Uma bereco do dia a dia!

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Uma bereco do dia a dia!

Mensagem por serges »

realmente o preço em nada deve, mas as ditas no meu caso em nada ajudam pois o preço das de origem são 140€ e ganho mais quê? ciclos de vida sim é para ponderar mas velocidade não, autonomia talvez um pouco mais!

deixa descer um pouco mais, pois até ficarem a um custo aceitável, talvez metade, seja já um bom preço!

é o problema das baterias...

vamos aguardar até acabar os 398 ciclos que faltam!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

também acho, eu estou a ver se consigo importar umas células novas que a a123systems têm que são de 3.3v nominais e 11 ah de capacidade e com as mesmas características das actuais, estas dizem eles que são para veículos eléctricos maiores tipo motas e carros, talvez o preço seja também um pouco melhor. vamos esperar pra ver.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

não é que seja caro...não há é dinheiro ... mas claro que isto só tende a melhorar com o tempo, mas temos de estar atentos às especulaçoes e boicotes dos cowboys ...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

fiz agora um novo pedido de cotação, e especifico para uma scooter como essa e até 3000w de potência, pode ser que haja novidades. os preço que indiquei anteriormente eram a preços de 2007, vamos aguardar.
Cumps Inovadores

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Mensagem por edupatorod »

caros srs,

sobre motor da bereco (e de scooters com motores imbutidos, sem escovas):

o motor é imbutido na roda traseira (faz parte do cubo da roda) e fica do lado esquerdo da roda traseira. do lado direito é o travão de tambor, a cabo normalissimo. o motor é composto por enrolamentos que estão imoveis e fixos ao eixo. e na parte de fora estão hímens permanentes. a razão pq não é preciso escovas é pq existem hímens permanentes na parte de fora, móvel, logo não é preciso qq energia para magnetizar a parte exterior, e o movimento é produzido por geração de campos magnéticos nos enrolamentos interiores (pela circulação de corrente proveniente das baterias) que vão fazer força no campo magnégcio permanente dos hímens exteriores. por isso se vê nas fotos a entrar no eixo da roda traseira um cabo que leva a energia para os enrolamentos. se fosse necessário magnetizar a parte móvel do motor... de certesa que era necessário escovas... pois seria a única maneira de levar energia à parte móvel.

o motor não tem qq desmultiplicação é directo, por isso se costuma dizer que esse motor não tem manutenção. apenas os rolamentos podem ter que ser substituidos, mais nada...
as várias velocidades e binários, são conseguidas por aplicação de várias tensões e correntes nos enrolamentos. isto é feito pelo controlador. por isso tem que ser tão perfeito, e dimencionado à medida do motor. corrente a mais, ou tensão a mais danificam o motor, e estes motores funcionam sempre no limite.
sérgio, um dia se quiseres has-de reparar que depois de uns 10km na mota, páras e põe a mão no motor. vais ver a temperatura que está. portanto imaginem a corrente que passa nos enrolamentos... são 45 a 90 amp, em média, a pasar em cada fio dos enrolamentos.

para desmontar o pneu traseiro é preciso tirar a roda traseira (do qual o motor faz parte) da mota, e leva-la a uma oficina que tenha uma máquina par atirar pneus (iguais à máquina que tira peneus dos carros).

o motor não é facil de tiar... e como já disse alguem... klaro que é mais facil roubar a mota toda, que só o motor.
já agora, na minha opinião, o coração da mota não é o motor... são as baterias e o controlador. são as baterias e o controlador que dão a vida à mota. o motor é simples de mais para que se possa dizer que seja importante.
num veículo com motor a combustão... a parte mais complicada é o motor... por isso se diz que é o coração do veículo. nos ev's as baterias e o controlador é o complicado.

tenho aqui fotos de uma scoots electrica toda aberta, desmontada com fotos do compartimento das baterias e tudo...
da proxima vez se quiserem posso por...

eduardo
ecomotores.com

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

claro que queremos, eduardo. quando tiveres disponibilidade agradeçiamos esse favor. obrigado.

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

sobre o preço que estão a conseguir para as baterias de lithium..
sergio acho que tens razão... 2000 eur é o preço de uma scooter nova.

de qq a maneira a bereco está apenas dimensionada para as baterias que trás com ela. qq outra bateria pode estragar o controlador e o motor, ou pode não dar à mota a performance que pensamos.
se querem pôr baterias diferentes do fabricante (e daquelas que eu vos arranjo) não poderá ser com o mesmo conrolador e/ou com o mesmo motor.

scooters com baterias de lithium de 3.0kw serão uma realidade daqui a uns meses... aguardem e vamos ver o que consigo.
pode ser que as leve para o portugal lés a lés de 2009. ))

eduardo
ecomotores.com

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

aqui estão as fotos, anexadas.
DSCF3144_small.jpg
DSCF3144_small.jpg (132.31 KiB) Visto 4843 vezes
DSCF3146_small.jpg
DSCF3146_small.jpg (118.77 KiB) Visto 4839 vezes
DSCF3147_small.jpg
DSCF3147_small.jpg (124.08 KiB) Visto 4828 vezes
não são fotos da bereco, são de outra scoot que tenho eléctrica, klaro.
é muito parecida com a bereco, e a nível mecânico é exactamente igual.

eduardo
ecomotores.com

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

agora já estamos a ir a algum lado. o motor é muito parecido com a tecnologia sema:

http://www.katech.com/katfiles/intro_to ... nology.pdf

estou a contar 3 baterias ou vejo a quarta mais em cima ao pe do farolim traseiro? sem querer ser chato nao podias arranjar uma foto das baterias na propria bereco? #

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

eduardo, a razão do motor ter escovas ou não, não se deve á posição dos imanes, mas sim ao tipo de motor, estes motores são motores trifásicos dc com ímanes permanentes, daí terem 3 fases, e tem também uns sensores chamados "halls" que detectam a posição dos ímanes e assim o controlador manda a energia paras as bobines consuante essa posição detectada pelos sensores. são os chamados motores "brushless", esse motor sem o controlador não trabalha.

aqui fica um diagrama de funcionamento, neste diagrama as bobines estão por fora, e no motor da bereco estão por dentro, mas o funcionamento é igual.

http://users.tinyworld.co.uk/flecc/4-po ... 031102.swf
Cumps Inovadores

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

jmal,

eu nunca disse que era por causa da posição dos hímens.

disse sim, que era por causa de ter hímens permanentres, que não é necessário magnetiza-los.

as escovas servem para levar energia electrica à parte movel do motor, para magnetizar hímens não permanentes ou enrolamentos. como são hímens permanentes já estão magnetizados e não é peciso qq escova.

o esquema que mostras é exactamente isso. no da bereco os himens são por fora... aí são por dentro.

eduardo
ecomotores.com

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

sim,

a 4ª bateria é por cima da roda traseira.

eduardo
ecomotores.com

joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Mensagem por joaquimdelisboa »

parabéns sérgio!!!

(peço que este post seja lido como exercício de descontracção).

repetindo... parabéns sérgio porque agora já sei porque a tua menina custou uma "pipa de dinheiro"!!!

fiquei esclarecido quando li por aqui que a tua "menina" possui "hímens permanentes" ainda que "hímens" seja coisa que não existe pois teriam que ser "hímenes", ainda que se compreenda que o que se pretendia dizer fosse "imãs".

acreditem que não venho apontar o dedo a ninguém pois eu faço parte da grande maioria que se engana e frequentemente tem dúvidas.

mas aquele: "hímens permanentes", fez-me rir... porque até hoje ainda só conhecia... hímenes temporários !!!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

, realmente pode-se fazer alguma confusão com hímenes e ímans, , mas o termo técnico é mesmos esse, ímans permanentes, sr. eduardo não se canse mais, estamos os 2 a falar do mesmo mas com termos diferentes, a coisa boa é que estes motores são dos mais eficientes que existem e a tecnologia utilizada também é da mais recente que se utiliza, portanto temos aqui um veículo á maneira.

joaquimdelisboa, não entendo porque diz "pipa de dinheiro", actualmente não conheço nenhum veículo de transporte mais barato que este.
Cumps Inovadores

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

nao estamos aqui para corrigir erros ortograficos de ninguem nem sequer para avaliar os conhecimentos de outrém, cada um fará o seu proprio juizo. estamos aqui para construir um futuro melhor ligados ao nosso interesse comum por veiculos electricos, mesmo que tivessemos que optar pela torrefacção de algum dinheiro sujo a mais, o que nem é o caso!!! e é isto tudo que pareçe ter escapado ao senhor doctor paraquedista de serviço joaquimdeangola e os seus prodigiosos conhecimentos linguisticos! #

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

oi pessoal, todos queremos exprimirmo-nos o melhor possível por isso não levamos a mal que nos auxiliem a fazê-lo, e, com bom humor

então é assim, tb me ri com os hímens pois fiquei a imaginar a quantidade de virgens necessárias especialmente quando tanto escasseiam...
vamos pôr os pontos nos iiis consultando os dicionários adequados.

wikipédia
o hímen é uma película dérmica presente na entrada da vagina. é impermeável, e normalmente possui uma abertura anelar, por onde são eliminadas secreções e a menstruação. em certos casos, a abertura é muito estreita ou pode não existir, requerindo intervenção cirúrgica para evitar a retenção de líquidos.
infopédia
um íman, também designado por magnete ou íman permanente, consiste num material que cria à sua volta um campo magnético. os ímanes podem ser naturais ou artificiais, estando no primeiro caso um mineral denominado magnetite. os ímanes artificiais são constituídos por ferro, cobalto, níquel e outros materiais chamados ferromagnéticos, os quais são facilmente magnetizáveis pela acção de uma corrente eléctrica.
saudações

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

obrigado pela informação

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

pronto, mais um iluminado....lá se foram os 3 da maravilhosa...voces querem mesmo dar cabo do topico, nao querem???

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

voltando ao topico!

lá fiz mais uma viagem, que descontracção que foi, um transito enorme mas não para mim pois fiz 6 km que nem em 5 minutos chegou! lá está foi uma aventura pois a buzina novamente me salvou de muita coisa! e como é uma buzina com "b" maiúsculo pois já há muito que não ouvia algo como esta, pois se calhar é mais potente que a do meu carro!

estou a adorar e agora não sei porquê tenho de chegar mais cedo ao trabalho pois os curiosos não param de fazer perguntas!

decididamente tenho de colocar o site para todos verem! mas honestamente as tipografias não querem trabalhar pois fiz diversos pedidos e nenhuma respondeu para me fazerem um autocolante em vinil que ficam só as letras e claro depois se fize se sucesso iria pedir uns quantos para os utilizadores que quiserem!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

vejam este interessante video:

Link