Motor custa a pegar

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

Autor do tópico
migmig
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta nov 28, 2007 9:56 pm

Motor custa a pegar

Mensagem por migmig »

tenho um toyota avensis d-4d 110cv de 2000 fiz um deposito a b20 e quando este se gastou fiz outro a b30.
o carro andou 60 km a b30 e começou a custar a pegar, mal se notava mas ja se fazia notar,fiz mais 30km e agora o motor custa mesmo a pegar, parece que falta combustivel, quando pega fica certinho e sem oscilações.
o filtro de combustivel é novo e verifiquei o estado do mesmo quando cheguei a casa.
ja alguem teve este problema com o motor em questão.
a b30 é preciso adicionar os 3% de gasolina?

cumps
migmig

mendes
Membro
Membro
Registado: quinta out 19, 2006 3:29 am

Re: Motor custa a pegar

Mensagem por mendes »

esse motor em questão, não conheço, mas já tive um problema parecido. verifica se não existe nenhuma fuga no sistema? se nã há zonas humedecidas de combustível. verifica a zona da bomba injectora e as tubagens, pois isso pode dever-se a uma fuga.
BD100
Astra 1.7D 18000km

Autor do tópico
migmig
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por migmig »

ontem quando ferifiquei o filtro ferifiquei tambem as tubagens mas existem tubagens escondidas que não consigo ver, ate no comon rail não consigo ver a entrada, fiz tambem a mistura de 3% de gasolina e deixei a trabalhar um pouco.

depois testei e custou a pegar na mesma, mas esta manhã pegou bem como se não tivesse qualquer problema, agora vou verificar se o problema de pegar é com o motor a quente ou frio,se o problema continuar vou mudar o combustivel só para gasoleo e ver o resultado.

cumprimentos

migmig

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

retire uma amostra do combustível de seu depósito e aqueça-o no fogão até 100ºc. se ocorrer estalar de bolhas, seu bio contém água. elimine essa dúvida e siga adiante na busca do problema. se tiver água, seque todo o bio de seu depósito.

nota bolhas de ar na mangueira de admissão do combustível à bomba injetora ? eu uso sempre uma mangueira transparente, para eliminar essa dúvida constante. se ocorre qualquer entupimento em qualquer parte( inclusive o pescador, que está dentro do deposito), a bomba injetora tenta desesperadamente puxar o combustível. não vindo, puxa ar por qualquer frestinha que encontrar.
no caso do pescador contiver sujeira, basta injetar ar comprimido no sentido contrário.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Autor do tópico
migmig
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por migmig »

boas,
fiz o teste que me indicou com uma amostra de b30 e uma amostra de bio do bidão
a 100º o bio começa com umas pequenas borbulhas mas nada de crepitar de agua, parece borbulhas de fervura a amostra de b30 estava estável sem borbulhas.
a 135º o bio começou aumentar as borbulhas e a escurecer o b30 manteve-se estável.
tambem tenho uma amostra de bio na rua só tapada com uma tampa, mantem-se límpida mesmo com as baixas temperaturas que se tem sentido durante a noite (8º).

ontem quando vi o filtro também vi que o combustível chegava com abundância ao filtro, assim eliminei a hipótese de entupimento do pescador mas do filtro ate ao comon rail não consigo ver as tubagens.
testei o motor em frio 4 vezes e pegou bem, agora vou fazer uns kilometros e testar
o motor a quente.

migmig

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

suponho que não existe ligação entre o bd e o problema. se pega bem a frio...
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Autor do tópico
migmig
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por migmig »

fry Escreveu:suponho que não existe ligação entre o bd e o problema. se pega bem a frio...
no dia em que começou a custar a pegar foi com o motor quente, e depois de um pouco parado também custava a pegar.
nesse mesmo dia verifiquei o filtro e as diversas tubagens, e o motor sempre custando a pegar.
a ultima coisa que fiz foi adicionar os 3% de gasolina e deixei a trabalhar um pouco, de manhã estava bom, durante a tarde fiz 40km com o carro quando cheguei custou um pouco a pegar mas nada muito grave, esta manhã pegou bem fiz 80km com varias paragens sempre pegou bem.

será que a falta dos 3% de gasolina no b30 provocou esta situação, uma vez que este motor é comonrail?
como sabemos é um sistema um pouco melindroso, esta foi a única explicação que encontrei.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

considere também problemas na própria bomba injetora, além claro, dos bicos injetores. isso você consegue avaliar fazendo com que a bi puxe o diesel puro direto de uma garrafa e não do depósito. já me aconteceu de achar que o problema de um trator era o bio e na verdade tratava-se de problema na bi. depois de consertada, usou b40 e nunca mais parou.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Autor do tópico
migmig
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por migmig »

ate pode ser que a bomba do comonrail ja não esteja grande coisa pois ja tem 200.000 como o motor vai ser para trocar não vou mexer na bomba, se voltar a custar a pegar tenho de verificar tudo novamente.
obrigado amigos pelas soluções dadas.

cumprimentos

migmig

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

acho que o tempo de vida útil para a bomba do cr são 300.000, pelo menos é o que vem no manual do meu d4d, se bem me recordo o que significa que "normalmente" faz mais do que isso logo 200.000 ainda está a meio por assim dizer, mas nada como uma vista de olhos pelo manual que tem lá tudo bem explicado

não sendo vidente, normalmente inclinar-me-ia mais para injectores do que a bomba do cr mas isso nada como levar o carro a quem saiba e tenha as ferramentas para avaliar o estado dele, por outro lado os cr tem uma certa sensibilidade a nível dos injectores e biodiesel em percentagens elevadas pelo menos por anteriores experiências de outros users mas a opinião geral parece-me ser no sentido de que até b50 não haverá problemas.

acho que talvez uma nova fornada de biodiesel como tira teimas talvez seja uma boa ideia

abraço
Verde por Excelência

Angelo Lobo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda out 29, 2007 11:46 am

Mensagem por Angelo Lobo »

viva
poderá ainda ter uma ou mais velas de aquecimento estragadas e das vezes que pega bem a compresão inicial ter sido feita no cilindro com as velas boas, quando pega mal a compresão inicial ter sido realizada nos cilindros com velas danificadas. verifique se estão boas, não custa muita e pode ser dai.

lobo

Autor do tópico
migmig
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por migmig »

angelo lobo Escreveu:viva
poderá ainda ter uma ou mais velas de aquecimento estragadas e das vezes que pega bem a compresão inicial ter sido feita no cilindro com as velas boas, quando pega mal a compresão inicial ter sido realizada nos cilindros com velas danificadas. verifique se estão boas, não custa muita e pode ser dai.

lobo
verifiquei na altura e estão todas boas, ate agora nunca mais custou a pegar.
só achei duas hipóteses, a falta dos 3% de gasolina e eu ter adicionado o bio depois do gasóleo e o bio não se ter dissolvido bem.

cumps
migmig

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

migmig Escreveu:

lobo
só achei duas hipóteses, a falta dos 3% de gasolina e eu ter adicionado o bio depois do gasóleo e o bio não se ter dissolvido bem.

cumps
migmig

então mas agora anda só a gasóleo ou com mistura ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Elios
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Elios »

migmig Escreveu:

lobo

cumps
migmig
não poderia ser velas, nem seria necessário verificar as mesmas nos carros modernos. a electrónica verifica as velas de incandescência, se estas estiverem abertas ou com resistência elevada o sistema sinaliza erro de motor na altura do arranque, limpando depois o erro visto que não é necessário activar o "safe mode. nos carros antigos é que faz falta verificar as mesmas visto que não há qualquer controle.

custa-me bastante a crer que para b30 faça falta gasolina, acredito mais que tenha havido alguma sujidade, ou bio mais espesso a complicar a vida à bomba do cr ou aos injectores

se continuares com a utilização do bio no d4d agradeço que vás deixando informações sobre o comportamento do mesmo.
também tenho um d4d embora com o kit da tte logo com uns cavalos extra e quando organizar umas recolhas suplementares quero ver passa a gastar b50 ou b60

abraço
Verde por Excelência

Autor do tópico
migmig
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por migmig »

jmal Escreveu: então mas agora anda só a gasóleo ou com mistura ?
anda com mistura b30
passei pelas bombas e coloquei 33 lt de gasoleo fiz 8 km e coloquei 10 lt de bio

elios Escreveu:
custa-me bastante a crer que para b30 faça falta gasolina, acredito mais que tenha havido alguma sujidade, ou bio mais espesso a complicar a vida à bomba do cr ou aos injectores

se continuares com a utilização do bio no d4d agradeço que vás deixando informações sobre o comportamento do mesmo.
também tenho um d4d embora com o kit da tte logo com uns cavalos extra e quando organizar umas recolhas suplementares quero ver passa a gastar b50 ou b60

abraço
este motor é para continuar a levar bio, possivelmente ate b50, depois quando trocar o motor vou abrir para ver o estado do mesmo. mas isso ainda vai demorar o motor vai andar até o turbo e a embraiagem aguentar.

migmig

Elios
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Elios »

migmig Escreveu:
jmal Escreveu: este motor é para continuar a levar bio, possivelmente ate b50, depois quando trocar o motor vou abrir para ver o estado do mesmo. mas isso ainda vai demorar o motor vai andar até o turbo e a embraiagem aguentar.
migmig
bem, normamente os motores duram mais que os turbos, as embraiagens, ou as bombas injectoras (neste caso cr)e injectores sendo que este material em muitos casos começa a apresentar fadiga com o aproximar ou passar dos 300k.
no caso do turbo um kit de reparação (200€ a 250€ com instalação incluida) resolve o problema. a embraiagem dependendo do modelo e claro cá fora da sachs ou semelhante nem deve chegar aos 200€ + instalação. o cr e injectores é que não faço ideia de valores nas casas especializadas em injecção.

como tal ainda tens aí motor para muitos mais.

embora o corsa não sirva de exemplo visto ser um motor completamente diferente (100% mecânico) embora também esteja "puxado", fez-se a muda do turbo aos 275k tinha um quase novo ao preço da chuva de um motor de exposição, mas a reparação do velho eram 200€ e na revisão dos 240k mandei mudar bicos de injectores aplicando manutenção preventiva e verificar a bomba injectora.
tomando precauções como estas e se não houver incidentes com facilidade chegará aos 500k e acredito que o teu d4d também lá chegue logo até que possas abrir o motor para contar como está vamos ter que esperar sentados e bem confortáveis lol

quando tiver uma recolha superior organizada e começar a por o meu d4d a beber bio desde já comprometo-me a deixar essa informação na assinatura como referência para outros

abraço
Verde por Excelência

Autor do tópico
migmig
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por migmig »

migmig Escreveu:
jmal Escreveu: então mas agora anda só a gasóleo ou com mistura ?
anda com mistura b30
passei pelas bombas e coloquei 33 lt de gasoleo fiz 8 km e coloquei 10 lt de bio

elios Escreveu:

abraço
este motor é para continuar a levar bio, possivelmente ate b50, depois quando trocar o motor vou abrir para ver o estado do mesmo. mas isso ainda vai demorar o motor vai andar até o turbo e a embraiagem aguentar.

migmig
estive numa casa de turbos a verificar o meu, que perde um pouco de oleo para a admissão, 3lt em 15000km dependendo da rotação que normalmente tento manter sempre nas 2000rpm a partir dessa rotação consome muito mais oleo, pedi um orçamento de reparação e falaram-me em 1000 porque esse turbo supostamente tem de ser novo e que não existe material de reparação para o modelo, e o kit da embraiagem "volante bimassa" pediram-me numa loja da especialidade 700€ na toyota passava os 1500€ tenho um motor completo por 1500€ com caixa este motor traz cablagens e centralina com 80000 km. acho que a primeira coisa a ir é a embraiagem que ja chocalha por todo o lado. mas ate la queima biodiesel para fazer a expriencia.

Elios
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Elios »

quando voltar e tiver tempo deixa estar que tenho que fazer essa pergunta ao acácio em janas.
sendo um garrett se realmente não houver reparação então o melhor é mandar o pessoal ás favas e encomendar directamente à garrett um "core" novo e qualquer um monta o core visto que é só trocar as tampas. mas mesmo assim custa-me a acreditar que não tenham kits de reparação. tenho que tirar isso a limpo

em relação ao bolante bi-massa se calhar tudo o que precisa é de um aperto.
houve uns problemas com eles na altura e com facilidade em fóruns ingleses exemplo encontras informação sobre o assunto.
ora esse volante bi-massa em vez de ter os componentes cravados tem-nos aparafusados e com o uso os parafusos começam-se a soltar (desconheço se é devido a torque errado ou falta de lockite ou semelhante), começando a aparecer barulhos e vibrações. a partir do momento em que um parafuso se solte e seja apanhado pelo mecanismo desfaz tudo.
ou seja passas de um problema que se revolve com mão de obra (desmontar, apertar e montar) para um kit completo de embraiagem e que na toyota realmente pedem mais de 1500€ por ele.
esta parte de embraiagem é o que está disponível na net e tão pouco sou vidente para ver como se encontra realmente o teu carro.

abraço
Verde por Excelência

Autor do tópico
migmig
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por migmig »

problema diagnosticado! há alguns dias acendeu-me a luz de diagnostico do motor, estive hoje na toyota e foi diagnosticado uma anomalia na válvula de pressão do comon rail, segunda feira vou ver numa casa especializada os custos dessa anomalia.

ja tou a ver os €€€€€ a voar

Elios
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Elios »

boas,

que os euros gastos na reparação sejam poucos e que o bio possa correr com fartura nas veias desse d4d

dentro de uns meses vou também passar a colocar bio no meu. planeio fazer uns 5000 a b25 e depois passar para b50. acima disso veremos

abraço
Verde por Excelência

Responder

Voltar para “BioDiesel”