novato biodiesel

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
treks
Membro
Membro
Registado: sábado fev 09, 2008 8:26 pm

novato biodiesel

Mensagem por treks »

boas!
eu sou novato nisto e não percebo nada de quimica.
andei a ler varios posts e á procura na net e os varios métodos utilizados cada vez me deixam mais confuso!

então é so seguinte:
eu possuo um depósito inox de 320 litros que tem uma tampa em cima , mas que não isola totalmente(digo isto porque pode ser útil pelo k vi para a resposta), e este mesmo depósito tem uma pá de mistira de liquidos, que deve permitir misturar tudo , (visto que isto era de um frigorifico de leite).

estava a pensar usar umas resistências de umas makinas de lavar usadas para aquecer o óleo.

misturo previamente o metanol e a soda e só depois é que ponho no óleo aquecido?
deve-se aquecer o oleo durante quanto tempo???
mesmo quando se faz a mistura, ao mexer as resistencias devem estar ligadas?

depois li aqui várias coisas sobre a secagem.... tambem ja li que bastava repousar umas 8 horas depois de mexer!
depois retirava o biodiesel e deveria estar uma substancia castanha no fundo que deveria ser a glicerina.
depois já li aí varias coisas sobre filtros pra biodiesel e tal.... mas n entendi bem.

vocês pro meu caso podem-me dar uma dicas?
è k já vi ppl ai a utilizar barris fechados e não percebi bem porque !!!
e se poderem falem-me melhor algo sobre a lavagem, como se processa.

desde já agradeço a vossa ajuda!
ja pesquisei pelo forum , mas continuo com estas duvidas de completo principiante!

[]
Bragança também é Portugal!
Apareçam cá a beber um copo!

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: novato biodiesel

Mensagem por RED BARON »

viva!
vamos às respostas.
eu possuo um depósito inox de 320 litros que tem uma tampa em cima , mas que não isola totalmente(digo isto porque pode ser útil pelo k vi para a resposta), e este mesmo depósito tem uma pá de mistira de liquidos, que deve permitir misturar tudo , (visto que isto era de um frigorifico de leite).
penso que o isolar a que te referes será não ser estanque, isso é uma vantagem para a segurança, nunca se pode aquecer metanol, óleo etc num recipiente completamente estanque senão explode, tem que haver sempre uma fuga para equilibrar as pressões.
estava a pensar usar umas resistências de umas makinas de lavar usadas para aquecer o óleo.
estas resistências também são boas e normalmente são em inox o que é vantajoso.
para uma cuba de 320l o melhor será usar duas, se a instalação eléctrica aguentar, que darão um potencia de aprox. 4kw.
misturo previamente o metanol e a soda e só depois é que ponho no óleo aquecido?
deve-se aquecer o óleo durante quanto tempo???
mesmo quando se faz a mistura, ao mexer as resistencias devem estar ligadas?
nem mais, primeiro dissolve-se a soda no metanol e só depois do óleo estar aquecido até cerca de 40 a 45ºc é que o metóxido é junto, aos poucos no óleo.
as resistências devem estar ligadas quando o óleo aquece e ligar o motor da pá de vez em quando para uniformizar a temperatura do óleo.
é conveniente desligar as resistências quando se adiciona o metóxido deixando a agitação ligada para misturar bem o metóxido no óleo.
depois de todo o metóxido adicionado liga-se novamente a resistência até atingir os 55 a 60ºc.
depois li aqui várias coisas sobre a secagem.... tambem ja li que bastava repousar umas 8 horas depois de mexer!
depois retirava o biodiesel e deveria estar uma substancia castanha no fundo que deveria ser a glicerina.
depois de mexer bastam cerca de oito horas para que a glicerina assente toda no fundo o que fica por cima é o biodiesel.

depois de separada a glicerina vem a etapa mais difícil e chata que é a lavagem ou limpesa do bio. serve para remover soda e sabão formado durante a reacção.

no caso de ser utilizada agua para a limpeza do bio, este tem que ser seco até ficar bem límpido ( tem que se conseguir ler um papel do outro lado de uma garrafa de vidro).
depois já li aí varias coisas sobre filtros pra biodiesel e tal.... mas n entendi bem.
depois de limpo e seco o bio deve ser filtrado pelo menos a 5 microns.só depois disto tudo pode ser usado para motores.

vocês pro meu caso podem-me dar uma dicas?
è k já vi ppl ai a utilizar barris fechados e não percebi bem porque !!!
e se poderem falem-me melhor algo sobre a lavagem, como se processa.
os barris fechados tem sempre uma abertura para escape de vapores (metanol) que até podem ser recuperados para utilização mais tarde. normalmente este tipo de processador usa uma bomba recirculadora para mexer os produtos no reactor.

sobre a lavagem aconselho começar a ler por aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=6&t=30

aconselho a fazer pequenas doses primeiro até ganhar alguma sensibilidade.
muita atenção com a soda caústica e o metóxido, se salpicar para os olhos provoca cegueira imediata devida a queimar a retina.
os vapores do metanol são tóxicos e inflamáveis com chama invisivel de dia, nunca guardar metanol em garrafas da agua para evitar que alguem o beba por descuido (cegueira irreversível), o rector deve estar num locar bem arejado de preferência num quintal, nunca numa garagem. nunca utilizar chama nem motores eléctricos de escovas perto do reactor quando em fucionamento.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

pô baron, não sobrou nada pra opinar!

nem mais! boa sorte nos pequenos testes até pegar o jeito. depois vira brincadeira de criança.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

a eficiência no seu melhor
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

luciano kaefer Escreveu:pô baron, não sobrou nada pra opinar!

nem mais! boa sorte nos pequenos testes até pegar o jeito. depois vira brincadeira de criança.
desta vez cheguei primeiro eh,eh. lol

abraço.

Autor do tópico
treks
Membro
Membro

Mensagem por treks »

desde já agradeço a preciosa ajuda!
como vos disse tenho um deposito e ainda n disse mas também tenho uma momba de tirar água eletrica, das pequenitas.
[img=http://img210.imageshack.us/img210/66/d ... ta6.th.jpg]

a legenda desta imagem é a seguinte:
1- saida do deposito
2 -temperatura no deposito
3- botao para ligar frigorifico ou so a pá.
[img=http://img409.imageshack.us/img409/518/ ... dj0.th.jpg]

4- tampa de plastico que dá pra tirar e para se ver para o deposito quando as pas tao a girar.
5- ferro k mede a temperatura
6- pá

pus estas fotos aqui para ver se com base no material que tenho tenham alguma coisa para já a acrescentar!
hoje á tarde já vou tentar arranjar algum óleo o metanol, os filtros, a soda, luvas e óculos de protecção.

só outra coisa, como controlo o ph ?? de maneira a que não afecte o motor??

desde já agradeço novamente a vossa ajuda.

[ ]

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

olá

suponho que o movimento das pás para o leite é menor do que a reacção exige. de resto acho o depósito adequado para o efeito, tendo a preocupação de o deixar inclinado caso não tenho o fundo convexo.

abraço.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Autor do tópico
treks
Membro
Membro

Mensagem por treks »

fry Escreveu:olá

suponho que o movimento das pás para o leite é menor do que a reacção exige. de resto acho o depósito adequado para o efeito, tendo a preocupação de o deixar inclinado caso não tenho o fundo convexo.

abraço.
boas!
como é k eu sei a rotação que a pá deve ter?
aquilo ate roda rápido, e não para se puser sempre na posição de rodar.

[]

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

coloca água no depósito e testa. terá de haver uma turbulência forte para que a reação seja bem sucedida.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Autor do tópico
treks
Membro
Membro

Mensagem por treks »

fry Escreveu:coloca água no depósito e testa. terá de haver uma turbulência forte para que a reação seja bem sucedida.
vou meter água, vou fazer um filme e depois posto aqui no forum a ver o k dizem
[]

Autor do tópico
treks
Membro
Membro

Mensagem por treks »

ora aqui está o o filme com o movimento das pás!
o tanque está um bocado suko k já muito tempo que não é utilizado.
teste realizado com cerca de 120 litros de água.
quando ao fundo, sim é concâvo de modo a que os liquidos escorram para fora pela saída do fundo.

http://www.youtube.com/v/xwfbae5gcxm

[]

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

tens aí uma máquina especifica para fazer o que pretendes. pelo que vejo no filme, parece-me que a turbulência está no limite minimo. não se perdia nada em aumentar um pouco a rotação.

parabéns pela compra quanto deste por isso?

abraço.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

saga
Membro
Membro
Registado: domingo fev 10, 2008 10:14 pm

Biodiesel

Mensagem por saga »

boas , pela primeiravez .
tenho um grande interesse em energias renováveis e em especial em biodiesel por questões económicas , tenho um peugeot 205 xad de 1995 e necessidade de fazer 140km por dia .
resumindo quero começar a tentar fazer biodiesel , talvez com oleo novo não ?
já li o que pude aqui mas continuo com dúvidas :
se não estou em erro um dos componentes pode ser etanol correcto ? , hoje tive na mão um frasco de alcool vulgar , que nas expecificações dizia : etanol a 96% .
fala-se também em retirar vestigios de água do oleo ! se aquecer o oleo inicialmente acima da temperatura de evaporação da água , por exemplo 100 º , não devo atingir temperaturas que danifiquem o oleo (acidez) , baixando depois e mantendo com um controlador de temperatura nas resistências , a 70 º , (correcto ?) , se não me engano esta era a temperatura recomendada ?
em relação á soda , penso ir ter acesso a soda , não em pó mas em pequenas placas , que irei confirmar se é ou não utilizavél , já agora onde se arranja ?

mais tarde certamente tirarei novas dúvidas , mas por agora por favor pronunciem-se e ajudem-me a começar .
obrigado.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas saga:

a melhor sugestão que posso lhe dar é de mergulhar no forum e ler muito. todas as suas dúvidas já foram objetos de estudos e estão documentadas nos tópicos já abertos.
reserve um tempo e faça uma leitura atenta. depois, poste novamente as suas dúvidas, mas depois de ter um embasamento técnico que vais aprender com as leituras.

sei que vc deve estar ansioso por respostas, e creia, elas já estão lá respondidas. basta procurar.

depois, estaremos à disposição para lhe ajudar, ok!

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

argon1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 12, 2006 11:50 pm

Mensagem por argon1 »

boas;
deixo aqui um pequeno pormenor quanto aos reactores fechados, tenho um pequeno para 60 lt o qual implantei um bailarina de panela de pressão até á data tem funcionado bem se bem que a maioria das vezes não a ponho deixando somente o tudo de encaixe, não sei se alguem já experimentou mas comigo funciona bem e evita o excesso de pressaõ.

abraço
alvaro

Responder

Voltar para “BioDiesel”