 questão de imaginação e criatividade...neste momento possuo 1 alpendre em ramada num pátio exterior contiguo à casa q tem 1 ramada por cima concerteza em vez de ter os barrotes em madeira q tem neste momento podem ser substituidos pelo sunaitec, e uso os barrotes devidamente envernizados dentro das salas + rusticas da habitação para imitar os suportes de soalho antigos por exemplo...é preciso é imaginação e boa vontade!

Autor do tópico
Gaspar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Gaspar »

boas.
caro toze_feup, creio que está enganado.
este sistema ainda está em testes no ineti, aparentemente com excelentes resultados, mas ainda não é comercializado.
claro que quando for, será importantissimo ter algum backup dos utilizadores. por agora, especulamos sobre a rentabilidade deste sistema, mas como alguém disse - jj200 "tecnologia 100% portuguesa, é de louvar quem ainda consegue desenvolver este tipo de tecnologia em portugal."

cumprimentos e obrigado aos intervenientes neste forum por manterem a conversa interessante, elucidativa e produtiva.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

gaspar Escreveu:boas.
caro toze_feup, creio que está enganado.
este sistema ainda está em testes no ineti, aparentemente com excelentes resultados, mas ainda não é comercializado.
isso quer dizer q os empreendimentos q eu citei acima ainda n têm esse sistema? as barras q se parecem imenso com as do site da sunaitec são meramente arquitectonicas e por coincidência iguais nos 2 edificios uma boa dezena de kms afastados e de 2 empresas completamente distintas? posso tirar isso a limpo este fim de semana pois já tinha ideia de me fazer passar por 1 potencial cliente para ver os apartamentos e o sistema em si. alguém da sunaitec poderá dizer melhor se esses blocos têm ou não este sistema?

cumps!

Autor do tópico
Gaspar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Gaspar »

posso tirar isso a limpo este fim de semana pois já tinha ideia de me fazer passar por 1 potencial cliente para ver os apartamentos e o sistema em si.

caro toze_feup.

isso era uma excelente ajuda.

cumprimentos.

Sunaitec
Novo membro
Novo membro

Mensagem por Sunaitec »

caro toze_feup, posso assegurar com 100% de certeza que a sunaitec ainda não tem nenhum sistema instalado, os protótipos ainda estão em testes no ineti (assim que houver resultados serão divulgados). já agora se nos poder dar mais algumas informações sobre esse sistema que viu, será uma ajuda.

cumprimentos

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

opa para já a unica coisa q posso dizer é q visualmente é mesmo mesmo mesmo parecido com o q está no site da sunaitec, daí ter pensado q era mesmo o da sunaitec. mas se assim é, então a minha vista cá de baixo engana-me.
vou tentar passar por lá este fim de semana pra ver se consigo saber o q eles usam nas varandas então q fica mt parecido com os paineis em questão.existem mais sistemas concorrentes e de igual aspecto é?

cumps!

Sunaitec
Novo membro
Novo membro

Mensagem por Sunaitec »

meus caros,

do que se consegue visualizar no portfólio http://www.hn.co.pt (arrabida lake towers), diria assim de repente que serão estruturas de sombreamento e nada mais, mas só analisando mais de perto. de qualquer forma não podem existir estruturas (receptores solares/fotovoltaicos) com o mesmo sistema da sunaitec, pois a sunaitec é detentora da patente nacional e internacional destas estruturas. o que existe e poderá ser facilmente confundido são as tais lâminas que estão muito na moda para fazer sombreamento nos edifícios sem qualquer outro tipo de utilidade.

ficamos a aguardar…

cumps

Responder

Voltar para “Energia Solar”