Óleo vegetal usado

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

Autor do tópico
Murilo Oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda fev 11, 2008 5:37 pm

Óleo vegetal usado

Mensagem por Murilo Oliveira »

coloquei este tópico aqui para responder ao daniel sobre o uso de óleos vegetais usados para a produção de biodiesel.

bom, acredito na potencialidade dos óleos vegetais usados (vou usar ovu) pois, no brasil, ele é uma das duas matérias-primas mais baratas para o biodiesel (a outra é o sebo bovino que apresenta uma disponibilidade de 750.000 toneladas/ano). entretanto, há três problemas com o ovu: a sua obtenção, o seu processamento químico e a sua qualidade.

quanto a sua obtenção, ela fica sujeita a políticas de coleta em residências, restaurantes, indústrias alimentares,etc. isso pode encarecer o produto final e não ser uma fonte de matéria-prima confiável.

quanto ao processamento químico, tem-se o problema da constituição do ovu. o ovu apresenta uma quantidade de ácidos graxos muito elevada (o acido graxo não serve para a transesterificação). diante disso, têm-se dois caminhos a tomar:

1) faz-se a neutralização dos ácidos graxos e procede-se a transesterificação.

2) faz-se a esterificação dos ácidos graxos. neste caso seria necessário um catalisador acido (ex. ácidos sulfônicos, hcl).
_______________________________________________________________________________________________________
vou fazer um comentário aqui.
o processo químico empregado mundialmente para a produção de biodiesel é o da transesterificação, na qual um óleo vegetal triglicerídico (óleo de soja) reage com um álcool (comumente metanol ou etanol) na presença de um catalisador (usualmente alcalino) para formar, majoritariamente, ésteres monoalquílicos (biodiesel) e glicerina.
há estudos para a utilização de catalisadores ácidos justamente porque eles formam o biodiesel a partir dos triglicerideos e dos ácidos graxos simultaneamente.

_______________________________________________________________________________________________________
no primeiro caminho, há a perda de grande quantidade do ovu, que não e o nosso objetivo.
já no segundo caminho, utilizando-se um catalisador acido, faz-se simultaneamente a esterificação e a transesterificação. entretanto, como nada e perfeito, seria necessário plantas industriais mais sofisticadas (caras) e temperaturas mais elevadas no processo.

há ainda a questão da qualidade. como o ovu será coletado de diversos pontos, fica difícil manter uma uniformidade dele.
a decantação, filtragem, analise química, etc. tudo isso será necessário antes da conversão do ovu em biodiesel.

bom, preferi abordar o assunto ressaltando os negativos, pois e ai que se precisa melhorar.
o ovu pode ser uma ótima opção para cidades abastecerem sua frota, como já vem acontecendo em algumas.

espero ter esclarecido alguma idéia sua, daniel.

saudações,
murilo.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Óleo vegetal usado

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá murilo:

a titulação vem resolver esse problema das diferenças de qualidade do óleo vegetal usado.
sabidamente no braisl, não temos políticas de recolha de ovu. consultando o ibama, este informa-me que se eu desejo fazer a recolha, posso fazer até o limite de 1.000 litros diários, sem a necessidade de qualquer tipos de autorização.
quando às empresas poluidoras, essas não são obrigadas a informar e mostrar recibo de recolha do seu ovu. como você vê, aqui ainda é muito precário a recolha de ovu.

temos debatido aqui no forum alguns temas que vão lhe auxiliar na compreensão.

quando comecei a trabalhar com bio de banha de porco, descobrimos que para sua eficiência, era necessário uma quantidade maior de base naoh ( cerca de 11g/l ) e temperatura de reação à 70ºc.

retornando para o aspecto do ovu, sabemos que no seu uso, foi usado muitos tipos de materias primas fritadas. desde frango, peixes, costeletas de porco e também batatas.

sabemos que um produto, ao ser frito, libera a gordura existente. no caso do ovu, temos no óleo recolhido, uma quantidade grande de gordura animal presente no óleo.

isso faz com que a necessidade de base, deve ser muito próxima à gordura animal, e a temperatura de reação superior ao normal indicado para óleo vegetais.

veja que isso ainda não foi constatado na prática, com repetição de experiencias em vários pontos, para propormos um protocolo.

gostaria de contar com sua ajuda em elucidar essa questão, que só se fará por teorias aliadas à prática.

se varias pessoas ajudarem, conseguimos desvendar esse mistério.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta fev 07, 2008 11:47 am

Mensagem por Mistura-Fina »

oi murilo e luciano!

estou tentando encontrar uma solucao complementar, quem sabe um pco distante daquilo que ditam as politicas de comunicacao dos variados lobby envolvidos...

em 1o. lugar obrigado pelas opnioes acima e os dados. o que me fez adentrar esta pesquisa foi o fato que, segundo estatisticas, o consumo medio de ov por habitante aqui na alemanha é de um litro por habitante por mes (1l/hab/mes). pensei no brasil, aonde o consumo nao deve ser muito menor, pensei em sp e tiuve que pensar... sera que em sp sao jogados fora de verdade 10 milhoes de litros de ovu nos ralos ou outro lugar por mês?! diante disso comecei em abril de 2007 as pesquisas... 10 mio. litros dariam uns (continhas basicas so p/ estimativas grosseiras) 100mio de km rodados a 10km/l?! nossa quantos carros poderiam queimar todos este ovu? se um litro de ovu suja 1 mio de litros de aguas, com aquelas que nao serao poluidas o ganho anti-poluidor sera fantastico. isto é p/ vcs saberem sobre minha motivacao.

bem, idealismos e teorias à parte, outro dia vi um sujeito na tv que com um motor de barco na a ovu alimentava 16 cidadezinhas alpinas – posso procurar o link depois. ele citou como vc a preocupacao com a limpeza e eles mostraram como as diferentes qualidades de oleos recolhidos sao limpas e misturadas para gerar uma qualidade sempre homogenea com um grau de de impurezas que nao excedem um limite de tolerancia imposto. eles usam somente ovu nao transesterificado para que ocorra a reciclagem do que seria lixo. depois disso e de pensar nas 7 mil toneladas de lixo diarios só de sp comecei a pesquisar as solucoes de paises como luxemburgo, suica, etc que se fizessem como no brasil de enterrar e pronto, viveriam numa lixeira. no brasil vcs ouviram falar do problema de nápoles ultimamente?

de qualquer forma: minha intencao aqui é montar uma cartilha reunindo todas estas informacoes. um abc p/ que o povo perceba o valor de se nao jogar fora.

estou prestes a montar minha primeira e propria engenhoca! porem confesso que ainda nao entendi bem alguns aspectos especialmente aqueles praticos descritos em outra secoes do fum por usuarios mais experientes e sabidos. vi que relamente importante é a limpeza, por decantacao e lavagem. mas como nao sou quimico.. dai minha alegria qdo vi voce

qual o metodo mais simples na suas opnioes para se „lavar“ o ov? vcs conhecem alguma literatura a respeito? batendo só com agua, tirando a maionese, etc como descrito em outro topic?

obrigado companheiros, espero poder seguir contando com suas preciosas contribuicoes.
daniel

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

olá daniel:

ao que parece, vc é brasileiro e está na alemanha.
não tenha dúvida que os números do brasil são absurdos. muito, mais muito óleo é colocado fora via esgotos.
pois também compartilho com você a necessidade de uma ampla divulgação e a busca de uma legislação que permita a recolha de ovu por pequenos produtores, e não só os tubarões da recolha.
o que falta aqui no brasil são automoveis que funcionem a diesel. na europa isso é comum. aqui não. a maioria é gasolina, ou alcool ou flex( os 2 ).
isso faria com que somente parte da frota fosse abastecida com ovu.
tem muito caminho para avançar. e sou parceiro nisso.!

sds

luciano

Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado

oi luciano,

sou brasileiro e moro perto de stuttgart. acho que vamos evitar os „tubaroes da recolha“ à medida que opovo se tocar que lixo nao é lixo posto que tem valor. se todo mundo transformasse seus dejetos em biogas p/ cozinhar e seu oleo velho em sabao, por ex., ocorreriam menos gastos na familia e em vez de gerarmos lixo, gerariamos adubo revertendo os efeitos ao meio ambiente.

vamos 1o. aprender bem a lavar e reciclar o ovu. depois de dominada esta tecnica vamos ter uma argumentacao muito boa. sim temos pcos carros a diesel mas muitos, muitos caminhoes rodando uma vez que temos menos estradas de ferro e dimensoes continentais.

nao estamos sozinhos nisto com o ovu, o fendel no brasil é um gde pioneiro, quem ja conhecia ?... <http://www.fendel.com.br/oleovegetal.html>.

se temos em comum o objetivo na divulgacao destas ideias, que tal fazermos juntos a tal „cartilha“? quem saber abrir um assunto novo exclusivo p/ isto?! tome a iniciativa que couber como moderador deste forum que eu te apoio!

abs,

d.
Faça o bem sem olhar a quem.

Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado

oi murilo!

puxa, vc que sabe bem dos acidos graxos etc..

1) é possivel a adicao de ovu nao transesterificado ao biodiesel normal? se nao for possivel, sera que esterificando da?

2) é possivel a adulteracao do biodiesel com ovu? neste caso existe uma maneira facil de comprovacao da fraude?

obrigado,

d.

Autor do tópico
Murilo Oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

oi daniel.
muito boa a sua iniciativa. precisamos de pessoas com esse tipo de visão.

vamos as perguntas:
1) a adição de ovu no biodiesel e perfeitamente possível e factível. se não me engano, o óleo vegetal também pode ser adicionado ao petrodiesel (acho que tem um tópico sobre isso na parte de óleo vegetal direto). tudo depende de atender as especificações.

2) essa pergunta é interessantíssima, já que meu objeto de estudo é a caracterização do biodiesel. bom, a adulteração do biodiesel com óleo (ou ovu) pode ocorrer sim, e isso já é uma preocupação. uma das maneiras seria através da viscosidade (a idéia é fazer uma previsão da quantidade de biodiesel em função da viscosidade, mas ainda estou trabalhando nas variáveis que sao muitas), da densidade ou uma analise térmica. hoje, essa caracterização é feita por cromatografia gasosa, uma técnica precisa, mas cara e demorada. espero chegar a um resultado logo e facilitar a caracterização do biodiesel.
também já ouvi dizer de uma amiga bioquímica que poderia ser adicionado alguma enzima especifica que só interagisse com uma das espécies, facilitando a analise.

sds,
murilo.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

daniel e murilo:

mudar a mentalidade de um povo, é mexer com a sua cultura.
convencer a dona de casa e donos de restaurantes a guardar o óleo para reciclagem, só se faz à custa de muita propaganda e campanhas. ainda mais no brasil, onde não existe nenhuma legislação à respeito.
um dos objetivos que me levou à fazer parte do novaenergia, é ver que, em algum tempo, eles vão interessar-se em levar para o brasil as idéias hoje implantadas em portugal.
vi o site do fendel. já o conhecia de outros tempos. é um cara que luta sozinho, e material didático ele tem de sobra para auxiliar nessa cartilha.
além disso, temos a seção ovd do nosso próprio forum, para fornecer os subsídios.
o que precisamos é reunir os brasileiros que estão por aqui dispersos. muitos só copiando receitas e aprendendo, mas poucos mostrando a cara e lutando por objetivos.
precisamos de alguém influente junto aos orgão ambientais, para juntos, movermos essa roda. precisamos de um parceiro que invista dinheiro nisso e alguém que possa fazer legislação sobre a recolha de ovu.
e tenha a certeza, de que sozinhos não podemos nada. vamos virar um "fendel", que luta sozinho à muito tempo.

sds

luciano

Autor do tópico
Murilo Oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

o luciano tem toda razão. infelizmente, no brasil, ainda impera a mentalidade do "mas o que vou ganhar com isso?". temos que mudar isso. nos vamos guardar o ovu e não joga-lo no ralo pelo fato de estarmos contribuindo com o ambiente. o beneficio é indireto, mas é enorme. o daniel teve uma iniciativa brilhante e quero me juntar a esse propósito.

quase me esqueço. na cidade onde estudo, são carlos, a prefeitura esta construindo uma usina de biodiesel a partir da coleta de ovu este ano (na verdade a data é muito móvel já que é um projeto publico). a prefeitura contatou meu professor orientador para dar suporte técnico. com isso, espero trazer a experiência para o fórum e levar idéias que me sugerirem para lá. ainda não tenho dados suficientes sobre esse projeto.

sds,
murilo.

Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado

oi murilo,

p/ que entao transesterificar o ovu transformando-o em biodiesel...? nao seria melhor e mais barato se a prefeitura so decantasse bem e lavasse o ovu antes de queimá-lo num motorzao "estomago de pedra"? ai a gente volta aquela questao do limite max de impurezas etc... o que sera que teu orientador acha disto? se solucoes assim estao funcionando na suica, nao poderiam funcionar em s.carlos tambem? alias s.carlos-sp, na federal? hehe.. e mundinho pequeno. acho que aqui aquela do motor de navio.... gerando eletricidade e calor p/ scarlos pode ser o melhor, que tal?

de resto sobres as outras opinioes a respeito da politica etc... nao vamos julgar muito apresadamente o fendel nem ninguem e nao vamos generalizar. realmente ninguem muda na sociedade sozinho. nós, cidadaos e membros deste mundo e do forum agora que ja nos encontramos vamos passar a ganhar cada vez mais influencia, quem viver vera?

e quem andar se perguntando "o que eu ganho com isso?" lembre-se: os homens mais ricos do planetas declaram terem ficado ricos mais pelo dinheiro acumulado (que nao gastam) do que pelo dinheiro que ganham. ou seja "nao gastar" pode ser tao bom ou melhor do que "ganhar". respondendo entao ao que a pessoa ganha, especialmente os de baixa renda:

quem guarda ovu ganha facil, facil... sabao. nao é muito mas ja ganhou alguma coisa. se vier aqui no forum e se meter a besta quem sabe ainda ganha combustivel e por ai vai. na hora em que os pobres percebessem que com um pouco de tecnica eles deixariam de criar esgoto e lixo para com seus dejetos alimentar um biodigestor simples que alimentaria casas na favela ou na cohab com energia eletrica gratis o que sera que eles prefeririam? biodigestor ou contas de luz o resto da vida? ainda gerariam adubo riquissimo.

pois é, mudar os habitos significa mudar a cultura. em 1990 eu sai de sao paulo da usp e vim p/ ca depois de ter passado em sao carlos (1986). demora mesmo a gente compreender certas coisas. o enriquecimento com a cultura ambientalista aqui foi um choque no comeco porem acho que foi o tema sobre o que mais aprendi nestes quase 20 anos. espero compartir com voces solucoes habeis que os levem rapido aos objetivos desejados. gosto do trabalho neste principio da solucao reproduzivel. os desafios sao gigantescos, nao duvido, mas a revolucao energetica que vai virar o brasil pelo avesso sob o ponto de vista da socializacao de renda, passa pela socializacao energetica. alias uma revolucao assim nunca sera desencadeada pelo governo, mas pelo povo como uma revolucao verdadeira. é só os carentes nao continuarem jogando ovu, banha e outras energias fora... e economizarem essa energia e $$, quem sabe.

pelo que vejo o luciano se interessa por combustivel de origem animal, de banha.

murilo, e um coquetel de ovu+banha no biodiesel?

abs e obrigado,

d.

Autor do tópico
Murilo Oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

pois é, daniel, quer dizer que você conhece são carlos e a minha amada ufscar.
então, o projeto da prefeitura daqui visa abastecer a frota de ônibus da cidade e quem sabe o maquinário de alguns agricultores. alem do mais, meu orientador tem muita influencia junto a prefeitura e a especialidade dele é a catalise heterogênea. por isso ele quer aproveitar a oportunidade e testar seus catalisadores. voce poderia detalhar um pouco mais o caso da suica, parece interessante.

e esse seu coquetel parece ser perigoso. na verdade, não sei te responder isso com certeza, mas posso elucidar. a banha apresenta uma viscosidade muito alta e uma acidez elevada. a baixas temperaturas ela poderia causar entupimento nos bicos injetores. o mais indicado a esclarecer isso seria o luciano.

sds,
murilo.

Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado

acho que a prefeitura vai ser muito mais feliz se queimar o oleo num sistema co-gerador de eletricidade+calor. nao estou falando academicamente, só pragmaticamente em relacao ao melhor beneficio com o menor custo. os onibus podem ser movidos a etanol como na suecia, que tal? obrigado pelo toque em relacao à banha, mas bom saber que da p/ adicionar ovu bem tratado no bd.

é só alegria!

Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado

oi pessoal, aqui vao alguns links

vejam que a mentalidade esta mudando nosso pais...
http://youtube.com/watch?v=r8yolgbotd8

depois vejam que o fendel nao esta taaao sozinho assim:
http://youtube.com/watch?v=r41wlb3insu
esta é uma empresa bem rica na alemanha, possui o maior biodigestor do pais...
http://www.refood.de/#header
entao ,da dinheiro ou nao da?...

esteé o programa de recuperacao de oleo domestico de viena, o wöli
http://www.wien.gv.at/ma48/abfall/altoel.htm
http://www.efficient-electricity.info/e ... hp?id=1331

este pais é frio mas tem coisas muito quentes:
http://www.biokraftstoff-portal.de/data ... g_2007.pdf
o relatorio spobre as energias renovaveis, ali na net p/ nego pegar e ler

murilo, vc ja pensou em falar alemao?...

estou prestes a fundar uma associacao a respeito. caso tiverem interesse, peco uma pm.

Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado

eis o link da firma que faz eltricidasde com ovu em motores velhos de barcos

http://www.aeev.at/presse-berichte/news ... herbst.pdf

e so p/ este posting nao ficar tao vazio,

http://www.tll.de/ainfo/pdf/biog0703.pdf

uma analise do biogas na turingia - tudo em alemao como sempre

o so p/ que nmao digam que mando links offtopic

http://www.greasecar.com/ conheciam?
ate
d.

Autor do tópico
Murilo Oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

oi daniel. belos links.

tenho um interesse enorme em aprender alemao, senti mais vontade quando vi os links.
ponha mais detalhes dessa associacao, talvez num novo topico.

sds,
murilo.

Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado

bem queria elucidar a comparacao p/ a prefeitura... e sempre falando em base a observacao das experiencias aqui:

querer usar ovu em veiculos é uma tendencia natural. porem verificou-se na pratica que estes motores sao quase que ainda muito "delicados" e tem seus problemas com bombas e etc. ok tudo isto esta sendo superado cada vez mais. porem parece que motores de maior porte como os de navios dao melhores resultados gerando menos defeitos a longo prazo. agora veja, com um motor estacionario gerando eletricidade vc ainda teria o calorzinho dos gases de escape pra aquecer a agua de um hospital, por exemplo, num sistema de aquecimento central. ja o catalisador do teu orientador pode limpar os gases do motor do mesmo jeito, ou nao? por favor mantenha-me informado sobre esta iniciativa em scarlos em cooperacao com a ufscar. por outro lado pergunto: porque nao ethanol ja que a regiao abunda nisto e que nao precisa ser recolhido?

Autor do tópico
Murilo Oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

o meu orientador trabalha com catalisadores heterogêneos, ou seja, catalisadores que não estão na mesma fase dos reagentes. no caso do biodiesel o catalisador usado ainda é homogêneo, dificultando sua separação ao final da reação (pelo que sei, são pouquíssimas as unidades no mundo que utilizam heterogêneos, sem muito rendimento no processo).
usando um catalisador heterogêneo, você elimina a etapa de eliminação do catalisador a uma simples filtragem.
quanto ao etanol, somos encorajados a somente utilizar este álcool nas pesquisas com biodiesel. afinal, a região esta cercada por plantações de cana e seria incoerente utilizar o metanol (que vem do petróleo) para produzir um combustível renovável.

quando o projeto com a prefeitura alavancar por aqui, dou mais noticias.

sds,
murilo.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

daniel

então "sprechen sie deutsch" olha que não é fácil

os links que colocaste são interessantes, por cá não temos wöli ou öli, a braval tentou implementar esse sistema mas fracassou. locais publicos para entrega de ovu tipo contentor do lixo, existem ou existiram apenas em sintra e oeiras, foi outro fracasso. dentro dos recipientes tinha de tudo menos óleo.

alemanha, suiça e austria têm uma veia eclógica mais apurada que os portugueses. creio que só com a proxima geração se consiga mudar as mentalidades.
espero ver-te por cá mais vezes para desenferrujar a lingua

wenn du hilfe oder unterstuetzung brauchst kannst du dich problemlos an uns wenden, deine fragen werden sicherlich beantwortet werden, ich stell mich bereit mit dir erfahrungen auszutauschen

Mistura-Fina
Membro Dedicado
Membro Dedicado

oi katzilla,

que bom gente do seu calibre e armados até os dentes com conhecimentos queiram entrar nesta conversa. é uma honra saber que aqui tem tigres em pele de bichanos. realmente faz um bem danado vir aqui e se expressar nesta lingua tao querida num lugar de pessoas tao batutas. e como contribuicao trago alguns "insights", visoes retiradas dos pontos de vista aprendidos aqui mais aqueles trazidos do brasil como "o que eu ganho com isso?" e este tipo de.. hum.. "filosofia(s)".

de novo, citando o sabio luciano, mudar de habitos significa mudar de cultura. entao expandir teus conhecimentos que mudarao teus habitos terminarao por expandir a.... propria cultura?! nossa, cuidado com isso! voce pode acabar chagando aonde queria

lembrando lobao e sua assinatura, "o fracasso é a prova que antecede o êxito!!! ", acho tudo é uma questao de abordagem e marketing. entao haverao outros metodos ou meios mais eficazes p/ estimular a coleta. ja tive uma otima ideia a este respeito que esta amadurecendo reservada p/ futuro breve, aguardem.

depois, lendo "alemanha, suiça e austria têm uma veia eclógica mais apurada que os portugueses. creio que só com a proxima geração se consiga mudar as mentalidades.". seria esta "veia" uma veia cultural? entao vide o 2o. paragrafo.

olha se eu tive escrito o texto acima teria trocado "a proxima geração" pela palavra "aproximacao" assim: "alemanha, suiça e austria têm uma veia eclógica mais apurada que os portugueses. creio que só com a aproximação se consiga mudar as mentalidades."

conto com katzilla nesta arriscada missao, pode ser?

terei prazer em contribuir com qqer tipo de novidade escrita em idioma teutonico ou suas variacoes alpinas comentoda-as com pessoas que melhor entendem as referencias como vc e outros aqui. nao quero mudar a lingua do forum que está perfeita, quero so temperar este caldeirao do saber um pco mais "à moda". vamos ficar orelhas em pé p/ tudo o quer der certo, nao achas uma boa?

vou abrir logo outro tema exclusivo p/ estes assuntos como a "cartilha do ovu" e assim indagar ao forum com seus varios autores sobre o que pensam e se permitem a utlizacao de suas contribuicoes. até.

sobre o tema aqui proposto qdo o murilo abriu a discussao ainda há certamente muito a dizer. a minha principal dúvida é em relacao à manutencao da homogeneidade da qualidade do ovu coletado. se algum de vcs souber mais sobre o assunto... estou falando da coleta em maior escala de ovu residencial e de peq. estabelecimentos comerciais como lanchonetes, restaurantes, etc.

sera que algum membro forum esta envolvidos com assoc ecologicas, ongs, partidos politicos, universidades que defendam causas ecologica e ambientais afins? queira maniofestar-se por favor atraves de uma curta mensagem particular.

entao a pergunta que resta ainda é esta:

qual o melhor metodo conhecido de lavagem das impurezas dissolvidas no ovu? so a lavagem com agua? e ja é suficiente?!
alguem conhece experiencias a nivel de pequenas cidades que deram certo pelo menos algum tempo?

muito obrigado

daniel

Autor do tópico
Murilo Oliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

encontrei esta noticia nos meus arquivos. há coisas interessantes sendo feitas no brasil.

assessoria de comunicação e imprensa - unicamp

prefeituras da região desenvolvem projetos para diminuir a emissão de gases que provocam o efeito estufa na atmosfera

maria teresa costa
da agência anhangüera
[email protected]

prefeituras da região metropolitana de campinas (rmc) começam a integrar o esforço mundial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa que estão deixando a terra mais quente, poderão alterar o clima mundialmente e aumentar o nível dos mares, interferindo na vida de milhões de pessoas. são ainda medidas modestas, mas que demonstram a preocupação do setor público em minimizar os efeitos das emissões. seis prefeituras já estão adotando o biodiesel na frota de ônibus e máquinas pesadas ou substituindo a gasolina por álcool. todas as cidades, no entanto, estão plantando árvores para melhorar o clima local e proteger os mananciais e também para ajudar a retirar dióxido de carbono da atmosfera.

o dióxido, ou gás carbônico, é o grande vilão do efeito estufa. para se ter uma idéia do quanto produzimos de co2, basta ver que a cada 3,8 litros de gasolina que um automóvel queima são liberados dez quilos de dióxido de carbono na atmosfera. o álcool e o biodiesel também liberam esse gás, mas a diferença é que boa parte dessa emissão será reabsorvida pela planta, que utiliza o gás carbônico para fazer a fotossíntese. no caso, a cana-de-açúcar e o vegetal (soja, girassol, mamona) que for utilizado na mistura do diesel. uma simples árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono durante sua vida.

medidas como essa, observou o agrometeorologista e chefe geral da embrapa informática agropecuária, eduardo assad, têm primeiramente um efeito psicológico, porque os resultados serão de longo prazo. arborizar, comentou, é fundamental, mas haveria necessidade de plantar milhões de árvores. o melhor efeito, comentou, é a substituição do óleo diesel pelo biodiesel, porque reduz as emissões, mesmo que modestamente. “se puder chegar a 25% do óleo da frota começará a ficar interessante, mas 2% ainda é pouco, embora seja melhor do que nada”, afirmou. mudar a frota para carros flex com preferência para álcool também são boas medidas, disse. “são iniciativas modestas, mas é assim que começa”, comentou.

em nova odessa o biodiesel é o combustível que move a frota de caminhões e máquinas pesadas desde novembro. itatiba aderiu ao biodiesel em sua frota de veículos desde setembro, utilizando 40 mil litros mensais em máquinas pesadas, ônibus, caminhões e utilitários. em campinas, 60% da frota de ônibus está circulando com uma mistura de 2% de óleo de girassol ao diesel e a previsão é que até junho toda a frota esteja rodando com a mistura. americana move caminhões e máquinas da secretaria de obras com o combustível ecológico.

indaiatuba tem uma usina montada com tecnologia da universidade estadual de campinas (unicamp), produzindo biodiesel a partir do óleo saturado (óleo de fritura) com qualidade certificada e sendo utilizado em veículos do serviço autônomo de água e energia (saae). na cidade existem 12 pontos de coleta onde a população leva o óleo de fritura em garrafas pets. além desses pontos também é feito a coleta pelo saae nos restaurantes e lanchonetes da cidade. a usina instalada tem capacidade para produzir cerca de 30 mil litros mensais. campinas também tem uma usina de biocombustível a partir de óleo comestível reciclável, a cooperativa remodela, empreendimento solidário incubado pela prefeitura.

já sumaré, que vai abrigar a maior empresa de biodiesel da américa do sul, com a produção de 240 milhões de litros de combustível por ano, estuda substituir o diesel pelo biodiesel em sua frota de veículos. o prefeito josé antonio bacchin (pt) acredita que a medida servirá de incentivo para que a população venha adotar o combustível na frota, contribuindo assim para a redução de poluentes na atmosfera.

Responder

Voltar para “BioDiesel”