Aquecimento do combustível

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am

Re: Aquecimento do combustível

Mensagem por Flamingo »

antigamente os carros também se afinavam, mesmo sem haver maquinas para os afinar. havia sim era bons mecânicos.
antes de haver meios mais evoluidos para para alinhar as rodas, havia meios artesanais, e os carros andavam a direito...
antigamente mesmo não havendo a facilidade que hoje há de mudar os pneus, os carros nem por isso andavam descalços...
de um modo geral, não é preciso recorrer a meios eletrónicos todos xpto para poder verificar a funcionalidade de isto ou aquilo...

a seu tempo ou e quando me for possivel, e também quando tiver algo em concreto e convincente eu colocarei aqui os meios utilizados...

pinto, há um ditado que diz: "cada cabeça, sua sentença". se não quiseres investir muito, a ideia que eu te dei pode ser uma boa experiencia, mas tal como já disse anteriormente não é eficaz, nem de longe o suficiente. não afirmo!!!... mas estou convencido que será bem melhor que esse tal permutador que falaste.
mas claro que se quizeres investir num permutador desses que se encontram à venda próprios para esta funcionalidade, ficarás certamente muito mais bem servido. e ás vezes andar com invenções só serve para desperdicio de dinheiro...

Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm

Mensagem por pinto »

obrigado pelas vossas idéias,amanhã vou tentar enviar as fotos da tal peça manhosa.por enquanto vou manter os 30/ov e a peça que tenho,pois de momento não me é possível investir em algo mais sofisticado.mas ainda tenho que estudar uma maneira para aquecer o filtro,o problema é que não percebo nada de mecânica.abraço
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por pinto »

oi tó miguel,estive a ver,no pc,a imagem que me mandas-te do teu permutador,e realmente são iguais,trata-se do mesmo permutador.agora lembro-me de ter perguntado ao rapaz que o colocou no meu corsa,para que serviam os "parafusos" e "porcas" que o permutador tinha,e ele respondeu que se algum dia eu quisesse poderia ligar o permutador electricamente mas que não valeria a pena,pois só aquecido pela agua de arrefecimento do motor era suficiente.aqui vão as fotos da tal peça manhosa.abraço
Anexos
MVC-003L.JPG
MVC-003L.JPG (64.75 KiB) Visto 8497 vezes
MVC-002L.JPG
MVC-002L.JPG (82.3 KiB) Visto 8498 vezes
MVC-001L.JPG
MVC-001L.JPG (60.01 KiB) Visto 8495 vezes
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

infelizmente há muita gente ignorante ou sem experiência que ainda por cima aproveita ignorância dos outros para vender banha da cobra. infelizmente até empresas que saem nos jornais e tv......

o que está descrito e partilhado neste fórum é suficiente para que ninguém se deixa enganar.... basta ler ou perguntar.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por pinto »

tens toda a razão hynek.mas quem me falou neste rapaz falou-me muito bem,que muita gente já tinha a peça que ele monta e que era muito boa,e eu na minha ignorância fui atrás,já lia o fórum há uns meses e já usava na altura ov,vou ver se consigo arranjar um permutador melhor.talvez peça a alguém que saiba soldar em inox e me ajude a fazer uns que já vi aqui pelo fórum,obrigado pela atenção,abraço
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl

RPL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

devia ser preso!!!!!
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Autor do tópico
pinto
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por pinto »

boas,nas fotos dos posts anteriores o permutador tem uma peça enroscada em que na ponta tem dois bornes,eu julgo que isso sirva para o aquecimento eléctrico...os entendidos que me esclareçam.e já agora tou a pensar fazer um permutador parecido,muito maior(+- 20cm de comprimento) e com aquecimento eléctrico também.como é que poderei aquecer o permutador?abraço
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

hynek Escreveu:...(...)
flamingo, quanto a eficácia mencionada do teu permutador, como mediste esta eficácia? podes publicar os resultados?
prometi que lhe dizia resultados quando tivesse algo convincente e aqui estou eu...

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=100

no tópico anterior pode ver uma valvula instalada à entrada da bi, lá está descrito para que serve... como ainda não está em funcionamento, liguei lá um fio que transporta corrente para uma lampadan dentro do abitáculo (negativo), o outro fio vem da bateria e transporta corrente para a mesma lampada (positivo). como o termocontacto é fechado, a lampada fica acesa constantemente. colocado o motor em marcha, quando atinje a temperatura da foto seguinte indicada no painel a lampada apaga. sinónimo de ov quente, temperatura acima dos 75º... (ver no lado esquerdo)...

Imagem

quando a temperatura baixa, a lampada volta a ascender. na temperatura que vai ver a seguir a lampada estava acesa...

Imagem

de referir apenas que eu descrevi a operação ao inverso, calhou assim. mas pode ver pelas horas do relogio a ordem que foi. é que antes de ter tirado as fotos já tinha expermentado, quando cheguei a casa é que tratei da parte fotografica.

depois de fazer a experiencia, pus a carrinha em marcha com a lampada apagada, (tinha estado a trabalhar ao relanti e o ov estava quente, no caso mais diesel que ov), e depois de andar uns 3 quilometros a lampada ascendeu, sinónimo de ov abaixo dos 70º.
é verdade que a lampada não voltou a apagar, o ov manteve-se abaixo dos 70º, mas também é verdade que hoje esteve por aqui um dia frio, e como pode ver pelas horas do relógio, a essa hora também não se pode exigir muito. mesmo assim acredito bem que a temperatura se tenha situado acima dos 60/65 graus...
espero ter respondido à sua pergunta, pormenores em termos de temperatura... não tenho tempo nem disponibilidade para isso, até tenho aqui perto onde adquirir o material, mas falta a pachorra... e tambem €...

já agora, sábado vai levar com estes 42 e vai fritar daqui direito a lamego...

Imagem

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

flamingo esses trez gericans pequenos é oleo ou gordura vegetal? pela cor deles acastanhado ainda vai virar pasta.

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

é uma mistura das duas coisas...
o ov ainda não tá seco, vai ter que passar por uma resistencia para ficar bom, mas no jerricam maior está misturado já com a percentagem de gasolina correspondente, dai a razão da cor ser diferente.
mas a minha locomotiva queima tudo, é como o dono...
no tratamento do oleo ainda estou um bocado cru, tenho que arranhar um bocado ainda. á uma ou duas horas da tarde a cor é outra, o sol vai tratando dele, mas até sexta não dá tempo, vai ter que levar uns choques eletricos. de referir que é só ovu!

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

mexe isso bem. há uns tempos atras experimentei meter gordura vegetal no deposito (em estado liquido), tinha um aspecto mais espesso que o habitual mas lá meti, o resultado foi que a gordura começou a depositar.
resultado: tive de trocar o filtro de gasoleo, desmontar a tubagem e o deposito e retirar a gordura que ficou agarrada por todo o lado e olha que para limpar não foi facil
agora quando arranjo oleo que eu veja gordura ponho logo de lado. mais vale fazer sabão com ela.

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

pinto Escreveu:boas,nas fotos dos posts anteriores o permutador tem uma peça enroscada em que na ponta tem dois bornes,eu julgo que isso sirva para o aquecimento eléctrico...os entendidos que me esclareçam.e já agora tou a pensar fazer um permutador parecido,muito maior(+- 20cm de comprimento) e com aquecimento eléctrico também.como é que poderei aquecer o permutador?abraço
fazeres um permutador também com aquecimento electrico eu desaconselho-te vivamente, porque enquanto a água não estiver quente vai estar a arrefecer o trabalho do aquecimento eletrico. além disso, para que a água faça bom serviço é preciso que a zona de permuta seja uma area grande, senão de nada te vale. (o que falei atrás sobre aquecer o filtro enrolando um tubo de borracha em volta era uma orientação e um conselho tendo em conta o que pretendias ou pretendes fazer no mesmo, agora não estou a dizer o contrário, são coisas distintas) por isso penso que o melhor é colocares as coisas separadas, uma em nada estorva a outra...

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

viva flamingo!

concordo em absoluto com a tua opinião. de facto estar a aquecer electricamente a agua é mais uma sobrcarga de consumo mesmo antes de por o motor a trabalhar, e já há as velas para aquecer tambem, por isso concordo que se deve poupar ao máximo a bateria até ter o motor em funcionamento.
como ainda não tive oportunidade de por aqui umas fotos de uma engenhoca que penso aplicar no fiat e que vem mesmo a calhar, por isso vou postar as fotos do aquecedor eléctrico que pdesenvolvi apenas com materiais facilmente encontrados no comercio.
ressalvo que utilizo muito o latão apenas porque não tenho a cesso a um torno para tornear peças em inox, mas trata-se apenas de um protótipo para estudo.
pensando exactamente do mesmo modo, que deveria separar o aquecimento eléctrico do hidraulico, cheguei a isto.
Aquecedor 01.JPG
Aquecedor 01.JPG (0 Bytes) Visto 8313 vezes
Aquecedor 02.JPG
Aquecedor 02.JPG (0 Bytes) Visto 8311 vezes
Aquecedor 03.JPG
Aquecedor 03.JPG (0 Bytes) Visto 8308 vezes
o tubo isolante foi recuperado de uma cafeteira electrica e é em silicone.
se tivese acesso a torno os tubos seriam torneados para que ficasse tudo justo e bonito mas quem não tem cão caça com gato, ainda assim não tem qualquer fuga pois o tubo é muito macio e está bem apertado entre o canhão de latão e o tubo exterior.
o fio da resistência tem 1,2mm de diamentro e absorve 300w a 12volts.
não contando com a massa metálica, que é minima, os 12ml de oleo contido no interior vão de 10 a 70ºc em 5 segundos.
está em estudo a segurança térmica para proteger em caso de falha do circuito de controle de temperatura.
a alimentação vai ser feita por fonte pwm com circuito sensor de temperatura com ntc.
a minha grande dificuldade neste momento é que estou a viver a 200km da minha casa onde tenho todo o material das engenhocas, só la vou ao fim de semana e não vão ser todos.
abraço.

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm

Mensagem por Eletrico »

ola
red baron
peço desculpa per intrometer-me , esclarece-me uma coisa a resistência fica em contacto com o combustível ?

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

ó electrico...

ola
red baron
peço desculpa per intrometer-me , esclarece-me uma coisa a resistência fica em contacto com o combustível ?

fica..é bem perceptivel que fica..pelo menos..é o que se intui pelas fotos..mas acho que a termo não é boa ideia..potenciará a formação de residuos por queima directa..

abraço
[***************]

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

viva eletrico!
sim, fica.
ainda não fiz testes mas penso que não terá problema, deve é estar sempre imersa, ou seja não pode haver ar dentro do aquecedor. se houver as espiras que não tiverem imersas no oleo aqueceram em demasia levando a acumulação de depositos carbonosos.
deixo aqui a ressalva que isto é apenas um protótipo para testes não está testado e não sei quais os resusltados que se poderam obter.
assim que for a casa já vou fazer uns testes.

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm

Mensagem por Eletrico »

pois não me parece muito seguro mas....e um prototipo.
por outro lado e preciso isolar bem os tubos um em relação ao outro e a estrutura metálica "massa" de todo modo um não arriscava montar assim....
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

concordo com eletrico, não é seguro.

eu já experimentei um aquecedor parecido, com fio bobinado sobre tubo de alumínio (isolado).
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Flamingo »

red baron Escreveu:viva eletrico!
sim, fica.
ainda não fiz testes mas penso que não terá problema, deve é estar sempre imersa, ou seja não pode haver ar dentro do aquecedor. se houver as espiras que não tiverem imersas no oleo aqueceram em demasia levando a acumulação de depositos carbonosos.
deixo aqui a ressalva que isto é apenas um protótipo para testes não está testado e não sei quais os resusltados que se poderam obter.
assim que for a casa já vou fazer uns testes.
bem... perdoem-me os restantes oradores, mas eu não estou tão pessimista desde que salvaguardadas uma ou duas coisas:

-sobre a acumulação der depósitos carbonosos, residuos por queima direta ou outras coisas identicas que dai advenham, prefiro não me pronunciar por serem temas que eu ainda não domino...

- já sobre outros riscos ou possiveis problemas que possam aparecer,... pela forma de trabalhar que vi até agora do red baron, não tenho duvidas que certamente nada será deixado ao acaso. disso são bem exemplo os testes que efectuou sobre o permutador hidraulico que fez onde se deu ao trabalho de medir caudais por hora, manter temperaturas e variar esses caudais para poder fazer as leituras pretendidas.

sobre as fotos aqui apresentadas e fazendo uso do que por aqui aprendi, há duas coisas a alertar.

1-os materiais utilizados carregam consigo um defeito. a quantidade de massa metálica não tem a capacidade suficiente para absorver temperatura, obrigando desta forma a resistencia a trabalhar mais constantemente e daí então ocorrer os sintomas que os anteriores oradores falaram.
caso essa massa seja aumentada, será bom não esquecer que para sortir efeito terá que receber calor de alguma forma, para posteriormente esse calor ser absorvido pelo combustivel evitando assim que a resistencia trabalhe constantemente...

2-numa tentativa de evitar os tais fenomenos descritos pelos oradores anteriores, e colocando de parte a temperatura atinjida, teria que levar um qualquer sistema que obrigasse à interrupção da corrente electrica após um determinado periudo de tempo. assim, para além de evitar os tais depósitos carbonosos, sedimentos, residuos..., quando por algum motivo não circule combustivel no referido aquecimento e atinjindo aquele limite de tempo a alimentação da resistenci era cortada.
como vejo aquilo, poderá colocar-se um termocontacto a ler a temperatura do combustivel. mas vamos supor que por algum motivo não está a correr lá dentro combustivel e o tubo está vazio... não havia leitura de temperatura e o aquecimento não parava...

o red fala no seu post de um ou dois termos onde possivelmente já esteja a pensar nisso...

estou convencido que certamente não te ficarás por aqui, e depois dos problemas levantados, não será nada que certamente não consigas ultrapassar...
força nisso e se precisares de ajuda vai postando...

já agora uma ideia: um varão de aluminio com um minimo de 16 mm de diametro exterior e 25 cm de comprimento +/-, uma resistencia isolada em volta com a potencia adequada a aquecer o varão e por dentro dele um furo com 6 a 8 mm por onde iria passar o combustivel... é uma ideia apenas, mas pode ser bem trabalhada e dar resultados...

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

a resistência vai ter que fornecer a energia necessária para aquecer o combustível, independentemente da massa metálica presente. com menos metal, é verdade que vai ter que ligar mais cedo mas também é verdade que desliga mais depressa.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”