90% Paineis Termosifão instalados c/resistencia ligada

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
A.S.
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça fev 19, 2008 10:07 pm

90% Paineis Termosifão instalados c/resistencia ligada

Mensagem por A.S. »

a resistencia não tem comando solar.
tem comando de temperatura, baixa dos 60ºc e liga
90% dos paineis solares termosifão instalados estão a fazer de cilindro (mas desta vez maior que o velho cilindro de 80 litros).
as pessoas estão todas enganadas com painel solar termico tradicional.

XavierMaluco
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: 90% Paineis Termosifão instalados c/resistencia ligada

Mensagem por XavierMaluco »

a.s. Escreveu:a resistencia não tem comando solar.
tem comando de temperatura, baixa dos 60ºc e liga
90% dos paineis solares termosifão instalados estão a fazer de cilindro (mas desta vez maior que o velho cilindro de 80 litros).
as pessoas estão todas enganadas com painel solar termico tradicional.
mas então o que é que sugeres? criticar é fácil, apresentar alternativas é mais difícil.

x m

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

não ligues xavier. este só quer vender bombas de calor.

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm

Mensagem por DJGH »

a.s. Escreveu: as pessoas estão todas enganadas com painel solar termico tradicional.
e você, o esclarecido, está aqui para nos desenganar não é?
já reparou que é muito estranho os outros serem todos burros e você o único esperto neste forum? dá para pensar, não?
DJGH

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

djgh Escreveu:
a.s. Escreveu: as pessoas estão todas enganadas com painel solar termico tradicional.
e você, o esclarecido, está aqui para nos desenganar não é?
já reparou que é muito estranho os outros serem todos burros e você o único esperto neste forum? dá para pensar, não?
esperto como o engenheiro...

Abiliodinis
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 07, 2007 10:29 pm

Mensagem por Abiliodinis »

boa tarde, não concordo com essa afirmação só quem não tiver um pouco de conhecimento: aplica-se um relógio e a resistência só liga quando nos precisamos e é se a agua não estiver á temperatura desejada. para que 60 graus não pode ser a 45. programa-se o relógio e se o sol não aqueceu então ela liga, e na minha opinião é economico

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

não só económico como rentável, tenho um vizinho que instalou um sistema solar com aquecimento e regulou-o para 38 º c, perguntei-lhe à uns dias atrás se continua a gostar do sistema e já está a pensar em ampliar para ter mais rentabilidade no inverno e também fornecer água pré-aquecida à máquina de lavar loiça e roupa, ele disse-me que no verão nunca gastou energia eléctrica nem gás (porque deixou o esquentador na mesma para backup). ele diz que só gasta quem quer, porquê meter aquilo a aquecer até aos 60 ºc, isso é um desperdício de energia, e também se pode poupar metendo um circuito para abastecimento da máquina de lavar loiça e da roupa.

falando em preços gastou cerca de 1500 euros, e diz que vai começar a ganhar dinheiro ao fim de 8 anos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

ACA
Membro
Membro
Registado: sexta fev 29, 2008 10:46 am

Mensagem por ACA »

esuqueci de acrescentar que terá de ser uma caldeira com leitura de temperatura á entrada para funcionar só quando não existir agua quente no tanque do painel solar.
cumprimentos

ACA
Membro
Membro
Registado: sexta fev 29, 2008 10:46 am

Mensagem por ACA »

eu penso que ele quer dizer que:
a melhor solução de instalação de um painel solar termico é quando há agua aquecida pelo sol optimo, quando não há não é preciso aquecer o tanque de inercia, colocar um esquentador (gas ou electrico) a jusante do tanque de inercia, com leitura de temperatura á entrada do esquentador e quando não tiver temperatura no tanque (35ºc), liga e aquece a agua que consumir.
assim sim, é uma instalação para poupar verdadeiramente energia.
cumprimentos

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

não quero incendiar nada. mas parece-me por opinião mt pessoal e desde q vim para este forum essa opinião n mudou mas solidificou-se ainda mais, e mesmo por experiências de pessoas amigas, a forma mais economica/confortavel/inteligente de fazer backup num sistema solar será sempre com 1 esquentador a gás de chama modulante em serie com o sistema de acumulação solar. o sistema de resistencia electrica dentro do depósito é sempre mt mais dispendioso em termos de custo mensal(mesmo se for racionado) e não garante o mesmo conforto de uso. e o esquentador a gás garante sempre água quente, mesmo q por uma eventualidade se queira utilizar mais água quente do q a q o sistema foi dimensionado e q suprime todas as necessidades ditas normais...e mais importante ainda sem espera e sem truques...

cumps!

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm

Mensagem por DJGH »

exactamente caro tozé, é isso mesmo. é também a minha opinião e de todos os que conheço e que trabalham nessa área.
(incendiar? só se for mesmo a chama piloto)
DJGH

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am

Mensagem por FranzLiszt »

o problema do esquentador em série é a propagação da bactéria legionella no depósito, especialmente no inverno

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

pode-se ainda ter o painel solar ligado a um misturador termoestático (perdoem-me se não é este o termo correcto). assim, a água do solar pode estar a temperaturas mais elevadas, sendo que ao passar no dito misturador é adicionada água fria para uma temperatura à escolha. assim, pode-se ter um depósito de 200 litros a dar para p.e. 300 litros.
aqui na empresa vamos instalar um sistema solar. pelos cálculos dos técnicos (tenho de me fiar neles, não é?), vamos ter os 1000 litros de capacidade que temos a 60 a 70ºc e vai sair para banhos a 45ºc, usando o dito sistema.
não sei se existe, mas se existir ainda melhor. um dito misturador de 3 vias. de um lado o solar, de outro a água fria e ainda o esquentador. assim permitiria arrefecer e aquecer a água do solar.

agora se eu estiver a dizer uma grande barbaridade mandem-me um tiro... mas que não doa muito.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

sim isso q estás a dizer é verdade, se se regular a temp para valores + altos do q a q pretendemos para o banho podemos ter + litros de água para banhos misturando dps fria. no entanto isto só será verdadeiro na altura do ano em q o painel solar debitar de facto um excedente de calor para o qual foi dimensionado (tendencialmente no verão).de inverno q é qd + se precisa da água quentinha esse excedente dificilmente existirá, e por outro lado no verão qd a água quente do deposito termina por norma com o calor e o sol no pico esta aquece rapidamente de novo pois o sol de pico assim o permite.
para fazer o q querias acho q não precisas de ter a tal termoestatica de 3 vias, acho q não percebi mal, o q se faz é meter uma termoestatica entre o deposito e o esquentador solar, e regular por ex a água do deposito para 60º, a termoestatica para misturar para 55º e o esquentador pra se ligar se a água passar abaixo dos 50º...digo eu...é a maneira de fazer sem usar a tal misturadora de 3 vias, mas n sou entendido na matéria.

cumps!

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por toze_feup »

franzliszt Escreveu:o problema do esquentador em série é a propagação da bactéria legionella no depósito, especialmente no inverno
qual é o problema em relaçao ao mesmo deposito com resistencia electrica? não tou a perceber pq é q o esquentador tem culpa no assunto?mas tb n sou entendido na matéria, se alguém me kiser explicar agradecia.

cumps!

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver

toze_feup Escreveu:
franzliszt Escreveu:o problema do esquentador em série é a propagação da bactéria legionella no depósito, especialmente no inverno
qual é o problema em relaçao ao mesmo deposito com resistencia electrica? não tou a perceber pq é q o esquentador tem culpa no assunto?mas tb n sou entendido na matéria, se alguém me kiser explicar agradecia.

cumps!
se já tens a resistência eléctrica a funcionar, para q é q queres o esquentador?

já agora, a vantagem da misturadora termoestática é essencialmente evitar eventuais queimaduras na pele e eliminar as perdas energéticas ocorridas nas tubagens, visto q as próprias torneiras de banho já são misturadoras...

instaladorsolar
Membro
Membro
Registado: sábado abr 12, 2008 2:26 pm

Mensagem por instaladorsolar »

eu acho que existe alguma confusao em relaçao as misturadoras termoestaticas elas sao obrigatorias segundo os manuais agora sao é um pouco caras mas para que o cunsumidor tenha segunrança e conforto sao necessarias elas nao servem para dar mais agua elas servem para racionalizar a agua quente se o deposito tem 200 litros sao duzentos litros nao 300 nem 400 sao 200litros
agora eu acho que as pessoas pensam que os sistema solar e como um esquentador ou qualquer aparelho de agua instantania mas nao é . e necessario existir permuta é essencial agora as pessoas é que tem que ser educadas a ultilizar o sistema solar.
tambem existem tecnicas para que os sistema tenha mais aproveitamento de inverno ou de verao tambem existem tecnicas para que os sistema possa aquecer a aguas mais cedo agora
a educaçao é essecial mas um bom tecnico tera que ensinar as pessoas a usar o sistema da melhor forma para que tudo corra bem por vezes o sistema depois de montado tem que ser afinado pois toda a gente erra agora e necessario que admitemo o erro o problema e sempre o dinheiro por isso as vezes as pessoas tem o trabalho pelo preço que pagam
nao e por algum acaso que existem diferenças de preços tao grande e agora falo como profissional na area ja trabalhei para um importador de coletores solares que trabalhava com ferramenta do chineses agora deixo na vossa imaginaçao o resto

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

o problema da legionella, não é o esquentador em serie, mas sim a temperetura do deposito. se tivermos a temperatura do deposito perto dos 40 graus ( a temperatura optima de desenvolvimento da legionella é cerca de 37 graus ) temos então uma cultura de legionella no deposito.

não sei se conhecem este documento, nem sei se foi deste forum que o arranjei, se quiserem saber mais, descarreguem-no

http://rapidshare.com/files/112259687/legionela.pdf

cliquem em free, e rapidamente o terão no vosso computador, tem pouco mais de mega e meio...
Cumprimentos
Nuno Leitão

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm

Mensagem por Eletrico »

ola
o valor do control de temperatura que mencionas e realmente um cadito pesado.
mas vê estes:
http://pt.rs-online.com/web/4388477.html
http://pt.rs-online.com/web/search/sear ... &r=2836457
talvez seja o que precisas
um abraço
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver

oinq Escreveu:
o problema da legionella, não é o esquentador em serie, mas sim a temperetura do deposito. se tivermos a temperatura do deposito perto dos 40 graus ( a temperatura optima de desenvolvimento da legionella é cerca de 37 graus ) temos então uma cultura de legionella no deposito.
então, mas é mesmo aí q eu quis chegar... com o esquentador em série, no inverno praticamente nunca aquecemos a água do depósito solar até aos 55/60ºc, q é a temp. ideal para eliminar completamente a legionella

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”