Recirculação AQS

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm

Recirculação AQS

Mensagem por NunoNeiva75 »

boas.

já li neste fórum alguma coisa sobre este assunto mas não fiquei bem esclarecido.

já li que se tem que ter uma canalização de aqs de retorno, mas como funciona exactamente esta recirculação? não necessita de uma bomba extra? não vai aumentar as perdas de consumo e de calor diminuindo a eficiência energética do sistema aqs?

obrigado.

movido para a secção mais apropriada.
a discussão segue aqui.
red baron.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm

Re: Recirculação AQS

Mensagem por jcn.jnunes »

a vantagem da recirculação é a poupança de água. evita-se gastar água "quente" fria até ela chegar quente à torneira. o problema é que uma recirculação contínua provoca muitas perdas térmicas, obviamente.
a minha sugestão é de executar a instalação com retorno (leva uma bomba recirculadora no troço do retorno mesmo antes da reentrada no depósito), mas que esta só funcione em períodos muitos curtos e pré-programados. por exemplo, o sistema pode funcionar com um relógio durante uns 5 minutos antes da primeira utilização pela manhã.
outra hipótese é colocar uns interruptores de contacto com temporizador (tipo das escadas dos serviços comuns dos prédios) nos locais de consumo para acionar a bomba recirculadora durante um minuto ou dois (ou o que for necessário). ou ainda, esta é para hardcore, colocar uns interruptores de contacto nas portas das casas de banho que acionam o temporizador quando mudam de estado...

a concepção do sistema de retorno obriga ainda a um depósito que permita a reentrada.
em relação à tubagem do retorno, esta será iniciada próximo do fim de cada zona de consumo e implica que haja equilíbrio hidráulico do sistema, sob pena de só chegar água quente a umas zonas e não a outras.

cumps
João Nunes

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

subscrevo o q o jcnunes disse.
eu possuo um sistema com esse tipo de recirculação. as perdas são maiores mas n são significativas na minha opinião se forem tomadas certas precauções e o conforto compensa largamente!
a bomba q se coloca já tem um temporizador e regulador de temperatura e caudal. é uma bomba de 20w (da dewild no meu caso), foi 1 pc cara na altura penso q custou 80cts há 10 anos (se calhar agr são + baratas n faço ideia). o temporizador é de patilhas e regula-se para as horas dos banhos, tipo manhã e fim de tarde, na minha tenho no entanto como bem diz o jcnunes algumas alturas do dia em q a probabilidade de haver banhos poderá existir(mas q n será todos os dias) nomeadamente pelas 21h e 1h da manhã qd por vezes se chega a casa depois de 1 saida à noite, nessas alturas (entre as 21 e a 1h) a água recircula 5min de 30 em 30min q é o qb para ficar quente na torneira. reduzem-se assim as perdas e consegue-se na mesma o objectivo q é poupar água.
o sistema tem obviamente q possuir deposito de acumulação q é o normal nos sistemas solares, bombas de calor, caldeiras, etc, por isso é o deposito já existente q é utilizado (no meu caso foi assim).
quanto ao retorno eu apostei em gastar + uns trocos e em vez de fazer como diz o jcnunes até cada zona de utilização (casa de banho), fiz independente para cada torneira (3 por casa de banho), para evitar assim ter os tais problemas de balanceamento.assim e com uma distribuição correcta de caudais e pressões através de redutores de 2kg à entrada de cada casa de banho com tubos de grande caudal (mas menor q o ramal principal), e q por sua vez ainda diminuem de diametro qd vão a cada torneira. podes assim estar a tomar banho em 2 ou 3 casas de banho sem qq problema de alteração de temperatura assim q alguém abre ou fecha a torneira, ou mesmo por exemplo qd estão 2 pessoas na mm casa de banho e uma está a tomar banho e outra no lavatório a fazer qq coisa com água quente.quando fazes este tipo de modificações de pressões/caudais, normalmente também deves fazer o balanceamento da água fria, pois tb obviamente influencia (estás com a torneira 10%agua quente e 90% fria, alguém te tira pressão na fria levas 1 peladela né?), eu no meu caso meti um deposito de 300l no sotão, só para água fria para garantir q tinha o caudal suficiente para alimentar o ramal principal de água fria, pois pode existir quebra de pressão da rede (ou não dar o caudal necessário) e assim nc a sinto, ou sinto só em situações qd a rede n está a funcionar como deve por mt tempo, o deposito tem 1 saida de grande diametro q alimenta o ramal principal q vai descendo de diametro à medida q é dividido para a casa de banho e depois para cada torneira, sempre com redutores de 2kg à saida do ramal principal para cada casa de banho.
posto isto, se quiseres gastar + uns trocos podes depois mudar todas as torneiras para termoestaticas, regular a temperatura uma vez e tens a garantia certa q a água vem sempre à temperatura q tu desejas sem quaisquer entraves.é 1 conforto mt grande pois não só acabas por poupar água pois passa a ser confortavel abrir e fechar a torneira várias vezes por banho pois o tempo de regulação é zero e a água sai logo à temp de conforto nem mais quente nem mais fria. só nisto já poupas mt água sem falar na água q tirarias fria até sair a quente num sistema sem retorno...

cumps!

jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm

Mensagem por jcn.jnunes »

bom sistema, toze!
João Nunes

zma
Membro
Membro
Registado: terça jul 21, 2009 11:17 am

Mensagem por zma »

quanto ao consumo de electricidade da bomba de recirculação das aqs alguém já fizeram uma estimativa quanto gasta?

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

viva!

estive a investigar e há bombas com temporizador dos 20wh aos 80wh para uso doméstico (pelo menos para o meu sistema).
a minha é de 30wh, claro que como o caudal é regulável e tenho o caudal quase no mínimo para também a renovação ser efectuada de forma continua mas lenta, se calhar se lá ligares um medidor não vai chegar aos 30w/h. mas como a minha bomba está a ser alimentada por um cabo que vem da caldeira não sei quantificar realmente quanto é que gasta por hora durante o tempo que está ligada.
mas penso que o custo da mesma é residual quando comparada com por exemplo uma bomba de recirculação da água do circuito de aquecimento que no meu caso são de 60w.

se estiver ligada 10h durante o dia ao fim do dia são 300w que gastas.
300w*30 dias dá 9kw, ao fim do mês dá 1€ que gasta a bomba de recirculação, não me parece que seja isso que estrague o orçamento de ninguém.

cumps!

zma
Membro
Membro
Registado: terça jul 21, 2009 11:17 am

Mensagem por zma »

obrigado toze_feup pelo esclarecimento.estou em fase de contrução da minha casa e estou indeciso entre instalar termossifão e cf no caso da cf já não precisava de me preocupar com o acumulador agora no caso do ts teria q arranjar uma solução.no meu caso estou a pensar instalar um interruptor de pressão com temporizador em cada divisão (4 casas de banho,na cozinha para as torneiras e para a maq lavar loiça e um na casa das máquinas para a maq lavar roupa),programava o temporizador para cada divisão.o q é q achas?preciso de opiniões!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”